domingo, 21 de fevereiro de 2016

Auler e o "Japonês da Federal: a verdade foi condenada ao silêncio

bolsojapa

É vergonhoso para a imprensa brasileira, para a Polícia Federal e para a Justiça o caso - que Marcelo Auler conta detalhada e documentadamente - do agente Newton Ishii, o "japonês da Federal", transformado em ícone da Operação Lava Jato.

Condenado, junto com outros 18 policiais e técnicos da Receita Federal, por crimes de corrupção passiva qualificada e facilitação de contrabando e/ou descaminho e formação de quadrilha ou bando, em 2009, consegui reduzir sua pena e reverter a demissão do serviço público, com recursos.

O caso é misteriosíssimo, não apenas com o processo em segredo de Justiça, mas a própria sentença, que jamais foi publicada, existindo apenas uma nota do juiz do caso que fala genericamente das condenações, sem especificar quem foi condenado a que.

E Ishii foi, porque repousa no STJ uma apelação criminal em seu favor, o que só é possível alguém fazer se foi condenado.

O "japonês da Federal" - ele e ninguém - pode ser punido sem trânsito em julgado de seus processos.

Mas é indecoroso que alguém condenado por crimes que lhe competiria combater como agente federal seja levado pela PF a esta condição de "celebridade", exibindo-se em prisões e passeios na Câmara dos Deputados.

35 comentários:

Marcio disse...

O Bonzinho

renato arthur disse...

Fatos estranhos ocorrem n STT. A liberação do Japonês, do Dantas. e hoje blog do Nassif relata a liberação do Delcídio, de acordo com que relata Yuri Carajelescov, Delcídio que atuava na época de FHC na Petrobrás como diretor, relata que era Gregório Marin Preciado quem comandava as negociatas, este fato era sabido por Fernando Baiano e o negócio versava sobre a compra da refinaria em Pasadena e compra de sondas, nesse negócio estava nos interesses do senador Serra e de FHC. Matéria publicada pelo jornal Valor (http://www.valor.com.br/politica/4329880/delcidio-diz-que-empresario-gre.
A decisão do STF tem fortes suspeitas de Yuri que, a liberação do Delcídio foi a de evitar delação em que FHC fosse envolvido. Preservar o Rei e sua associações para que o esquema político de enriquecimento seja preservado.

Francisco de Assis disse...

Se tem um recurso no STJ - a terceira instância - é porque provavelmente já foi condenado na segunda instância.
.
Como, pela gravidade dos crimes a ele atribuídos - corrupção, contrabando, quadrilha etc - sua pena foi de PRISÃO, PELA NOVA "JURISPRUDENCIA" DO STF, o Japa da PF, ícone da Operação Lava-Bandido (mais conhecida como Lava-Jato) JÁ PODE IR EM CANA.
.
E aí, JUSTICA LAVA-BANDIDO, como é que fica?

Averróis disse...

Eu estava com a pulga na orelha com essa soltura do Delcídio. Embora nada tenha -ainda- contra Teori. Também pode ser para dispensarem Aécio.

Mas faz sentido tua tese.

Averróis disse...

Renato,
Eu acompanhei as noticias durante a prisão de Delcídio.
E agora li o link. E pensando bem, não houve massacre ao Delcidio no PIG. E deram a ideia de que a soltura dele é para sempre, e não só para se defender.Vamos ver o que o PIG diz quando ele for ao Senado.
Está estranho demais. Embora ele tenha direito a se defender em liberdade. Ocorre que Dirceu está lá sem esperanças. E Odebrecht. Faz pensar....

martineli disse...

Ele é peça chave na execução da LJ. Acham vocês que ele foi resgatado das trevas por que?

jorge disse...

Um mero carcereiro, um agente de policia e nada mais. Esta la por que tem cargo publico garantido por decisao judicial. Sua fama deriva do fato de ser japones, e onipresente nas fotografias. Não detem poder algum. A petralhada desesperada tentando criar factoide.

Deurival Castro disse...

Os Coxinhas têm um herói a altura.

Vicente disse...

Se tiver condenação de 2° grau, cadeia nele. Estão esperando o quê? O STF que mandou.

Mauricio Gomes disse...

O pior é que um monte coxinhas usam a foto desse bandido como "exemplo de combate à corrupção do PT". Quando esse safado for preso, dirão que nunca o apoiaram, que nem fizeram com o Demóstenes Torres, outro moralista sem moral. Pra completar a palhaçada, tinha que ter o BolsoASNO no picadeiro.

Hell Back disse...

Caramba! O japa foi condenado e como ele está trabalhando?
Acredito que as leis são pessoais, isto é, para cada pessoa há uma legislação específica!
Já estamos no futuro! K K K K K

Jota One disse...

Esse japones representa muito bem a polícia federal, ou melhor, no que virou a polícia fereral.

Yule Cristina disse...

Ainda tem trouxa acreditando que a Lava-Jato combate a corrupção, a Globo conseguiu alienar muita gente, ou será que foi ataque do vírus zika em adultos.

Arthemísia disse...

Não apenas condenado, mas demitido da PF por Tarso Genro. Ou melhor, Ishii, espertamente, tentou driblar a condenação se aposentado antes, mas Tarso Genro cassou-lhe a aposentadoria para demiti-lo, assim como demitiu outros policiais federais envolvidos na gangue contrabandista em Foz do Iguaçu. Imagina o resto da equipe da Lava Jato; se alguém procurar, vai achar.

Luiza disse...

Brito, o poder juduciário brasileiro já está por conta das ordens de washington faz tempão...
Tudo está estranho por causa disso. Só nao vê quem nao quer..
Dilma ainda nao caiu proque estao no bastidor aguardando o momento mais estratégico prá eles. O xeque-mate nos barsileiros e no país nao demora muitos meses mais...éstá próximo. Estao dandoo tempo legal para convocaçao de novas eleiçoes manipuladas as urnas, claro, porque a urna só seria mesmo confiácel se a impressao do voto também fosse dada para o eleitor. Havendo back door na urna, nao adiantaria nada a impressao interna do voto porque seria impresso o voto já manipulado dentro da urna. O eleitor nao tem como verfificar se o voto dele foi registrado no candidato escolhido..
Acordem !!!
Se hj o tse derrubasse dilma e temer por receberem dinheiro de campanha de empresas acusadas da lava jato, entao aécio também cairia porque os mesmos que doaram para dilma e temer também doaram prá ele..
Mas se deixarem passar mais uns meses,como manda a constituiçao aí sim será convocada nova eleiçao...por isso preservam a imagem de aécio, sacaraam??
Dilma já sabe que foi derrubada.....é questao de tempo...
É, sim, golpe de Estado, mas com o verniz do judiciário, inha gente !!
Nada e ninguém mais segura esse golpe....porque foi longe demais...

Márcio Martins disse...

Se não houver ninguém , nenhum "santo", dentro desta instituição chamada Polícia Federal que se transmutou em Polícia Política Tucana, revoltado, indignado com esta situação, podem passar a régua, extinguir este órgão...esquecer que existiu. Mas antes rasguem a Constituição Federal, pois ela só serve de enfeite mesmo. E saber que sai do nosso bolso, o dinheiro para manter esta esculhambação. Eta esculhambação cara!

renato andretti disse...

Então ele vai ser preso, já que foi condenado em 2º ESTANCIA..
OU NÃO AINDA???

eduardo jorge disse...

E a máfia do contrabando de Foz. Quadrilha desbaratada por Lula em seu primeiro mandato.

eduardo jorge disse...

Digo, da República do Paraná!

Carlos Albrrto disse...

Qual a diferença hoje de parte da PF de um partido político de uns bandidos e de uns corruptos?Qual? Avacalharam com a única coisa boa que tínhamos.

Jesus Francisco Girardi disse...

Oque este inergumeno foi fazer no congresso? Deveriam prendê-lo nesta rápida aparição fora da polícia federal. A reportagem deve uma outra reportagem, isto é saber oque este sujeito foi fazer na câmara.

Auler e o “Japonês da Federal: a verdade foi condenada ao silêncio | Luizmuller's Blog disse...

[…] POR FERNANDO BRITO no TIJOLAÇO […]

Deurival Castro disse...

Operação sucuri, não foi até o final dos trabalhos, se isso tivesse acontecido, talvez o garoto propaganda da PF fosse outro.

Carlos Lima disse...

Quem tem tanta moral, a moral é imoral, corporativista para não dizer bando. Enquanto isso acena para a sociedade que os paga e aliás, muito bem como arautos da probidade, ao esconder falcatruas policiais nada mais fazem senão serem iguais aos políticos corruptos que fazem tudo por debaixo do pano. É impossível acreditar que essa polícia super conceituada era uma cortina de fumaça para transações temerosas, é inacreditável. Polícia federal tinha que ser como matemática exata e honesta e não manipular o povo. É claro que não podemos generalizar, lá tem gente boa, mas parece que os ruins já são maioria, talvez pelo fato do silencio dos outros tantos bons.

Marcos disse...

Mais um ícone dos coxinhas

José Magno disse...

LUIZA! e se os eleitores da Dilma não aceitarem essa farsa? Pegarem em armas e partirem para cima deles? Você acha que eles se garantem? E pior... Se o povão dominar essa elite mafiosa, certamente, haverão os Tribunais do Povo a julgá-los. Hajam paredões...

Luís CPPrudente disse...

Na foto deste post as ratazanas se autocelebram.

henrique de oliveira disse...

Bandidos , adoram bandidos , esse japa safado é herói de vagabundos e só na PF (Putaria Federal) é que encontra seus pares lá no Paraná.

Frank P. disse...

Como me lembrava um amigo meu, conhecedor de história. Contra o nazi-fascismo na Europa a solução foi na bala.

italo disse...

Publicam PF da Dilma, mas na verdade é PF do Japonês, o maior símbolo da PF hoje. Assim como Cunha já foi o herói da coxinhada, agora é a PF do Japonês.

Alisson Souza disse...

Não se preocupe que logo Lula se renderá a ele e será fotografado com o "Japa da Federal"

c disse...

Seria a Margrit Dutra, agente da PF, ela estava lá na República Dominicana onde o SANTANA estava? Ou seria ela também funcionária fantasma do Serra a serviço do Moro? Segundo o Serra ela estava num trabalho "SECRETO". Troço secreto geralmente é com a PF.

Roberto Monteiro disse...

Vai te catar, pulguento! O Brito e o Auler comentam sobre o condenado e corrupto japa e tu vens escrever sobre o Lula? Vai te catar!

Valdemiro Marques disse...

Jose Magno, perdão pela intromissão, mas vc acha que o povo brasileiro ainda está nessa de revoltar-se ? as revoltas só aparecem qdo se faz alguma coisa contra flamengo ou corinthians que são os pilares da alienação nacional. Nada contra aos torcedores, tam pouco às instituições sitadas, mas esses, aliados ao carnaval e às novelas, cada dia em maior quantidade, são o nosso "pão e circo". Tristemente, penso que essa fase nós já perdemos e, pela falta da educação que informa e prepara, somos, hoje, "vaquinhas do presépio" da farsa que circula na mídia em nosso desfavor e para que percamos cada vez mais a dignidade de ser brasileiros e com orgulho. Triste Nação.

LamarcaCarlos disse...

Alisson,
O Lula não se renderá nunca porque nada deve!
Que tal falar da roubalheira da merenda escolar em São Paulo. Isso que é o verdadeiro PSDB, rouba até o leite das criancinhas.
O Japa da Federal deveria estar atrás das grades junto com os traficantes de cigarros do Paraguai que ele tanto protegia.