quinta-feira, 10 de março de 2016

Veríssimo também chama de circo - e de horrores - a ação de Moro contra Lula

circo2

Não tinha lido, quando ilustrei o post anterior, comentando a coluna de Janio de Freitas. Mas a imagem do circo não podia deixar de vir à cabeça, como veio á de Luís Fernando Veríssimo. Talvez porque venhamos de uma época em que a ação judicial não era dada a espetáculos e que o respeito à lei fosse uma simples palhaçada.

A intenção do carnaval

Luís Fernando Veríssimo, no Estadão


Ninguém está acima da lei” foi o refrão que acompanhou a ida do Lula, à força, para depor na semana passada. Perfeito. Numa República democrática ninguém deve se considerar acima da lei, nem ex-presidentes. Mas faltou um adendo: “Nem juízes”.

A condução coercitiva determinada pelo Moro foi, mais do que um circo desnecessário, uma ilegalidade. Pela lei, a condução coercitiva é usada quando uma intimação não é atendida. Não foi o caso do Lula, que já havia prestado depoimento três vezes sem necessidade da força. Se uma ação policial é descabida e fora da lei e mesmo assim é realizada, e com estardalhaço, resta especular sobre o que motivou a ação e o estardalhaço. Foi só para humilhar o Lula? Foi uma deliberada demonstração de força, tão compulsiva que se fez mesmo em desafio à sua evidente ilegalidade e sua previsível repercussão?

É difícil acreditar que a Polícia Federal não tivesse outro canto de São Paulo para ouvir o Lula a não ser o Aeroporto de Congonhas, com sua implícita pequena distância, de avião, de Curitiba e da prisão, se a polícia assim quisesse. E, no fim, ainda tivemos a espantosa declaração do Moro de que o método e o local em que Lula havia prestado depoimento tinham sido escolhidos para proteger o ex-presidente.

Ninguém está imune a ela, de acordo, mas a biografia de alguém deveria valer alguma coisa ao se avaliar sua posição, acima ou abaixo da lei. Para ficar só nos ex-presidentes: o Fernando Henrique Cardoso, pelo seu histórico de intelectual engajado e homem público – não importa o que você pensa do governo dele – não merece ver sua vida privada transformada numa novela das 9 e ter que dar explicações sobre um assunto que é só da conta dele e da família dele. Da mesma forma, o Lula, pelo sua história, pelo que ele representa, deveria ter outras considerações além da pequena regalia de não precisar usar algemas. Ou talvez a intenção do carnaval fosse essa mesmo, a de mostrar para essa gentinha metida a grande coisa que só porque foi presidente, o ex-torneiro mecânico que idolatram, com sua adega de vinhos caros e os pedalinhos pras crianças, mereça algum respeito.

28 comentários:

Carlos disse...

Não foi apenas o Presidente quem foi desrespeitado. Através dele, foram agredido seus milhões de eleitores e admiradores do Brasil e do mundo. Diz o ditado: quem semeia ventos, colhe tempestades.

jeferson disse...

olha deva, vai cuidar do aebrio neves que tambem foi delatado a no caso dele foi deletação

ernesto disse...

Oh, céus, até um lulopetista fanático como o Veríssimo está dizendo o que dizem os outros lulopetistas fanáticos. Como esse mundo nos surpreende.

renato arthur disse...

Há dois circos de horrores no Brasil um em Curitiba com chicoteador Moro e outro em Brasília no STF, com vários engolidores de jornais, no Brasil esses numerosos circos custam 2% do PIB.

Vicente disse...

Basta dar uma lida na Constituição Federal para ver uma penca de ilegalidades cometidas apenas na sexta-feira 04/03. Eu, que sou leigo, consegui identificar mais de 5 artigos infringidos só da CF, fora outras leis, naquele dia.

Helbert Fagundes disse...

Bom dia,

por isso que adoro o Veríssimo com escritor, pensador e gaúcho, pois o Brasil pode ter começado na Bahia, mas no Sul teve cara, corpo e alma!! A luta continua COMPANHEIROS!!

Lenita disse...

"Forças de direita querem forjar confrontos" - Brasil 247

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/220479/%E2%80%9CFor%C3%A7as-de-direita-querem-forjar-confrontos%E2%80%9D.htm

#SomosTodosJararaca
#NãoVaiTerGolpe
#MexeuComLulaMexeuComigo

Veríssimo também chama de circo – e de horrores – a ação de Moro contra Lula – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Vargas disse...

Oh céus, mais um neofascista que desqualifica qualquer um quer pensa diferente dele.

Ainda bem que isto não surpreende ninguém, não é mesmo ?

Afinal, o ernesto faz parte de um saco de gatos onde estão nazistas, fascistas, homofóbicos, separatistas e toda a espécie de gente com preconceito racial, gênero e estrangeiros (desde que negros). Ele faz parte da horda dos corajosos militantes antiPT que agridem cadeirantes e velhinhas nas ruas e que agridem pessoas que pensam diferente em restaurantes e espaços públicos. Faz parte da gangue que faz tiro-ao-alvo na presidente (comandante em chefe das FFAA) e que vai para a frente do congresso armado.

E nem vamos falar de hilipópteros, modelos assassinadas e tudo mais.

E eles ficam pedindo proteção para o exército ? ahahahaha

Eu acho, que é a passeata dos simpatizantes do governo é quem que pedir proteção do exército contra esta escumalha.

Só para não sujar as mãos, entende.

ernestin, cate-se ou esfregue-se nas ostras.

Bernardo disse...

O Veríssimo disse tudo com clareza e simplicidade. A malta fascista que assola o país não tem escrúpulos; são poucos mas têm a mídia diariamente a seu lado. Domingo será um dia vergonhoso para o Brasil e rezamos para que não haja confronto pois eles estão babando ódio. Vê-se claramente em cada esquina. A analogia do Jânio de Freitas com a OBAN é certíssima. As novas gerações nem imaginam o que foi isso e o clima que está sendo criado impõe serenidade para não haver nada além da manifestação. O potencial de confrontos é grande o que não houve há 52 anos atrás
Os defensores da legalidade devem se unir e barrar o golpe e depois se organizar para deixar o governo fazer seu papel e o STF corrigir as arbitrariedades da lava jato, sem tirar o foco do combate à corrupção DE TODOS.

Vicente disse...

Vargas, coitado do Ernesto. Tarefa hercúlea essa dele de tentar chamar de chefe da maior quadrilha da história um cara como o Lula, que vive uma vida simples e ao mesmo tempo tentar pintar como vestal da moral e da ética um cara desequilibrado como o Aécio e um cara desmoralizado como o FHC.

ernesto disse...

Enquanto o Veríssimo faz humor involuntário tentando defender o indefensável, o brasileiro sofre com o desgoverno lulopetista, mas também ri dele. A última diz que a Dilma já definiu que o Lula será ministro da Pesca. Ele tem dois pedalinhos, um lago com peixes, bebe como pescador e mente como ninguém.

Vicente disse...

Ernesto, das duas, uma: ou tu és pago pelo psdb pra comentar aqui, ou tu és extremamente desinformado, lamento. Cara, é só ver as estatísticas do governo do PT (que chamas de desgoverno), ver a evolução do país nesses 13 anos. Compare com os 8 anos do FHC. A diferença é gritante, tanto que Lula é um reconhecido líder no mundo todo. Tudo bem, tu não gostas do PT, não concorda com a ideologia do partido. Agora, tenta te informar, faz uma crítica baseada em fatos, em dados, etc. Ficar, como foi feito com Getúlio Vargas, tentando destruir a imagem de uma pessoa com boatos e papo furado, não dá. Argumente. Pedalinhos? O que são pedalinhos comparado com um apartamento de milhões em Paris? Raciocina, cara, é de graça.

Iskra disse...

Segundo Kotscho, insuspeito de coxismo, clima em Brasília é de fim de feira. Vamos ver se a coxinhada vai mesmo aos protestos de domingo.
Aquilo sim, circo de horrores, animais das mais variadas espécies com as mais estranhas teratogenias, desde katatitica ao lobão, bolsonaro ao aluysio 300. Além de alguns idiotas úteis vestidos em bandeiras do EEUU.

O que ficou ruim desde o surgimento desta onda facistóide foi que se apoderaram da camisa canarinho, aliás , desmoralizada depois dos 7 X 1 em pleno mineirão do écin pozinho de talco. Seria bom , passado o tumulto golpista, extinguir a CBF e adotar um novo uniforme para a selecinha do Galvão.

Vargas disse...

O ernestin disse:

", o brasileiro sofre com o desgoverno lulopetista, mas também ri dele"...

Ernestin, "o brasileiro" vírgula.

Uma minoria inconformada por ter perdido 4 eleições e às vésperas de perder mais uma, inflada por um turba de neofascistas, neonazistas, xonófobos, homofíbicos e tudo mais não pode ser generalizado com "o brasileiro".

Desista, ernestin.

Aliás, vc que dizia aqui semanas atrás que "Dilma e Lula nem podem sair na rua sob risco de apanhar", por que não foi dar um tapinha nele lá no ABC ou em Congonhas ? hahaha

Messias Franca de Macedo disse...

Governo americano treinou Moro

FHC, Cerra... os americanos sabem em quem despertar lideranças...

publicado 10/03/2016

No jornal americano Washington Post:
(...)
Tradução livre:
Moro diz que aprendeu com investigações estrangeiras de corrupção, como a “Mãos Limpas” da Itália … Seu método também pode ter sido influenciado pela exposição ao processo legal americano, dizem amigos. Em 1998, Moro e a colega juíza federal Gisele Lemke cursaram por um mês um programa especial na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard.
Em 2007, Moro participou de um curso de três semanas no Departamento de Estado americano para líderes em potencial.
(Ênfase minha - Paulo Henrique Amorim)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/economia/governo-americano-treinou-moro

Oliveira disse...

Desconfio sempre de quem fala em nome do brasileiro. Pobre brasileiro!

Messias Franca de Macedo disse...

Bob Fernandes / Espionagem da CIA, FBI, DEA, NSA...e o silêncio no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=aPV0kebN8o4

L. Souza disse...

Jovens delegados e procuradores se tornaram prepotentes e parciais pela imaturidade. Não respeitam o tempo das leis. São de uma gera¢ão adepta de videogames de a¢ão e violência. Para eles Lula era um cara pobre que conseguiu ser presidente numa época que ninguém sabia de nada.

Mauricio Gomes disse...

Talvez ele vire ministro da pesca para fisgar a piranha que lhe pariu seu verme covarde!

revenger disse...

Ora, se a alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo, quem somos nós, que já temos o circo e só nos falta o pão, pra questionarmos?

Outra coisa: "...nem os Juízes (estão acima da lei)..." na certa esquecestes daquela agente de trânsito que afrontou um Juíz, aplicando-lhe indevida multa, que ousou dizer que ele não era Deus!

Como disse um braboso então ministro do Supremo durante o pastelão:

"A constituição é aquilo que EU disser que ela é!"

Messias Franca de Macedo disse...

Moro abre evento de tucano Dória

Esmael: ele jura que não é tucano

(...)

Precisa desenhar?

Por que Moro só faz palestra para tucano?
FONTE [LÍMPIDA!]:

http://www.conversaafiada.com.br/politica/moro-abre-evento-de-tucano-doria

Messias Franca de Macedo disse...

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/por-que-moro-so-faz-palestra-para-tucano

Luiza disse...

Iskra, também li lá no Balaio e me chamou atenção a expressão usada pelo Kotscho como "clima de fim de feira". A atmosfera no Planalto deve estar pesadíssima mesmo...
Desmarcaram a manifestação pró-governo do dia 13, o que, aliás, de início fui contra mas depois achei mais prudente, afinal, com os ânimos acirrados o confronto ia ser inevitável..
Se São Pedro ajudar, essa manifestação vai ser um fiasco porque aqui em sampa chegou uma frente fria, o tempo está fechadérrimo e chove quase o dia todo, e isso quando não tem temporal tofa santa tarde..
Vai, claro, reunir os financiados prá fazer o circo, mas a maioria do povo, acho, vai mesmo preferir ficar em casa vendo pela tv..
Espero que dia 13 chova canivete e desabe o mundo.. Nada mal já que a represa aqui só recuperou 1/3 da sua capacidade..

Cláudio disse...

:

: * * * * 22:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando:

L uz do povo brasileiro

U m digno e fiel lutador

L astreando com real valor

A honra do BraSil inteiro.

.:.

L ula livrou 40 milhões da pobreza

U m feito memorável sem precedentes

L utando contra a mídia venal, teve a certeza

A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.

.:.

L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros

U m feito sem igual que por si só já bastaria

L ula segue sendo no mundo um dos primeiros

A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.

... .

* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *

ernesto disse...

Caro Vicente, a sua visão prevalece entre os mais desinformados. Mas nas faixas mais educadas e informadas, petistas passam a ser exceção e mais gente concorda comigo. Estranho, não? Grosso modo, nas eras FHC e Lula o Brasil cresceu na média dos outros países emergentes ou da América Latina, isso não se discute. Mas onde está o mérito e a simples coincidência? Assim como Getúlio e JK tomaram medidas estruturais que marcaram seus governos, FHC fez e consolidou o Real, as privatizações, o PROER, a LRF, etc, transitando da baderna da hiperinflação e passando por três crises internacionais até chegar a uma situação estável , com uma ideia de país a concretizar. Qual foi a medida estrutural do Lula que fez o país crescer, seu Real, sua LRF? A grande medida dele foi cumprir, no início, a Carta aos Brasileiros, onde prometeu seguir a receita do FHC. Logo depois veio o boom das commodities e a economia bombou, mas não por causa dele. Nessa época, bastaram coisas como trocar o nome de Bolsa Escola para Família para tocar o barco. Mas, entre muitos outros problemas, as despesas foram crescendo, a dívida também ... uma hora os erros aparecem. Compare agora os últimos anos dos outros países, enquanto eles aproveitaram o boom que o Lula desperdiçou nós colhemos a herança maldita que ele deixou, que é o desastre (desgoverno) Dilma. Pior que nós só a Venezuela, onde houve processo similar: enquanto o preço do petróleo aumentou o Chavez era o grande líder que tinha feito tudo; o preço refluiu, a m* que ele fez apareceu.
Resumidamente, é isso. O resto é o descompromisso do PT com a democracia, o populismo barato, as infantilidades do rico que não quer pobre no aeroporto, o nós contra eles, a arrogância e a zombaria com que o PT e o Lula trataram a parte da população que não o apoiava, até cada membro desta se sentir pessoalmente ofendido pelo Lula e querer comprar a briga....
E, claro, também tem a corrupção sem paralelo do PT (e a sua infantilidade específica: agora aparece porque nós deixamos investigar). Mas num ponto vocês têm razão: isso, no fim, é mais a arma para bater no adversário. Quiseram guerra, tiveram. É nós contra eles.

ernesto disse...

Vicente, você sabe que não são só os pedalinhos, não sabe? Quanto ao resto, acabei fazendo um texto grande e coloquei mais abaixo.

Claudio disse...

Primeiro, para o analfabeto, é ex-presidente, idiota só pode admirar idiota. Gente ganhando dinheiro para invasões e quebra quebra. Deve ir também nessas e ganhar 25 reais e eles desviam milhões.