domingo, 21 de fevereiro de 2016

Herói do ódio: um olhar para o passado que não pode voltar, por Jari da Rocha

estadodesitio

Daniel Mitrione era casado e tinha nove filhos. Encarregado de negócios na embaixada americana trabalhou no Brasil e, depois, no Uruguai.

Em 31 de julho, guerrilheiros tupamaros seqüestraram Mitrioni (Pepe Mujica era dirigente do MLN).

O objetivo era trocá-lo por 150 prisioneiros. O governo não aceitou. Dias depois, em 10 de agosto de 1970, Mitrioni foi morto com dois tiros na cabeça. Foi encontrado no banco traseiro de um Buick verde com capota branca, estacionado numa ruela muito escura, a Coronel Lasala.

O funeral, em Richmond (Indiana), foi pomposo e com honras de estado. Eisenhower e Nixon estavam lá. Frank Sinatra e Jerry Lewis cantaram num concerto beneficente para a família do defunto.

No filme “Estado de Sítio”, de Costa-Gavras, Yves Montand faz o papel de um americano chamado Philip Michael Santore.

Philip ensinava práticas de tortura aos policiais militares.

Meticuloso, demonstrava como usar choques elétricos sem deixar marcas. Ele acreditava e propagava que a tortura eficaz era uma ciência.

Philip é encontrado morto dentro de um carro, com dois tiros na cabeça.

Philip e Mitrione são a mesma pessoa. Policial da Cia disfarçado de encarregado de negócios na Embaixada Americana, mais conhecido como “O papa da tortura”.

Antes de ir para o Uruguai, difundiu a técnica no Brasil entre 1960 e 1967.

As prisões deveriam acontecer bem cedo - para pegar as pessoas desprevenidas. Eram vendadas, despidas e colocadas em isolamento e ainda impedidas de dormir e comer. Por fim, o choque para a submissão do traidor da pátria.

Eram tempos em que a justiça prendia sem provas, fazia longos interrogatórios sob ameaça física e psicológica até que o pobre diabo ‘confessasse’. Era uma espécie de delação premiada pelo ‘bom comportamento’ do acusado.

A polícia, por sua vez, atirava para depois perguntar, baixava o cassete em todos que parecessem comunistas. Tinha fixação pelo vermelho, defendia o verde e amarelo e era exaltada pelo azul Marinho.

Foram tempos de chumbo e Mitrioni, convicto de sua missão em defesa do bem, deixou sua marca.

Admirado, virou herói.

 

PS do Tijolaço: Assista, se puder, o filme de Costa-Gravas, legendado, logo abaixo. Sobretudo se não estiver rondando os 60. Vai aprender, talvez duvidar. É tudo verdade.

14 comentários:

Antonio disse...

Mitrione, Contreras, Fleury e outros me deixam sem entender como o diabo não os mandou de volta pois não queria concorrência.

Luiza disse...

Brito, os latinos sao um povo sem memória, sem nenhuma cultura para saber o que ocorreu na América Latina nos anos da ditadura. Brasileiros nao sao diferentes em tolice e ignorancia em relaçao aos outros latinos., Os jovens nao tem idéia do que aconteceu naqueles tempos e como chegamos naquele estado de coisas, e pior - eles nao tem a menor idéias de que os nossos inimigos de hoje sao os mesmos daquela época !
Os golpes de Estado para tomar de assalto os recursos e patrimonio do país e escravizar o povo continua sendo implementado com sucesso e nada nem ninguém consegue abrir os olhos da opiniao pública.
Tentaram com Lula em 2005 mas a sua popularidade impediu. Paraguai se rendeu... Cristina K da Argentina foi sabotada e o povo elegeu seu inimigo e amigo de washington.... Evo Morales enfrenta a mesma campanha contra seu governo e para impedir que se reeleja.. Dilma está aí cercada pelas mesmas forças..e o povo nao se deu conta de que o cerco ao governo é para tomar de assalto o país e emparedar o povo num caminho de escravidao.
As forças daquela época contam novamente com as autoridades da justiça, a oposiçao toda adoçada e antinacional e a mídia empenhada na campanha de desinformaçao até os dentes..sem falar no atuaçao livre dos agentes estrangeiros desfilando há anos em solo brasileiro aguardando o momento para dar um xeque-mate nos brasileiros...
É triste e surpreendente como os brasileiros nao conseguem perceber os seus verdadeiros inimigos, como eles negligenciam o futuro que estao lhes roubando e o das geraçoes futuras que nao terao a menor chance..
Brito, graças à Deus, o meu pai se foi em 2014, minha mae já está perto dos 80 e eu e meus irmaos nao somos jovenzinhos para assistir por muito tempo a desgraça que tomará conta do país quando concluirem a derrubada do governo. Sim , digo derrubada porque está tudo dominado pelos quadros da dita "justiça"[poder judiciário unido com a mídia e a oposiçao a serviço dos interesses de washington e sistema financeiro global..
Infelizmente, os jovens , esses mesmos que hoje apoiam moro e essa tal oposiçao política e midiática e as intituiçoes da justiça[refiro-me ao poder judiciário] serão os que mais vao sofrer as consequencias terríveis que serao implementadas daqui prá frente..
Já imaginou: sem direitos trabalhistas, sem previdencia assegurada, com a criminalizaçao das manifestaçoes sociais, com salário mínimo bem mínimo, com mao-de-obra desvalorizada ao extremo[salários baixíssimos], com polícia política atuando contra osque nao concordarem com posiçoes do governo...etcs...etc..?????
É claro que um povo massacrado e explorado vai querer ganhar as ruas, as redes sociais...só que serão todos marginalizados e vigiados bem de perto, porque é disso que se trata mas eles nao percebem..
Os mais velhos, esses que tentam ajudar a informar esses jovens, terao a seu favor a experiencia que a idade lhes deu porque já viveram esse filme em outras épocas e sabem como tudo termina..
Nao será fácil prá esses jovens, e nao minto - nao queria estar na pele deles. É bom que eles se preparem para enfrentar um país que eles nunca imaginaram viver. Experimentarão da responsabilidade da má escolha e nao poderam reclamar das consequencias sem ser criminalizados e perseguidos, inclusive, por esses mesmos personagens da dita justiça e oposiçao que hpje lhes seduz e tem o seu apoio. Triste demais...
É bom que eles guardem na memória a figrua do brasileiro aposentado, porque isso é o que ele nunca conseguirao ser no Brasil que está sendo preparado prá eles e com o apoio deles..
Mas...quem deles liga prá isso hoje?? Eles sao fã de aécio e moro...aplaudem a lava jato e o posicionamento da justiça em relaçao à tudo. Terão o país que eles estão ajudando a destruir e pagarão altíssimo preço. É de dar uma certa pena..

Eliseu Leão disse...

“The precise pain, in the precise place, in the precise amount, for the desired effect”

Enquanto Minas Gerais se mobilizava para o levante, o agente da CIA, o fascista Dan (Daniel) Mitrione, procurou o Magalhães Pinto para comunicar-lhe que os EUA tinham condições de mandar tropas, seis horas depois de feita a solicitação. Magalhães estranhou a rapidez e calculou que os estadunidenses ja estariam dentro do Brasil ou viriam do Paraguai. --- A dor certa, no lugar certo, na intensidade certa, para o efeito desejado), era o lema do torturador Daniel (Dan) Mitrione. A CIA estabelecera extensa rede com o apoio de latifundiários, comerciantes, industriais, amatilhando radicais da direita para atos de terror e sabotagem, lutas de guerrilhas e antiguerrilha. Havia campos de treinamento e vários depósitos de material bélico em fazendas e igrejas, espalhados pelo país. Foi em Minas onde as organizações fascistas mais se desenvolveram, à sombra da Polícia Militar, cujo adestramento, estava a cargo da CIA. Fonte: Moniz Bandeira.

Assim Falou Golbery disse...

de fato, ao longo da história, Stalin, Mao, Fidel, Batistti e todos de esquerda, só mata por amor à humanidade, enquanto a direita mata por canalhice apenas

renato andretti disse...

BEM PODRE

cid carneiro disse...

Perfeito idiota! Mostre aí quando tu vistes alguém aqui defendendo stalin, mao e etc!

Seu Zé disse...

Se você não entende o que é escrito, é melhor não escrever sobre. Deveria ter mais atenção e calar-se. Mas de pessoas como você já sabemos não vir nada humano e, muito menos, que não seja algo covarde.

Luiz Gomes Moreira disse...

Seu idiota da DIREITA CACHORRA (descupem-me os CACHORROS, pelo uso indevido do nome para citar canalhas) Sabe o que faziam na ESPANHA CATÓLICA do GENERALISSIMO FRANCO. Morte no GARROTE VIL. Sabe o que fazem em GUANTANAMO? Alimentação via anal para suicidas por fome!! Saiba que o FUZILAMENTO, para teus canalhas, é muito rapido e indolor. Vai estudar HISTÓRIA!! Tu não passas de um MERDA, que usa o nome de um merda da HISTóRIA BRASILEIRA. Se fosse na época do TIRADENTES, estaria junto com os CARRASCO, tu e teu GOLBEBOSTA. Leia a HISTORIA DO RACISMO E DO ESCRAVISMO, no YOUTUBE DEU MERDA. E è da BBC. Vai anta conviver com teus HEROIS TORTURADORES. Sou contra matar a burguesia endinheirada. Tem de prender, tirar a cidadania e todos os bens, manter em campos de trabalho forçado, sem dar o minimo de regalia, e o enterro ser nas terras para servir de adubo. Mataram pouco, como poderás ver no video do escravismo.

Luiz Gomes Moreira disse...

Eliseu! O ASSIM FALOU GOLBERI de aplaudir que deram nome deste PULHA e torturador, que aprendeu no VIETNAME, para um rua de Belo Horizonte. Viva os canalhas da direita. Para que possam ver a derrocada final.

José Carlos Vieira Filho disse...

Acabo de chegar de uma viagem de 15 dias ao Uruguay. Posso te afirmar, lá eles não esqueceram.

o filósofo disse...

Os senhores feudais de hoje continuam os mesmo de outrora. Se matar esses vermes tem que queimar, nem pra adubo vão servir, pois, vão contaminar o solo.

José Enocles Maciel disse...

Caro Antônio,
Curtir o seu comentário foi interessante. Você mostra que conheceu de perto a história vivida pelo povo brasileiro na década de 60 e 70. Não sei como você, jovem à época, reagiu a tudo aquilo. Parece-me, à 1ª vista, que militou como esquerdista, por algum partido político. É evidente que que a atual juventude brasileira não chega a ter o o nível de conhecimento da
realidade, que tínhamos nós

José Enocles Maciel disse...

Caro Antônio,
Curtir o seu comentário foi interessante. Você mostra que conheceu de perto a história vivida pelo povo brasileiro na década de 60 e 70. Não sei como você, jovem à época, reagiu a tudo aquilo. Parece-me, à 1ª vista, que militou como esquerdista, por algum partido político. Claro, na clandestinide. É evidente que a atual juventude brasileira não chega a ter o o nível de conhecimento da realidade, que tínhamos nós, eu e você, naquele período. Porém, éramos brasileiros em número reduzido e, não tínhamos a tecnologia de informação, redes sociais, blogs compostos por jornalistas progressistas e investigativos, que hoje faz a diferença. Mesmo assim, o povo brasileiro reagiu como pôde, e terminou vencendo a ditadura, apesar das condições precárias, com o apoio da mídia internacional. Não tínhamos um grande líder que mobilizasse as massas. Hoje, mesmo de forma pacífica, temos uma liderança que vem conseguindo, desde 2002, superar as forças de direita, e continua superando, como se comprova pela última pesquisa Data Folha, Lula com 61% de preferência do eleitorado, apesar do bombardeio midiático. Outra pesquisa do mesmo instituto, mostra que o PT é o partido político que mais cresce no Brasil entre os jovens, o que é considerado um fenômeno inexplicável. Eles não entendem que a velha mídia omissa e a serviço dos poderosos, está em queda vertiginosa? Claro que sabem disso. Os smarts fones??, tablets, notebooks e desktops ou computadores se expandiram vertiginosamente, entre os jovens, que já não precisam da velha imprensa para se informar. Qranto à matéria desta edição, não se preocupe, que o projeto do Serra não vai prosperar. A definição virá das ruas. Hoje temos uma juventude progressista. O sangue novo que o Lula incentivou. Veja o caso dos estudantes de São Paulo. A vitória das massas será real, mesmo pacificamente.

José Enocles Maciel disse...

Senhora Luiza,
Curtir o seu comentário foi interessante. Você mostra que conheceu de perto a história vivida pelo povo brasileiro na década de 60 e 70. Não sei como você, jovem à época, reagiu a tudo aquilo. Parece-me, à 1ª vista, que militou como esquerdista, por algum partido político. Claro, na clandestiniddade. É evidente que a atual juventude brasileira não chega a ter o o nível de conhecimento da realidade, que tínhamos nós, eu e você, naquele período. Porém, éramos brasileiros em número reduzido e, não tínhamos a tecnologia de informação, redes sociais, blogs compostos por jornalistas progressistas e investigativos, que hoje faz a diferença. Mesmo assim, o povo brasileiro reagiu como pôde, e terminou vencendo a ditadura, apesar das condições precárias, com o apoio da mídia internacional. Não tínhamos um grande líder que mobilizasse as massas. Hoje, mesmo de forma pacífica, temos uma liderança que vem conseguindo, desde 2002, superar as forças de direita, e continua superando, como se comprova pela última pesquisa Data Folha, Lula com 61% de preferência do eleitorado, apesar do bombardeio midiático. Outra pesquisa do mesmo instituto, mostra que o PT é o partido político que mais cresce no Brasil entre os jovens, o que é considerado um fenômeno inexplicável. Eles não entendem que a velha mídia omissa e a serviço dos poderosos, está em queda vertiginosa? Claro que sabem disso. Os smarts fones??, tablets, notebooks e desktops ou computadores se expandiram vertiginosamente, entre os jovens, que já não precisam da velha imprensa para se informar. Quanto à matéria desta edição, não se preocupe, que o projeto do Serra não vai prosperar. A definição virá das ruas. Hoje temos uma juventude progressista. O sangue novo que o Lula incentivou. Veja o caso dos estudantes de São Paulo. A vitória das massas será real, mesmo pacificamente.