quinta-feira, 17 de março de 2016

Salvemos a democracia para que ela nos salve a todos, por Jari da Rocha

cala

Este fim de semana deverá ser o mais longo dos últimos anos.

Impossível não nos reportamos ao tempo histórico: agosto de 1954 - 31 de março de 1964.

O cenário armado hoje em Curitiba, com roteiro e direção da Rede Globo de telenovelas golpistas mostra, claramente, que esse pessoal perdeu as estribeiras.

Juízes sem o mínimo de isenção - basta olhar suas fotos verde-amareladas em protestos pra ‘salvar’ o Brasil.

Durante a posse do ministro Lula, a Presidenta da República mandou um recado direto aos golpistas, especificamente ao Moro.

Cabe, ainda, um ato que faça valer toda resistência de brasileiros e brasileiras que não aceitam ter seu país entregue às corporações internacionais e perder as conquistas da última década.

O golpe de agora se parece muito mais com o de 54. A diferença escancarada está justamente nas Forças Armadas.

Mal acostumados, os golpistas de 64 e seus descendentes gritam pela intervenção militar, mas suas sandices não têm eco.

O momento é crítico e a urgência não permite descanso. Amanhã, sexta-feira, é dia de ir pras ruas em defesa da tão maltratada democracia.

A tensão da noite passada não deixa dúvidas. Caiu a máscara cínica do golpe. Agora, neste exato momento, eles estão tentando botar fogo no país.

Querem ver um corpo tombar. Ainda falta o ingrediente essencial para manchar de sangue alguma calçada. O cadáver lhes falta.

A imprensa faz sua parte: veneno no ar. O judiciário não atende ao telefone. A constituição foi parar nalguma sarjeta depois de ser pisoteada por quem teria obrigação de defendê-la.

A turba canarinho, que se emociona com crianças africanas esqueléticas em fotos da time line, está centrada onde sempre esteve. No próprio umbigo.

Ao povo trabalhador, aos estudantes e a todos que reconhecem o ganho real dos últimos anos, cabe mostrar sua voz, mais uma vez.

O silêncio ficou lá atrás, com os tecnocratas, com a austeridade, o estado mínimo e o privilégio de poucos.

A rua sempre foi do povo. Não há tanques na rua. Não há o que temer, temos muito a perder.

Não estamos em 64.

Salvemos a democracia para que ela nos salve a todos.

34 comentários:

Fabio disse...

O que me assusta é que o Moro, procuradores e delegados agem livremente e não há ninguem com força para parar esses golpistas.

Sintiespav-MS disse...

Parabéns companheiro Jari pela clareza que expõe esse momento, e de fato é preciso defender nosso estado de direito, e nossa Constituição Federal, que com todos os males que passamos ainda vivemos num dos melhores países do mundo!!
Tudo isso vale muito.
Abraços.
Sintiespav-MS (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Bolsão Sul Matogrossense)

Alexander De Large disse...

A coisa tá ficando feia; os coxinhas estão armando barracas em plena Av. Paulista sem que a "gloriosa" PM de São Paulo tome qualquer atitude. Esta ficando cada vez mais claro que o objetivo é frustrar o Movimento em favor do Governo Trabalhista. As "ótoridades" de São Paulo vão tomar alguma providência ou não ?

titus disse...

E quem disse que o presal nao vale nada imaginem o esforco desses caras para obter-los estao dispostos a tudo (entrega o presal que lava jato acaba)

Marília-MG disse...

Vem vamos embora, que esperar não é fazer,
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!
(Pra não dizer que não falei das flores) Geraldo Vandré nunca foi tão atual. NÃO VAI TER GOLPE!
Viva a democracia! Viva o Brasil!

JOSÉ disse...

Petralhada, me responde uma coisa. qual é o sentimento de ficar aqui nas redes sociais e na hora de sair ás ruas se acovardar em casa??? em toda manifestação pro dilma que eu vejo, 70% das pessoas estão usando colete da CUT! são sempre os mesmos!!! e são poucos!!! fora os doentes de rede social que infestam blogs chapa-brancas, que também são poucos! onde está o Povo? quem o representa a CUT??? pelegos profissionais???

Alexanndre C disse...

Ódio , medo e ignorância são excelentes cabos eleitorais. Podemos ver os efeitos nas eleições dos EUA com Trump conquistando a indicação dos Republicanos.
Enquanto isso no Brasil, quando os zumbis sedentos de sangue acordarem do transe que não ponham a conta dessa m... toda que estão armando na conta alheia. Assumam que estão dando um golpe, quebrando todas regras em nome da "verdade" moral e bons costumes.

WELINTON NAVEIRA E SILVA disse...

Nossa justiça, ministério público e judiciário atingiram níveis de desmoralização, jamais imaginados. A turma de preto continua comandando o trágico espetáculo, junto com mentirosa grande mídia "livre". Se essa turma ganha, então, entreguem o Poder a eles, fechem o Congresso a Justiça. Inúteis.

Alisson Souza disse...

Qtos "milhões" irão às ruas amanhã? Terá pão com mortadela e oncinha pra todo mundo?

Rafael disse...

Pior são os ministros dos tribunais superiores dizendo que estão indignados com Lula e tal, sem sequer nomeá-lo, quando estão borrando de medo da imprensa e dos desmandos do Moro.

adão disse...

Abemos pace. e demo la rua.

Eduardo Pereira da Silva disse...

"Ao ser sorteado para analisar o mandado de segurança contra a posse de Lula, Gilmar Mendes se tornou prevento de todas as demais ações sobre o mesmo tema que chegarem ao Supremo."

Pare de se informar em Blogs neonazistas que, como sempre, para falsear a verdade, informam meias verdades, que é pior que uma mentira.

Do site do Conjur:

"Gilmar ficará com as ações individuais, aí incluídos os mandados de segurança, petições, ações populares, ações originárias etc. Já Teori ficará com as ações de controle concentrado de constitucionalidade, como a arguição de descumprimento de preceito fundamental, a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade."

Do site do Conjur:

ADPFs

As duas ADPFs foram distribuídas ao ministro Teori Zavascki. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) afirma na ADPF 391 que o ato da presidente Dilma Rousseff "foi praticado com o deliberado objetivo de frustrar a persecução penal do nomeado, enquanto investigado na chamada operação 'lava jato' e denunciado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo".

Ao justificar a escolha por uma ADPF, o PSDB aponta que o Supremo já entendeu, ao julgar no último dia 9 de março a nomeação de membro do Ministério Público para o cargo de Ministro da Justiça, ser cabível a arguição de descumprimento de preceito fundamental para questionamento de decreto de nomeação de Ministro de Estado, sempre que ofender preceito fundamental.

Argumento semelhante foi apresentado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que também optou por uma ADPF. De acordo com o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) também pesou para essa escolha a agilidade na tramitação. Segundo o deputado, a esse tipo de ação é analisado mais rápido que um mandado de segurança."

nilo walter disse...

Acordo NAFTA, México/EUA . A indústria americana engoliu a mexicana . Atualmente México é dominado pelos traficantes que compraram o judiciário/políticos/religiões, empresários e mais o não sei que .
No BRASIL -se derem o golpe- ficará mais fácil pois o fascista Moro e asseclas já destruíram nossa indústria e não circularão/voarão livremente apenas meia tonelada de cocaína . O futuro da nação será entregue aos mafiosos conforme Bersluconi fez na Itália . É triste , mas o coração ainda pulsa de esperanças. Adeus submarino nuclear e fortalecimento das Forças armadas . Não acredito que alguém ainda não pensou sobre estas consequências.

Marília-MG disse...

Esse Celso de Mello só está confirmando o que LULA disse. Está acovardado. Vergonha!

marcos disse...

Dilma , vincule o orçamento do Ministério da Defesa com o Pré-Sal...e mande os Yankees Go HOME !

Marcos disse...

Dilma , Estatize a Globo,Crie a Empresa Nacional de Engenharia .Vamos em frente !!!

Luís Antônio Albiero disse...

TEORI NÃO DEFERE LIMINAR

O Ministro Teori Zavascki, do STF, não deferiu liminar pleiteada pelo PSB contra a nomeação de Lula para o Ministério da Casa Civil e concedeu prazo de cinco dias para a Presidenta da República,o Advogado Geral da União e o Procurador Geral da República fornecerem informações.

Ele poderia ter abortado essa aventura que entrava o regular andamento dos assuntos públicos de interesse da nação, mas, como disse Lula em conversa telefônica, o STF está acovardado diante da pressão midiática.

O despacho foi parcialmente disponibilizado há segundos, no portal do Tribunal:

Em 17.3.2016: "[...] Considerada a relevância da questão constitucional suscitada, determino, nos termos do que prevê o art. 5º, § 2º, da Lei 9.882/99, sejam solicitadas as informações e manifestações prévias a serem prestadas pela Presidência da República, pelo Advogado-Geral da União e pelo Procurador-Geral da República, no prazo comum de 5 (cinco) dias. Decorrido o prazo, com ou sem as informações, venham os autos conclusos para exame da medida liminar requerida. Publique-se. Intime-se."

Carlos Lima disse...

O STF se pronunciou, mas apenas para converter LULA num demônio que verborraja por causa da palavra "ACOVARDADA". O Juiz os monitorou e ao que parece, tudo normal. O colóquio sobrepôs a ilegalidade, o ilegal não é o ilegal é o que o ilegal descobriu numa palavra é que é ilegal. Justiça, justiça de quê? E para quê?

Gomes disse...

Meu DEUS, vejo posts aqui que me levam a pensar na sobriedade de quem os escreve. Gente o bagulho deve ser muito bom, ou deve ter algum outro alucinógeno da mente ou da alma consumido em massa por aqui.
É realmente impactante.

Messias Franca de Macedo disse...

ATENÇÃO BRASIL DO BEM - Carta aberta ao ministro Celso de Mello

'Nois' precisamos conversar um pouco com o ministro Celso de Mello - decano do STF.
Além do que, muito respeitosamente, devemos exortá-lo que o * PIMG também tentou ludibriar a boa fé dele no julgamento da Ação Penal 470.

O QUE PODERIA SER UM RASCUNHO DE UMA CARTA ABERTA AO DECANO CELSO DE MELLO

Excelentíssimo ministro do STF, doutor Celso de Mello, honestamente, nós brasileiros e brasileiras estamos muito preocupados pelo fato de o senhor manifestar-se absolutamente magoado por uma declaração do atual ministro da Casa Civil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Declaração esta publicada mediante um vazamento criminoso perpetrado por, também estamos pasmados, um indivíduo que se apresenta sob a condição funcional de juiz...
Permita-me fazer um breve recorte: diante de tantas turbulências e incertezas que afligem os nossos tenebrosos dias, o senhor já parou para pensar acerca da gravidade monstruosa perpetrada solenemente (sic) pelo, digamos, 'Operador do Direito' que responde por Sérgio Moro?
Ademais, o mesmo magistrado não fazendo-se de rogado, ainda hoje, teve o desplante de emitir uma nota oficial [oficial!] reafirmando abre aspas que não vê nada de errado em grampear ILEGALMENTE a Presidência da República.
Fecha aspas monstruosas!
Voltemos.
E ainda: a bem da verdade, impropérios, calúnias, imprecações abjetas, ameaças, ofensas indecorosas contra a Suprema Corte brasileira foram inúmeras e sucessivas vezes desferidos por reles jornalistas a exemplo dos senhores Merval Pereira, Ricardo Noblat, Alexandre Garcia, Reinaldo Azevedo, entre outros achacadores vulgares e asquerosos.
Contrariamente, o [eterno] presidente Lula, em momento de compreensível desabafo, mencionou - apenas e tão somente - que "em face da conjuntura caótica impingida, sobretudo, pelos meios hegemônicos de comunicações de massa, até os doutos e honrados ministros do STF se veem pressionados pela tal 'opinião publicada'"!
E foi só!
Doutor Celso de Mello, creia, essa compreensão é notória, revela-se senso comum no seio da, agora, conflituada sociedade brasileira.
Por favor, ministro Celso de Mello não incorpore de forma passional e corporativista a lídima e democrática manifestação da liberdade de expressão/opinião proferida pelo ex-presidente Lula.
Penso até que esta reflexão poderia permear o colegiado do qual o senhor faz parte.
O senhor há de convir que - ainda que supremos - os senhores não são, felizmente, infalíveis!
Os senhores supremos e as senhoras supremas, data venia, não são dotados do condão da onisciência e da ubiquidade!
Se são, por obséquio, corrija-me!
Portanto, doutor Celso de Mello, invocando e valorizando o seu saber elevado, o seu respeito absoluto à salvaguarda da nossa Constituição Federal, aos relatos magistrais dos muitos dos seus brilhantes votos e pareceres... Por todo o legado da sua obra, rogamos, convença a sua excelsa consciência e a de seus pares no sentido de que o julgamento do presidente Lula deverá ser feito RIGOROSAMENTE respeitando os autos do processo.
Mesmo porque o honesto, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro não merece o desrespeito por um novo [e seletivo!] 'domínio do fato'!
Muito obrigado.

Saudações democráticas, civilizatórias e nacionalistas,

Verdadeiro povo brasileiro

Messias Franca de Macedo disse...

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

Messias Franca de Macedo disse...

Ofensa de Lula ao STF é torpe e típica de mentes autocráticas, diz ministro

MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

17/03/2016 15h17

(...)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1751065-ofensa-de-lula-ao-stf-e-torpe-e-tipica-de-mentes-autocraticas-diz-ministro.shtml

Vamos para cima disse...

Queria ser educado e passivo como vc Messias!
Mas não sou, não aceitaremos o golpe!

Messias Franca de Macedo disse...

AINDA SOBRE A CARTA ABERTA AO MINISTRO CELSO DE MELLO

NOTA:
adianto que as palavras seguintes não são nossas!

***

(…)
Se confiasse na legalidade de seu ponto de vista – e sinceramente confiasse no STF – o juiz simplesmente enviaria os autos ao Supremo, pois no STF seriam tomadas as medidas repressivas que reputassem necessárias.
Ao preferir preceder o envio de publicidade midiática, tornando públicas gravações ilegais, o juiz revelou sua desconfiança na possibilidade dos Ministros do STF endossarem a prova ilícita e os apequenou, ao colocar em teste a capacidade deles de julgarem contra a opinião pública.
Ficou evidente que para Sergio Moro os fins – que fins? – justificam os meios.
Ao explodir o caldeirão, o juiz criminal desafiou os Ministros:
— vocês, alguns citados nas conversas telefônicas, terão coragem de honrar seu juramento de defesa da Constituição, mesmo contra a opinião pública e eventual sentimento pessoal de decepção, e declararão a ilicitude de minha conduta?
— ou cederão e concederão à prova ilícita o valor jurídico que ela não tem, assumindo o risco de redirecionar para o STF os protestos e a frustração de grande parte da opinião pública? “Se o fizerem, terei vencido na tese de que os fins justificam os meios.”
Concluo que a única explicação que faz sentido, relativamente ao ato praticado por Sergio Moro, é a de que sabia que mesmo o mais tolerante Ministro do STF não concordaria em aproveitar em processo algum uma interceptação telefônica ilícita.
Conta o magistrado, interessado evidentemente no desfecho de um caso criminal que sequer começou – não havia denúncia contra o ex-presidente, mas apenas uma investigação que tramitava no Paraná – que a revolta de grande parte da opinião pública constranja o STF a lavar uma prova de origem ilícita.
Ao longo de todo o processo Lava-Jato o magistrado buscou apequenar as garantias constitucionais. Fez pouco caso da imparcialidade nas investigações (violando indiretamente o decidido pelo STF na ADI 1.570), decretou prisões em inquéritos porque convencido da culpa de investigados, e assim ignorou a presunção de inocência, sustentou que a prova para condenar não haveria de necessariamente excluir a credibilidade de versões defensivas, e, por fim e pelo conjunto da obra, deu crédito à tese processual penal do período pré-1988, talvez fiel ao que defendem alguns Procuradores da República: de que é necessário relativizar a proibição de uso de prova ilícita (male captum bene retentum).
Em suma, na Lava-Jato o magistrado construiu sua própria constituição, à revelia daquela que dirige os atos dos juízes no estado de direito.
(…)
Se pensas, jurista, que é o teu sentimento cívico, patriótico, que te faz ignorar os deveres da Constituição, saibas que por trás de todo gesto violador há o prazer. Te encontras com este teu prazer, essa “súbita impressão de incesto”, mas não invoque o Direito e a Justiça. Eles não estão contigo.

IMPORTANTE:
Excelentíssimo Senhor ministro do STF doutor Celso de Mello,
as palavras acima não não são nossas!
As sábias, iluminadas e pedagógicas palavras acima são do jurista *Geraldo Prado
*Professor Titular de Direito Processual Penal na UFRJ

Messias Franca de Macedo disse...

... Talvez seja importante domar certas feras!...

Messias Franca de Macedo disse...

Domar no bom sentido, ou seja, através da lídima, democrática e civilizatória persuasão!

Felicidades a todos 'nois'!

Messias Franca de Macedo disse...

O DEMoTUCANO JUIZECO IMORAL ITAGIBA CA(PE)TTA PRETA teve que se enrolar todo para não se explicar porra nenhuma, agora há pouco, na BAND(IDA)NEWS!

Ainda que a âncora da hora da BAND(IDA)NEWS tenha aliviado para ele, por exemplo, ao não perguntar ao tal "juiz emplumado e de bico grande e sujo" por que mandou o recato do cargo às favas postando mensagens acompanhadas de montagens apresentando a honrada presidente Dilma Rousseff paramentada de bruxa.
Viu estropício energúmeno militante?!
Descompreendido!
Nojento!
Tchan!

Maria Rita disse...

Messias, já estava tudo pronto e não foi ele que escreveu a liminar contra a posse de Lula. Deve ter sido alguém de dentro do stf miúdo para caber nesse momento. Todos desprezíveis diante do mundo civilizado. Ah, nem precisa Berlusconi com essa patota toda para acabar com o Brasil. Já fizeram metade do serviço.

Messias Franca de Macedo disse...

Com certeza, dileta e consciente Maria Rita, com certeza absoluta!
Mais um togado "cheiroso" literalmente 'desMOROlizados'!

Lá isso é Justiça?

Desta "Justiça" Deus nos livre - e guarde!
Amém?

Messias Franca de Macedo disse...

Novo Ministro da Justiça sugere que Sergio Moro pode ter violado lei que pune vazamento com pena de dois a quatro anos de prisão

publicado em 17 de março de 2016 às 18:31

O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, disse em entrevista coletiva depois de tomar posse que um juiz de primeira instância que divulga interceptação de autoridade com foro privilegiado viola o artigo 10 da Lei de Interceptações, que entrou em vigor em 1996.
Aragão afirmou que o caso será investigado “doa a quem doer”.
O artigo mencionado por ele diz, textualmente:
(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/novo-ministro-da-justica-sugere-que-sergio-moro-pode-ter-violado-lei-que-pune-vazamento-com-pena-de-dois-a-quatro-anos-de-prisao.html

Messias Franca de Macedo disse...

Solenidade transmissão de cargo de ministro da Justiça

https://soundcloud.com/justicagovbr/reu-17032016-transmisao-cargo-ministro-da-justica-editada

mineiro disse...

inclusive para sua mae , que deve estar la pelada se exibindo para todo mundo.

Carlos Roberto disse...

Amanhã é o grande dia vamos derrotar os coxinhas , aguarde av paulista o povo já começou : não vai ter golpe!

José Magno disse...

Alisson, talvez tenha sobrado filé de frango que a FIESP teria oferecedi para os coxinhas. Mas os coxinhas estão acostumados comer caviar e recusaram frango visto que não estão acostumados a comer migalhas. Já nós por outro lado estamos acostumados a comer comida simples, logo não recusaremos.
Fernando, por obséquio, o blogueiro acima está certo, esses comentários ironicos do pessoal do Bolsa estão irritando seus leitores que não querem mais participarem. Analise as palavras deles sempre ofensivas e debochdas. Favor deletá-los nos blogs da direita nossos comentários nem siquer são enviados são deletados on line. Eles não fazem falta. Vamos adiante temos compromisso com a democracia e com os governos progressistas.