sábado, 26 de março de 2016

O gosto amargo do passado

passado

A gente sabe que acontece, se cuida para minimizar o risco, mas não pode deixar de se chocar quando os atos fascistas nos atingem, como ocorreu com ataque feito para derrubar este blog.

Para quem viveu empastelamentos, censura e apreensão de jornais - o que é, agora, no mundo digital - o mesmo que derrubar ou hackear sites, há um gosto amargo do que já se assistiu.

Não devemos ser vaidosos e achar que é sinal de potência o fato de que ataquem a um blog que não faz mal a ninguém, que respeita até mesmo quem lhe diz desaforos (não além de um certo ponto, por certo) nos comentários, que não deixa de oferecer direito de resposta a qualquer um e que, afinal, é uma agulha - embora aguçada, algumas vezes - no meio do imenso palheiro dos meios de comunicação.

Não, não é por isso.

É porque o fascismo tem uma lógica na sua intolerância.

Ele agride e tenta intimidar porque depende do silêncio para prevalecer. Dele e do medo.

 

Se não lhes dermos nosso silêncio e nosso temor, ele não consegue se impor.

Mas se ele se impõe, aí de fato nos obriga ao silêncio e ao medo, e muito maiores, mortais mesmo.

Por isso ele precisa impedir que as coisas sejam ditas.

 

Por isso é que é preciso que se diga, sempre e todo o tempo que seus gritos de "democracia", de "vontade do povo", de "voz das ruas" são a capa, como já o foram e sempre o são, a capa que disfarça o autoritarismo, um povo sem o direito de ter vontades e as ruas silenciosas de minha juventude.

Já vivi isso e tenho o dever de dizer o quão horrível é.

Não se espante que haja gente que se diga "de esquerda" e "liberal" no coro, eles são as estrelas da primeira parte do espetáculo, como o foram Carlos Lacerda, a UDN, a OAB de 64, muitos padres e religiosos.

Depois que servem ao propósito  de derrubar os eleitos pelo voto, as trevas vêm e os engolem. Por vezes destruição física, até, porque o fascismo não conhece nenhum tipo de sentimento humano.

Este pequeno blog, que já não é tão pequeno assim, com as várias vezes que alcançou 500 mil pageviews diárias é apenas um das centenas, milhares que terão de atacar e derrubar, porque nos abrigaremos uns aos outros, se necessário.

E faremos um, dez, mil, quantos forem necessários para não cairmos no silêncio.

Se cada um se preocupar em difundir, em disseminar, em espalhar luz contra esta escuridão que avança - sem ter medo que um ou outro vá xingá-lo - este um, dez, mil blogues serão milhões a combater  a ameaça de regresso ao período da falta de liberdade, da falta de votos populares, da falta de progresso para este país e este povo.

Ao silêncio e ao medo, respondamos falando com coragem.

26 comentários:

João Ferreira Bastos disse...

http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/222745/Policial-Lucas-Arcanjo-%C3%A9-encontrado-morto-em-BH.htm

João Ferreira Bastos disse...

http://www.viomundo.com.br/denuncias/advogado-contesta-versao-oficial-e-diz-que-morte-de-modelo-tem-ligacao-com-mensalao-tucano-em-minas.html

paul moura disse...

Belo texto.
Não faremos silêncio e muito menos temos medo.
Isso foi para a geração de nossos pais que com pouco ou nenhuma consciência política se submeteram aos tiranos de sempre.
E está ai a geração de nossos filhos menos alienados, felizmente.

Onda Vermelha disse...

Não Passarão!

Roberto disse...

Os blogs sujos para a Casa Grande, mas imaculadamente limpos para o povo, são nossa mais forte trincheira. A rede da legalidade do Sec XXI. Contem conosco.

Tomás disse...

O que está acontecendo no Brasil agora é que o Brasil da elite está reagindo ao avanço do Brasil antes excluído. E como o Brasil da elite tem, proprietária que é, os meios de comunicação, claro que ela está trabalhando com estes meios para ver se recupera o poder máximo, e aperta os excluídos a seu lugar, a minoria tentando apertar a maioria que se soltou, e isto é extraordinário. Tudo se resumindo a qual é o cálculo final de lucros. Jogar dinheiro no Brasil dá lucro? Tudo indica que George Soros ou semelhante, estará muito brevemente condenando qualquer tipo de golpe no Brasil. Condenando qualquer tipo de golpe, porque isso irá contra seus interesses. Perder dinheiro por bobagem é pior que um tiro no coração. Eles não querem saber nada histórico do setor do petróleo, nada além do aqui e agora. Soros comprou 5 milhões de ações logo que a Petrobras começou sua via Crucis. O que ele pensava? que a companhia iria arrebentar e ele seria seriamente escolhido para assumir a massa falida. Porque certamente já tinha informações privilegiadas de que o bicho ia pegar, mas não ia ser total. Todo o problema é este: Porque obedecer a tantas leis e a tantas normas de um país tão corrupto quanto disseram que somos, e nós mesmos somos? Quem falou isso, foi a Folha de São Paulo? Ela, como tudo no mundo, erra, e até tem gente que garante que ela não só erra como mente. Vamos em frente. O importante é que, mesmo sem apelar para nós mesmos, não somos tão absolutamente corruptos que assim nos caracterize nosso compreensivo Deus, e esta verdade destruirá, com o tempo, qualquer outra versão da história. Quem quiser ajuda sobre esta questão, recomendo a leitura dom teatrólogo Ibsen.

alberto disse...

Muito bem, Brito! É sinal que a mídia da blogosfera defensora da democracia, que você representa tão bem, está incomodando a direita fascista.
Vamos em frente!
Aproveito para indicar para quem não assinou a petição contra um dos causadores desse estado no Brasil, o mega-juiz-promotor Moro, que está no Avaaz.
Já passam de mais de 101.000 assinaturas.
Colabore com a democracia e por uma país que respeita, de fato, a presunção da inocência e o direito à privacidade: https://secure.avaaz.org/po/petition/CNJ_Conselho_Nacional_de_Justica_Destituicao_do_cargo_de_Juiz_Federal_do_Dr_Sergio_Moro/?crLGVdb

iSKRA disse...

É um recado direto para que ainda acredita que o GOLPE refluirá, eles não recuarão mais, estão no assalto final, ou resistimos ou seremos cobrados duramente pelas gerações futuras.
Não se iludam, guarda alta e altivez.
AVANTE ATÉ A VITÓRIA !

iSKRA disse...

E os coxinhas....que dirão agora dos Rolling Stones ? Comunistas por suposto....
O que conversar com quem ainda utiliza argumentos de 1950 ?

Freira disse...

Abraço solidário.

bernardo disse...

Rolling Stones, o Papa, Obama, a lista vai ficando grande de comunistas que visitam Cuba. Vai ter panelaço?

O gosto amargo do passado – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

C.Paoliello disse...

Estes neonazistas não podem conviver com a verdade, por isso eles querem a ditadura midiática global onde só a narrativa deles é divulgada. Jamais permitiremos que isso aconteça. Força Fernando Brito! Com este ataque decidi hoje contribuir com o blog.

MNC disse...

Avante Brito! Este blog é imprescindível!

Tereza disse...

A nossa é a república dos canalhas,não conta a presidenta ser honests os corruptos querem vão salvar seu rabo,o país que se exploda.
Sua coragem nos inspira Fernando,

Eli Mariott disse...

FB, sou leitor assíduo do blog, desde o tempo do Brizola Neto. Parabéns pelo texto magnifico. O que assusta é que esse bando de fascistas imbecis de araque, que não viveu os anos de chumbo, nem sabem que estão sendo usados como "bucha de canhão" pelos golpistas escondidos, extremistas de direita que só pensam nos próprios interesses e o país que vá as favas, entregue à sanha dos interesses dos grandes grupos norte-americanos. Talvez, quando venham a se arrepender já seja muito tarde. Falo daqueles que, insuflados pela mídia golpista, desconhecedores da história que são, indolentes na busca do que aconteceu no nosso País e na AL ao longo de mais de 5 séculos de história,l envenenados pela sanha anti-PT e anti-democracia se prestam a engrossar as hordas fascistas. Percebe-se claramente pelas manifestações de alguns aqui neste blog. Essa gente perdeu completamente o juízo. Agora vem com esse discurso hipócrita de que querem todos os corruptos na cadeia. Hipócritas. Não foram pras ruas desfilar com cartazes e faixas de "somos milhões de Cunha". Realmente, agindo como agem, provam cabalmente que o são.Pra mim está muito claro esse discurso moralista de araque nada mais é do que a guerra declarada dos ricos (não todos, mas a grande maioria) contra os pobres deste nosso querido Brasil. E o pior que já vi pobre defendendo essas mesmas idéias. A esses eu digo; depois não reclamem que não foram avisados. Não passarão!

Ricardo disse...

Policial Civil Lucas Gomes Arcanjo que denunciou diversos crimes e fez denúncias contra Aécio Neves é encontrado morto em Belo Horizonte.
-http://www.contextolivre.com.br/2016/03/policial-civil-lucas-gomes-arcanjo-e.html-
-https://www.facebook.com/lucas.gomesarcanjo01/-
Abaixo, link de entrevista feita com o policial pela atriz Tássia Camargo:
http://www.juniorpentecoste.com.br/2014/10/atriz-tassia-camargo-e-policial-mineiro.html

jeremias disse...

101.000, maravilha e a minha lá no meio.

Maria Libia disse...

Ontem, no canal CURTA, assisti o documentário "30 anos da morte de Wladimir Herzog. Foram depoimentos de vários jornalistas, também presos sofrendo toda a sorte de torturas, como disse um deles, não para fazer o jornalistas sofrerem mas destruir o ser humano. Foram testemunhas do que passou o Herzog e senti uma tristeza inenarrável ao ver a Clarice dar o seu depoimento. Para calar as vozes dissonantes, houve prisões de jornalistas, fechamento de jornais, até mortes. As pessoas, hoje, não tem idéia do que é o terrorismo do guarda da esquina. Vão ter noção quando perderem a liberdade.

Lenita disse...

Nossa solidariedade eh total com os blogs sujos, verdadeiros herois desse momento historico da vida politica brasileira. Vamos ganhar essa batalha de defesa da democracia e depois vamos aprofundar as conquistas sociais da era PT. Os blogs sujos sairao fortalecidos, tenho certeza. NAO PASSARAO !!

Anarquista Lúcida disse...

Ninguém estranha o silêncio do Conversa Afiada? Ninguém consegue entrar lá há pelo menos 3 dias...

Alex Herren disse...

Prezado Fernando Brito,
Conte com nosso apoio, pois precisamos de uma voz igual a sua, que já demonstrou que incomoda os golpistas.

Eliane ex SP agora RS disse...

Uma vida preciosa e corajosa que se foi. Já que essa vida não foi valorizada, que, ao menos, sua morte não seja em vão.
Meus sentimentos mais consternados a sua família e amigos.

renato andretti disse...

Aquele que faz eco do som proferido pelos excluidos.
A este se deve todo louvor e toda a honra.
A Sociedade deste crescerá forte, peerene em seus
ensinamentos e em sua cidadania.
Entenda-se que cidadania se conquista, pelo som de
nossas vozes em plenário, em caixotes, em praças..
Em lapides onde os olhos poderão ler..
Aqui não jaz o silencio, nem a morte..
Aqui esta depositado o instrumento da galardia.
Do som que produzem os nascerem de brasileiros,
envoltos no AMOR pela LIBERDADE..

Maria Rita disse...

É isso mesmo. Não deixo de vir aqui um dia sequer. Vou continuar vindo e deixando minhas impressões a cada dia. Assisti ainda agora um vídeo musical com Beth Carvalho e Mercedes Souza que me emocionou. Fala da preocupação de não ficarmos indiferentes à guerra, ao medo, à dor, aos refugiados, à traição e por aí vai. Também não sou indiferente ao perigo de retrocesso que querem nos impor.

lanz disse...

Estou aqui diariamente, mas quando vejo essas atitudes fascistas contra um blog sério, combativo, inteligente, confesso, desculpe, sinto-me mais forte. E penso na música de Paulo Cesar Pinheiro e Maurício Tapajós, Pesadelo.
O que os move neste sentido é o medo, sim o medo. Como na música, que retiro apenas alguns versos.
...
Que medo você tem de nós, olha aí.
Você corta um verso, eu escrevo outro.
Você me prende vivo, eu escapo morto.
De repente, olha eu de novo,
Perturbando a paz, exigindo troco...
....
Medo, Brito, apenas medo.