sábado, 5 de março de 2016

O que fez parar o sequestro de Lula para Curitiba?

sedepfsp

Se o Brasil tivesse imprensa e não simples repetidores do que dizem promotores e policiais, a esta hora estariam duzias de jornalistas atrás do mandado de "condução coercitiva" para saber para onde determinava ser levado o ex-presidente Lula.

Como não temos, ficamos abertos a versões, como a do colega paranaense Esmael de Moraes  - reproduzida pelo Conversa Afiada - de que a intenção era mesmo levá-lo para Curitiba e o plano foi abortado em função do escândalo feito pelo ex-deputado Luizinho no Aeroporto de Congonhas.

Parece-me que a primeira parte é exata, embora eu duvide que, com portas cerradas e comunicação direta com a pista de decolagem, o protesto, de início solitário, pudesse ter sido a razão da mudança de planos.

Também não acho que tenha sido "medo da reação"popular, porque a decolagem se daria por volta de sete horas da manhã.

A ordem dada por Moro para a "condução coercitiva" de Lula era sem destino? "Conduzam-no para onde quiserem?"

"Razões de segurança" para leva-lo a depor no Aeroporto de Congonhas, numa sexta-feira, quando o movimento é maior e um tumulto pode se alastrar, com graves consequências, por um saguão que não é possível isolar?

Contem outra, senhores, por favor. É só olhar a foto acima e ver o imenso e espaçoso prédio da Polícia Federal em São Paulo para ver como são incomparáveis as condições de segurança, em relação a Congonhas. tem várias saídas e, inclusive, um heliporto.

Ou foi uma manobra para fazer espalhafato ou algo que saiu errado no meio do caminho.

Mas isso, só apurando e não anda muito na moda fazê-lo.

O jornalismo brasileiro parece que deixou disso.

E não há que falar em sigilo de Justiça quando a Polícia Federal e o Ministério Público entregam a Diego Escosteguy, da Época, todas as fotos batidas ontem no sítio de Atibaia, inclusive reproduções de (oh!) fotografias do ex-presidente com D. Mariza e do bote de lata com seus nomes pintados. Aliás, também um vídeo mostrando um quatro revirado e o interior dos armários do casal.

Será que esse vazamento interessa saber quem fez?

A quantidade de mentiras pregadas à opinião pública parece não ter fim.

 

50 comentários:

revenger disse...

Mistério... seria essa obsessão tucana por aeroportos? Seria por que nos aeroportos tem muito mais coxinha do que pobre e assim teria mais adesão "popular"?

Seria por que é mais perto o aeroporto da casa do Lulla do que a sede da PF?

Ou alguém, grau 33, deu um telefonema e mandou Mouro abortar? Talvez um General ou Almirante?

Iskra disse...

Cabe a Dilma, Presidente, demitir de imediato o chefe da polícia política federal. Chamar as falas o MPF e o Moro, través das instâncias que pode lançar mão.
Houve um atentado direto, flagrante e irremediável ao Estado Democrático de Direito, dona Dilma Rousseff e este atentado não pode ser sanado com cartinhas, visitinhas, comunicados, necessita-se de AÇÃO....e agora ?
Erundina, aquela deputada que apoiou Marina Silva e depois Aécio Neves em 2014, ainda que por omissão, afirma que o País derrete.
Pedro Simon, do alto de sua senilidade covarde, afirma que impeachment não é GOLPE !
O pov é importante, mas não é tudo, agora, pois novas pedras e jogadas são gestadas no tabuleiro do golpe, sem REAÇÃO ENÉRGICA do governo Dilma, esta mesma PF, MPF et caterva , irão bater a porta do Palácio do Planalto.
A corda aperta, as guilhotinas estão montadas.
A REAÇÃO política veio do Lula com o POVO ( leia-se militância ), falta a REAÇÃO institucional, imediata, para esmagar agora, antes do próximo lance, o GOLPISMO aberto e descarado.
Avante. Nossa Leningrado é agora !

Alisson Souza disse...

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-triplex-o-sitio-e-a-fortuna

Alisson Souza disse...

Lula não tem como explicar os milhões vindos das empreiteiras do Petrolão, FB! Game over!

ernesto disse...

Ué, mas o Lula não disse que aeroporto agora está cheio de pobres que o adoram? Ontem, antes de chegarem os militantes convocados, só tinha o professor Ridiculuizinho apoiando o semideus. Será que o mais honesto mentiu? De novo?

ernesto disse...

Putz, até a tapada da Erundina acordou?

Vicente disse...

Que milhões o que. Papel aceita tudo. Faz tempo que a Veja diz o que quer, sem qualquer compromisso com fatos. Se o Lula quisesse, teria, como o FHC, apartamento de 9 milhões em Paris, fazenda, etc. O Lula é diferente. Vocês não conseguem entender. Ele mora no mesmo apartamento que já morava antes de ser presidente. Ele frequenta um sítio simplezinho e anda de barquinho de lata, não de iate. Raciocinar é de graça. Um pouco de lógica não faz mal a ninguém. Dizem que as doações das empreiteiras ao PT são propina. As mesmas empresas doaram ao PSDB milhões, mas daí não é propina. FHC fez muitas palestras e ganhou dinheiro. Lula também. As do Lula são crime. As do FHC não. Pense, Alisson.

Iskra disse...

Só alguém com um nível de discernimento semelhante ao de uma hiena hidrófoba pode se regozijar com a agressão aos Direitos e Garantias Fundamentais prescritas na Magna Carta, fruto de luta de séculos da humanidade pra serem forjados.
A propaganda nazi-fascista desenvolvida pelos poderes ocultos da República, aqueles que não deveriam existir, humilhando o Lula, foi apenas uma alegoria, com ela , humilhou-se a todos os brasileiros que com seu suor e sangue, são diariamente moídos pela máquina do Capital.
Desprezo absoluto por brasileiros como você ! Decrépitos reprodutores do poder que ceifa milhares de vidas diariamente e pior ainda, ceifa as esperanças daqueles que permanecem vivos.

Iskra disse...

arnesto, pra ficar mais suave, dá uma olhada no G1 e procura saber os motivos da eliminação da Ana Paula....mais fácil pra sua cabecinha microcéfala.

Iskra disse...

De novo a PM do alckmin........dessa vez agride manifestantes que se aglomeravam próximo ao prédio do Lula.
Essa PM só tem coragem pra bater em pobre, pretos, professores e estudantes.
Subir no morro não ne ?

Iskra disse...

http://noticias.band.uol.com.br/brasil/galeria/10000010803/partidarios-do-lula-enfrentam-policiais-na-frente-do-apartamento-do-ex-presidente.html

ernesto disse...

Ana Paula?! Já que o seu negócio é mudar de assunto, vamos a um pertinente ao caso: você viu o vídeo em que a comunista Jandirão comenta a "serenidade" do seu semideus enquanto ele, ao fundo, mostra ao seu nível mandando um juiz federal enfiar o processo no aparelho excretor. Está rodando por aí. É uma das poucas oportunidades de ver o malandro sem a máscara de praxe.

Alisson Souza disse...

Me senti foi bem em ver aquele que com sua vida debocha do Brasil sujeito à Lei e às instituições.

ernesto disse...

Mas até fui olhar no G1. Só não vi Ana Paula nenhuma. A manchete lá é que Pasadena pegou fogo. E logo agora que a Dilma queria que esquecessem do assunto. Como diz aquele narrador: "que fase".

ernesto disse...

Tem que liberar a rua mesmo, chega de baderna. Quer fazer festinha para 100 amigos leva para o sítio. Afinal, comprou o sítio e pediu para a Odebrecht incrementar para quê?

JOHN JAHNES disse...

Se a justiça fosse um pouco honesta e justa, honesta, (CADÊ O STF, O STJ?) o juiz Moro deveria ser punido com uma suspensão por muitos dias e investigado para saber quem está por trás dele nessas suas lambanças premeditadas. e midiáticas.
E os vazamentos que mostram que ele ""prevarica"" quando nada faz para evitar e para descobrir quem vaza? Será que é ele mesmo o vazador?
O QUE SERÁ QUE O MORO ESTÁ QUERENDO ESCONDER OU QUEM ELE ESTÁ QUERENDO PROTEGER, COM TANTAS LAMBANÇAS E COM ESSA SUA CAÇADA, SEM NENHUM NEXO AO GRANDE PRESIDENTE LULA?

Iskra disse...

Até cheguei a pensar que você era um homem, imbecil, mas um homem. Sinceramente, com vermes, só ALBENDAZOL !

Azevedo disse...

Dilma tomar uma atitude? Me poupem. Dilma está desconstruindo tudo que o Lula construiu. E acho que assiste de camarote a isso tudo.
Como pode ter deixado chegar a esse ponto, com um Ministro da Justiça como o que manteve até há pouco? É uma pessoa que não sabe chefiar, comandar. Quem comanda, toma decisões. Ela perdeu o comando de tudo. Me sinto traido por ter votado nela. Está fazendo o jogo da direita, dizendo-se republicana. Acho que ele foi cooptada, e vai levando que a apoia na conversa.

MANREL disse...

Ernesto, é bom saber que tem hora pra falar e hora pra calar, meu filho.
Vá assistir a Globonew, fique lá com sua turma.

Messias Franca de Macedo disse...

ATENÇÃO BRASIL DO BEM

Se o Poder Executivo Federal deixar ‘vazar’ os atos discricionários e criminosos do “juiz” ‘mor(T)o’ para os Quintos dos Infernos do Esquecimento, a próxima etapa do golpe poderá ser a derradeira!
E o governo federal cometerá um crime de lesa-pátria!
Cade o tal novo Advogado Geral da Nação?
Ah, putz, lembrei: é o ‘Zé Tucano’!
Incrível!
É verdade: “a nova” AGU… “Não vem ao caso”!

Entenda

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

O plano era levar Lula para Curitiba

Por jornalista Esmael Moraes – de Curitiba

05 MAR. 2016 – 08:41

(…)

FONTE [LÍMPIDA]: http://www.esmaelmorais.com.br/2016/03/o-plano-era-levar-lula-para-curitiba/

Messias Franca de Macedo disse...

… AINDA SOBRE CERTA DECOLAGEM ABORTADA!

… Bastaria “o ‘miniSTÉRIO’ da ‘Justiça’ que no momento está literalmente acéfalo” (sic) averiguar toda a logística empreendida e o total dos custos relacionados ao voo Guarulhos/Aeroporto da ‘Guantánamo do Paraná’, “que acabou não decolando”!
Nomes dos tripulantes e dos passageiros!
Voo comercial ou da FAB?
Um jatinho sem dono (idem sic)? – e com propensão a se desfazer no ar (ibidem sic)?

Ah esta CIA!
Ah este Pentágono!
Ah estas Sete Irmãs do Petróleo!
Ah esta IMUNDA Casa Grande nativa, impiedosa e festivamente colonizada!…

PQP

Vargas disse...

ô imbecil, o que vc quis dizer exatamente com " a comunista Jandirão" ?
Qual foi a "mensagem" subliminar deste qualificativo digno de fascista ?

"mandando um juiz federal enfiar..."

Qual a diferença de um juiz federal, estadual ou municipal que seja ? Por que acentuar o "federal" na sua ... frase ?

Ernestin... vc como incendiário de massas precisa de alguns cursos no exterior...

Vargas disse...

Quem debocha do Brasil são exatamente aqueles para quem vc está a serviço, alissu... Vc ainda não se deu conta para que lado a banda toca.

Vargas disse...

Não sei se já evoluíram para vermes...

Vargas disse...

Não tem como explicar... para quem "alissu" ? para o Tio Rey ou para o astrólogo ???

Maria Rita disse...

A força-tarefa está com síndrome de UPP no morro do Alemão? Acharam que um ex-presidente poderia ser tratado com a mesma crueldade aplicada a Amarildo pela PM carioca? Gente! Isso é pior por estar orientado pelo que já houve de pior nesse país. Essa gente tem que ser afastada. Isso é monstruoso. Tortura, nunca mais!
Golpe, nunca mais!

Vargas disse...

Afinal é apenas um sítio.
Fazendas são maiores. E aquela fazenda digna de hollywood, de Caras que pertence de fato e não ficção ao FHC ? Aquele professor aposentado antes dos 40 anos que também tem um apto de 13 milhões de euros em Paris ? Issshhhhh. aí tem. hummmm. Por favor, senhores! não vamos falar naquele helipóptero" não, na amante também não e nem na mansão na área de preservação ambiental. Por favor! mantenham o ambiente cheiroso e limpinho!!!

Vargas disse...

nahhhh... Coitada da Erundina, foi vítima da Marina-Furacão...

Vargas disse...

G1 ?????
Mas qual a credibilidade desta fonte ?

O que fez parar o sequestro de Lula para Curitiba? - Bem Blogado disse...

[…] Por Fernando Brito, Tijolaço  – […]

nilson disse...

GLOBO. ou você é inteligente ou você acredita nela. Os dois não dá.

nilson disse...

Se o cara acredita na Veja ja sei que é coxinha.

alvaro disse...

A arbitrariedade e a parcialidade de um juiz é a desonestidade da justiça.

Beatris disse...

Gostaria que meu paìs fosse nais justo,, envetigasse nao só o Lula, mais governador de SP, o Neymar a cor,,em fim o Eduardo Cunha,, são tantos singrando impostos e pouco pagando pelo crime,,, não tenho partido ,,, tenho amor pelo Brasil, mais são 500 de roudeira, fazer o que nem que prenda o Lula,,, a corrupção a de continuar.....pobre de nós

Messias Franca de Macedo disse...

MUITO OBRIGADO, GLORIOSO DEUS!

Até que enfim...
Mesmo porque é guerra!
E não fomos 'nois' que propusemos o repto nestes termos!

***

DEFESA DE LULA IRÁ DENUNCIAR MORO AO CNJ

Advogado Roberto Teixeira acusa o juiz Sergio Moro de tentar intimidá-lo, ao criminalizar sua conduta profissional como advogado; "A situação demonstra a clara tentativa das autoridades de intimidar um dos advogados do ex-Presidente Lula, violando suas prerrogativas profissionais e, por isso mesmo, será levada ao conhecimento da OAB e do Conselho Nacional de Justiça"

5 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:01

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/219850/Defesa-de-Lula-ir%C3%A1-denunciar-Moro-ao-CNJ.htm

O que fez parar o sequestro de Lula para Curitiba? – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | CLIPPING DE NOTÍCIAS DA SENAPRO-PCO disse...

[…] Fonte: O que fez parar o sequestro de Lula para Curitiba? – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica… […]

Antonio disse...

ernesto, vai escrever no Congresso em Foco que é um paraíso coxinha mantido pela Folha o mais canalha dos jornais.
Vai para lá seu FDP!

Antonioa disse...

ernesto, vc é partícipe desse golpe?
Você é um preconceituoso que sofre de microcefalia?
Qual das duas?
Só um energúmeno, um boçal completo e acabado não percebe que o FDP do juiz de curitiba, e promotores chefiados pelo barbicha de bode junto com a direita que não admitiu nem admite perder eleições estão com um golpe em marcha.
Vc não é só um FDP é mais do que isso, uma das duas alternativas que coloquei acima.

Rosangela Oliveira Leite disse...

Sr. Cruz cara de pau é a sua, dos partidos corruptos que floreiam a oposição. Da Globo criminosa e corrupta. Da classe média que se beneficiou nos governos Lula e da decadente e preconceituosa elite brasileira.
Tai seu Ciro Cruz!

Macunaíma disse...

Será quer iam joga-lo ao mar, como fizeram tempos idos?

Lucinda disse...

Vou dar a minha versão: O Lula convidou os puliças para um churrasco no sítio, com muita cerveja, foi assim seduzidos por um dia no sítio mais falado do país, que os meganhas desistiram de concluir o sequestro do futuro Presidente do Brasil. A ação não teve seriedade nenhuma, apenas um teste para se conhecer a reação popular, então não vai ter golpe. Para quem acredita na possibilidade do Lula ter ficado rico no cargo de Presidente merece ser lembrado que o homem comum julga o outro pela sua própria moral ou falta dessa.

Robertinho De Ilhéus disse...

Partido da PF, MPU e judiciário a serviço dos tucanos simplesmente, medo de 2018, mais uma derrota, se conseguirem acabar com Lula e o PT, mais Deus é grande, na pior das hipótese eu aposento meu título de eleitor, eu e milhares de eleitores que vê no PT um Brasil passado a limpo, aplausos para o Circus gran Moro.

Ponto de Vista: Lava Jato e mídia, a aliança no limiar do golpe – objETHOS disse...

[…] tão passiva, perguntaria até o desespero. No caso, passa batido”. O jornalista Fernando Brito também indagou o que teria feito “parar o sequestro de Lula para Curitiba”: “Ou foi uma manobra para fazer espalhafato ou algo que saiu errado no meio do […]

Enio disse...

A mídia lixo em parceria com a lava jato vêem a luz no fim do túnel, mas é a luz da locomotiva LULA2018 e ganhando velocidade. #LulaEuConfio

Azarias Esaú dos Santos disse...

Este ernesto deve ser masoquista, frequentando página adversa á sua constituição energúmena. Está perdendo tempo em suas provocações? Como no Sistema Capitalista tempo é dinheiro, ele deve estar ganhando algum($).

Viviane disse...

Acredito não ter sido sua intenção, mas eu ainda sonho em viver num país em que um Lula e um Amarildo sejam tratados com o mesmo respeito.

Rodrigo da Silva disse...

O PLANO DE PRENDER LULA PODERIA TER ACABADO EM TRAGÉDIA.
O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.
Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.
Soldados da polícia da aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.
Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.
Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.
O coronel fica furioso.
O reforço é chamado. Em poucos minutos a polícia da aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.
A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.
Mais tensão.
Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o coronel, que segundo consta é legalista, teria perguntado: “O que vocês pensam que estão fazendo com um ex-presidente?”.
Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.
Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.
A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba – onde deputados de oposição já estariam comemorando.
Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.
A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.
Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.
O ex-presidente Lula é libertado.
A operação fracassou.
Quem forneceu essas informações, relatou tudo isso, exatamente desta forma.
Provavelmente quem esteve no local, naquela fatídica manhã de sexta-feira, possa ter visto parte desse impasse.
Sobre a veracidade desta versão, cabem duas questões:
De fato aconteceu desta maneira, a partir da ótica do narrador.
Ou, como disse a personagem do filme “Cortina de Fumaça”, Paul Benjamin, interpretado por William Hurt, após ouvir a história de natal de Auggie Wren (Harvey Keitel):
“Para se contar uma boa história tem-se que saber apertar as teclas certas. E nisso, você é mestre”.
Quando o narrador dessa história terminou de contar, me disse: “Podia ter acontecido uma tragédia. Foi muito tenso”.
A mim coube apenas a fidelidade do relato sem o uso de qualquer recurso literário.
JARI DA ROCHA

Lava Jato e mídia, a aliança no limiar do golpe - Sindicato dos Jornalistas disse...

[…] tão passiva, perguntaria até o desespero. No caso, passa batido”. O jornalista Fernando Brito também indagou o que teria feito “parar o sequestro de Lula para Curitiba”: “Ou foi uma manobra para fazer espalhafato ou algo que saiu errado no meio do […]

Antonio Cesar Perin disse...

O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.

Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.

Soldados da Polícia da Aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.

Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.

Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.

O coronel fica furioso.

O reforço é chamado. Em poucos minutos a Polícia da Aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.

A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.

Mais tensão.

Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o coronel, que segundo consta é legalista, teria perguntado: “O que vocês pensam que estão fazendo com um ex-presidente?”.

Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.

Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.

A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba — onde deputados de oposição já estariam comemorando.

Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.

A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.

Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.

O ex-presidente Lula é libertado.

A operação fracassou.

Quem forneceu essas informações, relatou tudo isso, exatamente desta forma.

Provavelmente quem esteve no local, naquela fatídica manhã de sexta-feira, possa ter visto parte desse impasse.

Sobre a veracidade desta versão, cabem duas questões:

De fato aconteceu desta maneira, a partir da ótica do narrador.

Ou, como disse a personagem do filme “Cortina de Fumaça”, Paul Benjamin, interpretado por William Hurt, após ouvir a história de natal de Auggie Wren (Harvey Keitel):

“Para se contar uma boa história tem-se que saber apertar as teclas certas. E nisso, você é mestre”.

Quando o narrador dessa história terminou de contar, me disse: “Podia ter acontecido uma tragédia. Foi muito tenso”.

A mim coube apenas a fidelidade do relato sem o uso de qualquer recurso literário



Blog Contexto Livre.

Ed disse...

Quem coloca governante em um país,não são homens não,é DEUS!