terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O papel da mídia é ser o mosquito do Brasil?

mosquito

Durante várias horas, ontem, os grandes sites reproduziram uma nota da Reuters de que o Comitê Olímpico dos EUA teria "liberado" os atletas daquele país para não comparecerem aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. por conta do vírus zika.

Foi preciso que o próprio o porta-voz da entidade, Patrick Sandursky fosse aos jornais negar "com veemência" a falsa informação, horas depois.

Não é possível que, a quatro meses das Olimpíadas no Rio, as redações não tenham o e-mail ou o telefone do Comitê Olímpico dos EUA. Ontem, carnaval aqui, é dia normal nos Estados Unidos. Simples checar a informação,que seria gravíssima, pelo simples fato de serem os norte-americanos a principal força esportiva dos Jogos.

Seria como o Corinthians, o Flamengo ou o Atlético Mineiro anunciarem que não disputariam o Brasileirão.

Mas, para quê?

É contra o Brasil e é contra o Rio (o que ainda é mais "saboroso" para quem detesta "esta bagunça" daqui...). E a turma do vira-latismo sai a latir sua zica ao país. Zica, com "c", a antiga: do azar, infortúnio crônico e repetitivo.

Ninguém nega a preocupação e a necessidade de se combater um surto que acontece no Brasil e em mais 30 países, tanto que o pedido de US$ 2 bilhões pedidos por Barack Obama ao congresso para ações contra a doença são 80% destinados à prevenção interna e a pesquisas e apenas 20% para ações no exterior - e não se duvide que a Colômbia (amiga preferencial), o Caribe e o México (vizinho incômodo) serão os principais destinos de seu apoio financeiro, porque são os que mais ameaçam o território continental norte-americano.

Como em qualquer caso de saúde pública, mais ainda porque envolve a sanidade de fetos, todos devem colaborar, mantendo a serenidade e esclarecendo a população.

Mas não existe o clima de terror que se transmite nos jornais brasileiros.

Tanto é que o Carnaval no Rio "bombou" de turistas: até o sábado, a  ocupação hoteleira estava, na média geral, em 82,2%, um aumento de 35% no comparativo com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que esse número chegue a 85%, segundo a associação dos hoteleiros.

É 35% maior que no ano passado e nem se use o dólar para explicar, porque 70% dos hóspedes é do Brasil. É claro que os estrangeiros aproveitaram o câmbio favorável e o porto do Rio - ninguém me contou, vi pessoalmente - no domingo não tinha mais lugar para atracar, de tantos transatlânticos. Contei dez, da Ponte Rio-Niterói, mas a Secretaria de Turismo diz que eram 11. O número de desembarques no Carnaval é 85% maior que no ano passado: 130 mil passageiros, contra 70 mil em 2014.

A mídia brasileira virou um Aedes Egypti: suga e nutre-se das belezas do país e do trabalho e alegria de seu povo, mas inocula-lhe uma microcefalia que só faz ver aqui o fim do mundo, a mais desgraçada das terras, de onde o mundo inteiro foge, embora todos venham para cá: pessoas e capitais e voltem, sorrindo e felizes.

PS. Antes que os "contaminados" o digam: não se quer exterminar a mídia, até porque, pelos números da circulação dos jornais, parece que ela está fazendo isso sozinha.

22 comentários:

Maria disse...

É para desviar atenção de malfeitos da extrema direita. Vejam em Viomundo que o doleiro paulista envolvido com Serra e muitos ricos ladrões de São Paulo trabalhou sem ser incomodado décadas.

Orlando Bernardes disse...

É inacreditável como a mídia brasileira, ou seja o PIG, só joga contra o Brasil. Sempre agindo contra os interesses nacionais. Comportam-se até hoje como se fossem agentes conspiradores, representantes de interesses internacionais em nossas terras. Não tem nenhum compromisso como nosso país. Já passou da hora para que autoridades brasileiras fizessem algo contra isto.

renato arthur disse...

No Brasil onde mais prolifera o mosquito Aedes Egypti , não é tanto nos vasilhames com água é no terrorismo da Mídia brasileira nas suas paginas de jornais e no noticiário em radio e TV. Só desinformado não percebe que a medida que se aproxima as Olímpíadas, evento de repercussão mundial, a mídia sabota . Quando do Rock in Rio, silêncio total, ali ninguém se contamina e não há transmissão. É evidente que devemos combater esse mosquito transmissor de Dengue, mas ele existe há milhares de anos no planeta não seria agora que povoaria uma pândemis, Esse processo tem objetivo claro boicotar os jogos olímpicos, porque da visibilidade ao país onde quem governa não é o PSDB.

Mauricio Gomes disse...

Se os atletas dos EUA não viessem mesmo, azar o deles. Mas na cobertura de parte da nossa imprensa, especialmente a do Tucanistão (onde rouba-se merenda das crianças e estudantes recebem o bolsa-paulada do Führer Alckmin), há um indisfarçável ranço bairrista e invejoso pelo fato da Olimpíada ser no Rio. Basta ver o tratamento dado por Folha, Veja e Estadão às notícias relacionadas à Olimpíada, sempre com um viés negativo e depreciativo da cidade. Não suportam a ideia de o Rio, mesmo com milhares de problemas que a maioria das grandes cidades no mundo também tem, ser a sede dos jogos. A típica arrogância paulista (não de todos paulistas, é claro) desnuda-se em situações como essa.

Messias Franca de Macedo disse...

... 'TAÍ' O RESULTADO, CANALHAS 'VÍRUS MALIGNO' 'FRIAS DA PUTA' &$ RESTANTE DO PIGolpista!

&&&&&&&&&&&&&&&&&

Circulação Folha: inversão e forte queda

ENVIADO POR ADIR TAVARES TER, 09/02/2016 - 07:27


Vamos então aos números da circulação média, de segunda a domingo, da Folha de São Paulo ao longo dos anos de 2014 e 2015. Não chega a ser surpreendente, mas é interessante observar que as curvas dos gráficos de tendência do jornal dos Frias são bastante semelhantes às do Globo, de propriedade da família Marinho, como você pode ver se comparar com o post abaixo.
Os dois gráficos mostram uma queda forte de circulação após o fim do ciclo de eventos importantes de 2014 (Copa e eleições), que se manteve em 2015. As curvas são parecidas, porém, o diário paulista sofreu quedas percentuais e absolutas maiores do que seu concorrente-corrimão carioca (após os números do Estado de São Paulo, que devem ser analisados semana que vem, pretendo fazer uma análise comparativa entre os três jornais mais influentes do país).
Antes da análise, a tabela de circulação abrangendo os três tipos de circulação, de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, e o gráfico de tendência correspondente.
(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/fora-pauta/circulacao-folha-inversao-e-forte-queda

Antonio Celso Alencar disse...

A "direita" vai se recolocada no poder.
A manada de bovinos que a mídia criou garantirá isso.
O que eles vão fazer?... Pior do que fizeram da última vez que foram governo.
No segundo mandato de FHC o Brasil foi saqueado até quebrar. O País foi entregue a Lula com a economia sob ordens do FMI, sem reservas e, todos os grandes esquemas de corrupção conhecidos funcionando. Só via BankBoston, 1 trilhão de reais voou ilegalmente para o exterior.
Desta próxima vez, vão terminar de entregar o patrimônio, limpar o cofre (que está cheio) e devolver à vala, os 36 milhões de pessoas que o PT tirou de lá.
Aí, a mídia, abastecida financeiramente sentenciará: A culpa é do PT....Não deu prá consertar!
Os bovinos passarão a agredir pessoas vestidas de rosa, de laranja, e etc... Os trabalhadores, mobilizados, os confrontarão.
E então proporcionaremos ao mundo um espetáculo digno do Brasil!

Maria disse...

Dêem licença. Mas cabe responsabilidade às faculdades de jornalismo e ao sindicato que não aplica o código de ética. Existe um conselho? Como um Conselho pode permitir criminosos trabalhando com a carteirinha de jornalistas? Tudo tem limites.

Carlos Roberto disse...

Há anos o PIG trabalha em prejuízo do povo brasileiro, todos os dias os colunistas piguentos mentem manipulam cuidam dos interesses de seus patrões os barões a mídia, considero hoje o PIG como neo nazistas que sob o amparo da justiça MP, PF vulgo SS obrigam o povo a ver só a porção vazia do copo , por isso , alguns mandam a rede globo tomar ...

Gerson disse...

Eles tentaram fazer a mesma coisa com a Copa do Mundo. Fizeram de tudo para que o evento desse errado, mas se deram mal. No seu vira-latismo a mídia piguista destaca qualquer "informação" que seja contra o Brasil e exalta as notícias dos EUA. O pior é que o PIG espalha o boato falso, e as rádios e jornais menores repassam a notícia como verdadeira, porque saiu no PIG e afinal o "PIG não mente". Esses dias pela manhã tinha acabado de ler em um dos blogues que as Organizações de Saúde informavam que não tem nada comprovado que o virus zika se transmita pela saliva, embora tenham encontrado virus na salíva. Segundo os especialistas uma coisa é estar presente, outra é ser transmissor. Mas fui eu ligar o rádio do carro em uma rádio menor, estava a apresentadora falando do contágio pela saliva.

João Leal Sobrinho disse...

Eu sempre disse que que o complexo Globo de comunicação, trabalha conta o Governo do PT, d isso a serviço do PSDB. Porque isso acontece? por que no governo do PSDB a globo tinha ma boa participação, o que não acontece no governo do PT

Helbert Fagundes disse...

Bom dia,

no jargão das ruas seria KO, pois sem o uso de doping o tio Sam e um mortal e nessa olimpíadas saberemos quem ganhou medalha de verdade ou com uso de algum remedinho.

renato arthur disse...

Entendi o terrorismo econômico propagado pelos veículos da Globo
Os negócios da TV Globo vão de mal a pior. Em 2015 o faturamento caiu 7%.
É isso mesmo: a TV Globo faturou 7% a menos em 2015 do que faturou em 2014.
Note que o desempenho é muito pior do que o do PIB brasileiro. Não é só a economia brasileira como um todo que atrapalhou a Globo. É o mau desempenho financeiro da própria Globo que entra na conta para derrubar o PIB do Brasil.
O estudo que chegou a este número foi feito pela própria emissora e divulgado pelo colunista Daniel Castro. A TV aberta como um todo, incluindo todas as outras emissoras, foi pior ainda: queda de 8,5% no faturamento. O mercado publicitário como um todo (incluindo internet, revistas e jornais) retraiu 11%. Não foi divulgado os números em separado, mas é certo que o péssimo desempenho dos jornais, revistas e tv não pode ser confundido com o desempenho muito melhor do meio internet. Do Blog da Helena

Em um cenário que pode ser considerado otimista, a emissora prevê "crescimento" zero em 2016. Isso contando com o incremento extra das cotas de patrocínio das Olimpíadas.

leandro oliveira disse...

O PIG é cúmplice da política tucana, que roubam não só a merenda, a educação, o futuro do país ...
Mensalão, trensalão, privataria, merendaria ... não vem ao caso como sempre ... Ah, por acaso o dito sujo é procurador... é tucano ... e é ladrão também ... e também vai ficar isento de punição...

Heitor disse...

O problema não é a mídia em si. E quem a utiliza de maneira sórdida.

É essa direita golpista que explora os demais há tempos, que se incomoda com a universalização do ensino público, com os aeroportos cheios de pessoas comuns e muito mais.

Eliseu Leão disse...

Antes de chegar ao Brazil, o virus da zika chegou a Nova York. Trata-se de um misterio medico a explicar:  
Even before it reached Brazil, the Zika virus arrived in New York City. A global medical mystery explained.

http://www.nytimes.com/2016/02/07/health/zika-virus-brazil-how-it-spread-explained.html?emc=edit_na_20160206&nlid=2984728&ref=cta
---------------
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/ny-times-zica-chegou-a-ny-antes-do-brazil

marcelo disse...

A determinação do capital especulativo em cavar a bacia das almas e comprar barato nossas riquezas não vai frear, são imensas as riquezas disponíveis. Manipula a sua propaganda usando o falso, ou quando muito, jornalismo superficial. Eles acham que a gente não percebe.

C.Paoliello disse...

Aécio argentino (Macri) pede ao povo para não comer carne (no país do churrasco!):

http://www.telesurtv.net/news/Gobierno-propone-a-argentinos-no-consumir-carne-ante-inflacion-20160209-0013.html

Mauricio Gomes disse...

Fernando, acho que valeria uma matéria sobre a entrevista dada por um dos líderes do partido Podemos da Espanha. Entre outras coisas, ele diz que o terrorismo financeiro atual é tão ou mais perigoso que o nazismo e que o crescimento da extrema direita na AL pode levar à guerras civis com o intuito de criarem o caos e depois sugarem as riquezas desses países.

http://www.viomundo.com.br/politica/o-terrorismo-financeiro-apesar-de-vestir-terno-e-gravata-e-tao-perigoso-quanto-o-nazismo-nos-anos-30.html

Alex Herren disse...

Assistir e ler o pig causa microcefalia, alerta o Ministério da Saúde.

Alex Herren disse...

Cheguei a conclusão que o pig não tem jornalistas, e sim jagunços.

Vinicius disse...

Li a matéria e concordo com tudo(ou quase tudo).

henrique de oliveira disse...

Vai ser como na copa , acabou o evento acaba a doença.