segunda-feira, 14 de março de 2016

Interrogatório de Lula: a vergonha de uma polícia política, sem fato concreto a apurar

depoim

Vazou - o que não vaza - o texto do depoimento de Lula durante a operação-sequestro de Congonhas.

A leitura é de chorar.

Simples meganhagem, especulação, arapucas.

Lula diz, logo ao início, que não participava da administração financeira ou organizacional do Instituto que leva seu nome.

No entanto, as poucas perguntas que guardam alguma materialidade - e repetidas várias vezes - versam exclusivamente sobre isso.

O delegado ficou pedindo detalhes de informações contábeis mesmo depois de ter-lhe sido dito que tais coisas não eram tratadas pessoalmente por Lula, o que é ocioso, portanto.

O resto é pura bisbilhotice.

"Delegado da Polícia Federal:- Sim. Como eu já adiantei para o ex-presidente, ele envolve reformas e aquisição e registro da propriedade do sítio em Atibaia, eventuais reformas e registro de propriedade do flat...
Declarante (Lula):- O senhor deveria estar entrevistando o Ministério Público, trazer o Conserino aqui e fazer pergunta para ele, para ele dizer que é meu, para ele dizer que o apartamento é meu, para ele dizer que eu paguei o apartamento, ele que tem que dizer, não eu.
Delegado da Polícia Federal:- O que interessa para nós...
Declarante:- Que o cidadão conta uma mentira e eu sou obrigado a ficar respondendo a mentira dele.
Delegado da Polícia Federal:- Mas se o senhor não responder quem vai responder?
Declarante:- Um cidadão que é membro do Ministério Público, que fica a serviço da Globo, do Jornal Globo, da Revista Veja, fazendo insinuações e eu tenho que responder? Ele que diga, ele que prove, no dia que ele provar que o apartamento é meu alguém vai me dar o apartamento, ou o Ministério Público vai me comprar o apartamento ou a Globo me compra o apartamento, ou a Veja me compra o apartamento, ou sei lá quem vai me comprar o apartamento, o que não é possível é que a gente trabalhe tanto para criar uma instituição forte nesse país e dentro dessas instituições pessoas que não merecem estar nessa instituição estejam a serviço de degradar a imagem de pessoas, não sou eu que tenho que provar que o apartamento é meu, ele é que vai ter que provar que é meu, ele vai ter, eu espero que ele tenha dinheiro para depois pagar e me dar o apartamento, eu já estou de saco cheio disso, essa é a verdade, estão gravando aqui para ficar registrado. Eu estou de saco cheio de ficar respondendo bobagens.


Coisas desrespeitosas, do ponto-de- vista pessoal. como quando o delegado pergunta (ele deve viver no mundo da lua) porque houve mais palestras em 2011 que em 2012, quando o ex-presidente estava se recuperando de um câncer na garganta:

Declarante:- Aí comecei a fazer quimioterapia, comecei a fazer radioterapia, só fui começar a ficar razoavelmente bem, a campanha do Haddad foi em outubro de 2012, eu ainda não conseguia falar porque tossia mais do que falava, eu só fui ficar pronto mesmo em 2013.
Delegado da Polícia Federal:- Início, meio ou fim?
Declarante:- Hein?
Delegado da Polícia Federal:- Início, meio ou fim de 2013?
Declarante:- Eu acho que no começo de 2013 eu estava muito ruim da garganta, estava muito inchado e a garganta ficava irritada por qualquer coisa.
Delegado da Polícia Federal:- Foi de tanta palestra em 2011, então.
Declarante:- Hein?
Delegado da Polícia Federal:- Foi de tanta palestra, né.


Se há algo a criticar no Lula é o ex-presidente ter tido tanta paciência. Eu, embora fosse evitar o vai se ... apropriado à gracinha, teria no mínimo parado ali, por falta de respeito pessoal evidente, molecagem de brincar com o câncer alheio...

Em outras horas, é o delegado quem fica constrangido, como nos momentos em que Lula fala do baixo valor das diárias dos militares de sua segurança e quando ele concorda que o ex-presidente "faz muito bem" a propaganda do Brasil no exterior.

Mas tome de bisbilhotice sobre as palestras pagas a Lula:

Delegado da Polícia Federal:- Quem arca com os custos de transporte, hospedagem e alimentação?
Declarante:- Só para repetir, quem me contrata paga tudo.
Delegado da Polícia Federal:- Perfeito, perfeito.
Declarante:- Aqui e no exterior.
Delegado da Polícia Federal:- Qual é o tipo de hospedagem que o senhor exige nessas palestras, quando o senhor se desloca?
Declarante:- As que tem.
Delegado da Polícia Federal:- Não faz exigência de...
Declarante:- Não faço exigência porque, você sabe o que acontece, eu cansei
de ficar em apartamento e a única coisa que eu utilizava era o banheiro de manhã e a cama durante 6 horas, então eu fico no apartamento que tiver.


Se Lula não é presidente, não é servidor público, se a palestra é um negócio privado, qual é o interesse em saber "o tipo de hospedagem". Vá perguntar para a Madonna ou aos Rolling Stones, Doutor Delegado...

Eu poderia continuar selecionando dúzias de barbaridades. Referências à Petrobras entram um ou duas vezes, apenas para justificar uma suposta ligação com a Lava Jato. As perguntas sobre Bumlai são de doer, totalmente sem objetivo.

Nada que justificasse um depoimento, muito menos ainda um dado sob condução coercitiva.

Apenas um espetáculo de força e autoritarismo.

PS. Para quem quiser perder seu tempo, tem aqui o depoimento na íntegra.

 

49 comentários:

Bene Ramos disse...

Só me intriga uma coisa. Porque o Moro não faz ou fez a mesma coisa com os outros depoimentos? Esse nem precisou vazar foi liberado.

Daniel disse...

Imagino a cara de tacho do delegado ao ouvir o óbvio (o acusador é que têm que provar que o apartamento seria de Lula) e ele se perguntando se vale a pena obedecer as ordens do palhaço de toga Moro.

A Gente disse...

O teor comprova que o objetivo era apenas constranger o Lula e criar mais um factóide afim de alimentar a mídia em sua saga golpista.
Vergonhosa a postura desses delegados.
Vergonhosa a atuação da PF.

Cleiton do Prado Pereira disse...

São estas perguntas bobas sem nexo que são perigosas. Servem para confrontar com as respostas das mesmas bobagens que serão ou foram perguntadas para os outro investigados. Depois de confrontadas as respostas vem a brilhante conclusão: Interrogados caíram em contradição, todos mentiram durante os interrogatórios, sabe como é, são pra isto que eles servem. O que em espantou vou ver claramente que o delegado a tomo momento, tentava colocar palavras na boca do Lula e o advogado de defesa, parecia desconhecer esta tática investigatória.

Irion disse...

Está na hora de colocar essa escória fascista em seu devido lugar! Espero que Lula tenha o bom-senso de assumir relevante cargo no governo Dilma, para ajudar a conduzi-lo a bom termo. Lula ajudou a criar o problema, indicando uma candidata evidentemente abaixo das expectativas, agora tem o dever de assumir as rédeas, antes que os entreguistas Renan & Serra tomem conta e acabem com o que ainda resta da herança bendita do governo petista anterior.

JOSÉ disse...

Brito, a sua cegueira está te prejudicando o julgamento. Olhe os nomes das empresas para quem o instituto tranferiu recursos. Entre elas a g4 de lulinha... Isso é que vai pegar não é triplex ou sítio... Está claro que pessoas ligadas ao instituto gerenciavam a captação de recursos com empreiteiras. SE LIGA CARA!!!!!!!! fora isso só a má educação de um ser prepotente... Mas isso nós já sabiamos

francisco disse...

o lula é muito burro mesmo, deveria ter recebido tudo via of shorre, tem uns 4000 que recebem assim....assim pode ne? essa éa tua verdade patética...

renato disse...

ARA!!!
isto é nojento..
É questionario de meganha..para ladrão de galinha.
Rodeia rodeia até pegar uma virgula dai..
pronto..cacdeia....vai para os jornais e diz
que pegou o ladrão de galinha, enquanto la dentro da
cadeia o cara nem sabe o que esta fazendo..isto é comum
por isto tem muito pobre e preto, e puta presa sem saber porque.
Ainda estão esperando o retorno do delegado..
Aguarda mais um pouco..
Miami VICE...AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH
Estão ridicularizado um dos PILARES da DEMOCRACIA
Onde estão os professores destes..

Vicente disse...

Por que não chamam o FHC para interrogar? Ele também ganhou doações de empresas pro seu instituto, ele também fez palestras, qual o crime nisso? Ser do PT?
Qual a lógica dessas investigações?
Vão atrás da Mossack Fonseca que vão encontrar. Agropecuária Veine, etc.
Aliás, pergunte ao FHC sobre a agropecuária dele.

renato disse...

Depois reclamam do PCC, qualquer um deles
Mandam o Promotor enfiar no Cérebro as perguntas.
Não tem esculacho..

Luiz disse...

A turma precisa dizer o que realmente o camarada recebeu ilicitamente! kkkkkkkkkkkkk
Não fosse o maucaratismo do MPF-SP e de parte da PF, a tramoia não passaria de piada! kkkkkkkkkkkkkk

Sidnei Brito disse...

E mais, francisco: é burrice ter pretendido comprar um ap no Guarujá e frequentar um sítio em Atibaia.
Se fosse inteligente, teria frequentado apartamento de amigo em Paris e comprado outro em Barcelona para o filho.
Ah, Miami teria sido uma boa. Era só pedir uma assessoria para o Joaquim Barbosa de como fazer o serviço bem feito.

Jáder Lira disse...

Para transferir recursos tem que ter prestado serviço... Querem provar que as palestras do Lula não existiram é isso? E que foi usado para repassar dinheiro das empreiteiras pra ele? É fácil provar isso... Olhem o imposto de renada do Instituto e da G4... Olhem todas as palestras que foram relatadas e digam se foram ou não realizadas... não precisa nem de um dia para provar isso... Coxinhas... Insinuações eu posso fazer... Provar é algo diferente...

ernesto disse...

Tem muito mais que isso. Por exemplo, a se acreditar no Molusco Mentiroso, ele não sabe o que o filho faz, quem são seus sócios ou se a sua empresa prestou algum serviço para o seu instituto. Imaginem, a família se reúne no fim de semana (no sítio que ele não sabe de quem é) e o filhinho não fala: "olha, papai, o seu instituto me contratou", ou então, "olha, papai, que coincidência, o moço que deu esse sítio pro senhor é meu sócio".

Lenita disse...

VAI PRA CIMA DELES NOSSO PRESIDENTE ! "Lula à Lava-Jato : Espero pedido de desculpas" !!! Adoro ver o Lula com espirito de Jararaca, não vai sobrar pra ninguem. O Brasil todo estara nas ruas contigo, gde Lula, até dia 18 !

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/221001/Lula-%C3%A0-Lava-Jato-espero-pedido-de-desculpas.htm

Ed disse...

Na verdade, Brito, não era só idiotice do delega não. Era provocação pra poder acusar o LULA de desacato (se tivesse mandado ele à PQP) e embarcar no avião que os bolsonaros e amigos estavam esperando em Curitiba. Se fud.....

Carlos Roberto disse...

Penso que uma das melhores definições sobre as manifestações é de PHA:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=SSk2ow5UWBU

renato arthur disse...

Qual o nome desse delegado Federal? Se fizesse isso com algum dos Marinhos mesmo perguntando uma verdade como : Quando foi construído a mansão na praia ? Estaria demitido e preso por 15 anos. Isso é o Brasil em que as instituições públicas ( justiça, Ministério, PF, STF) são propriedades da Globo e seus agentes, seus funcionários e deve satisfação aos Marinhos.

S.Bernardelli disse...

s

Interrogatório de Lula: a vergonha de uma polícia política, sem fato concreto a apurar – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Iskra disse...

Lembrei de uma sigla punk , A.C.A.B ! Brito,resta claro que se o Lula não entrar no ministério o governo implode, Qual o motivo de tanta vacilação ?

francisco pereira neto disse...

Não Brito.
Muito obrigado.
Não quero estragar a minha tarde.

José Carlos Vieira Filho disse...

Fernando, fugindo do bestialógos corrente no País, uma interrogação:
- Devido ás profundidades correntes dos reservatórios de pré-sal (5000 metros e mais), como é possível uma origem orgânica, fóssil, desse petróleo?

Clóvis disse...

O Estanislaw Ponte Preta faz falta hoje, heim?? A partir dessas perguntas bizarras da "toridade", o Estanislaw iria publicar inúmeros volumes do FEBEAPÁ....

Um ser humano não deve ter brio? Lula teve toda a razão em não se deixar humilhar - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” disse...

[…] Lendo o depoimento de Lula ao delegado da Polícia Federal e a afetação com que o tratam os jornais – esperem o Jornal Nacional, à noite – tenho de voltar ao tema, mesmo depois do post anterior. […]

Paulo Brasileiro disse...

É hora do combate a corrupção. Cobrem o DARF da roubo, repatriação do dinheiro sem impostos depositados no HSBC e investigação do helicoca. Só pra começar.

Maria Rita disse...

Pelo nível das perguntas, parece que há um meliante perguntando. Típico baixo clero, perigoso, como nos tempos do DOI-CODI. Inteligência zero, insensibilidade total, sinais de sociopatia. Se JB abriu a caixa de pandora, Sérgio (Fleury) Moro está apto para apertar o botão da bomba atômica sobre o país. O exmo Dr. Fantástico!

Onda Vermelha disse...

Pessoal. O G1 acabou de divulgar que a Juiza de Sao Paulo declinou da competencia e REMETEU o processo aberto pelo MP-SP contra o Lula (familiares e colaboradores) para o 13 JF-PR, a vara do Juiz Sergio Moro.

Maria disse...

Não leram nem Agatha Christie. Se tivessem lido ao menos O Relógio saberiam fazer perguntas mais ligadas. São uns coitados.

Acabar com a gastança e os empregos da molecada criando um sistema de interrogatório por escrito, valido, a partir dos fatos e dados. Analisar as respostas. Acaba o show. E poupa o país dos vergonhosos comentários na BBC.

C.Paoliello disse...

Tentei ler todo o depoimento mas não aguentei, é só repetição das mesmas perguntas pra ver se Lula entrava em contradição, mas até onde consegui ler ele foi coerente sempre. Não há absolutamente nada de suspeito no que ele disse. É kafkiniano.

Cláudio Alves disse...

Total falta de respeito com um dos maiores políticos de todo nosso mundo. Uma aprovação em um concursozinho e o cara sai se achando deus. Vão debochar de qualquer outro, srs. promotores, menos de um estadista laureado internacionalmente. São todos coiotes esperando os holofotes pigais para terem seus 5 minutos de fama embusteira.

Interrogatório de Lula: a vergonha de uma polícia política, sem fato concreto a apurar – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | CLIPPING DE NOTÍCIAS DA SENAPRO-PCO disse...

[…] Fonte: Interrogatório de Lula: a vergonha de uma polícia política, sem fato concreto a apurar – TI… […]

Marcelo Gaúcho disse...

Esse é o retrato da Oposição ao Brasil.
Totalmente vazia de idéias para melhorar a Nação.
Triste fim.

Vitor disse...

Lulu zuou os caras do minha casa, minha vida...
Mas o que achei mais interessante foi esse post que apareceu pra mim: http://tijolaco.com.br/blog/pibinho-e-nos-eua/
Esse post é didático...

marco disse...

A unica coisa que se pode esperar de um MEGANHA,é meganhagem! Não em competência para outra coisa.

Cacilda Galiotto disse...

Não duvidem, porque eu tenho certeza, MPF, STF, PF, Moro, Promotores, delegados , estão todos em conluio para acabar com o PT, principalmente impedir Dilma e prender o lula; depois acabam com a Lava Jato, os presos continuam presos e os delatados continuam soltos; e o Brasil vai ser a oitava maravilhas do mundo, para eles é claro!

Roberto Monteiro disse...

Tu não sentes vergonha do que pensas e escreves? Um monte de asneira sem pé nem cabeça perguntados pelos delegados e tu vens aqui destilar o teu ódio? Vai te tratar!

Lenita disse...

FB tb nao consegui ir alem do segundo paragrafo do teu texto, da nauseas. Penso no ser humano Lula e no nosso querido presidente. Acho insuportavel, uma baixaria sem nome, nao ha palavras para descrever isso... Que momento terrivel de nosso lindo Brasil.

Sergio Santos disse...

Pessoas de bem não podem aceitar o que estão fazendo com o Presidente Lula; um Estadista que triplicou o salário mínimo, pagou os USD 42 bilhões que os tucanos pediram emprestados e despachou o FMI (aliás, o que FHC fez com o dinheiro?), implantou o Bolsa Família, Pronatec, Ciência Sem Fronteiras, etc. Só para lembrar: o desemprego da era tucana (leia-se governos FHC) chegou a 21% e a participação dos salários no PIB reduziu drasticamente, fruto do arrocho salarial praticado pelo PSDB. Quem quer a volta dessa situação dramática para o trabalhador? Isso não é bom para os assalariados. Vamos apoiar Lula, hoje e em 2018 e 2022.

Re disse...

Lula usa o tempo todo “nós” – nós pensamos, nós decidimos. O “nós” a que se refere é o Instituto Lula. Toda a vida do Lula foi feita de coletivos e de decisões coletivas: sindicato, partido, presidência, instituto. Para o interrogador “soa” suspeito. PF: Quem ‘decidimos’? Lula: Hein? PF: Quem ‘decidimos’? Lula: Nós decidimos, nós... PF: Nós? (humm... Será que há o Foro de São Paulo por trás desse ‘nós’?...). Explicando que em 2012 fez poucas palestras por causa do câncer e que sequer foi à Coreia, apesar desta ter oferecido 500 mil dólares, bem acima do que cobra (humm... Coreia), pergunta o delegado: Do norte ou do sul?
Data vênia, com todo o respeito... não dá. Fica até risível.

Re disse...

A minha impressão é que esse depoimento não era para ter acontecido aqui em São Paulo. Foi forjado na última hora com algumas informações que tinham porque a intenção era de fato levar para Curitiba e por algum motivo não deu certo. Agora que fizeram as apreensões e que ocuparam virtualmente o Instituto com o sequestro da senha de administrador, a juíza decidiu rapidamente tirar a investigação de São Paulo e transferir para Curitiba.

Paixão Herculano disse...

Fica Dilma, Fica Lula, é a nossa salvação. Se deixar pra essa elite, vai sobrar nenhum tostão.É isso aí LULA 2018.Um estadista, honoris causa, morram coxinhas.

Márcio disse...

Fiz o sacrifício de ler o interrogatório ao qual foi submetido o ex-Presidente Lula na sexta-feira, 04 de março. Vazio, rasteiro, beira o ridículo em diversas passagens e não apresenta em suas etapas um liame investigativo sério e a altura das instituições envolvidas. Lembrei-me, então, que o Presidente JK passara por constrangimento semelhante quando arguido em inquérito conduzido por tenentes e praças.
O real objetivo da famigerada "Alétheia" (a pompa do nome serve para impressionar os néscios e meter medo na população), agendada meticulosamente para chocar a nação e constranger o ex-presidente e sua família fora servir de balão de ensaio. Enfim, uma operação midiática para satisfazer caprichos inconfessáveis dos setores conspiradores associados.
Imaginem-se os altíssimos custos para financiar uma patranha desta: 200 homens, diárias de ajuda de custo, estadias, transporte aéreo, SUVs de luxo, combustível, alimentação, armas, uniformes de campanha, munição e demais equipamentos tudo custeado pelo "zé ninguém" cidadão contribuinte.
O que não faz a política atuando sem freios no coração das instituições?

jorge disse...

Kkkkkkkk... APARTAMENTO DE 215MTS.. ER MUITO PEQUENO PARA LULA IGUALZINHO AO QUE DILMA CONSTROI NA MINHA CASA MINHA VIDA.
essa parte er verdade ai...botei fe.

Erasmo disse...

Bando de esquerdopatas imbeciloide!!!! Lula deve sim e tem que pagar pelo que fez, gostem vocês ou não. Se ele usar do expediente de ministro pra se livrar da Investigação só estará assinando a culpa!!! E não adianta dizer que ele está indo pra tentar salvar o governo Dilma que ele pode fazer isso de fora mesmo!! Tadinho do mito tadinho do Lularapio!!!

Erasmo disse...

Pra mim vocês são um bando de lunaticos achando inocência onde não tem e culpando quem não deve! Quem roubou que pague nem que seja o líder!!!

Celso Junqueira disse...

Rapaz, como esse delegado conseguiu entrar para a PF? Eu pensei que o nível intelectual lá fosse um pouco melhor.

Interrogatório de Lula: a vergonha de uma polícia política, sem fato concreto a apurar – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | O LADO ESCURO DA LUA disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Bete Simões disse...

BOA