quarta-feira, 2 de março de 2016

O pedalinho da Globo não é um cisne, é um corvo

ticoteco

Agora que pus - provisoriamente, ao menos - as coisas no lugar com o caso da mansão de Paraty Mirim, dá para voltar a falar da Globo pelo que ela faz de imoral, afora meter-se em negócios daquele tipo.

A reportagem, ontem, no Jornal Nacional sobre a compra dos pedalinhos dos netos de Lula é das coisas mais deploráveis que já se viu na TV brasileira.

Os pedalinhos foram comprados três anos depois de Lula deixar a Presidência. Estão dentro de suas capacidades de pagar. O servidor que fez a compra está regularmente lotado a seu serviço, na forma de lei estabelecida antes de seu período na Presidência.

Qual é a notícia? Não há notícia, há uma campanha publicitária.

Mesmo provocado por uma pseudo-notificação, este blog não publicou a sentença - reproduzida no Diário Oficial, numa lambança da 15a. Vara de Família, que deveria tê-la mantido sigilosa - por não haver interesse público em briga de casal, a não ser no que isso importe sobre negócios envolvendo bens públicos, como a praia em Paraty Mirim ou o Estádio de Remo da Lagoa, magnificamente relatado pelo Viomundo.

Qual é o interesse público de dois brinquedos dados de Natal aos netos de Lula?

O mesmo que possam ter tido os presentes de Aécio a seus filhos, ou até os de Jair Bolsonaro aos netos. Nenhum e não me importa se quem foi à loja comprar foi algum de seus secretários.

Mais gastaria, aliás, mandando as crianças à Disneylândia ou fazendo uma destas tolas festas infantis de encomenda.

Os servidores? Lei nº 7474, de 1986, modificada duas vezes por Itamar Franco, em 1994,  e Fernando Henrique Cardoso, em 2002. O primeiro incluiu a expressão "apoio" ao lado de "segurança pessoal" e o segundo aumentou o número (e o valor da remuneração) destes servidores, incluindo dois com retribuição equivalente a de Chefe de Gabinete. Segundo o site "Contas Abertas" todos os ex-presidentes faziam uso deles, em janeiro de 2011, por Itamar Franco.

Nunca houve qualquer exploração do tema, independente de achar-se justa ou não  tal franquia (é bom lembrar que seguranças trabalham em escala de plantão e em finais de semana,  o que reduz, na prática, a um a presença deles a cada momento).

Os jornalistas - verdade que muitos deles com prazer - foram transformados em bisbilhoteiros.

Policiais, em sabujos. Promotores, em demolidores de honra pessoal.

Faltará muito para que os juízes o sejam, também, e em feitores da Casa Grande?

16 comentários:

SWAMY disse...

Fernando, na capa dop blog o título da matéria está com erro.
abçs e parabéns.

renato arthur disse...

Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ) protocolaram nesta quarta-feira (2), no Ministério Público Federal, um pedido para que sejam feitas diversas investigações sobre as conexões entre a Rede Globo, a FIFA, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e offshores do Panamá que teriam sido utilizadas para cometer crimes contra o sistema financeiro, a ordem tributária e a administração pública. O documento é subscrito por mais de 30 parlamentares.
Segundo Pimenta e Wadih, “há fortes indícios da prática de crimes como organização criminosa, lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, sonegação fiscal, além de outras ações criminosas contra a administração pública, contra o sistema financeiro nacional e contra a ordem tributária”.
Na representação encaminhada ao MPF, Pimenta e Wadih Damous pedem que sejam investigadas e esclarecidas, entre outros, “a existência de eventuais bens da família Marinho em situação ilícita de ocultação patrimonial; as atividades das offshores vinculadas ao grupo Globo; e as relações entre a Globo, suas respectivas empresas e offshores e a FIFA”. As offshores aparecem como proprietárias de uma mansão da família Marinho, construída ilegalmente em área de proteção ambiental na ilha de Paraty (RJ) e de um helicóptero também usado pela família Marinho, dona da Rede Globo.

Renan Augusta Pereira Melo disse...

Ufa!
Lavou a minha alma. Já estava entregando os pontos e ai vejo a reação.
Parabéns pela investigação. Sempre acompanhei esse blog mas, nunca postei comentários.

Dinio disse...

Não...feitores da casa grande já tivemos um que se aposentou, mas levou um apartamento -não triplex-
nas Miami, de maneira 171, até hoje um mistério o valor do cafofo. E hoje temos outro feitor com bunda grande e beiços maiores ainda que gosta de beijar tucano e dar hc canguru pra médico estrupador!

paul moura disse...

Não tá morto quem peleia.
Ânimo https://www.youtube.com/watch?v=Khp0NK5t5K8ao ânimo.

Eduardo disse...

Cuidado, Fernando Brito. Os pedalinhos requintados e a canoa que não fura custaram uma enormidade em relação à minha vida minha ilha. Você não poderá alegar ignorância, pois você mesmo fez um post sobre os valores daquela propriedade, irrisórios. Quando Lula for condenado por tentar esconder num sítio que frequenta uma parte substancial de seus pertences e os marinhos inocentados defendidos por um advogado "pro bono", pois não têm como pagar honorários, você poderá receber novamente um email pedindo explicações.

Vicente disse...

Enquanto a lua-de-mel do Aécio paga por banqueiro sai em coluna social, a globo persegue o Lula por barquinhos que comprou. JN está ridículo (pelo que ouço dizer, uma vez que não assisto há muito tempo).

roberto disse...

As boias de micro fibra da garotada aqui de casa, devem custar o dobro desses pedalinhos de plástico do Lula.
Já "aquele" apartamento de 43 milhões da ex-colega de bancada do BoneMER DA globo, ficou tão difícil de explicar, que foi mais fácil tirá-la do ar.
A corrupção monumental dessa TV Engodo,é varrida apenas com um clique, e aí eles viram de novo os defensores da moral e dos bons costumes. Até se achar uma nova mansão de Paraty na sua trilha de crimes.

Carlos Hums disse...

Não falta nada, Brito.

O pedalinho da Globo não é um cisne, é um corvo – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Messias Franca de Macedo disse...

Magnânimo e intimorato jornalista Fernando Brito e prezados(as) colegas comentaristas e leitores(as)!

Oh que belezura!
Oh que formusura!
E que o *PIMG "tão diligente e super investigativo" não divulga!

NOTA FÚNEBRE:
'o silêncio sepulcral e estrepitoso anunciado' do PIMG é revelador: o PIMG atua enquanto máfia hedionda organizada!

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

A mansão TRIPLEX dos Marín(ho) da Globo organizações criminosas

Casa Paraty do Arquiteto Marcio Kogan

https://www.youtube.com/watch?v=VP0dnyIVu70

Lenita disse...

Poucas pessoas ainda acreditam no JN ou na rede esgoto em geral. Estes fazem ainda barulho com a ajuda de alguns fascistas histericos mas tenho certeza que sao minoria. Nao acredito em sondagens; nem acredito na pesquisa da DataFolha sobre o Lula, tenho certeza que Lula tem um apoio muito maior que 37%, esses resultados sao traficados. Enfim, os Marinhos estao ultrapassados, nao ha nada substancial nesse jornalismo barato e mediocre de revista Caras que fazem; chegaram a um ponto de nao retorno. Poderao ainda se safar com a ajuda de seus pares, mas num mundo assim transparente caminham para uma posicao de insignificancia aos olhos de muitos brasileiros. O Brasil e muito maior do que a rede esgoto que nunca de fato respeitou o povo brasileiro. A internet tem la seus problemas mas e uma janela para o mundo e para a liberdade de expressao incontestavel. Que os Marinhos partam todos para Miami (ou sejam presos) e esquecam do Brasil. Um dia, nao muito distante, serao somente uma lembranca ruim de um tempo tortuoso. Lula ficara para sempre no coracao dos brasileiros e os Marinhos serao lembrados como inimigos do povo brasileiro; e esse o destino dessa familia e outras. Que esse momento de insanidade total que vivemos sirva para abrir os olhos de muita gente para a construcao de uma sociedade mais justa e inclusiva. E que a casa de Paraty se torne uma reserva indigena. Queremos terras, saude, educacao, respeito e cidadania plena para a populacao indigena e negra do Brasil ! Que o Brasil se liberte de todos esses vira-latas canalhas, colonizados e ladroes e que estes devolvam esse pais aqueles que deram e ainda dao seu sangue e suor. Vida longa aos blogs sujos e a todos outros sujinhos herois do Brasil !

Carlos Santos disse...

Imbatível Fernando Brito, se continuares assim em breve receberás nova carta de amor do colega João Roberto, o impoluto. Chega a ser cômico ver uns blogs "sujos" dando um banho na grande mídia do país.

P.S. Continuo firme na campanha para angariar assinantes para a Veja agora que ela virou comunista, segundo dizem por aí. Parece que foi comprada pelo filho do Lula, inclusive.

Eduardo disse...

Cara Lenita, depois da minha ironia permita-me seriedade. Concordo com tudo que vc diz, mas para chegarmos a isso só vejo uma saida: LULA 2018.

Carlos Roberto disse...

A rede manipuladora e seu jn foram repugnantes , pior são os anunciantes que oferecem diariamente: crise, miséria, mentiras, tudo em prejuízo do povo brasileiro.

Lenita disse...

Nossa ! O detrito solido da mare baixa "vermelho" ? Ai esta o perfume da massa cheirosa de Sampa... Ja to vendo o PSDB malcheiroso perdendo para o Haddad...