domingo, 13 de março de 2016

O que têm a ver as palmas ao Bolsonaro, as vaias a Aécio e a "união" de Temer?

bolsoaecio

Que jabuti não sobe em árvore é dos mais velhos aforismos da política: alguém o colocou lá.

Vai a julgamento esta semana no Supremo a admissibilidade de Emenda Constitucional que implante o parlamentarismo sem a necessidade de plebiscito que o institua e sem referendo que o confirme.

O mesmo parlamentarismo que foi usado em 1961 para impedir que João Goulart, vice-presidente  eleito pelo voto direto tivesse a plenitude dos poderes presidenciais com a renúncia de Jânio Quadros. O mesmo plebiscito que o PSDB tentou emplacar em 1988, na Constituinte.

Não há dúvidas de que, hoje, há número para aprová-la, sem sequer a decência de que se implante no próximo mandato, uma emenda parlamentarista.

Ela é a saída ideal para tucanos e peemedebistas, os quais, como se viu, pouca ou nenhuma importância dão à soberania do voto popular.

Tirar Dilma pelo impeachment, embora mais fácil que há dois meses, com os movimentos recentes de Renan Calheiros, ainda assim não é tarefa fácil. E teria a "desvantagem" de dar o cargo a Michel Temer com poderes totais.

Pela cassação do mandato via TSE, embora a figuras sombrias de Gilmar Mendes e Dias Tóffoli possam facilitá-lo, levaria junto o mandato em potencial de Temer.

Nesta solução, porém,  terão de enfrentar novas eleições e sabem que não apenas o PMDB não tem votos como o PSDB vai ter um naco comido pela extrema-direita que o movimento golpista  iniciou e insuflou e já tem agora (eu ia dizer luz, mas me contive) trevas próprias.

Não é um "folclore" como o Pastor Everaldo ou Levy Fidélix.

E nem Aécio nem Alckmin, como se viu hoje na paulista, são os heróis da Paulista.

Com o parlamentarismo, Temer poderia assegurar o espaço para seu ego e pretensão de ser "o homem para unir este país" e entregar o comando do governo, especialmente sua área econômica, aos tucanos, mais o posto de Primeiro-Ministro a Aécio. O resto? Bom, do resto faz-se farta e fisiológica distribuição no parlamento.

E, como num passe de mágica, surge então um caso judicial de 1997 para se oferecer como porta de saída para o "golpe dentro da legalidade".

Sem prejuízo, inclusive, de avançar com o impeachment de Dilma e dar a Temer, como é sua ambição, a oportunidade de posar de nossa Rainha da Inglaterra, levando junto, claro, como dama de companhia, o inefável Moreira Franco.

Parece ficção?

Não creia nisso. Ou creia que a política, no Brasil, é uma peça de ficção, e de muito má qualidade.

58 comentários:

Mauricio Gomes disse...

Só faltava isso, um golpe dado pelo STF. Já não basta um filho da puta partidário e cínico como o Moro e o ladrão do Aécio, dois coveiros da democracia, e a mídia mais imunda e corrupta do mundo, ainda temos que lutar contra a extrema direita fascista e um STF covarde. Desanimador...

BTib disse...

Se a folha fala, e mesmo sendo verdade, em 450 mil, na paulista, não é nada. Pode-se dizer que falhou. Agora o bicho vai pegar no dia 18, fim de semana todo, e dia 31. Ai é que eles vão ver o que é povo!

C.Paoliello disse...

Leandro Fortes disse tudo sobre a Marcha dos Hipócritas:

https://www.facebook.com/leandro.fortes.146/posts/10208938990531458

José Carlos Vieira Filho disse...

Enganou-se, o judiciário (e seus bibelôs) não é covarde, é interessado.

Antonio - SC disse...

Vai ser a hora do STF mostrar a sua cara.

renato arthur disse...

Quero ver quem governa o Brasil com o golpe seja de lado for. A direita e os juízes se não sabem, ficaram sabendo, porque as suas garantias só serão mantidas com a milícias ao lado de suas casas.

JULIA disse...

dias 18 e 31, são dias de semana, o povo trabalhador não poderá ir, não consigo entender pq os organizadores nunca marcam para os finais de semana, fica difícil participar, a pessoa tem que estar muito engajada, querer muito ir, para poder enfrentar o patrão e ir a manifestação, correndo o risco de entrar para estatística de desempregado. Eu gostaria de ir, mas não vou faltar ao trabalho, tenho filho para criar.

O que têm a ver as palmas ao Bolsonaro, as vaias a Aécio e a “união” de Temer? – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

José Ademar disse...

Realmente achei que daria pelo menos o triplo de gente hoje nas manifestações #movimentocorruptosdobem,principalmente na avenida paulista onde segundo a PM deve caber pelo menos 6 bilhões de pessoas.No resto do Brasil foi um fiasco total.Na manifestação do RJ vi um cara que parece que já é a quinta vez que vi na onda golpista sem contar que o povo não encheria a geral do antigo maracanã,mais a PM disse que tinha 1 bilhão de pessoas pelo menos.Agora gostei de saber que pelo menos Marta McAllen Suplicy Richie foi praticamente defenestrada do movimento corruptos do bem da Paulista.

Acho que só quem vai carregar nas costas essa onda golpista mesmo até 2018 vai ser São Paulo mesmo.

Messias Franca de Macedo disse...

MAIS UM MÍSSIL NO COLO IMUNDO DA GALINHADA - perdão, ato falho -, da 'COXINHADA' nativa, furibunda e, ao mesmo tempo, festiva!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

BANQUEIRO É QUEM APARECE NA FOTO-SÍMBOLO DOS PROTESTOS

O homem que aparece na foto-símbolo das manifestações contra o governo neste domingo, tirada em Ipanema, é Claudio Pracownik, vice-presidente de finanças do Flamengo e sócio e diretor executivo do Banco Brasil Plural; a foto se espalhou nas redes com críticas ao comportamento do casal, que compareceu aos atos acompanhado da babá, que levava seus dois filhos; em um post no Facebook, ele diz que paga seus impostos, não recebeu favores de empreiteiras, ganha seu dinheiro honestamente e que emprega "centenas de pessoas" em seu trabalho mais 4 funcionários em sua casa; "Todos recebem em dia"

13 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:05

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/220891/Banqueiro-%C3%A9-quem-aparece-na-foto-s%C3%ADmbolo-dos-protestos.htm

Irion disse...

Os perdedores (só branquinhos?) também tem direito de se manifestar! Mas que parecem fascistas, isso são! Deveriam aprender a perder! (já se preparando para 2018...)

Robson disse...

Estive nas ruas no impeachment de Collor. Quando o último voto foi dado, irromperam gritos de Lula, Lula. Não me senti um golpista à época. Também não acho que aqueles que estão na rua hoje sejam golpistas. O discurso de combate aos nazistas pode servir para consumo interno do partido. Mas não serve para resolver os problemas da vida real, em especial aqueles ligados à economia.

Li todos os documentos emitidos no último encontro do PT. Não é possível que num documento que trate sobre a reativação da economia, não se dedique uma linha sobre geração de empregos via iniciativa privada e à melhoria dos processos e gastos do Estado. Não dá pra ser governo e ter discurso de oposição. O Governo e o PT precisam agir sobre a economia, com responsabilidade fiscal, para que seja possível continuar com os programas de responsabilidade social.

Hoje é um dia triste. Mas as coisas vão melhorar.

Victor disse...

Mesmo a globo usando a foto da visita do Papa.

Edi Passos disse...

Sei não meu caro, gostaria muito de ter esse seu otimismo, mas na minha percepção os forças fascistas, lideradas pela imprensa corrupta e seus comparsas no ministério público e no judiciário, emparedaram o povo de tal forma que é bem possível que ele não vá para às ruas, até por medo das represálias dos patrões e das porradas e balas de policiais, que certamente virão.

Messias Franca de Macedo disse...

Ah esta Casa Grande SÓRDIDA &$ IMPIEDOSA &$ COVARDE &$ CANALHA &$ [mega]CORRUPTA - e a contemporânea pré-Idade Média dos nazifasciterroristas golpistas de meia tigela IMUNDA

http://www.brasil247.com/images/cache/1000x357/crop/images%7Ccms-image-000486366.jpg

Victor disse...

Apoiado.

Messias Franca de Macedo disse...

... E o *PIMG continua 'vazando' a cobertura [pseudo]jornalística na 'Moitta do Cape(z)ta' do Geraldo Alckmin do MERENDÃO &$ DO TRENSALÃO, entre outros crimes hediondos...

PQP

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

http://a.disquscdn.com/uploads/mediaembed/images/3345/3114/original.jpg?w=600&h

marco disse...

E o SUPREMO,que se parece mais,com SUPREMO DE FRANGO,vai chancelar essa aberração,em mais um ato de conivência do JUDICIÁRIO,com o golpismo em geral.

José Magno disse...

Quem acredita na Folha? Em todos os lugares, o número de manifestantes foi multiplicado por cinco ou até dez. Na verdade somando todas as capitais, o total não chegou a 1% do eleitorado brasileiro.A prova dos nove será tirada nos dias 18 e 31 de março de 2016.O povão não pode ficar em cima do murro pois a luta é mais dele do que da Dilma, do Lula e dos politicos de esquerda,

Messias Franca de Macedo disse...

FICHA CORRIDA SUMÁRIA DE ALGUNS DOS FACÍNORAS GOLPISTAS &$ [MEGA]CORRUPTOS CONTUMAZES &$ IRRECUPERÁVEIS

http://lh6.googleusercontent.com/-0pzQYSjQGFM/VuVuvuvmDLI/AAAAAAABRrY/yPRAotHu2ScAVAbbmntNg7DtuREVEQf0Q/s533-no/65.gif

Irion disse...

Como já deu para perceber, não dá para confiar muito no STF. Nos momentos cruciais em que o Brasil precisa dele, não é raro se acovardar.

Ninguém disse...

Conversando com um amigo do PSOL, chegamos mais ou menos à mesma conclusão. O cenário ideal para os golpistas não é derrubar a Dilma, mas sim capar o presidencialismo por meio desse semiparlamentarismo oportunista e impedir que o Lula saia candidato em 2018. Em outras palavras, não deixar a Dilma governar (não que ela não esteja se esforçando, para mostrar que não governa) e enfraquecer ao máximo o executivo, para que, em 2018, o ungido do PIG saia como franco favorito nas próximas eleições.

Derrubar a Dilma, através de qualquer prisma, é problemático. Senão, vejamos:
1) Cai Dilma, assume Temer. Temer não se manterá muito tempo no poder, pois foi eleito na mesma chapa que Dilma e com base na mesma campanha.
2) Caem Dilma e Temer, assume Cunha. Cunha, se ainda estiver solto, será rapidamente deposto, pois seria extremamente desmoralizante manter alguém claramente envolvido em atos da mais extrema gravidade (contas não declaradas no exterior) no cargo mais importante do país.
3) Caem Dilma, Temer e Cunha, assume o presidente do Senado, Renan Calheiros, também envolvido até o pescoço com a corrupção.
4) Caem Dilma, Temer, Cunha e Calheiros, assume o presidente do STF, provavelmente o boquirroto do Gilmar Dantas. Seria algo inédito e impensável. Dá pesadelos só de pensar nessa possiblidade.
5) O golpe via impeachment é empurrado até 2017. Aí, em caso de impedimento, o novo mandatário é eleito indiretamente pelo Congresso (conforme o previsto na CF em caso de impedimento nos dois últimos anos do mandato). Não dá nem para imaginar quem seria eleito nesse circo de horrores...
6) Em qualquer hipótese de afastamento da PR e/ou prisão ou desqualificação de Lula, o país pega fogo e não será possível governar. A única hipótese de a oposição dar o golpe e levar será por meio de uma brutal repressão policial.
7) Outra incógnita será o posicionamento das Forças Armadas. Uma coisa que os militares sempre prezaram foi o interesse nacional (ainda que influenciados por interesses externos em determinados momentos). O Alto Oficialato de hoje, aparentemente, é muito mais arejado do que na década de 1960. Além disso, tem plena consciência de que, desde a redemocratização, nenhum governo defendeu mais o interesse nacional do que os do PT. Ele tem plena consciência de que os que estão a dar o golpe têm por objetivo privatizar tudo o que for possível, começando pela Petrobrás. O Alto Oficialato tem plena consciência de que os golpistas, por meio da República de Curitiba, estão atacando e destruindo empresas e projetos de altíssima importância estratégica para o país (haja vista o programa de submarino nuclear e os caças suecos da Gripen). Enfim, o Alto Oficialato sabe o que está acontecendo no Brasil. Agora, resta saber como se posicionarão.

Carlos Roberto disse...

As manifestações da Globo nesse domingo 13/3 revelaram um perigoso abismo.

A classe média (branca) que foi às ruas em números razoavelmente significativos - veja o Dataesmael - consagrou dois líderes autoritários.

No Rio, o Bolsonaro.

Em São Paulo, o Moro.

Aristides Bartolomeu Novaes disse...

Pregar a saída de uma Presidenta legítimamente eleita pela maioria da população brasileira, tendo como líderes um Aécio que foi delatado 5 vezes na Operação Lava Jato, inclusive pelo Delcídio oriundo do PSDB, quando foi diretor da Petrobrás, um Paulinho da força que veio à televisão dizer que o Cunha é um homem sério, um governo de São Paulo que deixou roubar a merenda das crianças e foi acusado no Transalão como recebendo propina e etc etc, é brincadeira!
Se não fosse a atuação da grande imprensa, liderada pela Globo, e que foi beneficiada pelo estado brasileiro durante toda uma vida, de certo, não teria a repercussão obtida, principalmente em São Paulo, berço do PSDB.
Parecia até que a manifestação aconteceu na suíça, pois só tinha gente de cor branca, num país de mulatos. Vamos ver depois!

Roberto de Paulo disse...

Existe o STF no BRASIL,estão de ferias?Um sujeito faz o que quer na cara deles,ou eles estão aprovando esta atitude.

nilo walter disse...

Nenhuma surpresa para mim se a previsão do Brito se realizar.
Janot , o traidor , já trabalhou essa via junto a certos ministros e quem sabe até com as forças armadas.
Teremos dias/noites furiosas.
Muita gente terá que ir para aa clandestinidade.
Discorde aa vontade mas é o que enxergo.
Vão governar na porada .
Os ex e atuais torturadores devem estar preparados além das PM/Civil.
Federal nem se fala.

Messias Franca de Macedo disse...

DATAFOLHA FALA EM 400 MIL NA PAULISTA

Publicado em 13/03/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/datafolha-fala-em-400-mil-na-paulista/

Messias Franca de Macedo disse...

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

Maior cidade do país, São Paulo tem 11,89 milhões de habitantes

[FONTE: http://www.ebc.com.br/noticias/brasil/2014/08/maior-cidade-do-pais-sao-paulo-tem-1189-milhoes-de-habitantes ]
Importante: dados de 2014

Considerando-se a população total da região metropolitana...
Cala-te boca o fracasso colossal dos golpistas...
Sem contar a *fortuna que escorreu para financiar a logística da patacoada fascista!
*Recursos da CIA, das Sete Irmãs do Petróleo, do ItaÚ da blábláblárina, da FIESP, do *PIMG...

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

adalberto disse...

discordo em numero e grau,em largura e profundidade.

Evandro disse...

Prezado, Fernando. É importante esclarecer sobre o tema parlamentarismo, ou melhor, presidencialismo como forma de governo, que é considerado como cláusula pétrea implícita na Constituição Federal de 1988, após a Emenda Constitucional nº 2, pela doutrina mais que majoritária, o que torna, assim, no entendimento doutrinário ser imutável a forma de governo no Brasil. Dessa forma, seria um escárnio o STF autorizar a implantação de parlamentarismo, suprimindo o voto popular, contrariando o legislador originário e a doutrina dominante. Sobre o tema segue artigo esclarecedor: http://evos90.jusbrasil.com.br/artigos/305690370/a-im-possibilidade-da-implementacao-do-sistema-parlamentarista-atraves-de-proposta-de-emenda-a-constituicao
Penso, com efeito, que é uma resposta do STF para as intenções golpistas e que sejam elas a favor do povo. Do contrário, apenas às ruas poderão tornar a realidade atual em algo para o futuro. Espero ter contribuído.

Messias Franca de Macedo disse...

... Subtraindo-se o sem número de repórteres, cinegrafistas, pessoal de apoio à logística do evento, vendedores(as) ambulantes, garis, curiosos, "olheiros" [Risos], seguranças...

Messias Franca de Macedo disse...

... O número inflado de 400.000 'coxinhas' tresloucados(as) corresponde à população do bairro de Higienópolis do FHC, dos Jardins, da Oscar Freire e adjacências!
Não tinge nem o populoso bairro da Mooca do José (S)erra!

RESCALDO:
fracasso retumbante da golpista e nazifascista 'ellite' branca nativa e festiva!

Messias Franca de Macedo disse...

… Subtraindo-se o sem número de repórteres, cinegrafistas, pessoal de apoio à logística do evento, vendedores(as) ambulantes, garis, curiosos, “olheiros” [Risos], seguranças…

Messias Franca de Macedo disse...

... NO FRIGIR DOS OVOS PODRES QUEBRADOS!...

$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Foi uma manifestação de brancos numa Nação negra

É a passeata de sempre na Globo de sempre: sem negro ou desdentado?

13/03/2106

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/foi-uma-manifestacao-de-brancos-numa-nacao-negra

Messias Franca de Macedo disse...

... ADEMAIS...

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Uma classe média (branca) sem líder

O Golpe exige fechar a Lava Jato

publicado 13/03/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/uma-classe-media-branca-sem-lider

Juventude esquerdista disse...

Quando falo que devemos protestar contra a globo nao e para incitar a violencia, sera um protesto civilizado gritando palavras de ordem, e como o lula falou vamos trata-los como eles nos tratam, com xingamentos, pois somos xingandos por eles nos restaurantes, o objetivo e mostrar que tem gente que discorda que nao aceitam serem manipulados e que nao vao aceitar o golpe. O objetivo e parar a globo, porque senao eles nao vao descansar enquanto nao der o golpe, prender o lula e acabar com esse pais. Vamos ter que lutar contra o nosso maior inimigo que faz uma campanha diaria contra o governo e o PT, vamos colocar a globo no seu devido lugar, veja como ela recuou quando o lula e o povou foi para cima dela eles sao medrosos e covardes, nao aguentam metade da perseguicao que a esquerda tem que guentar.

Ninguém disse...

Corrigindo: "Se não, vejamos..."

Gleide disse...

Gente pelo amor de Deus, meu filho disse que ouviu na Jovem Pan, e outros golpistas na rádio e Internet, que Lula vai ser preso amanhã eles parecem saber de tudo antecipadamente igual naquela ação desse juiz de Curitiba que não gosto de pronunciar o nome, por favor alguém ouviu alguma coisa.

aldo madureira do pinho disse...

Desculpe-me Senhor Brito, montagens simples assim????????????????
Não acredito. Se tentarem, vai dar mer..

Juventude esquerdista disse...

Quanto ao governo acho que deve adotar a estrategia de atrair lideres do PMDB com o apoio a presidencia do senado e presidencia da camara apoie romero juca e leonardo piciane tente seduzi-los com a possibilidade de adiar o golpe para ano que vem tendo em vista que em 2017 leonardo piciane sera presidente da camara e terceiro na linha de sucessao e podera se torna ate presidente caso a chapa dilma e tener seja cassada. Quando chegar perto da eleicao traimos ele daqui ate la cunha ja vai ta preso e o presidente da camara sera outro. Acho que se o PMDB do rio acreditar que leonardo piciane pode se torna presidente eles adiam o golpe, e assim que temos que lidar com o PMDB. Oferecendo, prometendo e muitas veses nao cumprindo, na eleicao de 2018 vamos trabalhar para reduzir o PMDB esse partido e um dos principais inimigos do Brasil.

Juventude esquerdista disse...

Desejo forca a Lula e a Dilma estamos num meio de uma guerra, mesmo sem armas e tiros isso e uma guerra mas vamos vencer.

Tito Britto disse...

Não vamos baixar a cabeça, cumpanherada --na próxima é nóis... O Pai, Gibson, digo, Lulla, e a Dillmãe vão usar o BNDES e, junto à Sadia, Perdigão e Ceratti vão nos ajudar a "mobilizar" os figurantes, digo, meliantes, digo, militantes na nossa manifestação de apoio à nossa orcrim! Viva a Vaka! Viva a Jararaka!

Ozzy Gasosa disse...

Passou a passeata CarnaCoxinha.
Ninguém caiu.
Coxinhas voltam felizes para casa e a vida segue.
A democracia continua.
Lembrem-se: Esses coxinhas paneleiros não derrubam nem a cozinheira.
C

antonio carlos martins disse...

ver o aecio, o alkmin,a marta pegarem a reta da micareta que incentivaram valeu ver a micareta dos coxinhas! LULA MINISTRO JA!

Messias Franca de Macedo disse...

... Sen-sa-ci-o-nal! Sensacional!

O texto fez as águas acredito cristalinas da praia Santa Rita lavarem a jato (sic) a minha alma!...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

$$$$$$$$$$$$$$$$$$

NOSSO REPÓRTER PARTICIPOU DA FAROFADA NA PRAIA DA PARATY HOUSE.
Por Renan Antunes

13/03/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nosso-reporter-participou-da-farofada-na-praia-da-paraty-house-por-renan-antunes/

Messias Franca de Macedo disse...

(...)
Qualquer pessoa que tivesse erguido honestamente aquele triplex se orgulharia de exibi-lo aos amigos, mas os Marinhos já negaram a propriedade tantas vezes que não podem mais nem confessar, mesmo contra todas as evidências.
Só na farofada apareceram mais três delas, que podem ser usadas caso um dia o MPF queira mesmo saber quem é o dono: o testemunho do marinheiro Henrique, que fez vários fretes para Paula[Marinho], e os nomes de duas crianças, Diogo e Gisele, pintados na casinha da árvore, na praia – é só descobrir quem são seus pais.
(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nosso-reporter-participou-da-farofada-na-praia-da-paraty-house-por-renan-antunes/

MateusDomingues disse...

Parlamentarismo e semipresidencialismo, tudo isso é golpe. O verdadeiro golpe não é um eventual e praticamente impossível impedimento de Dilma Rousseff nem a imposição da renúncia da presidenta ao seu mandato. Trata-se de algo típico do PSDB, está no seu ADN: foram as mudanças constitucionais (na verdade, verdadeiros golpes) impulsionadas pelo PSDB em proveito próprio que marcam toda a história do partido. A mexeção constitucional de natureza golpística é consubstancial ao PSDB, fundado por lideranças peemedebistas que saíram do partido quando Quércia levou a melhor nas disputas internas partidárias (e também quando o governo Sarney dava sinais claros de um processo irreversível de afundamento). Daí nasceu o projeto do referendo parlamentarista que o PSDB inseriu na Constituição graças à aliança com uma minifacção monarquista. Vencendo o presidencialismo no plebiscito de 1993, com Lula do PT liderando as pesquisas para a presidencial de 1994 (com a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, ou a possibilidade de um eventual segundo turno entre Lula e Brizola do PDT), o PSDB apoiou a mudança que reduziu o mandato do presidente de cinco para quatro anos. Infelizmente, eleito em 1994, FHC e seus correligionários e aliados alteraram de novo a regra do jogo, votando, em meio às acusações comprovadas de corrupção de deputados, a emenda que autorizou a reeleição em 1998. Derrotados em 2002, 2006, 2010 e 2014, os tucanos e aliados evocaram periodicamente, quando estão em desvantagem eleitoral, o fim do instituto da reeleição. Agora, depois da jogada malandra de Serra com Jucá e Calheiros, abrindo a porteira para uma relativização das políticas nacionais conectadas com Petrobrás e pré-sal, o mesmo Serra, sorrateiramente, em jogada antecipada por FHC, aparece como o cabeça do golpe, ainda que a cabeças visíveis sejam as de Renan Calheiros e de Michel Temer. É verdade que em tese, o parlamentarismo seria, conceitual e especulativamente, mais próximo a um ideal democrático do que no presidencialismo. Mas, na realidade objetiva e historicamente material, muitas vezes o conceito se revelou mais complexo ou mesmo inviável, por vezes falso ou inconsistente, em sua efetivação. Na verdade, excetuando-se o caso de conclusão dramática, o caso alemão da República de Weimar entre 1919 e 1933, há bons modelos, talvez paradigmáticos, de semipresidencialismo: a Finlândia (desde 1919), a Áustria (desde 1929), a Irlanda (desde 1937), a Islândia (desde 1945), a França (desde 1962) e Portugal (desde 1976). De imediato, uma constatação se impõe: todos esses países possuíam uma tradição ou instituições parlamentaristas bem assentadas e consolidas, quando resolveram introduzir a eleição direta para a Presidência da República. Naturalmente, se tratou de uma operação constitucional bastante mais simples do que a pretendida no Brasil por nossos parlamentaristas de ocasião. No caso brasileiro, o parlamentarismo (que efetivou-se nos moldes, na realidade, de um semipresidencialismo) foi, na República, a arma que as elites usaram para impedir João Goulart e a esquerda do PTB de governar tendo o próprio João Goulart como chefe de governo. Foi a solução conservadora. A mesma que se esboça agora: Dilma Rousseff, do PT, continua presidente (em 2018, o PT pode mesmo continuar com a presidência, se for o caso, em uma eventual vitória de Lula, ou outro candidato de um partido à esquerda ser o vitorioso, no caso de uma candidatura bem-sucedida de Ciro Gomes pelo PDT ou de uma improvável candidatura de outro nome do PT ou de Roberto Requião), mas o PT e a esquerda estão automaticamente fora do governo. É golpe.

Denis disse...

Adorei sua correção porque sempre me confundo.

Lenita disse...

FB, ahahaha... "o movimento golpista ja tem trevas proprias"... Sim, surrealismo brasileiro para ninguem botar defeito. Vamos dar o troco com democracia, politizacao e garra no dia 18.

Lenita disse...

Julia, eu tb não entendo, mas deve ter um motivo, tradição, sei la... O importante é pensar em fatos reais: a manifestação do dia 16 de dezembro, que foi numa quinta (se não me engano), foi muito maior do que as do coxinhas no dia 13/domingo. E isso porque ainda não tinham sequestrado o Lula e o Aécio não tinha virado po; e o Picolé de Chuchu ainda não tinha a fama de disputar a meranda com as crianças. Se alguem de boa indole em Sampa ainda os defendia, agora viram que não da mais. Diante de todos esses fatos e com as investidas violentas dos golpistas depois do carnaval (o que ja esperavamos) não tem como não reunir o dobro de ontem e assim dar uma bela lição de democracia, cidadania, politização e emponderamento, coisa que os coxinhas nem sabem muito bem o que seja. A luta é agora, e se o patrão esta ja controlando, o que sera o amanha se não lutarmos agora ? Além do que algumas manifestações são a partir das 16 ou 17 horas. Vamos todos às ruas com orgulho e vamos derrubar os golpistas. Não Passarão !

Maria Rita disse...

Bolsonaro, único 'parlamentar'* a ser chamado em Curitiba no dia 4 de março, é também um símbolo. Símbolo da ditadura, do destruidor da CF. Parece ser a 'preferência pessoal' de Moro, o muro. Bolsonaro representa quem? Provavelmente o Clube Militar e os que desejam a volta da ditadura militar.
*Parlamentar. Aquele que representa, que negocia, que promove conferências contra ou a favor de algo por uma classe da sociedade.

Retada disse...

bolsonaro e moro heroi dos dementes.

Vania Vilar Sampaio disse...

Tenho a declarar: às caladas os políticos, sem nenhum compromisso com o povo que os elegeram, engendraram ardilosamente, sem necessidade de do voto popular uma mudança da nossa FORMA DE GOVERNO, de presidencialismo para parlamentarismo. Tal ardil sem o aval dos eleitores, caracteriza o mais odioso GOLPE já perpetrado e um verdadeiro atentado contra a democracia.

Pedro disse...

Tá faltando uma discussão séria sobre os erros cometidos pelos governos petistas (Lula/Dilma) que levaram a essa situação. Entre tantos, o pior acho que foi a continuidade do formato administrativo herdado dos tucanos. Nada foi mudado, apenas gerenciado. Isso sem falar no tal "republicanismo" made in PT que tornou as instituições um ninho de revanchistas. Enfim, o projeto de mudança proposto pelo PT patinou e não avançou. Faltou tb autoridade em ambos presidentes para enfrentar os arroubos da elite e q acabou cedendo mais e mais poderes para este segmento. Hoje, governo fragilizado, sem autoridade sobre a máquina, pouca coisa pode-se fazer. Lamentavelmente estamos de volta às trevas.

Danilo Stinghen disse...

Isso não me impedirá de ir às ruas gritar contra o fascio. Esse é o objetivo dos canalhas: que pensemos que não tem mais volta e o golpe está dado. Gritaremos não ao golpe até o último sopro de ar nos nossos pulmões. Nem que sejamos meia-dúzia em meio ao mar fascista.

Lenita disse...

Com todo respeito Pedro, esse blog aqui so fala disso sem parar, o disco esta mais do que emperrado nessa critica, super cansativo essa repetição nauseante do republicanismo (como se essas coisas fossem de fato assim absolutas). Não adianta ficar buscando os culpados, tem que agir. Ninguem é perfeito não e criticas não faltam de todos os lados. Melhor errar porque tentou-se acertar do que acertar e perder o trem... Algo assim, não muito claro ou logico... Aff num pais doido como o Brasil, com uma historia assim impressionante, é preciso mesmo respirar fundo e ir em frente porqueindependente da situação os oligarcas não teriam deixado barato mesmo. Estão todos de bunda de fora e isso ja pode ser um começo... Não sei não ? Tem various Urubologos por aqui que adoram essa discussão cansativa. Conhece a historia das "escolhas"? Sabias que as gdes oportunidades se escondem muitas vezes atras das trevas ? O importante é não ser massa de manobra nem de um lado nem do outro, porque senão no final, fica tudo igual. Conhece aquela historia de tudo mudar para ficar cada vez mais igual? Vai pensando nisso... Take care !

Ricardo disse...

Bolsonaro é um dos nomes na lista da propina de Furnas. Ele, Aécio e muitos tucanos.

Wagner Pinheiro disse...

(((4) Caem Dilma, Temer, Cunha e Calheiros, assume o presidente do STF, provavelmente o boquirroto do Gilmar Dantas. Seria algo inédito e impensável. Dá pesadelos só de pensar nessa possiblidade.))))
Vc esta errado, o pres. é Levand****........o próximo vai ser a Carmén Lúcia.....tanto faz tb.....