sábado, 19 de março de 2016

O Brasil precisa sair do estado de exceção e voltar à normalidade

balan

Outros podem gostar tanto de polêmica quanto eu; gostar mais, não creio.

Mas qualquer um de nós, na própria vida pessoal, sabe a diferença entre discutir, discordar e até contestar e perder as estribeiras e ir para a briga de tapas, pontapés e xingamentos. Daquelas em que não importa nem como nem onde, o argumento é bater.

É assim que estamos.

Pior, que estamos sendo obrigados a estar.

Independente de qualquer análise técnica ou legal, ficou evidente que o juiz Sérgio Moro fez uso político do processo em que investiga (é, é isso mesmo, embora a função do juiz não seja a de investigar) ao divulgar, tão logo anunciada a nomeação de Lula para a Casa Civil.

É tão nítido que é nos grampos - nos questionáveis ou não e em outros cuja a legalidade é impensável supor, como o efetuado no diálogo entre o Ministro Jaques Wagner e o presidente do PT, Rui Falcão, ao que se saiba sequer investigado pela Lava Jato, se alegar-se que era ele o grampeado, por ser o grampo sobre ministro de Estado, sem autorização da Suprema Corte, uma violação tão confessa da lei que resultaria em prisão do juiz -  que Gilmar Mendes neles sustenta sua incrível decisão, para concluir que se tratou de uma fuga a uma ordem de prisão que não existe e muito menos estaria iminente.

A menos que Mendes pudesse considerar iminente o atendimento do pedido - que o país inteiro, inclusive a Oposição já viu estapafúrdio - dos "aloprados" do MP paulista, que sequer tinham chegado à Vara de Moro e que, no mínimo, teria de ser aberto a vistas para o MP Federal, que ratificaria (ou não), com os mesmos (ou outros) argumento.

Convenhamos, é muita suposição para justificar uma invasão judicial daquilo que é atribuição constitucional do Executivo.

E não é bom cuidar de assuntos de Justiça à base de suposições, porque daqui a pouco haverá quem suponha o impensável: que o sistema judicial brasileiro  se possa fazer semelhante a uma ação de cúmplices, onde um distrai a vítima e outros invadem-lhe a casa para roubar o precioso bem da liberdade.

E que, ainda com esses estratagemas, abra-se caminho para um julgamento político no Congresso que leve à derrubada de uma governante eleita, sem exame dos fatos, apenas com a exaltação dos ânimos.

Evidente que nada legítimo e aceitável socialmente sairia de um processo assim.

É hora de se olhar com urgente seriedade a que a judicialização da política - ao ponto de um juiz de comarca virar "salvador da pátria" - e a brutalização espetacular da ação judicial estão nos levando.

Qualquer pessoa minimamente serena percebe que se formaram por toda parte grupos ferozes, agressivos, gritando e xingando como loucos, prontos para "dar porrada" em quem deles discordar. E olhe que nem precisa ser discordar muito, como aconteceu no caso do bobalhão do tal "Revoltados Online", que teve de se esconder dos seus próprios "admiradores", que o chamavam de "comunista" por não querer bloquear à força  a manifestação de ontem na Avenida Paulista.

São os filhos gerados pelo ligação carnal e odienta entre Justiça, mídia e oposição, praticada de forma explícita e vergonhosa desde antes da eleição.

O sistema de freios e contrapesos que organiza uma sociedade tem um dos seus lados destruído.

Embora Lula esteja apelando publicamente à moderação das atitudes de seus apoiadores, nada disso bastará se a Justiça permitir que, em seu nome, atue a mais raivosa e grosseira oposição. já nem ao Governo, mas às liberdades e direitos e, até, ao mínimo de convívio humano civilizado.

O Supremo é a última chance para que a Justiça mostre que não atirou fora a balança e toma a espada apenas.

E não a do império da Constituição, mas a da fúria fascista que quer rasgá-la.

 

 

29 comentários:

Maria disse...

Agora é dormir com um olho aberto.

Leiam o texto do DCM com toda atenção sobre a omissão do STF. Lula usou a palavra certa "acovardado" espontaneamente. É a que melhor descreve o STF e foi bem gentil. Então é importante mostrar a esses senhores a imagem. Pois o espelho deles anda embaçado.

luiz mattos disse...

Quem comanda o golpe é o stf com seus onze capso e um soldado.

Hanz Alisson disse...

O juiz Moro, em declaração recente, disse que é preciso ouvir a voz das ruas.Há uma historia muito famosa sobre um juiz que ouviu a voz das ruas.Ele se chamava Pôncio Pilatos.

luiz mattos disse...

Quem comanda o golpe é a suprema cortesã com seus onze capos e um soldado janota.

Marcos Aiam disse...

Moro diz que é preciso ouvir a voz das ruas. Então os ouvidos dele só escutam a voz dos Brancos e de classe média alta ? É surdo para os negros, pardos, outros brancos, operários, gente simples, …? Ou os ouvidos dele sao seletivos e só ouvem a voz da Globo, CIA, Marçons..?

sergio martins disse...

Só vejo um caminho , a democracia plena, por isso o governo tem que manter o povo na rua multiplicando o numero de participante exponencialmente em escala crescente sempre.

Rogério Ferraz Alencar disse...

Será que, depois de ontem, Sérgio Moro ainda vai querer ouvir a voz das ruas?

O Brasil precisa sair do estado de exceção e voltar à normalidade – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Jorge disse...

Caro, sou conservador e contrário a dita esquerda, ou pelo menos, contrário a vários dogmas. Acredito piamente que outros partidos, PSDB incluso, sejam corruptos. Minha visão e que precisamos de uma reciclagem geral de nossos dirigentes políticos. Julgo que, para comprovar seus próprios dogmas, esteja se esquivando do óbvio. O PT, ainda que diga estar cuidando dos pobres, está mais preocupado com a manutenção do poder pura e simplesmente, não se importando com o como, com a forma. E isso vai de um encontro a uma grande parcela da população. População está que não está nos substratos superiores, tampouco são grandes empresários e banqueiros.

Walter Pastori disse...

Que passeata sensacional emocionanante hoje temho certesa absoluta que os golpistas entenderam o recado ontem foi so um alo do que somos capaz, facistas baixem sua bola voces nao tem idea do que somos capaz.Ta facil pra voces ACEITEM QUE O PAIS NAO E SO DE VOCES SAO 200.000.000 DE PROPRIETARIOS.

carlos disse...

O STF e o CNJ têm a obrigação de deter o golpista Moro, o Bolsonaro da Justiça, caso contrario não estão cumprindo o papel constitucional da justiça, a PGR nem se fala o sr, Janot fazendo turismo na Europa e os juizes federais são a favor do golpe porque advogam que o dólar vai baixar e assim eles podem viajar todo mês para Miami, a OAB, é favor do golpe porque acha que se rasgando constituição ela vai faturar mais e o povo brasileiro aonde fica, no meio disso tudo.

Nito disse...

1. O Moro de deve ser preso pela Justiça Militar por ter invadido a privacidade da Presidência da República. Isso é uma questão de Segurança Nacional. Simples assim.
2. Até quando devemos esperar para o Ministério da Justiça se posicionar a respeito do grampo no banheiro da PF em Curitiba? Ministro Aragão o senhor não é o Cardoso.

Iskra disse...

Meus caros.
Como bem disse o FB, depende tão somente do STF, se acatam a decisão liminar de Gilmar Moro, decretam via indireta , a prisão do Lula e derrubam a Dilma , que terá cometido CRIME de responsabilidade.
Se contrário sensu, derrubam a liminar em plenário, devolvem ao Lula o cargo de Ministro, Dilma segue no cargo e há uma nova reconfiguração de poder.
Por isso o POVO deveria ocupar as ruas, MST marchar sobre Brasília, palco principal da LUTA agora.
Esses são os novos movimentos do xadrez político, Gloebels, Cunha, Moro et caterva, podem até latir , mas nesse momento é o STF que vai mexer as próximas pedras.
Quanto ao resultado ? Creio, sinceramente que prevalecerá, apesar do ódio, o bom senso. Ganharemos essa batalha por lá.
E se o Moro prender o Lula ?
Sobe a temperatura, teremos que ocupar a Paulista e Brasília, no braço se necessário for, embora tecnicamente, ele não possa faze-lo enquanto estiver em curso um recurso ao STF. Tecnicamente ( se é que ele sabe o que é isso ).
Mas nesse meio tempo o Governo pode retomar o protagonismo, via mudanças na cúpula da PF com a iniciativa do Ministro da Justiça e com bela e boas ações contra o Moro, emparedando-o via CNJ e próprio STF.
Janot pode ser cnfrontado e de repente abre-se o sigilo integral das ações da Vaza jato, muito figurão envolvido e complica-se a situação do impeachment.
Em síntese, pode haver modificações importantes no teatro de operações do GOLPE. Isso , claro, na minha tosca visão.

leandro oliveira disse...

Esses aloprados que se dizem juízes já extrapolaram todos os limites legais.
Primeiro com vazamentos ilegais, covardemente nunca assumidos.
Depois com a condução coercitiva para a "segurança" do depoente (quem deve ser levado coercitivamente seria o falso juiz).
Depois os aloprados do tucanistão paulista, pedindo a prisão de Lula por suposições que nem de longe provaram (só pra sair na playboy de graça sem precisar tirar a roupa)
Agora por último, um vazamento de grampos ilegais.
Tudo isso financiado pelo PIG/EUA/tio da coxinha ...

José Ponte disse...

A prova de que esse país não tem instituições sólidas, ao contrário do que Dilma e Lula afirmam, é que esse juiz golpista não está preso e nem será. A coluna da justiça está corroída. Lula tem toda razão, o STF está ACOVARDADO! O que me intriga é o porque. Com a palavra os coelhinhos.

Iskra disse...

URGENTE !
Há informações que Lula deverá ter a prisão decretada por Sérgio Moro ( o carcereiro de curitiba ) a qualquer momento ! Movimentações nos bastidores indicam a ocorrência:
Noblat em mensagem cifrada, afirma que haverá a PRISÃO.
Houve aumento da segurança pessoal do Moro.
Está nas mãos do Cardoso ( que ironia ) a possibilidade de impetração de um MS para sustar , também liminarmente, decisão abjeta, parcial e pró-golpe de Gilmar (PSDB-MT).

ernesto disse...

As últimas manifestações apenas confirmaram o que todas as pesquisas vêm mostrando: 80% da população é a favor do impeachment da Dilma e 90% desaprova o governo. Não houve nenhuma surpresa, portanto. Nos cálculos oficiais divulgados pelas PMs de todos os estados, os atos de domingo contra o governo levaram às ruas 3,3 milhões de pessoas; no de sexta-feira, em defesa de Dilma e Lula, foram 280 mil. Ou seja, já não se pode mais falar em País dividido, como muitos ainda dizem, já que a a proporção supera dez contrários para cada um a favor. Outro número que reforça esta onda contra o governo foi o placar da votação da abertura do processo de impeachment na quinta-feira: 433 a 1 a favor da instalação da comissão especial que conduzirá o processo. Mostrando o ânimo na Câmara, a primeira sessão já foi realizada sexta-feira, dia em que o plenário costuma ficar deserto. O desfecho da crise política é cada vez mais previsível e deve ser acelerado daqui para a frente. A nomeação do Lula para a Casa Civil, agora suspensa pelo STF, foi apenas a pá de cal de um processo inexorável que vai se aproximando do fim.

Iskra disse...

Ernesto ( dessa vez faço questão de escrever seu "nome" ).
Sabe cara, fico tentando imaginar que espécie de animal é você e qual seu habitat, fico as as seguintes hipóteses:
I - Rico e grande empresário.....descarto, escreve muita bobagem e perde tempo que os grandes não possuem.
II- Rico e médio empresário.....também impossível, numa crise deste tamanho teria que ralar para manter viva as chances de sua empresa.
III - Pobre pequeno empresário.....acho difícil, pois parece que vivia em marte desde 2002, quando milhares de pequenos empresários ganharam dinheiro e passaram e existir nas políticas oficiais.
IV - Pobre , servidor público.....talvez um barnabé de nível médio, acha que ganha o insuficiente e revoltado em relação aos vencimentos da turma de nível superior quer ver todo mundo na merda, também não creio, pois quem prefere Fhc com 8 anos de salário congelado não pode ser normal.
V - Um psicopata .....acho que se encaixa ai......quer projetar em toda a sociedade o fracasso moral de sua existência.
Faz assim, muda pra Argentina e vai bater palmas pro Macri, mesmo sendo mendigo por lá.
NÃO VAI TER GOLPE ! VAI TER LUTA !

C.Paoliello disse...

Acredito que o Ministro Aragão enquadrará a PF dentro da lei, mas o problema é um número expressivo de membros do MP e do judiciário que insistem em desconhecer as leis do país, a Carta Magna e o Estado Democrático de Direito, chancelando até sequestros de pessoas para depor sem uma intimação prévia, dentro da legalidade.

ernesto disse...

Oi Iskra, faltou a opção "jornalista aposentado, apoiador do PT e amigo pessoal do Lula". Não, não sou eu. É que eu só copiei um post do Ricardo Kotscho, pode ver que está lá no blog dele. Desculpa não ter colocado aspas no início e no fim para indicar que o texto era de outro. Esqueci. Afora isso, bom final de semana. E te cuida com os psicopatas que andam por aí.

Maria Rita disse...

Assino embaixo, integralmente.

Chola disse...

Lágrima de afro

Onda Vermelha disse...

Quando a gente pensa que o Gilmar Mendes já desceu ao fundo do poço, e de lá não há como ir mais longe. Ele SEMPRE nos surpreende e cava mais fundo ainda, levando ao SUPREMO descrédito todo o judiciário e a mais alta corte deste país. Como é possível? Na quarta-feira, durante o seu "voto" no julgamento dos embargos do rito do impeachment, pela enésima vez, o GM vociferou publicamente contra o PT, FORA DOS AUTOS, agora contra a nomeação do Lula para a Casa Civil. E dois dias depois, julga uma causa dessa relevância, e com o país inteiramente conflagrado, ânimos a flor da pele, MONOCRATICAMENTE, sem se declarar SUSPEITO. Como? Para tudo! Zero pra ele e pra quem ainda tem pachorra de dizer que está se fazendo justiça neste país. Chega!

ANITA DE CARVALHO ROCHA disse...

JUSTIÇA BRASILEIRA PAREM DE PERSEGUIR O PT. FOI O UNICO PARTIDO QUE COLOCOU MILHARES DE JOVENS POBRES NAS FACULDADES E TIROU MILHÕES DE BRASILEIROS QUE PASSAVAM FOME PAGOU O FMI QUE NO GOVERNO DO FERNANDO HENRIQUE SÒ VIVIA PEDINDO EMPRESTÍMO EU FUNCIONÁRIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE FIQUEI SEM AUMENTO SALARIAL DURANTE TODO ESSE GOVERNO QUE VENDEU A VALE DO RIO DOCE QUE DAVA LUCRO PARA O BRASIL POR UMA MISÉRIA O POVO PASSAVA FOME O DESEMPREGO ERA ALARMANTE.

Edivaldo disse...

A policia federal esta podre, os juizes estão corrompidos, a oposição são abutres, alias os juízes jogam com o psdb, temos que limpar tudo de sujo que existe neste mundo.

Ronaldo Curitiba disse...

Para que serve a ABIN, que deixa a presidenta ser grampeada? Em que atua aquele pessoal? Com bons salários certamente.

E ninguém comenta nada, nem o Tijolaço.

Era só o Zé que levava pressão . . .

Messias Franca de Macedo disse...

VÍDEO DEPOIMENTO SENSACIONAL, PEDAGÓGICO E HISTÓRICO

O conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif – mais uma vez – demonstra a centralidade do procurador geral Rodrigo Janot no golpe – e dá uma lição no pernóstico e insensato “supremo” Celso de Mello

"O Alto Comando do Golpe está em Brasília! E o chefão é, pasme, o procurador geral da República Rodrigo Janot."
Por egrégio e destemido jornalista Luis Nassif

SAB, 19/03/2016 - 11:35

https://www.youtube.com/watch?time_continue=930&v=T4m4wS1xpzE

Messias Franca de Macedo disse...

[Da Série 'Gilmar Mendes cada vez mais 'desMOROlizado'!

Gilmar Mendes já disse que divulgação de grampo pela PF é uma afronta à democracia

[FONTE, pasme, Folha de São Paulo - 24/05/2007]

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes acusou na noite desta quarta-feira a Polícia Federal de agir com métodos "fascistas" na Operação Navalha.
O ministro disse ser uma "canalhice" o vazamento de informações pela PF sobre inquérito que tramita em segredo de Justiça. Mendes responsabilizou o ministro Tarso Genro (Justiça) pelo vazamento de informações da Operação Navalha."É responsabilidade do ministro da Justiça responder por esses vazamentos. Eu disse hoje ao ministro Tarso que esse tipo de prática revela uma canalhice. Não podemos brincar com as pessoas sérias do país", criticou.
(...)
Gilmar Mendes afirmou que a PF vem fazendo "terrorismo com a democracia" ao divulgar informações sigilosas em conta-gotas. "É cinismo falar em segredo de Justiça nesse momento. Cínico é o quadro que vivemos no país. É uma lógica absolutamente totalitária. Então, rasguem a Constituição."
O ministro disse que a PF - assim como o STF e a PGR (Procuradoria Geral da República) - não pode repassar informações de processos que tramitam em segredo de Justiça. "É covardia. Eles usam uma arma desigual. Isso tem que ser revisto", defendeu.
Mendes disse estar disposto a ingressar com representação contra a PF pelo vazamento de informações. Depois de fazer o desabafo a jornalistas, voltou atrás e afirmou que já tinha dado seu recado por meio da imprensa.
Reação
O desabafo de Mendes foi motivado pela informação de que seu nome teria aparecido em uma suposta lista da PF entre os acusados de receber "mimos e brindes" da empresa Gautama - apontada como a coordenadora do esquema de fraudes em licitações públicas desmontado pela Operação Navalha.
(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.debateprogressista.com.br/2016/03/gilmar-mendes-ja-disse-que-divulgacao.html

Evair da Costa Nunes disse...

Edgar Rocha se entendi todo seu arrazoado confuso, só tenho a dizer que você confunde tudo sobrepondo atribuições de nível municipal, estadual e federal e é contraditório em certos momentos, a mexicanização a que você se refere é ao poder do tráfico de drogas??? Polícia é atribuição estadual e se são corruptos e ou coniventes só a denúncia corajosa dos cidadãos pode levar instâncias do executivo municipal ou estadual e/ou de controle corporativo como as corregedorias a tomarem providências; sinto, mas seu confuso arrazoado não está nada objetivo; quem é o explorador da periferia e quem o tratou como a um herói; talvez o lixo político é que se beneficie de ratos de todo tamanho e peso, como policiais estaduais civis ou militares estaduais ou federais,bem como fiscais de todos os níveis!!!!!