terça-feira, 22 de março de 2016

Auler a Aragão, ministro da Justiça: a quem assusta cumprir a lei?

riomaria

Marcelo Auler, em seu blog, publica uma carta aberta ao novo Ministro da Justiça, Eugênio Aragão, que reproduzo por não apenas lembrar as lutas de que todos nós nos dedicamos há décadas como por registrar aquelas às quais, cada um em sua função, nos dedicamos hoje: a defesa do respeito à lei e das liberdade. Somos um geração que sabe muito bem o que significa não tê-los.

Carta aberta ao ministro Eugênio Aragão, por Marcelo Auler


Prezado Ministro,


Lá se vão 25 anos do nosso primeiro encontro, em Rio Maria, no sul do Pará, quando do “Dia Municipal contra a Violência e a Impunidade”, em 12 de março de 1991, um mês depois da morte do líder sindical Expedito Ribeiro da Silva. Eu, a serviço do extinto Jornal do Brasil.

Você – e me permito este tratamento por sermos da mesma geração, sem lhe faltar o devido respeito – junto com o seu então colega José Roberto Santoro, acompanhavam o Procurador Federal da Defesa dos Direitos do Cidadão, Álvaro Augusto Ribeiro da Costa, ao mesmo tempo que, designados pelo então procurador-geral da República, Aristides Junqueira, elaboravam um dossiê sobre a violência em toda região. Na época, a contabilidade era macabra: em 11 anos, 17 líderes trabalhistas assassinados e muitos dos acusados por esses crimes, livres, ameaçavam a todos. Estava lá também Luiz Inácio Lula da Silva.

Pouco depois, já na Veja, a partir de outra investigação sua com o Santoro, fui, com o fotógrafo Paulo Jares, ao “Garimpo do Sangue”, em Matupá (PA). Mas esta é outra história.

Neste quarto de século, muita coisa aconteceu. Nos distanciamos, você de jovem procurador na época, chegou a subprocurador da República e eu continuei na missão de reportar. Mas, cada um na sua trincheira, lutamos pelos mesmos objetivos: o fim da impunidade, o restabelecimento, a partir da Constituição de 1988, do tão desejado Estado Democrático de Direito onde predominam as leis e, em consequência, a civilidade.

Fomos nos reencontrar de maneira rápida, na quinta-feira passada (17/03) quando testemunhei o início desse seu novo desafio, ao ser empossado como ministro da Justiça. De tão concorrida a cerimônia, mal nos cumprimentamos.

Sem dúvida, sua nova função é espinhosa. Não a invejo. Mal chegou e já recebe críticas por falar o óbvio, isto é, que a lei existe para ser cumprida, principalmente por quem recebe do Estado para fazer cumpri-la. Nada de tão misterioso, mas na cabeça de alguns isto soa como ameaça. Por quê?

38 comentários:

Vitor disse...

Porque ninguém fala disso por aqui?
http://www.valor.com.br/empresas/4489810/petrobras-investiga-gestao-sindical-na-sua-politica-de-rh
Depois entreguistas são os outros, bando de canalhas...

renato disse...

Tenho medo de Policia.
Você nunca sabe como aborda-los nem
quando precisa de uma informação na Rua.
Afinal eles não são banca de informações.
Tenho medo quando eles param o carro para
pedir documentos.
Tenho medo deles quando chamo para atenderem
um assalto ocorrido perto de casa. e eles demoram
e acabam não vindo, se não houve vitimas.
Fico com medo quando tenho minha casa assaltada
e quando eles chegam você parece o bandido.
Veem de armas em punho (até ai vai), mas tenho
medo quando eles dizem para eu prender meu vira
latas, senão ele vai ter que elimina-lo.
Tenho medo quando ele entra na casa para verificar
o que ocorreu, e olha, olha, olha..e faz um BO..
Não há o que fazer.
Começo a ter espasmos de Sherlock, e gasto uma
baba em segurança da casa logo após.
Tenho medo quando vou tirar 2º via da identidade,
quando tento dialogar algo e já tenho a chamada
o Sr. esta dispensado, volte daqui a tantos dias.
Tenho medo quando, depois de assalto e insistentes
chamados e depois de descobrir onde estavam os
suspeitos....chamamos a PM, e indicamos quem..
E ai, eram sete, foram presos 3, não me perguntem
porque?
E a jaca comeu!!!!Pau....cacete...e bordoada..
Por isto tenho medo..
Disse aos meus filhos, afastem-se deles..
Fiquem o mais longe possivel.
Assim como você deve ficar longe de médico.
Longe de advogado..
Longe do Procon..
ENTENDEM, que se eu estiverr longe destas,
não serei um cidadão..acabou minha individualidade.

Nito disse...

Como constatado o José Eduardo Cardozo como ministro da justiça foi uma nulidade, totalmente inerte, contribuindo para que a situação chegasse a este ponto. Agora, na AGU, não vai ganhar uma, como já ontem na decisão do Fux. Não sei como a Dilma aguenta tanta incompetência. Ela merece, nós não.

Rogério Bezerra disse...

Fazes parte do grupo que instabiliza o país? Conspira contra o Brasil. Saiba que hoje essas e outras sujeiradas são investigadas. É esse o avanço civilizatório que estamos realizando. Mas aos conspiradores não interessa acabar com sujeira, fosse esse o caso apoiariam Dilma por sua honestidade, competência gerencial e visão social, características raras de se ver. Corrupção? Eu lhe conto centenas de casos que vivi na privada iniciativa. Desde presentinhos para compradores, visitas a puteiros com executivos, viagens em classe executiva, carros zero, apartamento com preço irrisório, estágios e emprego para filhos de pessoas chaves. Pagamento de comissões, salários e serviços realizados aqui são pagos lá fora. Por que? Por que muitos, muitos terrenos caríssimos em condomínios são pagos em dinheiro vivo? Nunca soube disso? Deve ser por que é mais fácil que carregar o cheque, né? Tudo da "privada" para a "privada" iniciativa. Quer saber mais ? Olhe ao redor. Destapamos a vala do esgoto... Com um golpe continuará exposta? rarrararrara Fale com o agente ou preletor semanal da Irmandade e melhore o texto sobre o tema. Não vai ter golpe!

Maria Oly disse...

Cuidado com o seu medo, amigo!! No meu ponto de vista, a única coisa que você deve ter medo é do próprio medo. Tudo que você disse é real e amedrontador (salvo honrosas exceções), mas quanto mais medo você tiver, mais vão invadir a tua privacidade, ao invés de mandar prender o teu vira lata, vão matá-lo ou aleijá-lo com um chute, simplesmente porque estão se preparando, e testando até onde vai o teu medo. Abraços

Carlos Lima disse...

Li agora no Brasil247, "DILMA PREPARA AÇÃO CONTRA O.. ". Tijolaço, é isso que dá medo.."PREPARA".. Não tem mais como defender isso, virou ataque contra defesa que só defende depois que leva o gol... Tá difícil de mais...

Tomás disse...

Para que é que existe o Diabo? Para confundir e tentar as pessoas de bem, porque as do mal já estão com ele. Em último caso, ele faz ameaças, ameaças de isolamento e de grande sofrimento aos fiéis. Bem assim funcionam as legiões da Globo, exatamente como as legiões do Diabo. Só quem se amedronta é quem não tem firmeza e certeza em que a verdade e a justiça ao fim vencerão, como realmente vai acontecer, com a contribuição de todos os homens de bem.

Mário Alex disse...

Ministro Aragão é fazer o feijão com arroz. Colocar a polícia não aecista pra trabalhar. Apurar, republicanamente, os malfeitos da oposição. Simples assim, de preferência mudando, republicanamente, o atual Diretor da PF.

Auler a Aragão, ministro da Justiça: a quem assusta cumprir a lei? – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Tomás disse...

Estou quase convencido de que este golpe não é um golpe para mudanças e tem, sim, caráter preventivo. Seu principal objetivo é impedir uma Reforma Política em profundidade, que estava com o perigo de vir a acontecer por iniciativa do governo. É um golpe preventivo, para tentar fazer o país voltar lá para trás, para um ponto muito favorável ao ideário neoliberal e também aos desmandos sem freios do governo FHC.

Messias Franca de Macedo disse...

[Ainda sobre 'A quem assusta cumprir a Lei?']

A LÍDIMA CONTRAOFENSIVA AOS FACÍNORAS GOLPISTAS

O governo da honrada e absolutamente ilibada presidente Dilma Vana Rousseff deverá, sim, ingressar com uma Ação no STF, demostrando - técnica, administrativa e juridicamente - que são absolutamente pífios e sobremaneira inconsistentes os argumentos utilizados pela infame oPÓsição ao Brasil na tentativa de embasar o faccioso golpe do 'impítim'...

E segue um elemento secundário no sentido de tornar cabal a defesa do governo da honrada e absolutamente ilibada presidente Dilma Vana Rousseff, ou teríamos a aplicação imediata de uma jurisprudência que desencadearia uma cascata de deposições de governantes jamais vista na história da humanidade.
Senão vejamos I:

'PEDALADA' NOS ESTADOS APROXIMA OPOSIÇÃO DE DILMA

(...)
Um levantamento produzido pelo Palácio do Planalto demostra que ao menos 17 governadores praticaram “pedaladas fiscais”, atrasando repasses de recursos a bancos públicos para cumprir programas sociais. Integrantes de tribunais de contas dos Estados já procuraram ministros do TCU para manifestar preocupação com possível contágio.
(...)

[Com dificuldades em cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao menos dois governadores de oposição, o de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e o de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), demonstram simpatia pelo movimento do governo em busca de apoio político diante da possível rejeição das contas de Dilma Rousseff de 2014 pelo Tribunal de Contas da União; levantamento produzido pelo Planalto mostra que ao menos 17 governadores praticaram “pedaladas fiscais”, atrasando repasses de recursos a bancos públicos para cumprir programas sociais; tribunais de contas dos Estados têm conversado com ministros do TCU para manifestar preocupação de ‘efeito cascata’; presidente recebe nesta semana governadores em Brasília para propor ‘pacto de governabilidade’]

27 DE JULHO DE 2015 ÀS 05:22

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/190446/'Pedalada'-nos-Estados-aproxima-oposi%C3%A7%C3%A3o-de-Dilma.htm

Octavio disse...

Sabem aquela história da pedra no caminho? A pedra pode ser um obstáculo ou uma oportunidade. Talvez esta seja a nossa oportunidade. A oportunidade de nos unirmos. De nos protegermos.

Messias Franca de Macedo disse...

Ainda sobre ‘A quem assusta cumprir a Lei?'

A LÍDIMA CONTRAOFENSIVA AOS FACÍNORAS GOLPISTAS

Elemento secundário no sentido de tornar cabal a defesa do governo da honrada e absolutamente ilibada presidente Dilma Vana Rousseff, ou teríamos a aplicação imediata de uma jurisprudência que desencadearia uma cascata de deposições de governantes jamais vista na história da humanidade.
Senão vejamos II:

De modo análogo à presidente Dilma Rousseff, governadores também praticaram pedaladas

24/12/2015 05:55

FONTE, pasme:
Por jornalista Flávia furlan - Revista Exame
http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1104/noticias/pedaladas-estaduais

O Rio de Janeiro sacou 6,5 bilhões de reais de depósitos judiciais para pagar aposentadorias
São Paulo — Uma rápida olhada nos dados do Banco Central sobre a situação financeira dos estados e dos municípios traz uma surpresa. Os números mostram que, de janeiro a outubro deste ano, os governos estaduais e municipais acumularam 17 bilhões de reais nos cofres públicos.
O resultado foi alcançado mesmo diante de um cenário de queda das receitas, por causa da crise econômica, e de aumento das despesas, provocado pela escalada da inflação. É esperado que esse número diminua até o encerramento do ano. No último bimestre há contas como o 13o salário de servidores e aposentados — em 2014, as obrigações pagas em novembro e dezembro somaram 13 bilhões de reais.
(...)
Nos estados, os governadores estão usando manobras para fechar as contas. Ao longo de 2015, eles postergaram o pagamento de fornecedores e salários e sacaram dinheiro depositado em juízo de causas em que o estado nem sequer é parte do processo — contas que terão de ser pagas um dia. Não é de hoje que o cobertor é curto em todas as esferas da administração pública.
Sistematicamente, os governos são tentados a usar a criatividade para bancar as contas e driblar a legislação. As famosas pedaladas do governo federal — o atraso no repasse de dinheiro aos bancos públicos para pagar programas sociais — são um exemplo disso. Mas, desta vez, a manobra não deve passar impune.
(...)
Um levantamento feito pela RC Consultores mostra que os estados têm 15,4 bilhões de reais acumulados em restos a pagar de janeiro a agosto de 2015 — um crescimento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. “Essa conta mostra a real­ situação dos estados”, diz o economista Marcel Caparoz, responsável pelo levantamento.

Considerando o fiado que ficará para o próximo ano, os estados fecharão 2016 com déficit de 10 bilhões de reais, valor próximo a 0,2% do PIB, de acordo com estimativa do banco Itaú. Não há punição para o empurrão das obrigações de um ano para o outro. A Lei de Responsabilidade Fiscal só prevê sanções para quem deixar contas para o sucessor sem dinheiro em caixa ao final do mandato.
Goiás é um dos estados em pior si­tua­­ção [PSDB]....
(...)
No Rio Grande do Sul [PMDB], a gestão de José Ivo Sartori empurrou 2,2 bilhões de reais para 2016 — nos atrasos estão o 13º salário de funcionários e o pagamento a fornecedores. Obviamente, os governos escolhem quem recebe em dia ou quem vai para o final da fila.
(...)
“O que se percebe é uma tolerância dos tribunais de contas estaduais, até pela sua proximidade com o Executivo”, diz o jurista Adilson Dallari. Pelas regras em vigor, dos sete conselheiros dos tribunais, um terço é escolhido pelos governadores. “Há pouco espaço para um corpo técnico e independente”, afirma Dallari. Enquanto isso, as pedaladas correm soltas.

Liliana Bello disse...

Prezado Ministro, gostei de sua postura ética e de seus comentários pertinentes na cerimônia da posse e, posteriormente, de suas entrevistas.Concordo com Auler, quando pondera que sua tarefa é espinhosa.Acrescentaria hercúlea, porque o ministro anterior nada fez para defender os governos trabalhistas de Lula e Dilma, colaborando para que o fascismo se instalasse na Pf e no Judiciário. Deixando o PIG (Partido da Imprensa Golpista) agir com seu ódio e raiva no ataque aos princípios democráticos. Esperamos que o senhor aja com rigor, não esperando qualquer reconhecimento da mídia comprometida.Mas lembre-se que tem o apoio de todos os brasileiros que votaram pela Dilma é que lutam por um país digno é justo.

Messias Franca de Macedo disse...

Ainda sobre ‘A quem assusta cumprir a Lei?’

A LÍDIMA CONTRAOFENSIVA AOS FACÍNORAS GOLPISTAS

Elemento secundário no sentido de tornar cabal a defesa do governo da honrada e absolutamente ilibada presidente Dilma Vana Rousseff, ou teríamos a aplicação imediata de uma jurisprudência que desencadearia uma cascata de deposições de governantes jamais vista na história da humanidade.
Senão vejamos III:


A exemplo de Dilma, Estados também fizeram manobras fiscais em 2014

FONTE, de novo, pasme:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1698480-a-exemplo-de-dilma-estados-tambem-fizeram-manobras-fiscais-em-2014.shtml

26/10/2015 02h00

Messias Franca de Macedo disse...

... E, aí, se o STF não estiver realmente minimamente acovardado [minimamente!], a [suposta!] Corte Suprema do Brasil determinará a imediata suspensão dos trâmites capciosos e espúrios do fajuto, nazifasciterrorista &$ golpista processo de 'impítim'... Mesmo porque as instituições precisam voltar a funcionar, os basilares valores democráticos precisam, urgentemente, serem resgatados e valorizados, a paz social necessita ser restaurada... E o honesto, fiel, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro precisa voltar a viver - e a trabalhar - em paz!

Respeite-nos, pois, cambada de irresponsáveis!

E viva o [verdadeiro] povo brasileiro!

Messias Franca de Macedo disse...

BOMBA!

MAIS UM MÍSSIL NO COLO DOS FACÍNORAS GOLPISTAS!

$$$$$$$$$$$$$$$$

Exclusivo: Encontrada em documento da Lava Jato empresa ligada à Paraty House; no entorno da mansão, três offshore; anotação traz o nome Paula Marinho Azevedo e valor de U$ 134 mil

publicado em 22 de março de 2016 às 01:38

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/evento-26-encontrada-em-documentos-da-lava-jato-a-paraty-house-em-torno-da-mansao-tres-empresas-offshore-anotacao-traz-o-nome-paula-marinho-de-azevedo-e-valor-de-u-134-mil.html

abelardo disse...

A razão de alguns considerarem como ameaça pode ser porque não tenham a consciência limpa de LULA e de DILMA, que enfrentam com dignidade e com a certeza de que nada devem, a desumana, ilegal e preconceituosa caça que sofrem dos traidores da pátria e dos mercenários do capitalismo imoral e de fácil ganho.

Messias Franca de Macedo disse...

… Deboche, agora, títere “juiz” mequetrefe sérgio ‘mor(T)o’!
Deboche!

“Tome, aí, o Edifício Solaris da mansão TRIPLEX de Paraty dos Marín(ho) em nome de ‘laranjas podres’!”

Viu, estropício maligno desalmado?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… KKK

ernesto disse...

Do esquerdista civilizado Fernando Gabeira:
"De todos as crises que vi no Brasil, esta tem uma singularidade: a tristeza de milhares de pessoas que acreditaram no poder transformador da esquerda no governo. Falei com alguns senadores que deixaram o PT. Estavam desolados, depois de tantos anos de trabalho. Pelo menos compreenderam a realidade e podem tentar outro caminho. Os oportunistas e carreiristas continuaram agarrados aos seus empregos. O drama mesmo é dos que não suportam as dores da realidade e insistem na negação".

Messias Franca de Macedo disse...

'DIVÓRCIO LARANJA'?! Risos estonteantes

Será que "a dondoca cheirosa" Paula Marinho Azevedo se divorciou logo no final do ano passado justamente calculando 'vazar-se' de tantos crimes envolvida, a exemplo vulgar da Paraty House?!

A Verdade Vos libertará! Preceito bíblico

"Meu 'fi', não há nada 'mió' do que o dia que 'assucede' o outro!" Por minha saudosa e sábia avó!

São as Leis [Imaculadas] da natureza, estúpido(a)!

Messias Franca de Macedo disse...

Juristas a Dilma: não vai ter Golpe!

Transmissão ao vivo NBR

http://www.conversaafiada.com.br/

Alex Herren disse...

Fora deste assunto mas dentro do "bolo": Vamos "botar" umas camisas amarelas nos moradores de rua de sumpaulo, e mandá-los para a porta da fiesp. Vão garantir um almoço que jamais poderiam ter. Já que eles(os golpista) estão distribuindo o rango de graça para a sua cambada, vamos aproveitar para matar a fome dos mais humildes.

Carlos Lima disse...

De que vivem as tangas de crochê..Até dão passagem para familiares se auto visitarem nos states...O Gabeira é uma figura d'aquelas que pedalam só para parecer que é o que nunca foi, X9 sofisticado, a verdade dele parece mentira a seus próprios olhos. O Gabeira no churrasco só entende de picanha ou talvez do espeto, não come carne vermelha, mas entende.

sérgio disse...

Melhor comentário sobre o momento, que tomei a liberdade de reproduzir:

Luiz Antonio Ferreira • 35 minutos atrás

O golpe anda a todo vapor. O congresso vai declarar o impedimento da Dilma e o Moro prendera o Lula. O supremo autenticara o golpe com total apoio e promoção do PIG. Vai ter confronto e opositores ao golpe serão considerados ilegais e para conte-los será usado a PM e não o exercito. Ai tudo estará consumado. Só uma coisa pode mudar essa história, é o confronto começar agora, antes do Impedimento da Dilma e prisão do Lula.

Luís CPPrudente disse...

As nossas elites reacionárias, criminosas e anti-nacionalistas, vide a entreguista e facínora Fiesp, acham que a lei nunca pode ser usada contra eles. Sempre a favor deles, esses meganhas, entreguistas, sonegadores e criminosos das elites reacionárias acham que estão acima da lei.

O STF não pode se acovardar diante desses facínoras.

José Magno disse...

Bem senhores, no futebol tem uma atitude bastante positiva quando alguem dentro de campo grita aos companheiros " perdido por 1 ou perdido por 19 a derrota é a mesma". Dilma ainda com a caneta na mão está esperando o quê para usá-la? Republicanismo? Respeito às instituições? Isso seria possível se o republicanismo fosse também praticado pelos golpistas.Respeito das instituições, idem,idem. Dentro da constituição vigente há caminhos para saída ou desmontasse do golpe? Acredito que sim. E não será atitude de dessespero não! Tudo legal.Só depende dela, chutar o balde...

nilo walter disse...

Brito, já li o Livro sobre Rio Maria que fala sobre a família Expedito , etc .
O Aragão está enfraquecido juntamente com todo o governo. Essa minha opinião.
O golpe fascista já foi dado, tentam legalizar o ilícito .
O segundo problema pra eles é o que farão com Lula .
Atenção, vamos tomar uma dose de veneno na veia via Armínio Fraga.
Os coxinhas também irão sentir, Basta esperar .
Como o povo deve reclamar/protestar vão endurecer as leis .
Muitos irão para a clandestinidade.

Ozzy Gasosa disse...

A verdade é que às ruas estão cheias de Moros Justiceiros.
Assim como o juiz, o herói impávido, não é necessário seguir a lei.
O MoroBloco é isso o fascismo.

Gustavo disse...

Reforma política???? 13 anos de PT no poder e a única reforma que se viu foi no triplex e no sítio. Lula fez uma boa gestão (apesar de deixar roubar demais), mas perdeu uma ótima oportunidade de reformar o país. Com a popularidade que tinha poderia fazer as mudanças estruturais e legais necessárias, deixando uma herança positiva para gerações. Reconheço o avanço social em alguns aspectos, mas de resto, a herança dele pra nós é o petrolão, entregando o poder no colo de crápulas como Temer e Cunha. Lamentável

Gustavo disse...

Engraçado, vcs defendem tanto que o Moro está passando por cima da lei, e aplaudem esse novo ministro ameaçar todo mundo de afastamento com um "cheiro" de vazamento. Onde fica a presunção de inocência e o devido processo legal que vcs tanto defendem??? Como sempre, a ordem no lula-petismo é hipocrisia e contradição.

Iskra disse...

Cardozo parte pra BRIGA ! Discurso fenomenal hoje em Brasília...

Iskra disse...

Começa o discurso de Dilma na NBR ...

Eusébio disse...

Fique à vontade e fale, escreva seu discurso!
Explique-nos, com suas próprias palavras: o que está acontecendo? Por que estás tão amargurado?

Theo disse...

Moro descumpriu o que reza a lei. Vazamentos como os que ocorreram foram criminosos. A PF participa da LJ e é subordinada ao ministro. Errado era Cardozo que se omitia de seu papel de por ordem no galinheiro. Simples

Vitor disse...

Leia a matéria.
E depois não reclame que a Petrobrás será privatizada. Sem mimimi...

Ozzy Gasosa disse...

Todo funcionário público, inclusive o juizinho golpista, tem a obrigação de agira de acordo com as leis e dentro dela há procedimentos inerentes ao cargo.
Mas é risível vocês que defendem o fim da corrupção, aceitar que um juiz e sua trupe de procuradores e policias federais agirem fora da fora da lei.
A hipocrísia está nos pseudos puristas apartidários, quererem dar lição de moral em alguém..

Eusébio disse...

Acho que você não entendeu o que está escrito, pois não há qualquer relação com entreguismo ou privatização.