segunda-feira, 14 de março de 2016

Um ser humano não deve ter brio? Lula teve toda a razão em não se deixar humilhar

luladepoim

Lendo o depoimento de Lula ao delegado da Polícia Federal e a afetação com que o tratam os jornais - esperem o Jornal Nacional, à noite - tenho de voltar ao tema, mesmo depois do post anterior.

Cuidam como se fossem reações impróprias dizer que certas histórias são "sacanagem homérica", ou dizer que "está de saco cheio" ou ainda dizer que se prendesse o procurador aloprado para que ele explique, afinal, como "é do Lula" um apartamento que não "é do Lula".

Vem cá, como é que você tem de provar que algo não é seu se não há um documento que prove, direta ou indiretamente, que é seu?

Ainda mais quando você é tirado de sua casa, às seis da manhã e embarcado num camburão sob ameaça de ser levado à força?

Lula já fez muito em não dizer desaforos piores ao delegado, porque não há lei na terra que impeça um homem de ter brios, honra e dignidade.

Não se lhe pediram esclarecimentos, o conduziram a depor, sem convite prévio, como o denunciaram, em São Paulo, antes de ouvi-lo.

Era de fazer pior.

No final dos anos 80, recebi uma intimação para depor. Havia um processo criminal contra mim. A razão? Um talonário de cheque havia sido roubado de dentro do banco onde eu tinha conta e os supostos cheques, emitidos,  com uma assinatura que não era a minha e uma cédula de identidade muito menos.

Ao chegar à delegacia, o escrivão "convidou-me a sentar":  - senta aí, ô 171.

Deu quiprocó, porque respondi com outra pergunta, a de que se havia alguém da família dele ali, para ele estar falando assim.

Como eu, precavido, já tinha no bolso uma declaração do banco, dizendo que nada tinha a ver com aquilo, o delegado não deixou avançar, infelizmente, o crime de desacato.

Porque eu não desacatei um policial, desacatei um moleque que acha que a função dá a ele o direito de agir assim.

Juiz nenhum, delegado nenhum, policial algum pode tratar alguém como culpado de algo sem que haja não apenas indícios  e muito fortes -  e provas sólidas. Pelo menos por enquanto, enquanto não se entrega a Constituição e o poder ao Estado Policial.

Nem a mim, nem a você, nem a Lula.

Esta é a contrapartida de ninguém estar acima da lei; a de ninguém estar abaixo da linha de dignidade e respeito que qualquer cidadão merece.

Ninguém pode ser chamado a depor como investigado, menos ainda levado à força sem que haja elementos concretos que o façam necessário.

Não há perguntas do tipo "como é que o senhor explica ter feito isso", "como é que o senhor assinou o documento tal", porque combinou tal coisa com o fulano?".

Tem é: "conhece fulano?", "esteve com Sicrano?", "como era sua relação com Beltrano?".

Como diz aquele promotor lá de São Paulo, vá catar coquinho, porque o interrogado não é uma autoridade pública que deva ter a contenção que o servidor precisa ter, por estar representando o Estado.

Tanto a vida pública quanto o jornalismo, claro, devem conter nossos impulsos e fúrias, mas nunca completamente.

Tanto quanto não se deve deixar que tome conta de nós.

A mão irada erra tanto o tiro quanto a mão que treme.

Fez muito bem o Lula em reagir, mesmo que de maneira contida .

Um homem sem brios é um homem sem honra. E um homem sem honra jamais será um líder.

Eu trabalhei com um, que você pode ver aí embaixo.

 

35 comentários:

Jeferson disse...

Sério, Brito? Agora isso se chama "brio"? O sujeito não sabe nada, não controla nada, não viu nada, não conhece nada, se confunde, se enrola, desdenha e se diz um pobre coitado... Esse é o grande líder? Vergonha disso aí ter sido Presidente. Não honra o cargo que ocupou.

ernesto disse...

EXTRA, LULA SE LIVROU DO PROMOTOR TUCANO CONSERINO.
A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira analisou a denúncia contra Lula apresentada pelos promotores de São Paulo e resolveu encaminhá-la ao juiz Sergio Moro, porque o crime de lavagem de dinheiro, relativo ao triplex, é federal.

Maria Rita disse...

O Lula não está virando herói porque foi alvo de uma palhaçada desse tamanho. Ele tem brio, coragem e capacidade de se defender de toda a parafernália criada e alimentada pela oposição - leia-se mídia e PSDB e seus partidos satélites, além de parte do judiciário, desde o dia em que surgiu como líder metalúrgico. Não deve nada a mim nem ao país. Sei o tanto que eu e muitos devem a ele. Nele eu acredito. Sempre. Obrigada Lula, meu grande presidente.

niveo campos e souza disse...

Brizolas fazem extrema falta no momento presente deste nosso Brasil. E como fazem!!!

antonio carlos martins disse...

EU ACHO QUE TODOS EX-PRESIDENTES: DEVERIAM TER FORO PRIVILEGIADO ANALISADO PELO STF!para se evitar este tipo de constrangimento por analfabetos que ocupam cargos!LULA MINISTRO JA! para esvaziar o direitista moro,ajudar o Governo Dilma!

Sérgio disse...

Estão ganhando quanto para defender Lula e esses vagabundos do PT? Ou são só idiotas úteis mesmo?

Um ser humano não deve ter brio? Lula teve toda a razão em não se deixar humilhar – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

renato arthur disse...

A justiça desse país antes de interrogar o Lula deve responder primeiro. A) Onde foi parar os 500 kg de cocaína do helicóptero B) Quem são os proprietários da mansão em Paraty C) Como FHC pagava sua amante D) quem são os donos do avião que se acidentou com Eduardo Campos.

Iskra disse...

Sinceramente, quem já anda de saco cheio com essa por* de história de triplex sou eu, mas já que Lula não disse, vou mandar essa pra esses delegadozinhos de m* da vaza-jato. Delegados , vão procurar uma ROL*...!
Aproveita, arruma uma por Bolsomerda também !

mz disse...

A canalhice é tanta que é capaz de ser acusado de não conseguir provar que o triplex não é dele.

julio disse...

Meus caros, o que preocupa agora é que ele está na mão do Moro, e o Moro quer ouvir a voz das ruas (digo das empresas midiáticas), não dou uma semana para o triste desfecho.

Cláudio Alves disse...

Ótimo ver reações desse tipo com moleques que cresceram à base de leite "A", nas barras da saia da vovó. Covardes. O conceito que tenho de Lula só fez aumentar, e muito. Quem esses moleques pensam que são?

alvaro disse...

Lula guerreiro! Esse cara tem brio e honra. E meganha é meganha... infelizmente não mudaram muita coisa nesse tempo de democracia, é uma pena.

Iskra disse...

Maria Priscila Poncius Pilatus envia o processo ao carcereiro de treblinka ops de curitiba.

Antonio disse...

Brizola já teria calado há muito tempo esses meganhas de merda.
Lula tem brios e deve mostrar a quem não tem.
Mostre a quem não tem dignidade profissional e pessoal, todos ratos como o Tabosa e que o inferno o tenha!
Não sei se será possível à presidente Dilma manter-se no cargo.
No início do no passado postei aqui um comentário descrevendo toda a sequencia do que está ocorrendo e que ocorreria pela inépcia da presidente e hoje vejo também pelo seu republicanismo tosco. Errei na data e desconhecia a sociedade, hoje muito clara, entre Michel Temer e Eduardo Cunha. Jamais um vice-presidente e presidente de um partido permitiria que o Cunha agisse livremente prejudicando e afundando o governo do qual faz parte se não tivesse outros interesses e hoje vemos que tem.
O golpe será consumado seguindo todos "os ritos legais" para que o Brasil não seja mal visto lá fora e possa fazer negócios com os EUA que seriam impossíveis se houvesse um golpe simples.
Temer assume e nessa altura os parlamentares serão processados nenhum será preso e os processos dormirão nas gavetas dos nossos magistrados até serem extintos por decurso de prazo.
O juiz, claramente ativista do PSDB, será calado ou removido como fizeram com Fausto de Santis.
Como a dignidade do Moro tem a altura de um cú de cachorro sentado ele vai encerrar as investigações e aguardar ser chamado para o supremo para sentar-se ao lado de Gilmar Mendes, Luis Fux, Toffoli e outros aristocratas. O consolo e que todos passarão a história como covardes.
Hoje não encontramos em lugar nenhum descendentes do Lacerda, do Médici, do Fleury.
Os descendentes do Boilisen têm vergonha do ancestral.
Todos irão manter sua sinecura e para isso cobrirão suas famílias de vergonha, por gerações.
Temer é e se mostra um dos maiores canalhas com cidadania brasileira pois sendo um pavão quer exibir seu rabo ainda que para isso tenho jogado fora sua biografia de jurista.
Para poder abrir seu rabo traiu, enfiou uma faca nas costas da Presidente e ao mesmo tempo envergonha a mim que sou descendente de árabes. O Maluf sempre levou dinheiro o Temer não tem dignidade nem caráter e afunda o Brasil junto com os demais membros da quadrilha que chefia.
Por motivos diferentes é tão canalha quanto José Serra!
E seus descendentes, ao contrário dos descendentes de outros brasileiros, rezarão para que não sejam identificados no futuro.
Não terá meu respeito como presidente ou seja lá o que vier a ser, terei nojo.
Um sujeito como ele provoca asco, nojo, seja pela sua figura seja pelas suas atitudes!

Iskra disse...

País da Meganhagem II - PM de alckmin invade diretório do PT em São Paulo. P.R.O.V.O.C.A.Ç.Ã.O !
Isso segundo o site do PMDB - Br247.

DANIEL disse...

Quem é da "elite" acha que a ordem natural das coisas é que os que ele considera como "vassalos" devem obedecer sem questionar e sempre de cabeça baixa. Por isso o choque e o ódio quando um dos vassalos diz "não" de cabeça erguida.

Aldo disse...

Moro recebeu da juíza de SP o pedido de prisão de Lula do MPtucano de SP.
A velocidade do despacho visa prender Lula antes de ser ministro para barrar o golpe da direita.

baader disse...

obrigado pelo post e pelo vídeo. rir é mesmo o melhor remédio, como dizia aquela revistinha da direita americana. aliás, ri e muito. Brizola era único. sorte sua ter convivido com ele merecendo sua confiança.

JOSÉ disse...

Na verdade o delegado foi muito educado. É so ler o depoimento. Duvido que 5% dos esquedeopatas o farão. Lula foi lula, não respondeu nada, não sabia de nada.
Destaco um trecho interessante, onde perguntado sobre a G4, ele diz: não sei, acho que é do meu filho! Kkkkkkkkkkkk PORRA LULA! Kkkkk Tá faltando comunicação aí na família hein?! Quem aqui que é pai ou mãe não sabe o nome da empresa do filho?'!!!!!!

Carlos disse...

Será que não existem pessoas decentes trabalhando na globo que possam implodi-la de dentro para fora assim como safados infiltrados na máquina do estado estão destruindo o Brasil de dentro pra fora:

Mariano disse...

Olá Fernando Brito, parabéns pelo excelente trabalho jornalístico que o blog nos oferece. Nosso Presidente Lula está completo de razão em mostrar sua indignação contra seus algozes (Globo, PF, MPF, MPE/SP e Justiça Federal no Paraná). Quando exerceu os dois mandatos de presidente do Brasil foi republicano ao extremo, deu oportunidade e liberdade à Policia Federal e MPF de exercerem seus papéis constitucionais, mas com diz o ditado "quer conhecer uma pessoa dê-lhe o poder", diante dos fatos esses órgãos não estão preparados pra ter essa liberdade, na época do "engavetador de processos" o MPF era apenas um órgão qualquer e a PF toda sucateada, mal tinha um 38 enferrujado, hoje andam em reluzentes camburões pretos com faixas ouro e armados até melhor que a SWAT tanto é, que mostraram o poder bélico e mobilização diante da imprensa já pré informada da ação contra o nosso querido ex presidente. Brito o Presidente Lula teve seus erros e acertos, muito mais acertos, agora errou feio nas nomeações do STF, Fernando Henrique no apagar das luzes nomeou seu capanga (com diz Joaquim Barbosa) de Mato Grosso, feroz defensor, cá pra nós, um capanga que nunca o traiu, até hoje o defende. Já o nosso Presidente e Presidenta escolheram uns ministros frouxos, não quero dizer que é pra eles fazerem chicanas para beneficiar, mas desejaria que exercerem seus papéis sem fugir das suas responsabilidades, pois a história irá julgar cada um pelos caminhos e decisões que tomaram. Os Casos mais emblemáticos a nomeação do Dias Toffoli, pena não está à altura para exercer a magistratura foi capitulado pelo Gilmar Mendes , Joaquim Barbosa sem o mínimo senso de justiça, faltou sua assessoria antes de indica-lo fazer uma pesquisa nas delegacias de Brasília e o tal de Fux foi de paraquedas. Já as mulheres nomeadas coitadas sem expressão nenhuma, uma disse que condenou José Dirceu sem ver provas concretas mas pelas circunstancias (imprensa) e pela literatura jurídica permitir. É mole!!!!

Mariano disse...

Seu filho pode ser usuário de drogas e você não sabe, alías pode ocorrer de ficar sabendo quando chegar na delegacia.

Vinicius disse...

Falou tudo que eu adoria ter falado!

Parabéns!

Messias Franca de Macedo disse...

DEUS É BOM!
E PELOS JUSTOS!

A Verdade Vos Libertará! Preceito bíblico.

ALVÍSSARAS!

Até que enfim:

**********************************

LULA ASSUMIRÁ CASA CIVIL

Numa decisão de alto impacto, a presidente Dilma Rousseff decide nomear o ex-presidente Lula como chefe da Casa Civil; a partir da posição mais importante do governo, e também como candidato à presidência da República em 2018, Lula tentará organizar medidas para a retomada do crescimento e também para reaglutinar a base de sustentação do governo no Congresso; oposição deverá criticar decisão, que dá ao ex-presidente o foro privilegiado e o retira do alcance da força-tarefa paranaense; Lula, no entanto, poderá ser investigado na Lava Jato pelo STF

14 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:42

(...)


FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/221068/Lula-assumir%C3%A1-Casa-Civil.htm

Messias Franca de Macedo disse...

[Não haveria outra missão para o (eterno) presidente Luiz Inácio Lula da Silva…
Em paralelo ajudar o ‘Coração Valente’ soerguer o Brasil ‘Gigante Adormecido’ por facínoras da pior espécie!
Viva!]

***

MANCHETE REAL

“Juíza” com a faca dos golpistas roçando-lhe a jugular remete porcaria vomitada pela dupla de facínoras ‘Konsentido’ &$ ‘Blat(e) Karteira’ para o DEMoTucano “juiz” nazifascisterrorista sérgio ‘mor(T)o’!

É o golpe, estúpida [“juíza”]!

Jotage disse...

Ernesto, a juíza não foi honesta. Ela tinha na mão uma peça completamente podre e só poderia joga-la na lata do lixo. Ela nunca poderia enviar o processo ao juiz Moro, porque ele não tem nada a ver com o processo. Será que ela manda todos os processos que passam por sua mão ao juiz Moro? É claro que não.
O processo só poderia ser enviado ao Moro se houvesse prova que o dinheiro da OAS saiu da Petrobrás.
Portanto ela não julgou, não leu o processo, mas já condenou, dando uma sobrevida a uma perseguição escabrosa.

Messias Franca de Macedo disse...

... Até que enfim a inadiável e imprescindível hora da virada!
Aos vermes golpistas de sempre o lixo da história!
Perdão aos vermes!
Coitadas!
Das lixeiras que os acolherão!...

Messias Franca de Macedo disse...

Aos vermes golpistas de sempre o lixo da história!
Perdão aos vermes!
Perdão também aos ratos, às baratas, às bactérias, aos vírus, aos mosquitos...

C.Paoliello disse...

Aliás os ex-Procuradores Fonteles e Ribeiro da Costa afirmaram que não existe no Direito a figura do "investigado", existem fatos a serem investigados:

http://www.marceloauler.com.br/a-critica-ao-ministerio-publico-por-dois-icones-do-mpf-claudio-fonteles-e-alvaro-costa/

Mário SF Alves disse...

Perfeito, Jotage.

Mário SF Alves disse...

Eu acho que todo presidente progressista num país como o nosso deveria ter o direito de receber doações. O Vaticano ainda recebe.

renato disse...

Ou seja, Dilma resolveu mostrar o que todos já sabiam:
Ela nunca mandou em coisa alguma e agora vai voltar a ser jabuti no poste de sempre.

Rodrigo Silva disse...

O Brizola era foda!!!!!!!!!!!!!!!

Vicente disse...

Lula deixou duas senhas no depoimento: FHC recebeu o dobro do que ele em doações da Camargo Correa.
E a relação da Globo com a Mossack Fonseca.
Ninguém vai investigar a Globo e o FHC?