quarta-feira, 9 de março de 2016

Papa argentino é outra coisa: sabe onde vão parar os golpes

bispodiamantina

O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma arrumada no rebanho, com a transferência de D. Darci José Nicioli da função de bispo-auxiliar de Aparecida do Norte para a de bispo de Diamantina, em Minas Gerais, sua terra.

Não foi uma punição, mas uma sinalização e o próprio D. Darci deve ter percebido que passou do tom.

D. Darci tem todo o direito de apoiar ou criticar este ou qualquer governo.

Mas não está a altura da Igreja moderna insuflar os fiéis a algo que possa ser entendido como ato de violência, muito menos invocando passagens bíblicas para sustentar o que diz.

O bispo errou ao  estimular, do púlpito, os fiéis "a pisar sobre a cabeça de todas as víboras e de todos aqueles que se autodenominam jararaca"

Isto é coisa para os Marcos Felicianos, que pregam o ódio e a intolerância como marketing.

Seria o mesmo se um padre de esquerda sugerisse aos fiéis pegarem o chicote contra os vendilhões do templo que querem entregar o petróleo brasileiro.

Claro que não pretendo ensinar padre a rezar missa, mas tenho todo o direito de aplaudir o gesto papal pela serenidade de ânimos. Afinal, convivi com muitos religiosos, bispos até, e sempre fui respeitado em minhas convicções, porque gente tolerante e humana.

Francisco é argentino e sabe muito bem o que acontece nas rupturas democráticas.

Morrem pessoas, destrói-se o convívio, excomunga-se a paz.

Resistir politicamente, ocupar as ruas, protestar não é apenas um direito, é um dever de cidadania.

Mas fazer provocação, insuflar a violência, mandar pisar e esmagar... até eu que não creio sei que só pode ser um plano infernal.

Francisco vai se tornando um papa, pelo que fala e pelo que faz, digno de admiração de todos, católicos ou não.

Aliás, mais que de admiração. Neste aspecto da conjugação da firmeza com a serenidade tem sido um grande exemplo.

43 comentários:

Papa argentino é outra coisa: sabe onde vão parar os golpes – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | O LADO ESCURO DA LUA disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Carlos disse...

Papa Francisco conquistou o respeito de quem nem tem religião, como eu. Também deu um exemplo de como se trata "subordinados" que extrapolam. Não é pra menos que já houve asno da direita zurrando que estava ansioso pelo sucessor de Francisco.

JOSSIMAR disse...

Se o Zé e a Dilma fossem como o Papa Francisco não estaríamos vivendo o clima de guerra que vivemos hoje. Não entendo como a energúmena da Dilma deixou o energúmeno do Zé em um ministério tão importante durante mais de cinco anos.

nilo walter disse...

Será que não encontraram documentos que provam que Lula comprou terrenos na Lua/Paraty ou fazenda em Unai/MG ?

Tem gente tomando banho de talco colombiano .

Alexandre C disse...

Será que o Vaticano reagiu as declarações do bispo tucano ou a transferência já estava agendada e o Bispo aproveitou seus ultimos dias de alta visibilidade em Aparecida para mandar um recado ?!

Eduardo disse...

Fernando Brito, não me queira mal, mas você está parecendo petista no Governo, muito republicano. Concordo que não é hora de insuflar a guerra, mas o que esse bispo expressou foi tão somente o ódio da casa grande contra os da senzala. E se um padre falar contra os vendilhões da Petrobrás ele estará é defendendo a soberania nacional. Não é minha verdade contra a dos que não pensam como eu, mas me parece que a luta contra os vendilhoes é claramente uma luta "do bem", enquanto o bispo, bem..., grande Papa Francisco também foi republicano, deveria é tê-lo transferido para os quintos do inferno.

Zé Ruela disse...

Esse papa tem que ser reeleito.
Lanço Francisco como sucessor de Francisco para próximo papa.

Paulo disse...

Agora é tarde. O sermão passou pra história. Quanto ao papa, que vá assistir spotlight e tome alguma providência contra os pedófilos... Talvez reabrir os bordéis medievais do Vaticano..

Edgar Rocha disse...

Legal. O Papa foi certeiro. Mas, a declaração do Bispo é só uma pequena amostra do que a Igreja no Brasil se tornou e de que lado ela está. Mandam pisar na jararaca ficam do lado das constritoras. O aperto que Dilma vem sofrendo, que a democracia vem sofrendo é de saltar os olhos das órbitas. Não é preciso ter o veneno das palavras pra ser perigoso. Basta saber armar emboscadas e ter força pra um abraço de morte. Estamos todos sufocados. Se somos jararacas, temos de temer as sucuris e as jiboias deste país. O Brasil é o país onde menos Francisco tem apoiadores no clero. E mesmo os aduladores, aqueles que conhecem o riscado da Teologia da Libertação por terem-na vivenciado na juventude, não querem mais que subir de cargo. A propósito quem entrou no lugar do Bispo espirrado de Aparecida? Não duvido que seja muito pior que o primeiro. As opções são poucas.

Pedro disse...

O Papa só errou na localidade. Devia mandá-lo pra África, ou melhor ainda, pra China. Lá o boquirroto ia ficar de boca fechada, com certeza.

Djijo disse...

Todo esse fuzuê da PF, com apreensão sem mandado e tudo que seja ligado a Lula, devem estar procurando a prova da existência da Ong "Os Amigos de Plutão".

renato disse...

Nossa ele foi promovido e vcs achando que foi punido , eeeee interpretação

Januario disse...

Infelizmente alguns religiosos estão mais preocupados com a carreira do que com o povo de Deus. O amor ao próximo e só se o próximo tiver posses.
Se o próximo for pobre " vá rezar ". Por isso que a igreja católica só perde fieis.
Se tem uma coisa que detesto e sermão sobre político x, y ou z.
Não é a toa que homem não gosta de igreja. Tem padre que é muito chato, mais afasta de deus do que atrai.

revenger disse...

O padreco pediu pra pisar na cabeça da jararaca. Mas o Sumo Pontífice preferiu mandar a jararaca pra bem longe.

Vargas disse...

nahhh...
Alguém que está esperando uma decisão, pisa sobre ovos...

Edson J disse...

O Vaticano é muito vagaroso nas suas decisões. Por isso, não acredito que a transferência tenha sido pela desastrada declaração do bispo, que evidenciou ser ele muito pouco cristão (nem devia, então, ser sacerdote, quanto mais bispo). Mas, já que ele foi promovido a bispo de uma diocese (de bispo auxiliar para titular de diocese é promoção), por que o Vaticano não o enviou para uma do interior da Amazônia, já que ele tanto gosta de cobras? Em outras da América do sul, da África ou Ásia, também poderia exercitar suas preferências . Por sinal, na Índia, há uma cobra ótima, a Naja.

Messias Franca de Macedo disse...

SEN-SA-CI.O-NAL! SENSACIONAL! PEDAGÓGICO! HISTÓRICO!

A professora homenageada que não ensinou patavinas ao filho 'mor(T)o'!
patavinas: o mesmo que "porcaria nenhuma", "bolhufas alguma", "nadica de nada", "Necas de Pitibiriba"

https://www.youtube.com/watch?v=VDhvrMltwaY

Messias Franca de Macedo disse...

Vídeo: profª Odete Moro ouve "Lula, guerreiro, do povo..."

E olha que foi em Maringá...

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/video-profa-odete-moro-ouve-lula-guerreiro-do-povo

Padre Jose Torres disse...

Senhores, a Igreja não funciona assim. A ida de Dom Darci edtava sendo preparada há muito tempo porque ele era Bispo Auxiliar. Tendo em vista a possível renúncia de Dom Damasceno, dada a sua idade, obrigatoriamente o Bispo Auxiliar deve ser removido, pelas leis canônicas ele não poderia ficar em Aparecida. Portanto não se trata de um ato de remoção. É bom esclarecer porque jornalistas sempre falam o que pensam sem o comprimisso de pesquisar para comunicar a verdade. Ou esta reportagem é fruto de uma atitude ingênua do autor.

Bruno Viana disse...

Fernando, como podemos associar que essa transferência está diretamente relacionada ao discurso inflamado na missa? Outros jornais estão colocando quase como se ele estivesse sendo "promovido" ou a explicação de que essa transferência já estava prevista há algum tempo.

Messias Franca de Macedo disse...

… No próximo domingo (13!) o matuto nas ruas, e o cartaz:

‘Aécim
dos Marín(ho)
da Globo
o TRIPLEX
de Paraty!’

Messias Franca de Macedo disse...

… Se a mãe do estropício psicopata excomungado ‘mor(T)o’ não ensinou patavinas ao filho… Imagine este tal padre do poleiro oco IMUNDO do DEMoTucanato!…

ernesto disse...

E eu pensando que todos sabiam que a Igreja Católica não promove ou rebaixa ninguém de supetão, mas só após processos de meses ou anos. Mas, tirando essa questão, não sei o que é maior, a tradicional falta de lógica dos petistas ou o seu atual desespero. Vou atribuir ao desespero, pois não é possível que alguém em seu estado normal possa pensar que o sujeito foi rebaixado ao passar de bispo-auxiliar para arcebispo. E, irmãos, sigamos o que disse o Senhor na última vez em que falou com nossos pais no Éden. Que dia 13 sejamos milhões de pés pisando a cabeça da serpente que insiste em nos incomodar.

sijo somiko disse...

O problema é que o Odilo é o Aécio do Vaticano. Não se conforma por ter sofrido a derrota. Para um argentino ainda....Depois tem os bispos Dom Sérgio Aluízio Nunes da Rocha, Dom Murilo Jereissati Krieger, Dom Leonardo Serra Steiner, e por aí vai.....

abelardo disse...

O bispo auxiliar, no momento em que insufla os fiéis a pisarem na cabeça de jararaca, parece ter esquecido que não estamos mais na era medieval, não estamos mais na época da fogueira da inquisição, da guilhotina, da masmorra e dos diversos crimes, impunes, que foram praticados em nome de um fanático, criminoso e covarde abuso de poder, que a enorme ferida que ainda faz sangrar a instituição igreja. Quantas foram às vítimas fatais dos desmandos da igreja, no planeta, no tempo dos loucos e desvairados membros que representavam a sua cúpula, o seu estado maior? Quantas terras e propriedades foram capatadas e foram aceitas, pela igreja, ainda que sabendo terem sidas confiscadas de forma bárbara e criminosa por todo o planeta? Quantos pecados, orgias e insanidades foram e ainda são praticas por representantes da igreja no planeta?
Esse bispo auxiliar tem que saber que o telhado de vidro, da nefasta igreja medieval, ainda cobre grande parte do planeta.
O Papa Francisco, Salve Salve , é um abençoado obreiro, que além de estar fazendo um excelente trabalho de recuperação ética e moral na igreja, para o bem dos fiéis, também está sendo firme e corajoso nas suas ações e nas punições para todos aqueles que representam a igreja e se julgam mais do que são e que podem.
A igreja, com lideres feito o Papa Francisco, não será mais vítima do desrespeito, do achincalhe e nem desmoralizações por que passou, a prova disso está nessa punição exemplar e imediata, que foi aplicada ao rebelde bispo auxiliar.

thila disse...

Eu acho que foi uma promoção. Era bispo auxilia,r agora é bispo. Será que ele vai espalhar lá também a matança de cobras?

Papa Francisco transfere bispo que incitou ódio a Lula | Luizmuller's Blog disse...

[…] artigo do Fernando Brito sobre a imediata atitude do Papa diante do irromper do fascismo nas hostes […]

Francisco de Assis C. da Silva disse...

Mas para este Dom Darci foi sim um rebaixamento, pois a Igreja está só aguardando o dia da saída de Dom Damasceno que é o Arcebispo titular de Aparecida e já fez a carta de renuncia, pois já completou a idade canônica (75 anos) para entregar o Governo de uma das Arquidioceses mais importante do Brasil, que inclusive já foi até governada pelo Cardeal Aloisio Lorscheider. Só que o Dom Darci pensava que ia ser ele o novo Arcebispo de Aparecida. Mas dançou. Definitivamente perdeu a possibilidade de ser Arcebispo de Aparecida, às portas da saída de Dom Damasceno.

Marcio disse...

Fernando pelo amor do Papa! Retire os comentários do Facebook, só têm fascista!

Luís Eufrásio disse...

A transferência do bispo para Diamantina foi simplesmente para calar a boca do bispinho tucano. Bispo auxiliar em Aparecida é mais importante que ser bispo titular no interior de Minas Gerais. Aparecida recebe milhões de devotos anualmente... e Diamantina?

Papa Francisco transfere bispo que incitou ódio a Lula | bloglimpinhoecheiroso disse...

[…] Brito, via Tijolaço em […]

Noilton disse...

Esse papa é um sujeito ligado, esperto, do bem.

Reinaldo Faria Tavares disse...

A maior obra da Dilma será o combate à corrupção. Se o Zé mexesse, macularia a obra.

Papa Francisco afasta bispo que incitou ódio a Lula | Baú Virtual disse...

[…] Fernando Brito, do Tijolaço –O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma […]

PAPA FRANCISCO TRANSFERE BISPO QUE INCITOU ÓDIO A LULA disse...

[…] Fernando Brito, do Tijolaço –O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma […]

Eduardo Dias disse...

A história sempre coloca as pessoas em seu devido lugar. O Cardeal Motta foi arcebispo de Aparecida e bispo auxiliar de Diamantina. Este bispo na hierarquia da igreja é inferior em Aparecida e superior em Diamantina ao Cardeal. Mas, nunca será Cardeal, ou erguerá uma obra grandiosa, como a Basílica de Aoarecida, ou será um grande espírito nesta terra. Pobre de espírito retorna para sua terra para aprender a ter educação, coisa que deixou no berço de sua casa em Diamantina. Deve ter ido se aconselhar com sua projenitora.

Érico disse...

cada vez mais admiro esse Papa Francisco, ele representa uma mudança na política da Igreja.
Parabéns pro Chiquinho

Cláudio disse...

:

: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando:

* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *

jose carlos lima disse...

Arthur Leandro
9 h ·
Em Franca, a alguns quilômetros de onde fica o indignado Darci, o padre José Afonso Dé foi acusado de abusar de quatro adolescentes em 2010. Aos 82 anos, o fauno de tapete foi condenado a 60 anos de prisão. Está livre, leve, solto e pregando com suas mãos peludas.

Sale disse...

Deva. Admite que vocês perderam a eleição é que o partido dos trabalhadores deu uma vida melhor aos pobres. Isso a direita não aceita e não engoliu ainda. Por isso querem derrubar lula e o PT. Mas a gente não se entrega não. Vamos sim para as ruas, pois foi assim que sempre vencemos....coragem petistas. Vamos mais uma vez desenrolar a bandeira, pois é por amor a esta pátria Brasil, que a gente segue fileira......saudações petistas.

Sale disse...

Promoção? Quando a gente quer remover alguém para uma nova missão é não sabe como....promove...kkkkkkkkkk vai nessa.... Tem mesmo é que botar ele no escondimento, para aprender a descer do salto e servir.... Esta é a missão dele e não a de lutarmos pelo poder....

PAPA TRANSFERE BISPO QUE INCITOU ÓDIO A LULA – Pirambu News – Fortaleza-ce disse...

[…] Fernando Brito, do Tijolaço –O Papa Francisco mostrou que é rápido com o Báculo de São Pedro e deu de imediato uma […]

Gabriel disse...

Como se a mudança de um bispo não fosse algo pensado com extrema antecedência! Como se o Santo Padre pautasse suas decisões por questões tão irrelevantes! Só me faltava essa: acreditar que Lula é tão importante que até o Papa virá defendê-lo! Para a informação de todos: nada mais natural, na hierarquia da Igreja Católica, que um bispo auxiliar (como o era Dom Darci) receba a posse de uma diocese só sua, após desempenhar seu papel como auxiliar debaixo da jurisdição de outro bispo.

Sobre o texto, em si: "Morrem pessoas, destrói-se o convívio, excomunga-se a paz. - Parece que o autor está citando os governos de esquerda: Venezuela, Bolívia, a própria Argentina do casal Kirchner, sem citar todos os governos comunistas do século XX. Lamentável!