terça-feira, 22 de março de 2016

Carta ao amigo berlinense, pelo Brasil que era Pelé e virou Lula. Por Jari da Rocha

hilfe


Liebe Christof!


No dia em que saí do Brasil, abandonei amigos, família, trabalho e estudo. Eu não tinha a menor esperança de um dia voltar ao país em que nasci. Eram muitas mágoas e a total falta de perspectivas.

Estávamos saindo de uma ditadura que durou 21 longos anos. Eu nunca havia sequer votado para presidente do meu país.

Cheguei aí dia 24 de março de 1986. Naquela época, o Brasil vivia à base de planos econômicos. O do momento se chamava PLANO CRUZADO; outros viriam, para desespero das classes mais pobres.

Depois de 30 anos, não imaginava que teria de novo essa sensação de ser vigiado, de ter os direitos individuais cerceados. De ser torturado moralmente, escorraçado, aviltado e de temer pelo futuro do meu filho, de todos os filhos de um país que, com todas as dificuldades, tinha se encontrado.

Não chegamos à plenitude da democracia, como sempre sonhamos, mas pudemos viver um país mais plural, diverso e rico em sua multiplicidade cultural.

Não consigo deixar de ver os avanços sociais inegáveis, momento em que os mais pobres, tão sacrificados pela visão austera e neoliberal, tiveram voz e começaram a se fazer presentes nas universidades, no mercado de trabalho e na vida política.

Quase 40 milhões deixaram a pobreza extrema. Lula fez uma revolução no Brasil. Os índices do governo não deixam dúvidas.

Uma vez, quando estávamos atravessando para o lado oriental de Berlim, no Checkpoint Charlie, um soldado pediu nossos passaportes. Todos, no carro, ficaram surpresos com a atitude e reação do bronco comunista.

Ele perguntou: “Quem é o brasileiro aí?” Levantei a mão, um pouco tenso. Então, ele disse: “Pelé!” e sorriu. Vocês disseram que nunca tinham visto um soldado da Alemanha Oriental sorrir. “Pelé”, disse ele.

Naqueles meados dos anos oitenta, o Brasil era prova concreta do país que não tinha dado certo. Os escândalos de corrupção, a política econômica sob o cabresto do FMI e a pobreza veloz, inefável se alastrando como epidemia.

Tu lembras dessa realidade, pois visitaste um Brasil desdentado e de pés descalços. Um Brasil para ricos e brancos.

Faz pouco, vieste nos visitar. Pode ver um Brasil em pleno desenvolvimento e em transformação social surpreendente. Muito diferente daquele de 20 anos.

Voltei em 2008, para uma palestra na Universidade de Berlim. Logo que cheguei, fui a um pequeno mercado. O sujeito que me atendeu perguntou de onde eu vinha.
Do Brasil, respondi. Imediatamente ele abriu um sorriso e disse: Lula!
Senti orgulho do Brasil.

Pois bem, meu amigo, é sobre Lula que quero falar.

Denúncia: O BRASIL ESTÁ EM PERIGO!

Esta carta tem um propósito: denunciar à comunidade internacional o que está acontecendo no Brasil neste momento.

Articulado por setores conservadores da política brasileira - perdedores nas últimas quatro eleições presidenciais - com a ajuda da grande imprensa nacional e de órgãos e empresas internacionais, um golpe aqui está em curso.

O objetivo é desestabilizar o governo e o país para derrubar a presidenta do Brasil, Dilma Roussef, eleita pela maioria do povo brasileiro.

A tática é recorrente, outras economias mundiais sofreram e vêm sofrendo esse tipo de ataque. No Brasil, especificamente, a estratégia é criminalizar a política, blindando de forma absurda e com o apoio da mídia, políticos conservadores e corruptos.

O ex-presidente Lula, eleito em 2002 e reeleito em 2006, cuja aprovação final foi a maior registrada de um presidente da república, está sendo covardemente atacado em sua honra e em toda a sua trajetória política.

Lula é perseguido pelo judiciário e pela mídia brasileira. Uma verdadeira caça às bruxas. Querem prender o ex-presidente mesmo sem provas. A exceção aplicada beira ao ridículo.

No dia 04 de março, ocorreu uma tentativa de sequestro de Lula. Através de um mandato de prisão coercitiva (sem qualquer base jurídica).

O ex-presidente foi levado ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com a desculpa esfarrapada de colherem seu depoimento. Dali, ele seria conduzido para Curitiba, sede da operação lava-jato - um arremedo da Mani Pulite italiana – onde seria preso sob alegação de crimes até o momento não provados.

Salta aos olhos o desequilíbrio da força judicial concentrada apenas em Lula e políticos do Partido dos Trabalhadores. A ideia é criminalizar o partido e seus membros, através da manipulação da opinião pública - linchamento moral - como se fossem criminosos e inimigos do povo brasileiro.

A imprensa, em especial a Rede Globo de Televisão, bombardeia insistentemente o PT e ataca o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma com o único objetivo de disseminar o ódio nos brasileiros para, junto à direita, retomar o poder.

Passeatas são meticulosamente organizadas e insufladas por esta mídia perversa, que, além de fazer chamamentos incisivos, cobre os eventos como se fosse a Copa do Mundo.

Estamos todos os brasileiros sendo ameaçados em nossas liberdades, pois a perseguição política não se restringe ao Lula ou a Dilma, mas a quem ousa combater as mentiras perpetradas por essa máfia conservadora, bancada por empresários nacionais e internacionais.

O Brasil está sob ataque terrorista internacional, e isso se estende a vários países da América Latina, numa espécie de reedição da Operação Condor, dos anos 70 e 80. Querem fazer com o nosso país o que fizeram na Síria e Iraque.

Por isso, precisamos de todo apoio internacional para denunciar o Golpe que está em andamento. Lula pode ser preso a qualquer momento e, para isso, não precisarão de nenhuma justificativa. Será um preso político dentro do país que ele transformou.

Se derrubarem Dilma, assumirão políticos declaradamente corruptos, como o presidente do congresso nacional, Eduardo Cunha, que, apesar dos crimes de corrupção cometidos e COMPROVADOS, não está preso e ainda comanda a presidência da câmara.

Precisamos da ajuda do mundo.

Na última sexta-feira, 18 de março, o povo foi para as ruas para defender Lula e a democracia. Fomos às ruas contra o golpe.

A cobertura jornalística tenta apequenar o movimento espontâneo, da mesma forma que incha e infla as passeatas contra o governo. A manipulação é tamanha, que pessoas saem pelas ruas como se fossem arautos da honestidade.

Parte da população brasileira está envenenada pelo bombardeio midiático e, por essa razão, está agindo com violência. Muita gente já sofreu ataques, por discordar ou, ainda mais grave, simplesmente por usar uma roupa vermelha, que representa o Partido dos Trabalhadores.

A intolerância é uma porta aberta ao fascismo. Há de se trazer luz a esse vendaval de mentiras e boatos. De maneira irresponsável, estão incendiando o país.

Se o golpe se concretizar, há uma grande chance de começarmos uma espécie de guerra civil. O país está dividido.

Querem jogar o voto de 54 milhões de brasileiros no lixo.

Sim, há resistência, muita. Os mais importantes juristas do país estão se mobilizando em favor de Lula. Artistas e intelectuais estão dando a cara a bater, e grande parte da sociedade brasileira está resistindo ao golpe. Vários setores da sociedade estão se posicionando contra o golpe, como a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros.

Eu, assim como milhares de brasileiros, defenderei meu voto e o futuro do meu país.

Peço-te toda atenção possível, meu amigo. Traduzas essa carta-denúncia e envie para organizações, imprensa e amigos, para que todos saibam o que, de fato, está acontecendo no Brasil.

Lutaremos!

Um abraço, com todo o carinho, do teu amigo brasileiro,

Jari Mauricio da Rocha


São Leopoldo-RS, 22 de março de 2016.

32 comentários:

paulo disse...

Rosa Weber negou o HC: http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4950722

Eduardo disse...

Não aceitaremos de forma alguma um golpe, terá sim resistência e terá sim luta.

Gustavo disse...

Na boa, até concordo que a divulgação do grampo foi precipitada e imprudente (em que pese não seja ilegal sob qualquer aspecto). Mas e o conteúdo do papo, hein? Francamente….
Golpe foi o que o PT fez. Depois de 8 anos de avanço social de Lula (reconheço suas virtudes), ele se deixou afundar na lama dos inimigos de outrora, comparsas do presente. Lula tinha popularidade e ambiente político fazer o melhor mandato da história em todos os aspectos. Fez o melhor socialmente, mas o pior moralmente. Que chance ele perdeu. E depois de tudo, entrega o país na mão dessa incompetentA e arrogantA presidentA, como gosta de ser chamada. Já deu, PT. Saia do governo. Entrego-o nas mãos de Temer e não use isso como argumento para ficar. Afinal, vcs o escolheram como vice. O país sangrará, talvez até mais. Porém é um mal necessário, para o bem das próximas gerações. Vida longa à lava-jato. Salve o MPF e a PF. Viva o Brasil.

Nelson disse...

Impressionante o que estão querendo fazer com a viva alma mais honesto deste país. Um homem simples, defensor do mais humildes, sem apego a bens materiais, e acima de tudo, pessoa cercada de ótimos amigos. Não estou falando do Lularápio, evidentemente. Antes tarde do que nunca; afinal de contas, avizinha-se o dia que, assim como os brasileiros, todo o resto do mundo; inclusive aqueles que babaram ovo para este ser, irá descobrir o quão mal caráter ele é. O disco dos petralhas já está furando de tanto repetir a expressão golpe, a mesma que utilizaram nos tempos de Collor e FHC. Santa hipocrisia!!

Helbert Fagundes disse...

Boa tarde,

todos os textos aqui divulgados tem reflexões corretas do que se passa com o Brasil. Um Brasil rico que não deixa a riqueza chegar aos que mais precisa, seja ela onde estiver. Por isso digo que já se passou do momento de LULA ver quem do exercito tá do lado do povo ou contra o povo e o Brasil. Lula após receber tal repostas das forças Armadas e essa sendo negativa ao soberania, a constituição de 88, a bandeira, ao Hino, ao Brasão da Republica e a nossa língua pátria deverá ao meu ver convocar uma coluna ( segundo os modelos da coluna prestes) e lutar pelo Brasil. Deus estará ao lado dos justos!!

WELINTON NAVEIRA E SILVA disse...

Desde o Mensalão que a turma de preto continua no comando de tudo de muito estranho e violento que vem acontecendo no âmbito da Justiça, Congresso, MP e grande mídia - bem claro - desde início das gigantes badernas por todas as capitais, livres e impunes. Essa invisível turma (visível), desenvolta, poderosa, articulada e ousada, está agindo nos mais variados ambientes, simultaneamente. Quem sabe, até nas Forças Armadas e a Igreja Católica. Pelo visto, falta muito pouco para auto proclamarem donas do Brasil e passarem a cobrar "pedágio" de todo mundo. Já tomaram conta das instituições públicas e privadas, estatais, sindicatos, entidades de classes, empresas privadas e públicas, etc. Apesar de todas as evidências, todo mundo faz de conta nada saber, nada perceber. Melhor para eles que continuaram agindo de acordo com os seus propósitos e ambições.

Gustavo disse...

Não dá pra acreditar que alguém seja capaz de escrever isso.

Lenita disse...

Dilma, guerreira, do povo brasileiro!! Juristas, e ate o Ze, colocando os holofotes na sujeira do golpe ! Nao passarao !! Dilma diz : "Eu jamais renunciarei !!" ... Vao morrer na praia esses golpistas porque a guerreira nao os deixara passar !! Viva Dilma ! Viva a democracia ! Viva o povo brasileiro ! Viva nosso querido Lula!!

Ninguém disse...

Na boa, você não passa de um golpista ou ignorante, se não for os dois.

baader disse...

seja quem for, no golpe sua vida só vai piorar - em qualquer sentido. uma rede de tv golpista pensando e falando pelos acéfalos acaba por transformar um ser humano em uma besta. e são muitos neste mesmo ninho. quem se aproveita disso são os ladrões nos legislativos financiados por empresas nacionais e internacionais e eleitos pelos mesmos idiotas. é impossível, humanamente impossível continuar.

Luiz Gomes Moreira disse...

Coitado do THOMAS MORUS! Foi colocado como PATRONO DOS POLÍTICOS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS. Logo ele, tão honesto. Ser PATRONO de um AÉCIO, de um DELCIDIO, dos mais de 300 deputados canalhas, logo ele que escreveu UTOPIA, onde diz ser contra a PROPRIEDADE PRIVADA. Os teóricos seguidores, em especial a BANDALHA de políticos de direita, jamais podem ser comparados a alguém não corrupto e contra a canalhice. Não sei que golpe esta pústula com nome GUSTAVO fala. Golpe em que a POLÍCIA FEDERAL recebe recursos de terceiros. Logo, se eu tiver 300 mil e desejar fornecer para ela, com todo o carinho, serei considerado um benemérito? Ou, UM CORRUPTOR? Vai te deitar GUSTAVINHO!! Para mudar o BRASIL, só quando for feita uma revolução tipo CHINESA!! Mandar 10 milhões de crápulas para TRINDADE e FERNANDO NORONHA. A NADO.

Lenita disse...

Ahahahaha... voce bebeu demais as caipirinhas da rede esgoto e nem percebeu que o Brasil eh muito maior do que esse discurso mediocre ! Sabias que a inteligencia tem limites mas a estupidez eh realmente infinita ?! ...

Octavio disse...

Quem precisa de justiça? Realmente, a esquerda é muito tola. Acredita nesta m.... de STF. Porra .... (agora sou eu que vai falar palavrão)!!! Todas estas figuras que fazem parte do judiciário e do MP estão comprometidas até o pescoço com o golpe. Trazer para junto de si estas pessoas é estar "dormindo com o inimigo". O M. Fachin para não mostrar a sua verdadeira face, passou a bola para a Weber, pessoa ligada ao Aécio e ao Moro. Já sei ... vão falar que é sorteio eletrônico. Tá certo. Depois do número de processos contra o Lula que o M Gilmar Mendes recebeu pelo sorteio eletrônico, se existe sorteio eletrônico no STF, não existe mais o conceito de ENTROPIA na física. Daqui a pouco o STF vai abolir a lei da gravidade. E para dar um drible no governo, o Fachin manda a sua filha para uma manifestação pró-governo. Afinal, ele se sentiu impedido, pelo fato do HC ser assinado por um amigo. Se isto impede alguma coisa numa situação tão perigosa para o Brasil, por que o Gilmar não ficou impedido de julgar, já que foi a sua funcionária que fez o documento? Ele será punido por isto? Não, mas será saudado por todos os coxinhas. Qual será a próxima? Gilmar vai passar a escrever os processos contra o governo e ele mesmo julgá-los? E o Fachin vai se julgar impedido a cada conhecido que apareça no STF. Do jeito que os ministros tem conhecidos, ele não precisará trabalhar mais. Ministro Fachin faça um favor para toda a população do Brasil. Diga que está impedido de atuar no STF, pois o senhor é amigo de todo brasileiro. Sendo assim, estará permanentemente impedido de julgar qualquer coisa. Então, deixe esta cadeira para um outro, que não tenha “certos amigos e certos parentes ”.

JOÃO OLIVEIRA disse...

Coisa semelhante aconteceu comigo em uma viagem ao Peru. Em um barco no lago Titicaca na apresentação do pessoal havia gente de várias nacionalidades( japoneses, ingleses, franceses, etc) ao serem citadas as nacionalidades o povo batia palmas. como eu e meu amigos estávamos no final do barco fomos esquecidos, eu então me apresentei "brasileiros" o povo levantou e bateram palmas de pé citando a seguinte frase "Brasil, presidente Lula", naquela hora tive orgulho, muito orgulho de ser brasileiro.

Lenita disse...

Jari da Rocha, carta devidamente viralizada pelas redes sociais, familia, amigos, juristas e muitos outros brasileiros que estão nesse momento lutando dia e noite. NÃO VAI TER GOLPE !!!

Iskra disse...

Weber cumpre script e denega HC ! Viatura da PF faz "ronda' em hotel que está hospedado o Presidente Lula em Brasília. Provocação continua.
E agora Eugênio Aragão ? Quem autorizou e com que finalidade uma viatura estava no Golden Tulip ??????
AÇÃO ! AÇÃO E UNIDADE NA LUTA !

Italo disse...

Moro não tinha providências a tomar sobre os áudios, eles não configuram crime sob a ótica da lei. O crime foi ter vazado grampo envolvendo a Presidente. Qualque brasileiro mete o pau na Justiça, ao tomar posse não é crime tratar do termo de posse. O contexto em que globo divulgou é que propõe ódio, num momento delicado e joga brasileiro contra brasileiro quando o País precisa de união. O povo luta pelo País, cooptar eleitores com o drama das informações manipuladas com claro fim de proveito próprio, é imoral, anti ético e ilegal. #Estou com Lula. Coxinha luta pela globo e golpistas, só vai descobrir depois do golpe.

Lenita disse...

Vixe! Outro ser das trevas completamente zumbizado pela caipirinha da rede esgoto ?! Você descreve ai nesse comentario capenga seu proprio carater e teus proprios valores, ja que não parece enxergar ou entender o mundo ao seu redor. Ou foi um surto de zika ?! Vai bater um papo com o Reinaldinho, aquele cara paradigma absoluto de estupidez.

Carta ao amigo berlinense, pelo Brasil que era Pelé e virou Lula. Por Jari da Rocha – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | O LADO ESCURO DA LUA disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Carta ao amigo berlinense, pelo Brasil que era Pelé e virou Lula. Por Jari da Rocha – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Érica disse...

A câmara dos deputados está fazendo uma pesquisa sobre o impeachment. Nós, pró democracia estamos perdendo feio. É só ligar de um fone fixo para 0800 619 619 dizer que quer participar da enquete do impeachment.

Iskra disse...

CARTA EXCEPCIONAL ! Que todos aqueles que possuem parentes e amigos no exterior possam repassá-la com a devida vênia do autor.
Já copiei e vou repassá-la agora a outros tantos, aqui no BR e fora dele.
Meus caros, só vigilância e UNIDADE NA LUTA !
Até a VITÓRIA !

Nelson disse...

Não se desespere minha querida, logo estaremos livres da quadrilha que se apoderou do país. Quem irá governar depois da Dilma? não sei, tudo depende; afinal, em política tudo pode acontecer. A única certeza que tenho é que, independente de quem seja, será infinitamente melhor que este desgoverno petista. As próximas gerações agradecem.

Rodolfo disse...

Não negou o mérito, que nem chegou a tratar, mas a jurisprudência. A pergunta é qual é o instrumento que deve ser usado para recorrer a decisão de ministro do STF como a dessa decisão política de Gilmar Mendes (mais que suspeito como juiz nesse caso)?

Gustavo disse...

Meu Deus, quanta estupidez. Típico discurso petista, sem argumentos, só bravata e agressão. Vc é incapaz de debater com alguém que fuja do habitual coxinha x petralha. Pra vc, seu cego político, uma breve lista dos aliados do teu partido nos últimos anos: Maluf, Sarney e sua família, Renan Calheiros, Edson Lobão, Jader Barbalho, Garotinho, Collor, e por aí vai. Só sendo muito competente pra juntar uma quadrilha dessa em torno de um projeto de poder. Agora vá chorar no cantinho, que o governo do teu partido acabou, ou melhor, suicidou-se, engolido pelos próprios pilantras a quem resolveu se juntar.

Gustavo disse...

Tirando a legalidade ou não do vazamento, e o conteúdo da conversa? Legal, né? Dilma é guerreira mesmo....kkkk...

Gustavo disse...

Obrigado. Vou ligar agora e informar que sou a favor.

Lenita disse...

Como a Dilma disse na semana passada : "Vai esperando, vai !" Puxe uma cadeira pra nao se cansar. E um dia no futuro seus proprios filhos e netos corrigirao seu desatino.

Lenita disse...

Imagine, acreditar em pesquisa comandada por Al Capone-Cunha canalha ? Fica dificil, melhor chamar as Forcas Armadas.

Jossimar disse...

Porque você não diz para nós quais os motivos de considerar o governo Lula o pior moralmente?
Qual o crime atribuído ao Lula até agora? Ser proprietário de um sítio que não é seu? Nem vou falar do triplex porque depois que a lava jato trombou com triplex dos marinho saíram correndo como ratos que são e não se fala mais em triplex. Se a lava jato fosse séria e não golpe judicial, os Cunhas já deveriam estar presos. Um preside a câmara já foi denunciado com provas irrefutáveis e a lava jato nem ao menos se dignou a chamá-lo a prestar depoimento. O Outro é o Único hexadelatado da lava jato e também nem foi chamado a prestar depoimento. Aliás, dedurá-lo parece ser passe livre para a liberdade já que o Moro libera o denunciante na mesma hora para não correr o risco de ouvir mais denúncias contra este Lacerda do século XXI.
O que estão fazendo é GOLPE e quem se nega a enxergar é ignorante ou coberto de má-fé.

marco disse...

Parabéns Jari.Grande documento,que espero ter a repercussão que merece e que precisamos.Parabéns!

Gustavo disse...

Opa, apareceu alguém que tenha disposição de debater, apesar da agressão desnecessária. Vamos lá. Na minha opinião o governo Lula foi o melhor socialmente, e o pior moralmente, porque deu continuidade a tudo que de mais pode havia na época em que o país era governado por quem vcs chamam de "elites conservadoras". Presidencialismo de coalização (na prática, troca de favores pra achacar o país). Lula uniu-se ao que existe de mais podre na política nacional. Aí vc vai me dizer que era o jeito, pela governabilidade, blá, blá, blá...ok, concordo em parte. Chegou um momento em que Lula era tão popular, que se dissolvesse o congresso teria aprovação. Antes que me agridam, não estou defendendo a dissolução do congresso, foi apenas um exemplo. O que quero dizer, é que Lula era o único capaz de mudar o imundo costume da troca de apoio por dinheiro, e em vez disso, fez pior que todos seus antecessores. Com o Vacari achacando as empresas, lotou os cofres do PT de dinheiro pra nunca mais ser derrotado. E com marqueteiros malignos desconstruiu a reputação dos adversários, vide Marina Silva (o termo desconstruir reputações é do próprio João Santana). Em resumo, eu me uno a vcs em lamentar que isso não tenha ocorrido antes, mas paciência, calhou de ser no governo petista, agora que saiam, sejam presos, e quem sabe teremos uma jurisprudência em prol da moralidade nesse país. O que não concordo é que isso seja golpe, ou fechar os olhos às evidências. Não sou ignorante, prefiro devolver o adjetivo pra vc, pois mesmo depois de tudo, acreditar na inocência desse povo, ou sendo muito burro, ou então tem uma boquinha em algum cargo comissionado ou sindicato por aí.