quinta-feira, 10 de março de 2016

O jornalismo, a ética, os Marinho e a casa em Parati

editorial

Leio, no Diário do Centro do Mundo, a hipótese levantada por Paulo Nogueira - que com ele conviveu - de que João Roberto Marinho poderia ter liberado a Globo para uma ofensiva sem limites contra Lula e o governo pelo fato de ter surgido o noticiário constrangedor sobre as ligações entre a família Marinho e a mansão irregular construída na Praia de Santa Rita, em Parati.

Não creio - aliás, como o próprio Paulo também não - que seja esta uma hipótese provável, até pela inteligência que todos reconhecem em João Roberto.

De qualquer forma, a menção presta-se a uma reflexão sobre a prática da ética no jornalismo, tão escassa em nossas plagas. E, sejamos justos, também em outras terras, como são emblema vergonhoso os tablóides ingleses.

E obriga a este post, de natureza editorial.

Em momento algum invadiu-se a intimidade de sua família, ao contrário aliás, do que fizeram colunas sociais que registraram divórcios, casamentos e até mesmo o fez o Judiciário, publicando estupidamente no Diário Oficial nomes numa ação que, por definição legal, é sigilosa.

Em momento algum este blog - e quase sempre todos os outros que participaram do deslinde da propriedade da casa - publicou algo que não estivesse contido em documentos públicos.

Aliás, não apenas públicos, mas publicados na internet.

Mais ainda: todos os documentos nasceram de iniciativa das empresas e pessoas interessadas, com os dados e circunstâncias que resolveram utilizar. Quem ligou a Agropecuária Veine Patrimonial, dona formal da propriedade de Parati e a empresa de João Roberto e sua filha foi o endereço de registro fornecido por ambas à Receita Federal, informado por eles mesmos ou à sua ordem.

Nenhum deles foi obtido por "vazamento" ou "ajuda" das autoridades públicas, nenhuma informação foi colhida com porteiros, vendedores, lojas e outros prestadores de serviço que tenham tido ou os donos da mansão, exceto as que estes, espontaneamente, colocaram na rede mundial de computadores para promover seu talento, capacidade e bom-gosto.

Foi assim, por exemplo, com as fotos do exterior e do interior da casa, os vídeos e as animações computadorizadas aqui reproduzidas. Nenhum expediente escuso foi usado para obtê-las.

O que público está, público é.

Como são públicas e publicadas as autuações, multas, requerimentos e até a sentença que versam sobre as irregularidades e violações legais da edificação.

Igualmente, as parcas resposta oferecidas foram publicadas na íntegra, sem edições, sem notas de rodapé que as contradissessem, sem senões que as replicassem, exceto os feitos em separado, em novas matérias, como é dever jornalístico.

Também não foi ninguém pressionado a informar. Duas pessoas documentalmente ligadas às empresas que partilham o apartamento 601 da Rua Bulhões de Carvalho, 296 foram abordadas, gentilmente, por telefone - nada de cerco, embora dispusesse dos endereços - e responderam como quiseram: a primeira com ofensas e ameaças e a segunda com uma manifestação de que falaria pessoalmente, jamais efetivada. Não houve insistência, assédio, pressões.

Foi, ao contrário do que assistimos nos processos de investigação judiciais-policiais que a grande imprensa não questiona do ponto de vista moral e legal, uma apuração exclusivamente lógica e documental. Com a dedicação e a garra profissional que, certamente, quer João Roberto sejam praticadas por seus colegas e empregados jornalistas.

Se há irritação ou mal-estar pelo que se passou, que estes sejam dirigidos contra quem atropelou a legislação, camuflou propriedades e, ainda pior, o fez de forma pueril, que nem soube encobrir os rastros de ligação entre as empresas e a família a que pertencem ou pertenceram.

De minha parte, é isso o que tenho de registrar. Não contei, neste caso e em nenhum outro, com qualquer informação partida de órgãos públicos - exceto aquelas de acesso geral - ou informação privilegiada de governos, em qualquer esfera. Nem mesmo a ajuda indireta de patrocínio, porque não conto com ele - o pequeno anúncio da campanha contra o zika virus desta página é oferecido graciosamente, por dever de cidadania, como antes foi o  da campanha contra o crack, aliás sobre o qual O Globo, de maneira dúbia, pretendeu insinuar tempos atrás, quando participei de uma entrevista com Lula, sem outro auxílio sequer senão o do café e das bolotas de pão de queijo servidas durante o encontro.

É por isso, e não por qualquer arroubo, que o tom de notificação adotado com este blog (e felizmente logo abandonado por uma postura gentil, que não foi recusada em um milímetro) não surtiu ou surtirá efeito e é, mais que uma violência, uma bobagem utilizá-lo.

Publicou-se e publicar-se-á aqui o que for documentado, aquilo que estiver amparado em fatos e provas, não em suposições ditadas por simpatias ou antipatias políticas.

Algo que, antigamente, correspondia à palavra jornalismo.

17 comentários:

Universitária disse...

Ainda não ocupamos o triplex que não é de ninguém??

Luiza disse...

Brito, fecho contigo...
Difícil está engolir tudo o que estão fazendo no país atualmente. E com a conivência das ditas autoridadespúblicas e da justiça brasileiro, omissa, estão engolindo a constituição e os direitos de todos os cidadãos brasileiros, inclusive com o seu mais irrestrito apoio.
Será caro o preço a ser papo pela populção, mas a ficha um dia há de cair..e aí os verdaderios inimigos serão escancardos...Só que aí será tarde demais..
Janio de Frreitas ilustrou bem isso no seu artigo para a folha, mas a maioria nem imagina o que foi a Oban da ditadura. Descobrirá da pior forma, depois que ela já estiver em pleno funcionamento..
Que falta faz a cultura, as liçoes de história, nesse país de cidadãos que tiveram a educação negada desde o nascimento..
tristeza e desolação total, pois ao povo só sobrará os olhos para chorar a sua desgraça e a dor da saudade dos verdadeiros políticos que lutaram pela sua liberatação e direitos fundamentais..
E será tarde...

Antonio disse...

Cada vez que vejo comentários como os da Laura, Deva e Universitária mais dou razão a Umberto Eco qdo ele diz que a internet deu voz aos imbecis. Impressionante!

Luís CPPrudente disse...

E jornalismo é o que as organizações mafiosas da famiglia Marinho já não fazem há muito tempo, eles produzem e vendem notícias ao sabor do Mercado, sempre contra a soberania nacional, os direitos sociais dos trabalhadores e contra a democracia.

O jornalismo, a ética, os Marinho e a casa em Parati – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Carlos disse...

O que seria da direita sem a péssima educação pública e a doutrinadora (de direita) educação particular neste país? Certamente a imprensa que temos já teria falido, o golpismo e indústria de "justiceiros", "heróis" e "caçadores de marajás" não prosperaria e a gente não teria que ler as asneiras que os coxinhas escrevem.

Messias Franca de Macedo disse...

Bob Fernandes / Espionagem da CIA, FBI, DEA, NSA…e o silêncio no Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=aPV0kebN8o4

Iskra disse...

Há sinais evidentes de cansaço, somente a coxinhada mais virulenta deve se vestir de amarelo , quando não for com a bandeira dos EEUU, e sair às ruas domingo, apesar do apelo da Globo.

Mas isso não define o jogo. O PMDB deve aprovar o desembarque do Governo Nati-morto de Dilma Rousseff no sábado, mas convenhamos, sair do governo é prerrogativa do PMDB, mas se o Temer não renunciar ao cargo de vice-presidente desonra a legenda, pois se coloca em posição nitidamente pró-golpe, posição aliás defendida abertamente pelo senil e velhaco Pedro Simon no último final de semana.

Em síntese, pode sim o PMDB sair do governo, sem problema algum, desmascara-se e ponto. Entrega os cargos e Temer , por coerência histórica, renuncia ao cargo de Vice-presidente, honra a memória de Ulisses Guimarães e vida segue. Senão, assina a sentença de morte do PMDB.

Quanto ao Lula, rejeitar a esta altura dos fatos escabrosos que atentam contra a legalidade e a democracia, um cargo de ministro é além de extrema inocência ( o que não acredito em se tratando do Lula ) abandonar ao mar o até aqui inexistente governo Dilma II.

Em tempo, Nelson Barbosa promete para abril o projeto de reforma da previdência, ferrando, claro, os trabalhadores. Assim , pra fazer este trabalho sujo é melhor deixar o governo e entregar logo pro PSDB, pelo menos o ônus da desgraça ficará para eles.

Galo disse...

Viva a Aeronautica do Brasil!!! viva a FAB

Iskra disse...

Caro Galo.
Caso a versão que anda circulando, onde a FAB impediu a fase II do sequestro do Presidente Lula, fosse verídica, então além da FAB estariam as FFAA empenhadas em garantir a democracia e respeito ao voto popular.
Se assim fosse a Globo, epicentro do GOLPE, teria baixado a sanha , evidentemente o que não ocorre.
Vamos ver se o CNJ enquadra o Moro, já que o STF só reproduz o opinião publicada pelas famiglias que dominam a mídia grande.

Helbert Fagundes disse...

Boa tarde,

até o momento o único instância superior a todas do Brasil vem demonstrado parcialidade e honestidade. Essas três instituições: Marinha , Exército e Aeronáutica tem sido nobres ao contrario do passado recente dos mesmos. Mas caso haja qualquer problema que vá contra a vontade do povo essas instâncias deverá escolher uma lado e espero que nesse momento esteja do lado do povo, do Brasil e de um país que deseja tecnologia e sabedoria ao nosso país. E não a escravidão, apoio norte americano e nem uma ditadura midiática. Nesse momento que passamos essas instâncias tem que se lembrar que seus filhos, netos e mulheres continuaram aqui em solo nacional enquanto os barões da coca, da mídia estarão na Califórnia vivendo com as mãos suja de sangue e com o dinheiro roubado de nós brasileiros. A verdade é única, verdade essa que passa pelo Moro numa tentativa ilegal de prisão de Lula e de vingança contra o povo brasileiro por ter subindo de classe. Essa reflexão tem que passar pelo nossas forças armadas que mesmo com uma minoria de alta patentes são pais, avos e mães.

Maria Rita disse...

Ah, se todos tivessem a nobreza da honestidade, não apenas ter a honestidade. A resposta serena não incita ninguém a mais ódio, não apela, mas também não aceita cobranças de quem não respeita os limites mínimos de qualquer cidadão. Sua resposta, Brito me acalma, embora não seja para mim. Ontem fui constrangida por um taxista que tentou entrar no assunto do ministro da justiça que, pelo tom agressivo, vi que era melhor desviar do assunto. Ele insistiu, eu disse que era melhor mudar o rumo da prosa, já afirmando que não concordava com o ponto de vista dele. Ele foi mais irritadiço ao citar Gilmar e a reportagem da CNT. Eu fui meio que grosseira e disse que o argumento dele não me convenceria, e afirmei que não necessitava de lições de revoltados por ter doutorado em História.Uma grande bobagem isso que falei, embora seja verdade quanto ao título. Táxi não é lugar de polêmica, evito isso há muito tempo. Cansada, depois de um dia exaustivo em exame médico, não tive a elegância de dizer que conhecia argumentos melhores do que o dele e da imprensa que o informa. A sorte é que o percurso era curto, senão a minha saída seria saltar no meio do caminho.A próxima vez que espero não ter, perguntarei se táxi agora é facebook para obrigar passageiro a curtir e compartilhar opiniões e gostos pessoais.

revenger disse...

"...Deu Paraty, baixo astral, vou pra Porto Alegre e... tchau!..."

Lenita disse...

Mme "pe de zebra", vai visitar um pai de santo pra tirar tanto negativismo ! Deixe o conforto do sofa e o tedio do teclado do computador e va descobrir a vida e conversar com os secundaristas de Sampa. Estes estao mil anos luz de tuas analises rasas e mediocres. Coragem para ir a luta e nao ficar chorando pelos cantos como se estivesse alem do bem e do mal. Assuma tua parte de ignorancia pueril, isso devera te ajudar a se concentrar nas questoes essenciais. Va a luta e tenha mais dignidade e respeito pelo outro, isso ajuda muito a viver o amor e a poesia do mundo. Ou a senhora acha mesmo que somos todos como a senhorinha ? Nao, nao !... #SomosTodosJararaca :-)

Ricardo disse...

Andamento do Processo n. 0000951-43.2010.4.02.5111 - 27/10/2015 do TRF-2

Vara Federal Única de Angra dos Reis

Boletim: 2015000271

FICAM INTIMADAS AS PARTES E SEUS ADVOGADOS DAS SENTENÇAS/DECISÕES/DESPACHOS NOS AUTOS ABAIXO RELACIONADOS PROFERIDOS PELO MM. JUIZ FEDERAL IAN LEGAY VERMELHO
6001 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA
9 - 0000951-43.2010.4.02.5111 (2010.51.11.000951-7) (PROCESSO ELETRÔNICO) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (PROCDOR: FERNANDO AMORIM LAVIERI.) x AGROPECUARIA VEINE PATRIMONIAL LTDA (ADVOGADO: RJ174471 - NIVEA RAQUEL DE CARVALHO LIMA, RJ072510 - CORINA TARCILA DE OLIVEIRA ROCHA.). .
CONCLUSÃO
Nesta data, faço estes autos conclusos ao
MM. Sr. Dr. Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis
Angra dos Reis, 23/07/2015.
FABIO TELES RODRIGUES
Diretor de Secretaria
Processo nº 0000951-43.2010.4.02.5111 (2010.51.11.000951-7)
Decisão
Anteriormente à análise dos pedidos de natureza instrutória formulados pelas partes, há de se reconhecer que o feito possui questões prévias pendentes, que passo a examinar.
Tendo em vista o tempo decorrido desde a concessão da antecipação dos efeitos da tutela (30.11.2010), na qual restou determinado à ré que, no prazo de 07 (sete) dias, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), retire a estrutura de cerco, aparentemente dedicada à maricultura, existente no entorno da Praia de Santa Rita, retire todos os equipamentos privados (brinquedos) instalados sobre a areia da mesma praia e se abstenha de criar qualquer tipo de embaraço ao acesso e permanência do público na Praia de Santa Rita, entendo que a verificação das atuais condições do local revela-se necessária à concretização da medida, mormente quando não se tem notícia da atribuição de efeitos suspensivos ao agravo interposto pela ré.
Por isso, no mesmo sentido do requerimento formulado do Ministério Público Federal, determino que o ICMBIO realize, no prazo de 15 (quinze) dias, relatório a respeito das atuais condições da área em comento, tomando-se como parâmetro de análise os fundamentos da referida decisão antecipatória, a qual deve ser encaminhada em anexo ao ofício expedido para tal fim.
Atendido, dê-se vista às partes por 05 (cinco) dias (prazo comum, processo eletrônico) e, em seguida, voltem-me imediatamente conclusos.
Angra dos Reis, 22 de outubro de 2015.
Assinatura eletrônica
IAN LEGAY VERMELHO
Juiz Federal Substituto
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/248501100/andamento-do-processo-n-0000951-4320104025111-27-10-2015-do-trf-2?ref=topic_feed

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/77427531/processo-n-20105111000951-7-do-trf-2

Ricardo disse...

Andamento do Processo n. 0000951-43.2010.4.02.5111 - 27/10/2015 do TRF-2

Vara Federal Única de Angra dos Reis

Boletim: 2015000271

FICAM INTIMADAS AS PARTES E SEUS ADVOGADOS DAS SENTENÇAS/DECISÕES/DESPACHOS NOS AUTOS ABAIXO RELACIONADOS PROFERIDOS PELO MM. JUIZ FEDERAL IAN LEGAY VERMELHO
6001 - AÇÃO CIVIL PÚBLICA
9 - 0000951-43.2010.4.02.5111 (2010.51.11.000951-7) (PROCESSO ELETRÔNICO) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (PROCDOR: FERNANDO AMORIM LAVIERI.) x AGROPECUARIA VEINE PATRIMONIAL LTDA (ADVOGADO: RJ174471 - NIVEA RAQUEL DE CARVALHO LIMA, RJ072510 - CORINA TARCILA DE OLIVEIRA ROCHA.). .
CONCLUSÃO
Nesta data, faço estes autos conclusos ao
MM. Sr. Dr. Juiz Federal da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis
Angra dos Reis, 23/07/2015.
FABIO TELES RODRIGUES
Diretor de Secretaria
Processo nº 0000951-43.2010.4.02.5111 (2010.51.11.000951-7)
Decisão
Anteriormente à análise dos pedidos de natureza instrutória formulados pelas partes, há de se reconhecer que o feito possui questões prévias pendentes, que passo a examinar.
Tendo em vista o tempo decorrido desde a concessão da antecipação dos efeitos da tutela (30.11.2010), na qual restou determinado à ré que, no prazo de 07 (sete) dias, sob pena de multa diária de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), retire a estrutura de cerco, aparentemente dedicada à maricultura, existente no entorno da Praia de Santa Rita, retire todos os equipamentos privados (brinquedos) instalados sobre a areia da mesma praia e se abstenha de criar qualquer tipo de embaraço ao acesso e permanência do público na Praia de Santa Rita, entendo que a verificação das atuais condições do local revela-se necessária à concretização da medida, mormente quando não se tem notícia da atribuição de efeitos suspensivos ao agravo interposto pela ré.
Por isso, no mesmo sentido do requerimento formulado do Ministério Público Federal, determino que o ICMBIO realize, no prazo de 15 (quinze) dias, relatório a respeito das atuais condições da área em comento, tomando-se como parâmetro de análise os fundamentos da referida decisão antecipatória, a qual deve ser encaminhada em anexo ao ofício expedido para tal fim.
Atendido, dê-se vista às partes por 05 (cinco) dias (prazo comum, processo eletrônico) e, em seguida, voltem-me imediatamente conclusos.
Angra dos Reis, 22 de outubro de 2015.
Assinatura eletrônica
IAN LEGAY VERMELHO
Juiz Federal Substituto
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/documentos/248501100/andamento-do-processo-n-0000951-4320104025111-27-10-2015-do-trf-2?ref=topic_feed
-http://www.jusbrasil.com.br/topicos/77427531/processo-n-20105111000951-7-do-trf-2-

Poeta Xandu disse...

Muito bom, uma nota muito digna, fico na torcida para que as manobras dos poderosos jamais se concretizem, em clara afronta ao nosso direito de ser informado - vamos em frente! :)