quinta-feira, 3 de março de 2016

Os furos do "furo" da delação de Delcídio na Istoé, por Luís Costa Pinto

costapinto

Luís Costa Pinto, Prêmio Esso de Jornalismo, por duas matérias –  “Os Tentáculos de PC Farias” e “Pedro Collor Conta Tudo” – que iniciaram o processo de impeachment de Fernando Collor escreve hoje em seu Facebook uma meticulosa análise onde analisa a edição especial da Istoé que divulga a até agora suposta - e semi-desmentida, se é que isto é possível - delação premiada de Delcídio Amaral.

É longa e dela reproduzo o trecho em que ele disseca as contradições jornalísticas da matéria, de forma muito objetiva. Imperdível para jornalistas e para quem quer entender o que os jornalistas fazem e escrevem.

Mas, mesmo deixando aos leitores mais interessados o trabalho de (um clique só, nem tanto) de verem as comparações que faz com a entrevista de Pedro Collor, não resisto a destacar um trecho do final, que você pode ler lá:

"(...)o mais estranho em todo esse processo foi a eleição de Istoé para ser o veículo da vez. A revista é a terceira em circulação no país e tem importância secundária, hoje, no processo político. A ressurreição da publicação – mesmo que num fatídico beijo da morte caso tudo se prove uma barriga monumental – se dá justo na véspera da troca de comando em Veja (na próxima segunda-feira um jornalista de carreira equilibrada, de texto primoroso e de responsabilidade ética assume a direção de redação da publicação da Abril, e isso suscitou um debate paralelo nas redes sociais em relação a um suposto e improvável “enquadramento” de Veja pelo Governo). Por que os vazadores da suposta delação negada de Delcídio Amaral elegeram Istoé para entregar um papelório potencialmente bombástico?



Sobre o jornalismo e as
capas que “contam tudo”


Luís Costa Pinto, no Facebook (trecho)


A revista Istoé antecipou sua edição do próximo fim de semana para hoje, quinta-feira.

Antes de analisar qualquer coisa, o ato de antecipar a circulação da edição impressa só mostra quão difícil é pensar as publicações nos dias de hoje.

Modernos fossem, os editores de Istoé podiam ter arrebentado numa edição eletrônica e podiam resguardar a outrora preciosa edição impressa para oferecer a seus leitores uma cobertura espetacular sobre os desdobramentos da crise. Afinal, revistas nasceram para analisar em profundidade os cenários e para explicar o porquê dos fatos.

Mas esse foi só um desacerto editorial. Deixemo-lo de lado.

Na capa da edição, o título ‘Delcídio Conta Tudo’ e uma foto do senador do PT do Mato Grosso do Sul com ar soturno e a cabeça levemente inclinada para baixo.

A ambição, inconfessa, contudo evidente e descarada, é remeter os mais velhos à histórica capa de Veja ‘Pedro Collor Conta Tudo’, de autoria central minha, mas fruto de um amplo e espetacular trabalho de equipe – repórteres, editores, correspondentes e diretores – num formato de redação e de publicação que já não existe mais. Não existe. Mimetizar a força de uma capa por similaridades gráficas é mais que equívoco: é má fé.

O texto de Istoé relata o acesso que a repórter teve a um texto que seria parte de uma delação premiada, não homologada, do senador Delcídio Amaral. No rol de denúncias, supostos fatos que serão graves se forem verdadeiros.
Alguns deles:

1- A presidente da República e o ministro da Justiça teriam feito gestões junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal numa reunião extrapauta, no Porto, para que Ricardo Lewandowiski ajudasse num processo de esvaziamento da Operação Lava Jato.

2- A presidente da República teria pedido ao líder do Governo no Senado, o próprio Delcídio, para que ele confirmasse com um futuro ministro do Superior Tribunal de Justiça se ele concederia habeas corpus aos presidentes de duas empreiteiras – Odebrecht e Andrade Gutierrez – tão logo assumisse a vaga no STJ. E que o presidente do STJ teria auxiliado nessas gestões.

3- Que Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, soubera com todos os detalhes do passo a passo da compra da refinaria da Petrobras em Pasadena (EUA).

4- Que Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, havia articulado com a CPI dos Bingos para que seu nome não fosse tratado lá dentro.

Não vale descer ao rol quilométrico de versões elencadas no papelório divulgado por Istoé, mas:

1- Delcídio Amaral nega a delação. Seus advogados, idem. Um dos advogados de Amaral é ex-presidente do STJ, Gilson Dipp, operador do Direito que construiu sólida reputação em Brasília. Eles não foram procurados antes da publicação do texto. Sequer para confirmar ou negar a existência da delação – ou para ajudar a melhorar a “apuração”. Por que?

2- O presidente do STF, Ricardo Lewandowiski, em que pese ter sido “elogiado” na edição de Istoé, não foi procurado antes da divulgação da revista. Por que? Deveria ter sido procurado, até para dar detalhes da conversa ocorrida no Porto, em Portugal. Lewandowiski negou que tenha ocorrido abordagem não-republicana na conversa entre ele, a presidente e José Eduardo Martins Cardozo.

3- O presidente do STJ também não foi procurado por repórteres de Istoé para dizer o que houve naquelas supostas gestões – para melhorar, para tentar derrubar a “apuração”. E até mesmo as reações dele já seriam notícia, em si, numa eventual reportagem.

4- O ministro Marcelo Navarro nega ter existido a conversa citada na suposta delação também negada. E também não foi procurado por repórteres de Istoé. Por que? Mesmo que Navarro negasse, havia reportagem se fato houvesse.

5- Regressar à compra de Pasadena, dizendo que Dilma sabia o que se passaria na reunião que levou à efetivação da compra da refinaria nos EUA, é chover no molhado numa obra já feita: a presidente já dissera, em outro momento, que soubera da compra por relatório preliminar – mas que não o lera antes da reunião do Conselho da Petrobras. E isso não é crime, é notícia velha. Por que não citar, em um parágrafo, que ela sabia o que já dissera que sabia?

6- A CPI dos Bingos não tinha rigorosamente nada a ver com Dilma. Nada. Foi ela, a CPI, a responsável por levar à queda de José Dirceu do ministério da Casa Civil. E Dilma assumiu o posto dele. E naquele momento ela não era nada, não era ninguém, no horizonte político nacional. Lula tirou o nome de Dilma da cartola depois da posse para o segundo mandato – e ali a CPI dos Bingos já não existia mais.

7- De resto, no texto da revista há dois parágrafos remetendo à renovação da tese do impeachment que não nasceram da pena jornalística. Saíram de uma mente policialesca. São indícios de digitais.

Continue lendo, aqui.

 

58 comentários:

Messias Franca de Macedo disse...

A suposta delação de Delcídio está entrando numa zona perigosa a partir do desmentido do suposto autor.

Por conspícuo e impávido jornalista Renato Rovai

O que a revista Isto É tem em mãos não é um documento com qualquer tipo de timbre ou que remeta a algo oficial, mas uma minuta. Que poderia ser escrita por Delcídio, por um dos seus advogados, por um policial federal aposentado ou por mim, a partir de uma delação real.
A Revista Isto É também não apresenta na sua reportagem a assinatura de Delcídio ou de qualquer um de seus representantes e fala de 400 páginas. Se houvessem 400 páginas, certamente haveria muitos outros elementos para compor a matéria.
Segue a nota de Delcídio, negando “à partida” o conteúdo da reportagem. Se a revista confia na autenticidade do documento que tem, ela tem a obrigação de apresentá-los para que possam ser checados por outros veículos.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2016/03/03/delcidio-nega-delacao-e-diz-desconhecer-documentos-da-isto-e/

Irion disse...

Essa "delação" foi redigida na embaixada ianque?

Messias Franca de Macedo disse...

(…)
Sobre Pasadena
Delcídio do Amaral “Acusa” Dilma de conhecer as tais cláusulas polêmicas, que, segundo o próprio Delcídio, seriam absolutamente normais em contratos daquela natureza. Se eram normais, a única acusação que pesaria contra Dilma é o da ignorância de apresentar como suspeitas cláusulas normais.
(…)
Por conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif
em ‘O rescaldo da delação de Delcídio’
QUI, 03/03/2016 – 19:14

JOAO BATISTA disse...

O que eu quero saber são os números das ações ajuizadas por Delcídio, Dilma, Lula e demais citados. O resto é pra boi dormir.
Ou se tomam medidas judiciais em face da repórter que assinou a matéria e da revista que a publicou ou estão todos com o rabo preso!

Os furos do “furo” da delação de Delcídio na Istoé, por Luís Costa Pinto – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | O LADO ESCURO DA LUA disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Panino Manino disse...

Sobre timming político, não dá para não reparar que esse novo ataque vem justamente no dia em que a oposição e adversários perderam um dos maiores aliados contra o governo no STF.
Tudo para não perder momento.

Maria Rita disse...

Xi, parece que os homens de preto lá daquela republiqueta passaram de subeditores a chefes de redação. Ou foi algum janotinha que deixou sua digital de minuta policialesca. Xihihiiii...Matéria deliciosa do Luiz Costa Pinto. Quebra todo o clima espetaculoso da IstoÉ uma merda.

Alex Herren disse...

Por que a isto é? Se fosse a veja ou a época, dava muito na cara, afinal o assunto triplex de Paraty e Eduardo Cunha, estão no foco. Antonce....

Messias Franca de Macedo disse...

Prezado, conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito,
acerca do destaque que o senhor registrou no texto do jornalista Luís Costa Pinto:

“(…)o mais estranho em todo esse processo foi a eleição de Istoé para ser o veículo da vez. A revista é a terceira em circulação no país e tem importância secundária, hoje, no processo político. A ressurreição da publicação – mesmo que num fatídico beijo da morte caso tudo se prove uma barriga monumental – se dá justo na véspera da troca de comando em Veja (na próxima segunda-feira um jornalista de carreira equilibrada, de texto primoroso e de responsabilidade ética assume a direção de redação da publicação da Abril, e isso suscitou um debate paralelo nas redes sociais em relação a um suposto e improvável “enquadramento” de Veja pelo Governo). Por que os vazadores da suposta delação negada de Delcídio Amaral elegeram Istoé para entregar um papelório potencialmente bombástico?

***

RUFAM OS TAMBORES GOLPISTAS! [Messias Franca de Macedo 03/03/2016 às 12:35 - em http://tijolaco.com.br/blog/paula-marinho-e-globo-ao-tijolaco-nunca-fomos-donos-da-mansao-em-paraty/ ]

… Por que somente agora as organizações criminosas Globo “comeram moscas”, deixando a revista IstoÉ “dar o furo de reportagem tão bombástico”?!
Na busca por uma das respostas, pensemos na lhaneza de tratamento dispensado pelo João Roberto Marín(ho) ao conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito!
E o jornaleco de quinta categoria ‘O Globo’ que durante as últimas 24 horas parecia ter dado um armistício em relação aos pedalinhos dos netos do presidente Lula, agora estampa em letras garrafais no topo da página principal do site:

Em delação, Delcídio envolve Dilma e Lula em ações para tentar barrar a Lava-Jato, diz revista

E abaixo da ‘manchetona’, a confissão de culpa na treta sórdida:

O GLOBO já havia revelado, em 19 de fevereiro, que o senador petista tinha feito acordo com a Procuradoria Geral da República para contar o que sabe e ser libertado. Trechos da delação, ainda não homologada no STF, foram divulgadas hoje pela revista ‘IstoÉ’!

É verdade: estamos numa guerra!
E longe de ser [uma guerra] santa!
Ou seja, desde o antanho do julgamento do Mentirão o matuto vem reiterando à exaustão: para os nazifascietrroristas &$ Golpistas, o golpe não tem volta, não tem retorno!
Mesmo porque ‘é questão de sobrevivência, estúpido’!
E o ‘Império do Norte’ intensifica as coordenadas!
‘Capiche’?!
Sim, é máfia!

Estado de sítio!

Carlos disse...

Pensei num enredo para filme de espionagem: uma jornalista jovem e bonita consegue um cargo num ministério numa destas republiquetas de bananas da América. Para fins de ilustração, digamos que seja o ministério da justiça. Aí ela se encanta pelo charme do ministro, abandona o marido e vai viver com o novo amor. No início de uma semana qualquer, o tal ministro pede demissão do cargo e, dias depois, uma reportagem de veracidade duvidosa realizada pela moça é publicada por uma revista engajada numa conspiração para derrubar o governo do país. Sei lá, é só ideia para um filme ou romance.

Bernardo disse...

Tudo parece uma grande armação utilizando o nome do senador; talvez um novo Riocentro. A bomba explodiu no colo de quem mandou fazer a reportagem. Espera-se que o caso seja investigado com profundidade e que os culpados sejam rigorosamente punidos. Pelo que se depreende do artigo de Luis Costa Pinto há muitas digitais e será fácil descobrir quem, como, por quê, quando e a mando de quem foi publicada essa matéria. Parece que a revista assinou sua própria sentença de extinção. Credibilidade zero!!! Por quê não saiu nas outras duas do trio do lixo?

nilo walter disse...

Pauta para os coxinhas na próxima semana.

Rodrigo disse...

O circo midiático continua.

Luís CPPrudente disse...

Heródoto Barbeiro mostrou novamente o dna tucano e deve ter feito o que o jornalixo das oito da famiglia Marinho fez (e o jornalixo da famiglia Marinho já não vejo há anos).

Quanto à Rede Record, ela assinou em definitivo com o PIG, já faz parte do consórcio golpista.

luis castro disse...

Tudo faz parte de um calendário previamente elaborado pelo PIG, sob o comando das Organizações Criminosas Globo, que não se preocupa mais em manter as aparências a coisa agora é descarada mesmo. Todos os meios justificam o fim que é inviabilizar a candidatura de Lula em 2018. Espera-se agora que a substituição do ministro Cardoso seja de fato um sinalizador para se dá um basta nesta esculhambação que virou o judiciário brasileiro, quando juízes e promotores de comarcas estaduais têm mais poder que ministros do STF.

Luís CPPrudente disse...

Os meganhas que compraram a edição desta semana da QuantoÉ querem é podar e enfraquecer o ministro Ricardo Lewandowski. Eles querem colocar a espada no pescoço de Lewandowski, o STF tem que exigir, determinar que a QuantoÉ prove o que publicou.

Antonio disse...

Se não me engano, tempos atrás existia um zum zum sobre Daniel Dantas financiar esse pasquim.
A bolsa subiu 4%.
Um operador municiado de informações deve ter feito uma fortuna hoje.
Tem coisa ai!

paul moura disse...

Veja Brito como aumentou consideravelmente a quantidade de coxinhas no seu blog.
Será porque a goobllles falou fininho com você e eles são os párias do criança esperança.
Rindo demais Brito.

Messias Franca de Macedo disse...

E vamos "a um dos finalmente":

se, verdadeiramente, o Brasil voltou a ter ministro da Justiça, a esta altura da patifaria hedionda golpista a Polícia Federal e a ABIN já coletaram a delação (sic) da jornalista Débora Bergamasco do folhetim 'IstoÉ Tudo por Dinheiro'!
Portanto, amanhã pela manhã, 'noiss' já teremos as verdades enquanto novidades explosivas!
Ou, contrariamente, saberemos se no ministério da Justiça aportou outro 'Zé Tucano'!
E se a ABIN foi, efetivamente, extinta durante 'o [tíbio] PT da Governança'!
A conferir o nascer do Sol!
Ou o emergir solene das trevas!...

hb cwb disse...

O desespero do PIG para inventar fatos que animem coxinhas e oposição e tentam acuar o novo Ministro da justiça e tirar o foco do famigerado Cunha!

paulo disse...

caramba, eu o mais leigo de politica, MAS QUE ACOMPANHA DIARIAMENTE TUDO O QUE SE PASSA NAS MIDIAS IMPRESSAS E DIGITAL, penso, como pode um(a) jornalista ou revista publicar tamanha orgia. Passaram dos limites, se fosse o governo dava um jeito de fechar esse "descaramento " irresponsável

luiz mattos disse...

Não temos paz,dias difíceis virão e acredito que palavras não possuirão a força necessária para que as dificuldades sejam superadas.Os males causados pela politização da polícia federal,pelo MP e pelo judiciário com ampla cobertura criminosa da mídia surtirão seus piores efeitos nos próximos dias é triste mas seremos muito mais exigidos do que já fomos,debito todo esse tenebroso momento na irresponsabilidade criminosa da gestão de José Eduardo Cardozo frente ao ministério da Justiça.
Viveremos um momento Histórico;uma única geração terá de enfrentar dois golpes contra a Nação.Teremos pois de enfrentar,não podemos aceitar retrocessos ao pouco que foi construído,não devemos aceitar passivamente um golpe seja ele político,jurídico ou armado.Não nascemos para a escravidão.Que o Governo tenha a força necessária para resistir e nós a coragem que as futuras gerações merecem.

L. Souza disse...

A Isto é ainda existe?

alvaro disse...

A espetacularização continua. Descaradamente a caça é ao Lula e já começaram os discursinhos para livrar os 'coitadinhos' dos executivos e políticos delatores de qualquer culpa e responsabilidade, afinal coitados, foram corrompidos pelo chefe metalúrgico. É quase inacreditável tamanha falsidade.

Vargas disse...

É óbvio que a revista adiantou a sua publicação para coincidir com a posse do novo ministro da justiça.
Tem sido sempre assim. No dia em que o governo dá uma respirada, o pessoal solta um petardo.
Tudo planejado. Mais uma vez. Nas barbas do governo.

Os furos do “furo” da delação de Delcídio na Istoé, por Luís Costa Pinto – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Luiza disse...

Luis, a Dilma e o zé já sabiam da trama de um golpe de Estado desde informes de 2012 dando conta de que estavam ocorrendo "atos preparatórios" para manisfestaçoes que sucederiam depois. Não foi atoa o MPL/2013. Aquilo já era fruto de uma orquestração, mas o governo não enfrentou, fugiu de forma infantil.
Depois da reeleição o alerta vermelho continuou e intensificou-se. Devido à inação da Dilma e do zé o golpe, óbvio, ia subir o tom e ser cada vez mais violento. Dilma nao tem perfil político[refiro-me à qualidade/jogo de cintura/disposição ao embate político de um Lula, Ciro Gomes] e nem pode contar com a retaguarda de serviço de Inteligencia nacionalista no país. A retaguarda que teve veio de inteligencia externa e amiga, mas isso não foi capaz de desencadear uma reação. Tolice republicana. As instituiçoes iam ser engolidas pelo golpe se nada fosse feito. E foi isso o que aconteceu..
Ao cometer o grave erro de só estimular a cidadania através do acesso ao consumo sem deixar claro que isso era fruto da presença do Estado a custa da implementação de políticas públicas nas áreas sociais, ou seja, polítizar o povo para que entendesse que cidadania nasce da consciencia dos direitos sociais e que sem a intevenção governamental nada disso é possível, isso fez com que o povo entendesse que a melhora de vida foi por mérito próprio e não fruto de políticas públicas. O resultado disso foi um desserviço à cidadania e a cristalização da indigencia politica que tornou esse povo refém de qualquer discurso político oportunista e de uma mídia disposta a colocar o povo novamente na condição de miseravel.
Republicanismo barato como resistencia ao golpe, concessoes à direita e perda do apoio do pobre - público alvo de todas as politicas sociais petistas mas sem conciencia politica nem cidadã - cai o governo pelos seus próprios erros de estratégias. Tivesse o PT consolidado o esclarecimento do pobre da importancia do Estado, de um governo que se importa com ele e por isso adota politicas públicas para a sua melhora de vida, o golpe nao conseguiria prosperar, pode ter certeza.
Quanto à Istoé, a reportagem saiu da cabeça do moro, da lava jato, dessa operção destinada a derrubar o governo e quebrar o país, mas que o povo vai engolir fácil, fácil. Muito bem disse o Luis Costa: "Saíram de uma mente policialesca. São indícios de digitais"
Infelizmente, golpe de Estado não perdoa o erro do nao enfrentamento, e a incompetencia do governo Dilma e do seu imaculado zé desde 2012 cobrarão o preço - o impeachment.
O país será desmontado e algumas leis para coibir a revolta popular já estão aprovadas e outras mais duras estão a caminho. O mais pobre voltará a miséria extrema e os jovens vão ter que viver num país sem nenhuma perspectiva de sucesso e direitos.
Perceberão que foram enganados tarde demais. De resto, só os lhos para chorar a sua desgraça, nada além disso.

Paulo disse...

Tão furada a delação que já estão na casa do Lula. Tão furada que o Min. Teori já falou que vai homologar...bateu o pânico no pessoal, beleza! Mas parem de viver no mundo da lua Senhores. A casa, o instituto, o lula.... Tudo caiu.

Alex Herren disse...

Não sei, não. Mas diante dessa "delação", eu começo a desconfiar que o vazador de informações para a mídia é o próprio José Henrique Cardoso, digo José Eduardo Cardoso. Para mim, não era ele quem "puxava o gatilho", mas quem ordenava ao "japa" fazer isso. A história da humanidade está repleta de traíras sem vergonha.

Arnaldo Costa disse...

A máfia demotucana dominou o país e volta a atacar. Conseguiram mais uma vez colocar cortina de fumaça nos fatos que incriminam os gangsters criminosos Aécio Neves e Cunha. Essa turma tem uma corja de influência e atua nos bastidores. Outro grande mistério é o de termos mais uma vez Youssef preso sem que haja o aparecimento sequer uma única vez de seu mentor, amigo íntimo e parceiro de corrupção Álvaro Dias. A quadrilha tucana dominou mesmo o país.

Arnaldo Costa disse...

A máfia demotucana dominou o país. Primeiro tomou a imprensa, através de concessões de rádio e TV distribuídas no período da ditadura e de um conluio com esses governos. Depois tomou seitas como a maçonaria e outros espaços criminosos da sociedade, apoderou-se da economia, invadiu e disseminou-se em órgãos públicos e, por último, doutrinou uma legião de analfabetos políticos úteis. Agora, atacam seus adversários políticos e tentam derrubá-los no tapatão, ao mesmo tempo que são omissos, cúmplices ou coniventes com a corrupção e outros crimes de seus aliados. O Brasil vai de mau a pior na mão dessa corja. Não têm escrúpulos. Isso fica evidente no caso do helicóptero do pó do amigo de Aécio. Ou mesmo na morte da modelo que sabia demais sobre os gangsters tucanos de Minas. Estamos na mão de bandidos.

ernesto disse...

Lulinha, Lulinhazinho, a Madame e o Chefe, todos da famiglia devem passear de camburão. A organização criminosa tem tantos tentáculos que não dá para comemorar antecipadamente, mas parece que, finalmente, a justiça começará a ser feita no Brasil.

JURIDICO disse...

É muita coincidência com decisão de Moro sobre coerção de Lula.

Tudo planejado. Esses moleques de Harvard de Curitiba pensa que o povo é bobo.

Veja não PUBLICOU PARA ENTRAR COM ATENUANTE É SO OBSERVAR.

Lenita disse...

Pois é, pensei que esta revistinha ja tinha acabado pois ficaram publicando muitas mentiras sobre o Lula, todas por sinal desmentidas milhões de vezes. Realmente, que o mercado se manifeste dessa forma (ridicula) é sinal que os golpistas estão mesmo desesperados e estão dando tiro para todos os lados. Esse circo dantesco tem mesmo como objetivo atiçar a adrenalina de gente ruim mas tb de gente do bem que fica entrando em parafuso e pregando o fim do mundo. Essa é a logica dos golpistas, atende seus objetivos de marketing; a manada reage de forma histérica dos dois lados do campo politico, assim não ha consenso nem coesão. Bom, o caminho é tomar as ruas mesmo ! Vamos lutar pelo que é nosso e vamos lutar até o final para que o projeto de uma sociedade inclusiva e cidadã continue seu caminho. Se os europeus levaram séculos para atingir o patamar democratico e estavel de suas instituições (e olhe la, com muitos defeitos ainda) porque não chegaremos ? Povo nas ruas ! Não é hora de pregar a derrota !! O bla bla bla bla é bom, mas agir é ainda melhor !! Não conheço nenhuma sociedade que tenha se transformado sem a participação do povo. Lula e Dilma não são Deuses, mostraram o caminho e estão ainda lutando, estão de pé, não estão mortos ! Cada um de nos tem mesmo que se responsabilizar e parar de ficar dando tiro pra todos os lados também. Tantos especialistas nesse blog, me pergunto porque não se candidataram então? Com eles estariamos muito bem, porque parece que eles sabem direitinho tudo que deveria ter sido feito para evitar o que estamos vivendo. Acorda Brasil lucido e leve contigo pra rua o que conseguires: o vizinho que xinga porque não entende; o jovem que tem um pai coxinha; o trabalhador que nem tem tempo para ler e entender tudo que esta acontecendo, e muitos outros. Vamos seguir o exemplo maravilhoso dos secundaristas de Sampa, dos MST, e tantos outros movimentos sociais que estão nesse momento fervilhando. Todas as casas estão caindo no Brasil e esse é o momento de lutar pelo pré-sal até conseguirmos garantir esse futuro ! Força guerreiros brasileiros, vamos deixar pra chorar de rir qdo conseguirmos liquidar os golpistas!

ernesto disse...

Neste momento, o Brahma já está no camburão.

Iskra disse...

O juiz da vara de guantanamo ataca de novo, em mais uma ação espalhafatosa, com evidentes gastos desnecessários de dinheiro público e com o ineditismo do uso da Receita Federal, coercitivamente conduz o MAIOR PRESIDENTE da história do BRASIL para depor sobre os pedalinhos de Atibaia.

Enquanto isso a Rede Globo , com sonegação comprovada e direta de mais de um bilhão de reais , sequer é alvo de investigação aberta , seja pela PF, MPF, RFB ou qualquer destas desgraças que se tornou o submundo da Administração Pública brasileira.

Ou o POVO sitia a casa ( ? ) do carniceiro venal de curitiba ou viveremos a destituição do um governo eleito pela maioria em uma sórdida campanha de mentira e lodo, bem ao estilo do Dptº de Estado em Washington, essa "primavera" da meganhagem vai levar o País a sepultura.

Messias Franca de Macedo disse...

... Pessoal,
hoje eu acordei com uma sensação brutal de ressaca devido ao surreal dia de ontem.
Ao ler as primeiras notícias sobre a ação contra o [eterno] presidente Lula e a família dele, realmente, eu penso que estou ainda dormindo - e sob um forte pesadelo.
Como foi possível o governo desde a era Lula no antanho do Mentirão, as demais instituições brasileiras e o honesto e impávido povo trabalhador brasileiro ter permitido que chegássemos a esta situação bizarra, estúpida e criminosamente hedionda?
Somente resta ao povo ocupar as ruas!
Imediatamente!
Sim, eu sei, uma das etapas a ser cumprida pelos nazifasciterroristas &$ golpistas é produzir uma eventual guerra civil.
Porém, o golpe possa ser definitivamente consumado sem reação, sem derramamento de sangue...
Afinal, 'nois' estamos no Brasil festivo, do homem cordial, da 'ellite' mais bandida, mais impiedosa, mais infame, mais predadora, mais [mega]corrupta do mundo!

E viva a nossa contemporânea pré-Idade Média!

Já havíamos exortando à exaustão:
estado de sítio!

Messias Franca de Macedo disse...

... Prezado e consciente Cleomar,
ontem eu ponderei:
'O Império do Norte' intensifica as coordenadas!...

ernesto disse...

Isso aí Messias, faça jus ao seu nome, chame a Lenita para ajudá-lo e comande as massas que sairão para defender o coitado do Lula. Ainda não vi ninguém nas ruas e acho que só vou ver a tropa paga da CUT e do MST. Mas, quem sabe, talvez as multidões estejam esperando a convocação dos grandes líderes como vocês. Mandem brasa. Queremos ver a ação do "povo" que ama o Lula acima de tudo, como vocês diziam. Não percam tempo, o deus da seita de vocês já está no camburão.

marco disse...

Sr.Luis Carlos.O senhor naturalmente,não é INGÊNUO,ao ponto de crer que com 0 INSTITUTO DA DEDURAÇÃO PREMIADA,que o corrupto e parasita JUDICIÁRIO que temos,salvo raras exceções, permite que viceje IMPUDENTEMENTE,sob argumentos absurdos,basta que qualquer um,qualquer um,denuncie o vizinho,para que este,seja criminalizado.Como exemplo,o JUIZECO DO PARANÁ,cujos olhos somente conseguem olhar para a ponta do próprio nariz,sinal de deficiência cerebral característico dos deficientes,e o JUDICIÁRIO,cuja única tarefa visível,é vestir suas togas.O GOLPE DA DIREITA,se baseia nisso,já que ainda não contam com as forças armadas para perpetra-lo já.A elite,encastelada nos escaninhos do poder,viveu,vive e viverá,a despeito dos esforços que o POVÃO possa fazer,senão ações mais violentas,do tipo INSURREIÇÃO,para colocar ORDEM NESSE GRANDE GALINHEIRO,em que se transformou o nosso país,após as vitórias dos governos POPULISTAS de Lula e Dilma.A agiotagem internacional,os abutres dos cofres públicos,estão desesperados,posto não existir mais,condições objetivas para continuarem sugando os países,e no desespero,nutrem os DIREITA NACIONAIS,com suas teses falidas de LIBERALISMO.Por mais incisiva e útil que seja sua matéria,o alcance dela tem limitadas repercussões,ainda que concorde com tais iniciativas.Parabéns pela matéria e esperemos que alcance muitos internautas e ajude para estimular ações mais incisivas ao respeito.Saudações...um internauta mais velho do que desconfiado.

Márcio dos Reis Duarte disse...

Fernando não nos deixe órfãos, precisamos de suas análises sobre essa ''coincidência'' saída do José Cardozo e devassa na casa do Lula.

Lenita disse...

NÃO PASSARÃO !!!! GOLPISTAS !!!! MEXEU COM LULA MEXEU COMIGO !!! Tirem suas mãos sujas de cima do Lula e sua familia. Vamos tomar as ruas !! Basta desses canalhas !!! Vamos apoiar Lula e familia, vamos gritar e chamar todos os jornalistas internacionais. A midia internacional tb é vendida, é preciso ação coordenada pela Internet. A luta povo brasileiro !!!

titus disse...

A Presidente da Republica e responsavel pela soberania do pais, contra inimigos internos e externos, vamos ver se ela exerce essa autoridade ou nao, vmos ver como os seus subordinados (policia Fed, exercito marinha forca aerea respondem ao seu comando, ja descobrimos os traidores no congresso no executivo no judiciario vamos ver quais sao nas forcas armadas, eis a chance imperdivel.....vamos ver se ela e getulia ou janga.......
O Brasil nao e uma democracia com instituicoes fortes e um pais de capachos do interesse extrangeiros....(colonia)

titus disse...

Saindo para as ruas....vejo voces por ai.......

ernesto disse...

Isso aí, pode chamar o povão para te seguir. Estamos esperando a tomada das ruas.

ernesto disse...

Leva um guarda-chuva que pode chover.

Messias Franca de Macedo disse...

BANDIDOS NA BANDNEWS - Agora imaginemos como está sendo a cobertura na 'RouboNews' - perdão, ato falho -, GloboNews!

O canalha do Boechat, sorrindo, afirmou que "até pastel na feira não mais se compra com dinheiro vivo"!
Uma âncora da Band disse que a Polícia Federal teve o maior cuidado de preservar a imagem do presidente Lula!
E um repórter deste mesmo veículo do *PIMG asseverou que um procurador da Força-tarefa disse que a ele que "a operação foi feita desta forma e neste momento porque nós teríamos que dar o bote certo e na hora certa".

Ou seja, além de presente político, o [eterno] presidente Lula já está sumariamente condenado!
Ou alguém de sã e liberta consciência acredita que "os(as) supremos(as)" do STF vão resistir à sanha pré-condenatória da 'opinião publicada'?

Messias Franca de Macedo disse...

Creio que as manifestações de guerra contra o golpe deverão ocorrer em todo o Brasil.
Portanto, só estou esperando a convocatória para a minha cidade, Feira de Santana, Bahia.
Brasil - em homenagem ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Messias Franca de Macedo disse...

Hasta la Victoria Siempre

Creio que as manifestações de guerra contra o golpe deverão ocorrer em todo o Brasil.
Portanto, só estou esperando a convocatória para a minha cidade, Feira de Santana, Bahia.
Brasil - em homenagem ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Messias Franca de Macedo disse...

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

Lenita disse...

Aproveita ernesto e faça algo pelo Brasil porque se o golpe der certo você certamente vai sofrer muito mais do que nos, ja que perceberas que fora transformado em zumbi, e com os golpistas não seras mais do que um inseto. Sai dessa cara e seja um brasileiro honrado e não colonizado. Caso contrario boa viagem para Miami. E isso ai Titus, vamos para a Rua mostrar que o povo não é bobo !!!

Messias Franca de Macedo disse...

DIA 'D' - o nome da derradeira fase!

... Na próxima etapa da nazifascisterrorista &$ descaradamente golpista Operação 'Lava [DEMoTucano a] Jato', ufa!,a derradeira etapa!
O nome da bandalheira?
Fase 'Dia D'!
'D' de Dilma!
Sim, [a atual presidente da República] Dilma Vana Rousseff!
A presidente Dilma Rousseff, a filha e os netinhos, um ainda de colo, serão conduzidos coercitivamente para a 'Guantánamo do Paraná'!
E o ex-'miniSTRO' 'Zé DEMoTucano', enfim, posará serelepe no IMUNDO ninho Tucano!

RESCALDO:
se o povo não for, imediatamente, às ruas, o golpe já está materializado.

Ramos de Carvalho disse...

Qual a verdade?
Vamos supor que a presidente quisesse conter a inquisição, seria no STJ? acho muito difícil já que, chegado lá, a mídia toda forçaria a opinião pública. Pior seria no STJ. A inquisição poderia ser interrompida com a troca dos delegados envolvidos na lava jato, quando da escuta colocada na prisão da Federal. Ou seja, acho que a Dilma/Lula não temiam a inquisição e o Delcídio quer valorizar sua delação para não ser preso.

Jorge Leite disse...

Ontem fui assitir o jornal da record pensando em ver alguma análise que prestasse sobre o assunto. Mas o Barbeiro estava tão coxinha que desisti e mudei o canal. Record e PIG, tudo a ver...

Jorge Leite disse...

Mas o Brito não tinha fechado a porteira pros retardados mentais??? O que esses imbecis estão fazendo aqui?
Onde está o moderador???

Yohakim Vera disse...

A repórter da IstoÉ a atual mulher do Zé da AGU!

henrique de oliveira disse...

Pensei a mesma coisa.

Lenita disse...

E ai vc viu so o povo do lado do Lula ? E eu ainda nem fui porque nao moro em Sampa. Mas estou pronta para ganhar o Brasil. Fique tranquilo que pessoas cansadas e nao-brasileiros como vc nao estarao ao lado de uma multidao de vermelho. Vc vai la pagar mico com os gatos pingados histericos no dia 13. Vai ser certamente um fiasco total... rsrsrs...