segunda-feira, 21 de março de 2016

Toledo, no Estadão: o cenário pós-golpe. Versão "otimista"

camoes

José Roberto de Toledo, muito longe de ser considerado qualquer "lulopetista" traça hoje no Estadão o que chama de "melhor das hipóteses" do cenário do golpe e do pós-golpe

"O impeachment tocado a toque de caixa pelo denunciado Cunha em uma comissão com dezenas de investigados e, finalmente, aprovado por um plenário onde ­ como lembra o New York Times ­ 271 deputados enfrentam acusações que vão da fraude ao homicídio é uma admirável obra de engenharia política. Quisera o Metrô paulista e as obras do PAC andassem com a mesma velocidade. Se essa é a luz no fim do túnel, o que há do outro lado dele?"


Eleição, ninguém quer, a não ser Marina Silva - que só parece querer isso com determinação. O provável é um loteamento do Governo com as Câmara e o Senado com as mãos ainda tintas de sangue e uma contradição insanável entre fazer o que o povo quer - a recuperação econômica - com aquilo que o povo não quer, mas eles querem: mais desmanche do Estado, demissões, corte nos direitos trabalhistas  e, no mínimo, um congelamento de benefícios sociais.

Dependerá de o novo governo conseguir mostrar serviço logo. Não é nada fácil. Após o impeachment de Fernando Collor, o governo Itamar Franco queimou três ministros da Fazenda antes de nomear Fernando Henrique Cardoso. E o próprio FHC precisou de mais um ano para engendrar e colocar em prática o Plano Real. Com o agravante, no caso de Temer e companhia, de que não havia a politização do Judiciário que há hoje. Procuradores não faziam comícios, juízes não faziam passeata e ministros do Supremo Tribunal Federal só falavam nos autos ­ não nos alto-­falantes. Durante o governo Itamar, Sérgio Moro era estudante de Direito, delação premiada não era legal e não havia processo de cassação da chapa que elegera o vice correndo na Justiça Eleitoral. Essas novidades não são inconsequentes. Se empossado, Temer será o presidente com um olho no Supremo e outro do Tribunal Superior Eleitoral. A pessoa mais poderosa da República não será ele, mas alguém de toga. Gilmar Mendes deve assumir a presidência do TSE dias após Temer ­ pelo Plano Cunha ­ mudar-­se do anexo para o Palácio do Planalto. Gilmar ditará o ritmo do processo contra o eventual novo presidente. Pode sentar em cima ou apressá-­lo. Se Temer não se comportar, se arriscará a ter o mesmo fim da antecessora.


E, lembra Toledo,  se isso ocorrer após o fim do ano, voltaremos à eleições indiretas, como no "Colégio Eleitoral" da ditadura, cabendo - em lugar de a você, a mim e a qualquer brasileiro- aos 271 investigados  aos 271 investigados da Câmara, seus equivalentes no Senado e o resto dos congressistas escolherem um novo presidente".

Isso é o que ele chama de hipótese "otimista".

Sobre a pessimista, é possível que alguma receita de bolo ou os versos d'Os Lusíadas estivessem publicados no Estadão no lugar do seu artigo, como ocorria há 40 anos.

 

29 comentários:

Francisco de Assis disse...

Faltou dizer: Michel Temer (PMDB) presidente e Eduardo Cunha (PMDB) vice-presidente.

Toledo, no Estadão: o cenário pós-golpe. Versão “otimista” – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Messias Franca de Macedo disse...

O INÉDITO ‘DOMÍNIO DO FATO’ DA POLÍCIA TUCANA FEDERAL “BATE O MARTELO”!
Entenda

…O indefectível *Josias de Souza da Folha dos Frias da puta anuncia, com estardalhaço [cortina de fumaça manjada], “o novo domínio do fato da **PTF” – lavra-se a sentença do delegado Igor de Paula mais ou menos assim ou coisa parecida:
[*Josias de Souza um dos rola-bostas militantes do PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista
portal uol/folha)
**PTF: Polícia Tucana Federal]

“Em comunicado à revista ‘veja’, fotografias e não documentos comprovam peremptoriamente que o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá são do presidente Lula, e pode condenar sumariamente – registre-se sem o devido Processo Legal – o miserável em tela e todos os descendentes dele até a derradeira excomungada geração – com o adendo irretratável de que não importa a origem dos recursos utilizados para a compra dos imóveis: sejam fruto do trabalho honesto, sejam do Petrolão.
Nota: participou da formulação da sentença (sic) os dados obtidos pela Receita Federal demonstrando que benfeitorias foram realizadas nos respectivos imóveis”

EM TEMPOS de golpe jurídico-midiático-policialesco:
quem nos dará uma passagem exclusivamente de ida para a Pasárgada do Manuel Bandeira?

NOTA FÚNEBRE:
e o STF em clima de feriadão!
E em plena Semana Santa!
Semana Santa!
‘Capiche’ a santidade?!…
Sim, ‘nois’ estamos ‘fritinhos da Silva’!
E o óleo que unge a frigideira do nosso degredo não é o do pré-sal!
O óleo do pré-sal é exclusivo dos gringos!
O Triunvirato Antinacionalista-entreguista Renan/Aécio/(S)erra que o diga!
E que o faça em alto e bom som – a fim de que não paire a menor sombra [nebulosa!] de dúvida sobre a nação!
A nação em frangalhos!

Pedro Augusto Pinho disse...

É o que dá ter começado o governo com entrevista na Globo.
A ditadura da toga com a mídia levará o País à guerra civil e,
como todos sabem, uma guerra é, mais do que o jogo, uma
caixinha de surpresa.

Messias Franca de Macedo disse...

eu fico ainda mais encabulado é com a placidez do "supremoTF" em pleno - e tenebrosamente longevo - feriadão em plena Semana Santa!
Agora, imaginemos se 'nois' 'bananas' estivéssemos na 'Semana Diabólica' "haja vista que estamos"?...

Sim, que porra de país 'vazado' é este, siô?...

*"supremoTF": aspas monstruosas e letras submicroscópicas!
O que não deixa de ser um risco constante e iminente à nossa (sub)democracia de araque, republicanismo de fachada ou a la 'Zé Tucano', como queira o freguês!

E a militância de esquerda?
Pré-infartada em alguma UTI do SAMU do SUS!

Messias Franca de Macedo disse...

Justificando Entrevista: Pier Luigi Petrillo
Tema Operação Mãos Limpas na Itália X Operação Lava Jato
https://www.youtube.com/watch?v=cC1Aqn1K5-4

Lapa disse...

pré-infatada nao, tomou super ose de rivotril!

Vitor disse...

Ainda acho que é muito fácil para o governo se defender do impeachment na Câmara. São necessários poucos votos...

Ruy Acquaviva disse...

E quando a população descobrir que o golpe foi para cortar o Bolsa FAmília e todos os demais direitos sociais? E se essa população se revoltar e começar a depredar prédios públicos e linchar os governantes? Temer chamaria os militares, mas e se eles não aceitarem participar de uma repressão sangrenta a um povo revoltado?
E se o golpe incitar uma inesperada e violenta revolução popular?
Se isso acontecer (e mesmo improvável não é impossível) eu sou por fazer como foi feito na Revolução Francesa, colocar os promotores e juízes bem no início da fila da guilhotina.
Sim, estou fazendo uma alegoria literária, mas não é impossível que essa alegoria se torne bem mais literal do que supõe nossos doutos marajás do MP e do judiciário. Espero que não haja golpe, para não haver essa guerra.

Márcio Martins disse...

Sejamos otimistas: assim que Dilma for empichada o Brasil será outro... não teremos mais tomate caro, não faltará energia, impostos serão diminuídos, salários aumentarão, safra agrícola dobrará, Polícia Federal será republicana, não teremos mais corrupção, o congresso trabalhará...e a Globo será a porta-voz de tudo isto!

Fabio disse...

Com a palavra o senhor Stedile.

Lenita disse...

Dilma precisa chamar as Forcas Armadas e acabar com essa zorra ! Ninguem aguenta mais ! Moro tem que ser preso, Gilmar e Cunha devem ser cassados. Dilma dara entrevistas para a midia internacional esta semana e depois deve agir pois ela deve proteger o Lula e juntos voltarem a governar para todos os brasileiros. O que foi que fizeram com a cabeca da direita que se perdeu na extrema direita ? Esse povo nao enxerga nada alem do proprio umbigo ! Se a constituicao esta sendo rasgada entao que as Forcas Armadas venham para ajudar a Presidenta porque ela foi eleita pelo povo. E que nao se atrevam a prender o Lula que o povo/a resistencia simplesmente nao aceitara !

DANIEL disse...

Em suma, haverá uma ditadura de gilmar mendes (em minúsculas propositalmente). E depois uma guerra civil quando o povo cair na real que foi feito de trouxa

Mário Alex disse...

Estão perdendo tempo. Troca esse diretor da PF. Vão investigar a oposição já delatada. Tem a operação yellow, funasa, trensalao, tem que colocar os podres dessa oposição visiveis para a sociedade. Papo com essa camarilha não vai a lugar algum. Ação pra cima deles!

Jossimar disse...

Os velhinhos so STF estão se cagando de medo. Justa excessão ao Gilmar Mendes que aplica golpe a luz do dia e sem nehuma vergonha.
A última dele: entrar com pedido de suspensão da posse do Lula feito por ele mesmo, utilizando para isto uma empregada dele no tal IDP, para ele mesmo julgar alguns minutos depois e, é claro, suspender a posse..
Pergunta que não quer calar:
Porque tudo que é para prejudicar o PT e o governo é sorteado para o Gilmar Mendes se naquela corte tem outros dez ministros(sic)?

Mark disse...

E a crise, cantada em prosa e verso pela Globo e todo o PIG há dois anos, desaparecerá instantâneamente... kkkkkkkkk

Messias Franca de Macedo disse...

Da Série 'Ineditismos do Brasil'!

... No Brasil do feriadão da Semana Santa [Santa!] a única instituição pública que irá funcionar - e a pleno vapor (!?) - é a 'Câmara dos 300-400 [ou mais!] dePUTAdos federais' liderados pelo GÂNGSTER réu confesso, achacador vulgar e facínora [eduardo] 'CU(nha)' do DEMoTucano 'Aécio 1/3 El Chato Liechtenstein Furnas Forever'!...

gabi_lisboa disse...

O PSDB já combinou com o Temer/PMDB de retirar a ação no TSE.

Carlos disse...

Isto aqui vai se tornar uma Chicago dos tempos de Al Capone. Mas tem o seguinte: será que a expulsão de aécio e alckmin da manifestação que eles mesmos convocaram não serviu de alerta? A massa de midiotas que saiu às ruas comandada pela globo não sairia para defender um governo que ela mesmo sabe que é corrupto, enquanto o lado esclarecido da sociedade continuaria mobilizado. Comparações com o que sucedeu ao impeachment de Collor não cabem. Não houve ninguém defendendo-o depois do impeachment, não houve quem se dispusesse a mover uma palha por ele. Além disso, não pesava sobre Itamar Franco tudo que pesa contra temer, cunha, psdb, pmdb, etc. Este governo nascido do golpe branco seria refém da mídia e do judiciário.

marcos disse...

Nessas previsões não estão contando com os contra-golpes. Ou alguém acha que 54 milhões de eleitores aceitarão o "novo governo" passivamente?

Esse governo golpista não representaria grande parte da população, então é provável que muita gente sairia às ruas para protestar. E os políticos, deputados, senadores, governadores, prefeitos da esquerda que ainda estarão nos seus cargos também usariam suas posições para contestar o golpe. E os políticos que forem depostos, Dilma, Lula, entre outros, se não estiverem presos estariam se movendo para formar um contra-golpe,, com largo apoio da sociedade.

Para se manter no governo os golpistas teriam que usar a força. Quem toparia? Forças armadas? Polícia Federal? Se toparem os golpistas só governariam debaixo de ditadura, ou seja, um golpe dentro do golpe. Inclusive porque é ingenuidade achar que quem flerta com um golpe é democrata.

Aí alguns golpistas do 1º golpe não topariam ou ficariam de fora do 2º golpe. E parte da população que apoiava o impedimento da presidenta iria, então, perceber que de fato teria sido um golpe de Estado. São aqueles que costumam perceber as coisas tarde demais.

Então o próximo governo, o do 2º golpe, só governa se tornando uma feroz ditadura e editando cerca de 17 Atos Institucionais. Incluindo o famigerado AI-5.

É bom que os golpistas e apoiadores em geral, tanto do 1º quanto do 2º golpe, é que uma ditadura persegue e mata todos que forem necessários para sobreviver, incluindo muitos apoiadores e agentes. Vejam os casos de Carlos Lacerda e de Sergio Fleury.

Tenho impressão de já ter visto esse filme. E não gostei. O roteiro é ruim, os atores são fracos, a direção é péssima, a fotografia é embaçada. Salva apenas parte da trilha sonora, aquela que justamente foi vetada.

marcos disse...

Em tempo: falta combinar com os russos.

Um golpe de Estado e sua consequente ditadura no Brasil não interessa a muitos países estrangeiros. Daí a necessidade urgente de Dilma ir à imprensa internacional dizer com todas as letras que o Brasil está sob golpe e dar nomes aos bois.

Embora boa parte dessa desestabilização venha de fora tal como foi em 64, atendendo a interesses comerciais, não creio que lhes interessa uma ditadura.

Maria disse...

Só coxinha muito burro não entendeu que se ferra com um golpe. O jogo já virou.

marcos disse...

ERRATA:
onde se lê:
"É bom que os golpistas e apoiadores"

leia:
"É bom lembrar aos golpistas e apoiadores"

Messias Franca de Macedo disse...

Gilmar Mendes se autonomeia Presidente do Supremo e “decreta feriado” até prenderem o Lula

Por conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito
21/03/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/gilmar-se-autonomeia-presidente-do-supremo-e-decreta-feriado-ate-prenderem-lula/

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCU EM PINDORAMA

… Mais uma vez o [eterno] presidente Lula está absolutamente correto:
*”Se nas instituições brasileiras não há homem com aquilo roxo, convoque-se as mulheres de grelo duro!”

*Falocracia e o puritanismo seletivo dos machistas (que nem sabem onde fica o clitóris)

Por conspícua e destemida jornalista Cynara Menezes

(…)

***

Da Série ‘Ineditismos do Brasil’!

… No Brasil do feriadão da Semana Santa [Santa!] a única instituição pública que irá funcionar – e a pleno vapor (!?) – é a ‘Câmara dos 300-400 [ou mais!] dePUTAdos federais’ liderados pelo GÂNGSTER réu confesso, achacador vulgar e facínora [eduardo] ‘CU(nha)’ do DEMoTucano ‘Aécio 1/3 El Chato Liechtenstein Furnas Forever’!…

***

BATER À PORTA E/OU BATER NA PORTA DO STF!
Entenda as más ‘vazadas’ linhas

… JÁ passou da hora de o honesto, sapiente, generoso, leal, fiel e honesto povo trabalhador brasileiro “bater à porta do STF”!
Calma!
Por enquanto, ‘nois’ estamos propondo ‘bater à porta’!
No entanto, a depender da recepção (sic) “dos(as) supremos(as)”, ‘nois’ poderemos pensar na hipótese muitíssimo muito provável de ‘bater na porta’ [daquela mesma Corte Suprema! Suprema!]
“Bater à/na porta do STF” para pedir auxílio, ajuda, compaixão, clemência, socorro… Aos(às) “supremos(as)”!
Mesmo porque, quiçá, somente “os(as) supremos(as)” possam nos salvar!…

Alex disse...

Quando a Dilma cair (digo quando, porque a OAB martelou o último prego no caixão do governo sexta feira), Temer vai sentar com os 400 picaretas do congresso e redigir uma série de leis "moralizantes" contra o MP e o judiciário. tais leis vão ser um tipo de anistia geral e irrestrita para os crimes de corrupção. O congresso, com todo o poder, vai se unir para peitar o judiciário. E o judiciário vai acolher, porque não vai arriscar crise institucional. Simples assim. A coisa deve se arrastar até 2018, onde qualquer um pode vencer, exceto o Lula coitado, que será o único a estar preso ainda.

Lenita disse...

Alex, vixe para com essa de azarão, isso não acontecera antes da Dilma dar uma rasteira em todos esses canalhas, nem que tenha que virar Ditadora ! Sei la, é melhor radicalizar pois se vai virar guerra civil que Lula e Dilma comandem o pais, digo a guerra... Sei sei ... ja não falo coisa com coisa... :-( Mas como saber o que falar qdo a gente ja acorda pela manha sobressaltado ?! Nunca vivi isso, ô meu ... Eh duro demais !!!

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Sábio José Roberto de Toledo. Entretanto, da maneira cafajeste como o judiciário vem atuando, alguém dará ouvidos? Gilmar Mendes e Moro, os primeiros da fila da sem-vergonhice judiciária estão pouco ligando para o Sr. José Roberto de Toledo. "E daí?", devem estar dizendo, "nós determinamos o destino desse país, nós infringimos a lei e o resto que se foda".

Vamos para cima disse...

Pago deve ser esse palhaço do Jean!

Angelita disse...

Lendo teu comentário ( pra não dizer aula de historia) me deu uma vontade danada de gastar minhas ultimas milhas em uma passagem só de ida...mas dai tem a familia hehehe Mas sem brincadeira, eu entendo e concordo que é gravíssimo. Eu só não vejo (o que não posso dizer que é melhor) os 54 milhões indo a rua , o que pode parar o ciclo no 1º golpe. Lamentavelmente até uma sobrinha eu tive que "chamar as favas" que ta estudando feito louca para o Enem e na folga do domingo, foi pra rua ser "patriota". Isso me preocupa, a alienação e tamanha, que os teleguiados realmente acreditam na previsão do Marcio Martins: "Sejamos otimistas: assim que Dilma for empichada o Brasil será outro… não teremos mais tomate caro, não faltará energia, impostos serão diminuídos, salários aumentarão, safra agrícola dobrará, Polícia Federal será republicana, não teremos mais corrupção, o congresso trabalhará…e a Globo será a porta-voz de tudo isto!" e acho que levam uma vida inteira pra achar a boca do poço depois. Digo isso porque vivo no RS, o Sartóri aqui deu calote nos professores, policiais e segue limpinho e cheiroso porque pegou o estado quebrado pelos "petralhas"...