sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Juiz desobriga a Samarco de fornecer água limpa a cidade atingida pela lama

agua

No blog do Marcelo Auler a decisão "Maria Antonieta" de um juiz, que desobriga a Samarco de fornecer água potável aos habitantes de Colatina, pelas desconfianças de que a água do Rio Doce ainda pode ter traços do metal despejado sobre ele com o rompimento da barragem de rejeitos da empresa, em Mariana, MG. É que fica caro para a empresa.

Mass é compreensível que os colatinenses recebam a decisão como uma sentença a la Maria Antonieta: "Não têm água? Porque não bebem lama?"

O  que Auler relata.

"Para evitar que a Samarco Mineração – responsável pelo maior desastre ambiental que se tem notícia – venha a perder dinheiro doando dois litros de água mineral diariamente a cada um dos 122 mil moradores de Colatina (ES), o juiz federal substituto da 2ª Vara Cível da cidade, Guilherme Alves dos Santos, não quis obrigá-la a manter a distribuição iniciada em novembro.

Como os moradores não confiam na água oferecida a partir da captação no Rio Doce – atingido pelo rejeitos de mineração que escapuliram com o rompimento da barragem em Mariana (MG) -,  terão que arcar com o gasto do próprio bolso. “E quem não puder comprar, vai beber água do Rio Doce?”, questionou Efigênia Martins, uma senhora de idade, ouvida pelo ES-TV, da TV Gazeta, no último dia 24.

A decisão do juiz, que colide com outras deliberações judiciais, é de terça-feira (02/02), em uma Ação de Execução proposta pelo Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, Na Execução, os procuradores tentam manter a distribuição da água, como acertado, em novembro, em um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que a mineradora, a prefeitura e os MPs assinaram.

Para o juiz Santos, como o município já voltou a captar e fornecer à população a água do Rio Doce, a manutenção da distribuição da água mineral provocará prejuízo à empresa.

Siga lendo no blog do Auler.

PS. Este blog, obvio, não vai discutir a qualidade da água nem a dos laudos aos quais a Samarco se refere. Mas é obvio que persistam as desconfianças de que pode haver contaminação por metais na água do Rio.Para quem tem bebês, por exemplo, é absolutamente normal que as pessoas tenham medo de usar a água do rio, mesmo fervida, porque fervura não retira metal. Eu teria e acho que o leitor também. Isso tem de ser feito gradualmente, com comunicação e retabelecimento da confiança e, claro, completo rigor técnico, de órgãos independentes e com transparência.

 

22 comentários:

Eder disse...

O seu PS foi bem colocado. Mas, é óbvio que se a água atend

Vinicius disse...

O judiciário brasileiro é um escárnio. Uma vergonha.

Eder disse...

Se atende aos requisitos depois potabilidade da anvisa, a Samarco não necessita mais fornecer a água mineral. É importante sabermos mais sobre as provas apresentadas pela Samarco para obter está decisão do judiciário.
Não vamos sugerir erro da Juíza antes de termos mais informações; afinal, se a água do rio Doce estiver com os indicadores sanitários iguais ao anteriores ao dia do acidente, porque manter o suprimento se agua? Por medo?

Helbert Fagundes disse...

Boa tarde,

sabe quando a samarco vai pagar e recuperar as áreas? NUNCA!!!! Aposto com quem quiser.

fernandes disse...

Onde está o paladino da justiça senador por Minas Gerais aécio neves que, s.m.j., até hoje não se manifestou a respeito dessa tragédia toda provocada pela Vale/Samarco?

Adriano Matos disse...

Por medo, claro! Quem não tem medo que beba a água do rio. Até pra dar o exemplo, o fórum da cidade, prefeitura, câmara dos vereadores deveriam, todos, consumir apenas água captada do Rio Doce. Seria possível uma deliberação com força de lei nesse sentido?

Adriano Matos disse...

E a planta da Samarco também, pra consumo interno.

Irion disse...

Coisa terrível! Mas o que esperar de uma casta que tem coragem de receber o tal de imoral "AUXÍLIO MORADIA"!

Chico Vieira disse...

Exatamente. Vamos convidar o juiz pra beber da água do rio também.

Juiz desobriga a Samarco de fornecer água limpa a cidade atingida pela lama – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

renato arthur disse...

Deveria dar o exemplo tomando a agua e dando para sua família.

Ivan disse...

Acho que caberia uma única pergunta ao juíz: o sr. tomaria esta água? Se responder que sim, começa-se a abastecer o gabinete dele com água do Rio Doce.

Cunha e Silva disse...

Na primeira instância como na segunda e nos tribunais superiores até o STF tá tudo dominado com raras exclusões e bem raras mesmo.

titus disse...

E preciso levar litros de agua do rio doce para os magisterios de minas e ES e distrito federal
para que seus magistrados bebam em frente de todos nos.

Profeta disse...

Se todo o sistema judiciário ou quase todos esta contaminado pela água dos Zelotes piguentos como os normais poderiam continuar a beber água tratada e com sais minerais.?

Alguém disse que que este pais não sério. continua acertando.

Profeta disse...

Se todo o sistema judiciário ou quase todos esta contaminado pela água dos Zelotes piguentos como os normais poderiam continuar a beber água tratada e com sais minerais.?

Alguém disse que este pais não é sério. continua acertando.

Luiza disse...

Brito, isso é só o começo do que vem pela frente...
O Brasil e o seu povo receberá tratamento de gado barato...
Estao derrubando o governo, entregando o país e colocando a nossa dignidade sob os pés dos senhores que vao se apoderar de tudo..
É só o começo das dores..

Luís CPPrudente disse...

Provavelmente esse juiz decidiu depois que algo sobrenatural aconteceu ($$$$$$$). Esse juiz não vai beber e nem tomar banho de água vinda do Rio Doce, mas a população que se dane, pois a Samarco não pode perder dinheiro.

renato disse...

E recebem os atrasados....

Luís CPPrudente disse...

O juiz que tomou essa decisão para beneficiar a Samarco deveria ser o primeiro a passar a consumir da água do Rio Doce, já que ele verificou pelas informações da Samarco que a água é bebível.

carlos disse...

Um juiz desse podemos chama-lo de por uma questão de ética, na verdade ele é um promiscuo, que deveria ser investigado,por quem de direito e de fato.

FABIO JERONIMO TRINDADE disse...

Discordo da referência negativa a Maria Antonieta, que foi acusada e condenada sem provas, num julgamento político e sem nenhuma chance de defesa. Robespierre, seu principal carrasco, provou do mesmo veneno depois, num não-Estado governado pelo TERROR.