quinta-feira, 24 de março de 2016

No porão da Lava Jato, os que se preparam para roer.

aroeiravalor

Enfiados até o pescoço no golpismo, sobra pouco espaço nos jornais para o exercício de algum raciocínio lúcido, equilibrado e franco por parte dos comentaristas políticos.

Grosso modo, estão divididos em dois grupos.

O primeiro, o da adesão, quanto mais furiosa melhor, ao interesse patronal.

O segundo, cada vez mais raro, da tentativa de enxergar além da gritaria, vendo os interesses que se movem - agressiva ou rastejantemente - na cena política.

Este, porém, por juízo, tem de ser jeitoso e moderado com as palavras, ainda que elas descrevam escândalos, Sei que a muitos dão-se ganas de falar mais diretamente do que podem e devem.

Fazem bem, a inteligência é uma forma de resistir à treva.

Às vezes, sinto-lhes inveja, porque aos blogs o grau de violência da grande mídia nem sempre nos permite falar baixo e pausado, embora devamos nos recusar a aderir à histeria.

Hoje, no Valor, Maria Cristina Fernandes  retrata a Câmara pós-"janela partidária", o só aqui mesmo possível "troca-troca" partidário julgado ilegal mas com um mês de licença para "trair legalmente".

Os partidos cujas bancadas, proporcionalmente, mais estão às voltas com a corrupção, foram os que mais cresceram.

O baixo-clero, território preferido do corruptíssimo Eduardo Cunha, amplia seu poder.

Os porões do navio nos porões da Lava-Jato


Maria Cristina Fernandes, no Valor


O PP, o PR e o DEM foram os três partidos mais beneficiados pelas migrações da janela partidária. Os operadores das novas filiações são seus respectivos presidentes, o senador Ciro Nogueira (PI), o ex-deputado do PR Valdemar Costa Neto (SP) e o senador José Agripino Maia (RN).
Nogueira foi arrolado em inquérito da Lava-Jato depois que o doleiro Alberto Youssef contou à Polícia Federal ter sido escanteado pelo senador na operação das propinas do esquema da Petrobras para seus correligionários. Encabeça a lista de 32 parlamentares do seu partido, a maior bancada da Lava-Jato, denunciados na operação.

A expertise de Ciro Nogueira como operador pode ser medida pelo excepcional desempenho de sua bancada na Câmara. O PP elegeu 38 parlamentares e hoje registra 49. Superou o PSDB (47) e hoje é o terceiro maior partido da Câmara dos Deputados.

Costa Neto foi condenado no mensalão a 7 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Como a pena foi inferior a 8 anos, cumpriu-a em regime semiaberto, o que lhe possibilitava sair da prisão para trabalhar.

Em novembro de 2014, em função do que o Judiciário entende por bom comportamento, o deputado foi autorizado pelo ministro Luís Roberto Barroso a progredir para prisão domiciliar. Com residência fixada em um hotel de Brasília, Costa Neto deu duro no cumprimento de sua pena. Depois de eleger uma bancada de 34, o PR hoje amealha 40 parlamentares e passou a integrar, junto com o PP, o time dos cinco maiores partidos da Câmara.

Agripino Maia é réu em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, um em mãos da ministra Cármen Lúcia, pela acusação de corrupção passiva em licitação de inspeção veicular no seu Estado, e o outro aos cuidados de Luís Roberto Barroso, no âmbito da Lava-Jato. Neste processo, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, o senador teria recebido propina para operar liberação de recursos do BNDES para a OAS durante construção de estádio de futebol em Natal.

A tramitação desses processos não afetou a capacidade de arregimentação do senador. Seu partido renasceu das cinzas. Depois de eleger 21 parlamentares, hoje o DEM conta com 28, graças, em grande parte, à migração da bancada comandada pelo pastor Silas Malafaia.

Somados, PP, PR e DEM têm mais deputados (107) que PT e PSDB (95), os dois partidos que lideraram as mudanças do Brasil nas últimas duas décadas. A capacidade de atrair parlamentares pode ser um indicativo de sua força para rever essas mudanças.

A janela, votada pelo Congresso, acabou no dia 17, mas, como os partidos não têm data limite para formalizar as movimentações, a Câmara ainda não dispõe do balanço final das bancadas. Já é possível saber, no entanto, que PT e PSDB contam, respectivamente, com dez e sete parlamentares a menos do que elegeram em outubro de 2014. Nem todos saíram do partido, alguns assumiram cargos em governos estaduais e prefeituras, num movimento que, além de desfalcar as bancadas, demonstra opções parlamentares mais vantajosas na política local.

O DEM é oposição, mas PP e PR estão na base do governo. O terceiro até ministério (Transportes) tem, mas nenhuma das duas legendas governistas ruma para fechar questão em relação ao impeachment. Antonio Augusto Queiroz, diretor do Diap e exímio mapeador do Congresso, e Andrea Freitas, professora da Unicamp e autora da mais completa tese sobre migrações partidárias, coincidem na avaliação de que esta é uma das razões por que as duas legendas atraem parlamentares numa conjuntura sujeita a imprevisíveis trepidações.

As mudanças na lei eleitoral também são parte da explicação. Candidatos sempre buscaram coligações com um grande número de partidos para conseguir mais tempo de televisão. Agora o cálculo só leva em consideração o tempo destinado aos seis maiores partidos da coligação. A nota de corte, obrigatoriamente, incluirá PP e PR e facilmente abrangerá o DEM, , oitava maior bancada da Câmara.

A mudança na lei eleitoral traz outro incentivo para legendas como o PP e o PR, que já tiveram sua capacidade de distribuir recursos públicos entre correligionários atestada por investigações policiais. Como a verba do fundo partidário foi triplicada, os dirigentes têm a oportunidade de operar 'por dentro' a repartição das prebendas legais.

Ninguém no Congresso espera que a fermentada verba oficial dê para o gasto. A delação premiada do senador Delcídio do Amaral deu a deixa: com os holofotes sobre as empreiteiras, uma nova fronteira se abriria nos contratos dos planos de saúde e da indústria farmacêutica. A inconfidência não impediu que esta semana a Câmara aprovasse proposta de emenda constitucional que aumenta de 13% para 14,8% os gastos obrigatórios com saúde, um refresco de R$ 12 bilhões na aridez pátria de 2017.

Além dos novos negócios da saúde, a conjuntura também fez coincidir o início da campanha eleitoral com a repatriação de divisas, aprovada depois de escrutinada tramitação parlamentar. Para incorporar negócios e divisas numa campanha sem doação empresarial, cresce a consulta por contadores capazes de incluir, na declaração do Imposto de Renda deste ano, atualizações patrimoniais que possam demonstrar que os parlamentares, para todos os efeitos, têm recursos para bancar suas próprias campanhas.

A planilha da Odebrecht sugere grande alvoroço de parlamentares que temem cair na malha fina da doadora universal. Os repasses, se dissonantes em relação às doações oficiais, serviriam para dar à Lava-Jato o verniz de apartidarismo cobrado pela maioria dos juristas e pela minoria da opinião pública.

Os grandes vencedores das trocas partidárias mostram, no entanto, que a política, antes mesmo que um novo governo venha a se formar, já busca espaços de reacomodação. Constatá-la é tão mais surpreendente quanto mais inebriado se estiver pela perspectiva de uma refundação da república.

20 comentários:

Messias Franca de Macedo disse...

... Enquanto os bandidos da oPÓsição ao Brasil ladram - e chafurdam enquanto caranguejos -, 'A Magnífica', eita 'Coração Valente', siô, trabalha!

***

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/impeachment-teria-consequencias-profundas-afirma-dilma-a-imprensa-estrangeira/

Messias Franca de Macedo disse...

***

Dilma Rousseff ao PiG estrangeiro: não vai ter golpe!

Os métodos (do Moro) são fascistas !

Dilma diz a jornais estrangeiros que há um "golpe" em curso no Brasil

24/03/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/dilma-ao-pig-estrangeiro-nao-vai-ter-golpe

Rubens disse...

Brito, pode-se dizer que "perderam o controle"????

antonimo disse...

Prezado sr. ,
Não perca seu tempo contabilizando quantos votos disso ou aquilo no impeachement. Va no blog do sr Liis Nassif e veja lá um longuissimo parecer de tres advogados explicando que se não houver crime de responsabilidade no impeachment o stf é obrigado a anular o processo. O que está é uma farsa para tumultuar o país. Há muito tempo visto as agressões dos grupos fascistas

Tomás disse...

Talvez tenha sido uma questão de "timing". Houve algum tipo de fratura, de indesejável fraqueza, de escapamento de informações que não deveriam ser publicizadas, que rompeu com a situação sine qua non de que corruptos só existem no PT. Corruptos agora existem tão profundamente na oposição que talvez sejam em maior escala do que no PT, esta começa a ser a impressão geral, principalmente depois que o próprio candidato moralista anti-Dilma caiu, e que desabou também a motivação moralista do golpe. Não vai ter golpe, a menos que provem que Aécio Neves é completamente é honesto, mais do que a Dilma..

Messias Franca de Macedo disse...

ONU Mulher divulga nota de apoio à democracia e à Dilma Rousseff

Nota pública sobre a situação política do Brasil

24.03.2016 -

A ONU Mulheres observa com preocupação o contexto político brasileiro e apela publicamente à salvaguarda do Estado Democrático e de Direito.
Aos poderes da República, a ONU Mulheres conclama a preservação da legalidade, como condição máxima das garantias estabelecidas na Constituição Federal de 1988 e nos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário.
À sociedade brasileira, a ONU Mulheres pede serenidade nas manifestações e não-violência frente aos debates públicos necessários para a condução democrática dos rumos políticos do país. O debate saudável entre opiniões divergentes deve ser parte intrínseca da prática cidadã em uma democracia.
Nos últimos 30 anos, a democracia e a estabilidade política no Brasil tornaram reais direitos humanos, individuais e coletivos. São, sobretudo, base para políticas públicas – entre elas as de eliminação das desigualdades de gênero e raça – determinantes para a construção de uma sociedade inclusiva e equitativa.
Como defensora dos direitos de mulheres e meninas no mundo, a ONU Mulheres condena todas as formas de violência contra as mulheres, inclusive a violência política de ordem sexista contra a Presidenta da República, Dilma Rousseff. Nenhuma discordância política ou protesto pode abrir margem e/ou justificar a banalização da violência de gênero – prática patriarcal e misógina que invalida a dignidade humana.
Que o legado da democracia brasileira, considerado referência no mundo e especialmente na América Latina e Caribe, seja guia para as soluções da crise política.

Nadine Gasman
Representante da ONU Mulheres Brasil

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.onumulheres.org.br/noticias/nota-publica-sobre-a-situacao-politica-do-brasil/

antonimo disse...

Prezado sr.
Nao se perca mais tempo em elocubrações tormentosas sobre o destino do governo. Va ao blog do sr. Nassif e veja um verdadeiro parecer de tres juristas explicando que: "sem crime de responsabilidade o stf é OBRIGADO a anular o processo do impeachment". É isso que tem que ser divulgado. Pelo visto o nível de boçalidade e ignorancia da quadrilha parlamentar chefiada pelo cunha e mpf/moro não permitiu nem que eles examinassem o problema a fundo.

Messias Franca de Macedo disse...

A LEGISLAÇÃO AFIRMA PEREMPTORIAMENTE:
#nãovaitergolpe

***

STF deve barrar ou nulificar impeachment sem crime de responsabilidade

QUI, 24/03/2016 - 17:46

Supremo Tribunal Federal deve barrar ou nulificar impeachment sem crime de responsabilidade

Por juristas Alexandre Gustavo Melo Franco de Moraes Bahia, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira e Paulo Roberto Iotti Vecchiatti

do Empório do Direito

(...)

Messias Franca de Macedo disse...

FONTE [LÍMPIDA!]: blogue do [Luis] Nassif

Maria disse...

Tive tonturas ao ler. Não é assunto desconhecido mas assim concentrado num texto....

E o tal aumento do Fundo Partidário foi pouco falado entre nós. Ricardo Barros do Parana tratou de suprir a falta das empresas abençoando o Fundo na Lei do orçamento.

Jorge Vieira disse...

Hoje, eu vi um levantamento do DIAP sobre os votos na Comissão do Impeachment da Câmara dos Deputados.
Membros da Comissão: 65
A favor do impeachment : 29
Contra o impeachment : 32
Indecisos 4
Como se explica isto ? Ver o blog Conversa Afiada.

renato disse...

Endereço do site com a materia.
Não achei nada no Conversa afiada
Brigado,,,,

Messias Franca de Macedo disse...

Agora vai!
Alvíssaras!
Viva o [verdadeiro] sapiente, generoso, leal, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro

***

COMEÇA MARCHA “POVO SEM MEDO“ EM DIREÇÃO À REDE GLOBO

Começou próximo das 19h desta quinta (24) o ato “Povo Sem Medo“, cuja marcha se dirige para a sede da Rede Globo, em São Paulo; milhares de pessoas participam da manifestação; "Golpe nunca mais, eu tô nas ruas por direitos sociais" é um dos gritos entoados no protesto que reúne 10 mil pessoas

24 DE MARÇO DE 2016 ÀS 19:30

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/222592/Come%C3%A7a-marcha-%E2%80%9CPovo-Sem-Medo%E2%80%9C-em-dire%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-Rede-Globo.htm

Messias Franca de Macedo disse...

Planilhas (com)provam:
a Odebrecht comprou o PMDB!]

Planilha da Odebrecht indica origem dos superpoderes de Eduardo Cunha

Presidente da Câmara aparece como "padrinho" de doações vultosas para os partidos que compõem a chamada "bancada do Cunha", que vota com o chefe sem questionar

Por conspícua e impávida jornalista Helena Sthephanowitz,
Rede Brasil Atual
publicado 24/03/2016 16:56

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/03/planilha-da-odebrecht-comprova-origem-dos-superpoderes-de-cunha-1329.html

José Carlos Vieira Filho disse...

Uma correção: os porões de navio são espaços para transporte de carga útil. U espaço para essa corja em navios chama-se dala.

José Carlos Vieira Filho disse...

Correção: O espaço .....

Márcio Martins disse...

Ou seja: tudo um grandissíssimo bolo fecal sobre o Brasil, haja sofrimento, meu povo! Única vantagem disto tudo? Terão saudades do PT...

Maria Rita disse...

Essa lista da Oldebrecht terá os mesmos segredos do HD do Daniel Dantas, aquele HD que a ministra Helen Grace protegeu como se fosse o 3o. segredo de Nossa Senhora de Fátima, aquele que ela disse que quebrava a República? Outra dúvida que me atormenta: o que será que acontece se o partido que participou da chapa candidata à presidência sai do governo? Isso não significa renúncia do vice, até por uma questão de ética (ou mesmo falta absoluta de ética)? Tenho certeza de uma coisa. Votei na Dilma. Temer era apenas um apêndice. Sorry, temer.

Onda Vermelha disse...

Ufa! Finalmente alguém toca na tecla certa! Dificilmente com o desembarque do PMDB será possível evitar o golpe na Câmara. Talvez, a melhor saída seja mesmo levar a questão ao STF. Pouco gente notou, mas no final do ano passado quando o Supremo estabeleceu o rito do impeachment, ele NÃO entrou no mérito, ou seja, não julgou se as pedaladas fiscais constituem crime de responsabilidade. E maior dos juristas sérios acreditam que não é, logo esse deve ser o caminho a ser seguido. Isso, evidentemente não invalida outros, nem a necessidade de mobilização que já vem tomando as ruas por parte de amplos setores progressistas de esquerda, muito além do PT. #NaoVaiTerGolpe #VaiTerLuta

carlos disse...

Existe um proverbio que diz: para quem só sabe usar o martelo todo problema é um prego, vejam

A cada dia que passa fica mais evidente que a direita hidrófoba, sem voto mas assoCIAda, via Judith Brito, ao Instituto Millenium, usa o mote da corrupção para defender seus corruptos. Tanto é verdade que um por um os cães mais raivosos vão sendo pegos pela própria baba.

Os ataque violentos contra Lula, Dilma e o PT são recursos diversionistas para esconder o próprio envolvimento e até como forma de evitar eventual concorrência.

De Eduardo CUnha a Fernando Francischini; de Cássio CUnha Lima a Beto Richa; de Fernandinho Beira-Mar a Fernando Henrique Cardoso; de Geraldo Alckmin a Marcola; de Aécio Neves a Zezé Perrela. Todos sofrendo da síndrome de abstinência eleitoral no Executivo Federal!

Sampaio doou dinheiro não declarado a si mesmo

:

Deputado federal Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara, que nesta sexta (25) pediu que a presidente Dilma Rousseff seja incluída na Operação Lava Jato, apresentou uma prestação de contas à Justiça Eleitoral repleta de furos; ele doou a si mesmo R$ 40 mil, mas o recurso não saiu de suas contas bancárias; foi em dinheiro vivo, e sem que ele tenha declarado possuir dinheiro em espécie em sua declaração de bens, da qual também não consta nenhuma atividade econômica que possa receber dinheiro em espécie; outro problema da prestação de contas de Sampaio é que afirmou ser um dos sócios da empresa Ciage, mas, na verdade, é a mulher do tucano que é a detentora do empreendimento