sexta-feira, 4 de março de 2016

Marco Aurelio Mello, do STF, sobre Moro: amanhã fará um "paredão"?

marcoaurelio

Da Folha, a opinião de Marco Aurélio Mello, Ministro do Supremo. sobre o mandado de condução coercitiva de Sérgio Moro contra Lula.

Duas observações.

A primeira: percebam o que o atropelo de Moro está fazendo com setores nada alinhados ideologicamente com a esquerda.

A segunda: muito bom, resta saber até quando um juiz de província vai atropelar, no grito da mídia, os poderes da República?

Leia o texto:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello fez críticas contundentes à decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.


"Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado", afirma ele.


O ministro diz que "precisamos colocar os pingos nos 'is'. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes."


A Folha conversou com outro magistrado do STF que concorda com a opinião de Mello, embora prefira não se manifestar publicamente.


Mello ironiza o argumento de Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula.


"Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força", segue o magistrado. "Isso implica em retrocesso, e não em avanço."


O fato de se tratar de um ex-presidente agravaria a situação, segundo ele.


Para Mello, o juiz Moro "estabelece o critério dele, de plantão", o que seria um risco. "Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros."


O ministro afirma ainda: "Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão?"


Ele segue: "O chicote muda de mão. Não se avança atropelando regras básicas".

28 comentários:

Heitor disse...

Quando o Marco Aurélio começa e falar, todos os demais param para ouvi-lo, de tão boas são suas explanações.
Quero ver se os demais terão essa coragem de ir contra a opinião publicada da mídia. Opinião publicada que dá o apoio aos exageros do juiz Moro.

Eliane ex SP agora RS disse...

Lula ao vivo no ´site do PT.

Irion disse...

Parabéns, Mello, ao menos um (entre 11 ministros do Supremo) não se acovardou! São esses que fazem jus ao salário que recebem do povo brasileiro! Está na hora de enquadrar esse juiz golpista e seu aparato fascista!

Wagner Lima disse...

O STF está chantageado pelas famílias donas dos meios de comunicação no Brasil.
Esses ministros não tem coragem de enfrentar a ditadura da mídia. Quem condena no Brasil não juiz não é o STF é a mídia. Ela sim é dona do Brasil e do poder judiciário. É uma máfia que.vem da ditadura. A Globo mandou prender e matar e prendem e matam. Não tem um juiz de coragem nesse país pra entender o tamanho da sua responsabilidade na história. Estão mãos preocupados com a fama que aidia fará deles. E dane - se se esse STF é omisso diante de tanta barbárie. Assim como nos golpes de estado no Brasil que ocorreram na história e sempre contra governos trabalhistas a hipocrisia do discurso da corrupção é sempre usado na mídia e no judiciário. O Brasil com o STF e judiciário que tem sempre será uma republiqueta de bananas.

Daniel disse...

Amanhã começa a execução dos escolhidos por Mouro, o paredão já foi formado. Se queimou jogado de bosta, juiz partidário capacho da Globo, deveria ter vergonha e honrar os anos de direitos cursado.

niveo campos e souza disse...

Nas barbas do STF. Uma vergonha para as instituições jurídicas deste país.

anac disse...

moro é um fascista. Não por acaso se veste de negro, tem predileção por camicie nere, camisa negra em italiano.Como se vestia a milicia paramilitar de Mussolini. Ele no fundo tem a alma do fascismo de Mussolini. Não é juiz. E sempre teve um pesinho na historia da Itália. Que na ânsia de acabar com a mafia cometeu o crime de colocar no poder um mafioso: Berlusconi. A operação mão limpas na ânsia de limpar a Itália da mafia abriu as portas do poder para um mafioso de alta periculosidade: Berlusconi. No final a operação mãos limpas que moro se pauta foi um enorme equivoco pois destruiu carreiras politicas que não era 100% limpa( atire a primeira pedra quem for) abriu as portas e colocou no poder um mafioso que envergonhou a Itália, um mafioso 100% sujo.

anac disse...

Não dá para entender. Já vi juízes de primeira instancia por muito menos serem afastados do cargo pelo CNJ. A explicação é que eles estão com muito medo do poder supremo que detem a GLOBO. O poder de destruir reputações.

Como PN do DCM disse a Globo sodomiza a décadas o Brasil. E não temos direito nem reclamar da dor.

Mauricio Gomes disse...

Atenção!!!!!! O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo “Fora Rede Globo” virou pauta mundial.

Antonio Torres disse...

O juiz doutor Moro é um escrivão de luxo da casa grande e está em conluio com a mídia terrorista e golpista. A PF virou cão de guarda dos ricos. Esse juiz é apenas um subalterno da direita reacionária, entreguista e retrograda que sempre atuou para prejudicar o País. Seu grande projeto é tornar o Brasil um colonia dos interesses externos. Todo esse esforço para destruir nosso país é comandado diariamente, 24 horas por dia, pela Globo. É essa mídia que sistematicamente fomenta a crise, eleva exponencialmente qualquer fato negativo e esconde quaisquer realizações positivas que possam ser orgulho dos brasileiros. Chegou a hora da verdade.
Delenda globo!
Ou o Brasil acaba com a globo ou a globo acaba com o Brasil.

James Gresslrer disse...

Marionete;quem é de quem?Moro da Globo, ou o contrário?Aecim do cunha, ou vice-versa? Falso delima:é conluio mesmo, orquestração, parceria. Terceiro turno de 14 e prévia de 18.

isaac disse...

Gostaria de saber se nao da para fazer algo para derrubar ou pelo menos segurar a forca da globo e parar com as sacanagens que eles fazem ,pois todos sabem que e um quarto poder e ninguem faz nada .

Marco Aurelio Mello, do STF, sobre Moro: amanhã fará um “paredão”? – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

maria do carmo disse...

Ministro Marco Aurelio de Mello , foi expontaneo, ao defender o estado de direito, e triste ver a constituicao ser rasgada, as pessoas talvez nao percebam que se o estado de direito esta sendo violado para punir alguem de quem nao gostam, amanha estara sendo arranhado para atingi-los, realmente o Miniatro esta certo, precisamoss colocar os pingos nos is. Mas vamos consertar o Brasil. Mas nao vamos atropelar.O chicote muda de mao. Magisrados tem que seguir a constituicao e nao criar inseguranca, tem que ser imparcial, como Marco Aurelio sem se omitir por corporativismo, mesmo porque sua funcao e fazer justica, pena que alguns juizes pensam comp Marco Aurelio, mas nao querem se expor, por covardia, e outros sao parciais e injustos como Gilmar Mendes e Moro que se acha Deus esta saindo da curva e se deixou levar pelos holofotes da Globo! Punir, mas respeitando a constituicao, e pensar que o judiciario era o poder que eu mais admirava, infelizmente alguns magistrados nao tem a etica de se considerarem impedidos, mesmo quando todos estao vendo impedimento, e o proprio colegiado se cala. Felizmente tem alguns que se consideram impedidos expontaneamente esses sao os verdadeiros jujzes dificil de encontrar. Parabens ao Ministro Marco Aurelio de Mello pela coragem!

Ricardo Edmundo Cecconello disse...

compartilhe, juntos somos milhões:

VOCÊ QUER ACABAR COM O FASCISMO GLOBAL DO PIG?

SERIA FÁCIL ACABAR COM A REDE GLOBO,E FASCISTAS CHARLATÕES COMO MALAFAIA, SE OS BRASILEIROS TIVEREM VERGONHA NA CARA

QUE CADA BRASILEIRO ATRAPALHE A REDE FASCISTA DE TELEVISAO, JORNAIS COMPARSAS, E REVISTAS CALUNIADORAS

Faça um patriota sorrir: NÃO DEIXE A REDE GLOBO TRANSMITIR

PEGUEI COMO MEU, PEGUE COMO TEU,

ONDE EU VIR UM REPÓRTER DA GLOBO "NO AR", EU VOU LÁ E ESPINAFRO REPÓRTER, A GLOBO, E SEUS COMPARSAS DA LAVA GATO

Entenderam como devemos proceder? Da mesma maneira que a globo faz com a gente, devemos fazer com eles.

ONDE HOUVER REDE GLOBO TRANSMITINDO, A GENTE DEVE ENTRAR, IR SE IMISCUINDO, E ATRAPALHANDO A AÇÃO DOS BANDIDOS, COM CERTEZA FASCISTAS.

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/776833569083915/

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/219742/O-dia-em-que-Lula-provou-ser-mais-forte-que-a-Globo.htm


https://www.facebook.com/AMADAPATRIABRASIL/videos/478801098990563/

http://enioverri.com.br/ministro-do-stf-diz-que-moro-atropelou-regras/

maria do carmo disse...

Ministro Marco Aurelio de Mello , foi expontaneo, ao defender o estado de direito, e triste ver a constituicao ser rasgada, as pessoas talvez nao percebam que se o estado de direito esta sendo violado para punir alguem de quem nao gostam, amanha estara sendo arranhado para atingi-los, realmente o Miniatro esta certo, precisamoss colocar os pingos nos is. Mas vamos consertar o Brasil. Mas nao vamos atropelar.O chicote muda de mao. Magisrados tem que seguir a constituicao e nao criar inseguranca, tem que ser imparcial, como Marco Aurelio sem se omitir por corporativismo, mesmo porque sua funcao e fazer justica, pena que alguns juizes pensam comp Marco Aurelio, mas nao querem se expor, por covardia, e outros sao parciais e injustos como Gilmar Mendes e Moro que se acha Deus, mas esta saindo fora da curva e se deixou levar pelos holofotes da Globo! Punir, mas respeitando a constituicao, e pensar que o judiciario era o poder que eu mais admirava, infelizmente alguns magistrados nao tem a etica de se considerarem impedidos, mesmo quando todos estao vendo impedimento, e o proprio colegiado se cala. Felizmente tem alguns que se consideram impedidos expontaneamente esses sao os verdadeiros jujzes dificil de encontrar. Parabens ao Ministro Marco Aurelio de Mello pela coragem!

Selma disse...

O Ministro so faltou dizer tratar-se de sequestro

mary simonette disse...

Que horas será a manifestação contra a globo?

Holdo disse...

Detalhe da noticia eh para o membro do stf que nao quis se identificar. Ou eh um baita covarde e q teme a opiniao publica (entao nem deveria estar no stf) ou eh o gilmar mendes/toffoli, q nao querem queimar a lava jato, justamente por serem os atuais caçadores de petistas.

Parabens ao Ministro Marco Aurelio, um senhor que nao tem qualquer alinhamento com o pt e ate ja sugeriu que dilma devia deixar o poder, mas q tem culhoes e honra a capa preta que recebeu e o livro fundamental de nossa naçao. Ele havia perdido o protagonismk quando ficou a sombra de gilmar mendes, mas ja tem um tempo que tem se feito livre das pressoes de outros ministros. Pra mim, disparado junto com barroso os melhores do stf

Mauricio Gomes disse...

Acho que será de manhã, temos que ficar de olho nos sites da CUT e do PT.

oylas pereira disse...

Na orientação do patriarca da globo, Roberto Marinho, a ordem era: "não quero nas paginas de o globo, nem preto e nem desdentado"( Livro quarto poder de paulo H. Amorim). Mesmo sem dentes, vamos pra cima deles!!

Danilo Stinghen disse...

Nos posts que trazem à tona o bom-senso que ainda existe na vida pública brasileira, não vemos traços dos chatos dos blogs. Acho que bom senso não é com eles, coitados, que tanto gostam de frases prontas e conceitos simples.

Danilo Stinghen disse...

Será que é isso? Ou será que nos corredores dos tribunais não se ecoam as palmas ao juizeco?

Manu disse...

Moro esta perdido, não sabe o que fazer, quem viu o julgamento do cunha, e se viu com atenção não foi aceito nenhuma acusação baseada em depoimento, delação, sem prova, ou documentos que supunham culpa a Cunha.

MARIO LÚCIO CAMPOS disse...

INACREDITÁVEL é que o ex presidente Lula, o PT, e/ou seus membros de cúpula, e principalmente a assessoria Jurídica de LULA e PT, ainda não tenham se utilizado do Instituto da SUSPEIÇÃO, contra esse juiz, ou mesmo do Instituto da CORREIÇÃO PARCIAL como processo punitivo contra esse juiz anárquico e autoritário, juiz dos tempos dos faroestes, ou das monarquias ditatoriais, prepotente e arrogante, aliado dos PODEROSOS, como por exemplo da REDE GLOBO, e que se faz DIVULGAR PELA MÍDIA, QUANDO EM VERDADE DEVERIA ESTAR RECOLHIDO EM SEU GABINETE, COM SEU BICO CALADO, mas não fica, ou então não seria fotografado, e sua cara não sairia nos jornais e revistas, como está posto em todo o Território Nacional, inclusive fazendo pose por detrás da logomarca da GLOBO, pendurada numa cordinha, como se fosse um ioiô, um brinquedinho dele, com o valor simbólico de filiação à vontade dessa Emissora, que de algum modo, em tese, ele beneficia, mesmo com vazamentos de informações privilegiadas (em tese), ou seja, ele tomou o partido da MÍDIA poderosa, DOS INIMIGOS DO PT, de LULA, e do PRÓPRIO PT, INCITANDO A ANARQUIA NO PAÍS. MORO, está evidente, embora não confesse nem que tenha de morrer para não dizer, assumiu, como preferência pessoal dele, um dos lados lados e/ou interesses da questão, e, claramente, embora inconfessável, SE EXIBA COMO PARTIDÁRIO DA grande MÍDIA, E O crime de abuso de autoridade que ele, em tese, cometeu, isso nem a MAIORIA DO STF VIU, senão que o grande e nobre Ministro Marco Aurélio, em matéria que publicou, com sua sabedoria, experiência, e grande saber jurídico, reprovando os atos de Moro, e levando a público os desacertos, as barbaridades praticadas por esse juiz imaturo, arrogante, prepotente, e, de certa forma um irresponsável, que já não MAIS TEM CONDIÇÕES MORAIS, ÉTICAS, DE ISENÇÃO, IMPARCIALIDADE E MORALIDADE para estar comandando, do modo ilícito que está, essa questão, do ponto de vista processual. NÃO ESTAMOS AQUI FALANDO DE CULPA, OU INOCÊNCIA DE NINGUÉM (MÉRITO DA INVESTIGAÇÃO E AÇÃO PENAL), MENOS AINDA DO EX PRESIDENTE LULA, OU DO PT. NÃO É ISSO. NOSSAS CONOTAÇÕES SÃO DE ORDEM PURAMENTE DE PROCESSUAL, E FALAMOS DO BRUTAL ESPANCAMENTO DAS REGRAS DO DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL, E PROCESSUAL PENAL. O MODO COMO AS COISAS PROCESSUALMENTE ESTÃO SENDO FEITAS, E QUE CAUSARIA, NUM PAÍS IRONICAMENTE CHAMADO DE REPUBLICANO, CONSTITUCIONAL E DE DIREITO, verdadeiro caos, MAS QUE EM VERDADE ESTEJA MESMO É VIVENDO UMA VERDADEIRA DITADURA JUDICIAL, E O STF, COM RARAS EXCEÇÕES, E CITAMOS O EX.MO SENHOR MINISTRO CELO DE MELO, ESTÁ DE BICO CALADO, O QUE É GRAVE, NA MEDIDA EM QUE, COMO "GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO", O STF SE CALA, SE CURVANDO AO REI DOS MOUROS, E A ELE PARECENDO A ESTENDER TAPETE VERMELHO, E COM HONRARIAS, ENQUANTO NOSSA CONSTITUIÇÃO É RASGADA E PUBLICAMENTE CUSPIDA PELO DITADOR MOURO, O NOVO REI DOS MOUROS, DA IDADE MÉDIA, CUJO ESPIRITO VOLTOU E SE INCORPOROU NA PELE DO SEU SUCESSOR - O JUIZ GALÃ - MOCINHO, GAROTO PROPAGANDA DA GLOBO, CHAMADO "MOURO", NOME ATÉ MUITO APROPRIADO DIANTE DAS ATUAIS CIRCUNSTÂNCIA DE ESTADO, EXPERIMENTADAS POR NOSSA NAÇÃO, E QUE ANIQUILA PELO DESGOVERNO, E PELA ANARQUIA EM QUE SE TRANSFORMOU A BOA E VELHA MONARQUIA BRASILEIRA.

O "partido do judiciário" já nem disfarça seu autoritarismo - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” disse...

[…] a uma sala do Aeroporto de Congonhas – críticas vindas de todas as partes, inclusive de um Ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello – é só uma patética demonstração do autoritarismo que impera do que, sob a inação de […]

Robinson Gomes de Almeida disse...

A situação do país requer cuidado, a oposição, que tem o direito de criticar, deve fazer o seu papel com BOM SENSO, já houve várias pessoas citadas, inclusive o Aércio Neves, e nada foi feito . Se é pra limpar o país vamos fazê-lo mas retrocedamos a decada DE 70 POIS DESDE LÁ QUE SE ROUBA A PETROBRAS.. Vamos prender corruptos, seja lá quem for mas, sem criar no país UM TRIBUNAL DE EXCEÇÕES. O que está em jogo são 8 trilhões de dólares do pré-sal, os EUA e a Inglaterra vão fazer qualquer coisa pra por as mãos nisso, QUALQUER COISA, MAS QUALQUER COISA MESMO. A mídia nesse país deve ter a língua controlada sim como é feito lá fora , sob a desculpa da liberdade de imprensa, se acusa qualquer um nesse país, a mídia julga antes mesmo da pessoa ser processada pelas vias legais e a LAVA JATO virou um palco, UM TEATRO DE ENCENAÇÕES RIDÍCULAS COM CUNHO POLÍTICO. Estamos caminhando para uma situação de descrédito das instituições. SABIAS PALAVRAS DO JUIZ MARCOS AURÉLIO que o STF chame o feito a ordem e possamosdescançar nossos juízos na certeza de que essa nação tem justiça JUSTA e não TENTENCIOSA.

Roberto Santos disse...

Para os que são contra as ações de Moura e não se dizem letrados meu compadecimento, mas aos letrados (graduados)minha profunda decepção e angustia por ter sido obrigado a pagar a formação destes loucos passionais corporativistas. Não se esqueçam que a corrupção do Pt Mata pessoas nos corredores dos Hospitais, nos buracos das estradas na barriga das mães com microcefalia, porque alem de roubarem muito não administram nada.