quinta-feira, 17 de março de 2016

Lula faz carta aberta ao STF. E o Supremo, permitirá o massacre?

lulacartaaberta

O ex-presidente Lula divulgou, agora à noite, carta aberta ao Judiciário brasileiro. Transcrevo o texto:

Creio nas instituições democráticas, na relação independente e harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal.


Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os brasileiros, isenção e firmeza para distribuir a Justiça e garantir o cumprimento da lei  e o respeito inarredável ao estado de direito.


Creio também nos critérios da impessoalidade, imparcialidade e equilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta nobre missão.


Por acreditar nas instituições e nas pessoas que as encarnam, recorri ao Supremo Tribunal Federal sempre que necessário, especialmente nestas últimas semanas, para garantir direitos e prerrogativas que não me  alcançam exclusivamente, mas a cada cidadão e a toda a sociedade.


Nos oito anos em que exerci a presidência da República, por decisão soberana do povo – fonte primeira e insubstituível do exercício do poder nas democracias – tive oportunidade de demonstrar apreço e respeito pelo Judiciário.


Não o fiz apenas por palavras, mas mantendo uma relação cotidiana de respeito, diálogo e cooperação; na prática, que é o critério mais justo da verdade.


Em meu governo, quando o Supremo Tribunal Federal considerou-se afrontado pela suspeita de que seu então presidente teria sido vítima de escuta telefônica, não me perdi em considerações sobre a origem ou a veracidade das evidências apresentadas. 


Naquela ocasião, apresentei de plano a resposta que me pareceu adequada para​ preservar a dignidade da Suprema Corte, e para que as suspeitas fossem livremente investigadas e se chegasse, assim, à verdade dos fatos​.


Agi daquela forma não apenas ​porque teriam sido expostas a intimidade e as opiniões dos interlocutores.


Agi por respeito à instituição do Judiciário e porque me pareceu também a atitude adequada diante das res​ponsabilidades que me haviam sido confiadas pelo povo brasileiro.


Nas últimas semanas, como todos sabem, é a minha intimidade, de minha esposa e meus filhos, dos meus companheiros de trabalho que tem sido violentada por meio de vazamentos ilegais de informações que deveriam estar sob a guarda da Justiça.


Sob o manto de processos conhecidos primeiro pela imprensa e só depois pelos diretamente e legalmente interessados, foram praticado atos injustificáveis de violência contra minha pessoa e de minha família.


Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito.


Não espero que ministros e ministras da Suprema Corte compartilhem minhas posições pessoais e políticas.


Mas não me conformo que, neste episódio, palavras extraídas ilegalmente de conversas pessoais, protegidas pelo Artigo 5o. da Constituição, tornem-se objeto de juízos derrogatórios ​sobre meu caráter.


Não me conformo que se palavras ditas em particular sejam tratadas como ofensa pública, antes de se proceder a um exame imparcial, isento e corajoso do levantamento ilegal do sigilo das informações.


Não me conformo que o juízo personalíssimo de valor​ se sobreponha ao direito.


Não tive acesso a grandes ​estudos formais, como sabem os brasileiros. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto.


Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte.


Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático.

83 comentários:

Edemar Motta disse...

Golpe em Honduras. Golpe no Paraguai. Golpe no Brasil.

JOSÉ disse...

É um pedido de arrego! Viu que a situação ficou preta com o supremo. Kkkkkk outra coisa será que foi o Franklin que escreveu a carta?! Ou o Mino?!

Irion disse...

Grande Lula, tão vilipendiado! Vamos às ruas! Não vou ficar em casa assistindo mauricinhos brincarem de dar golpe!

Paulo Renato disse...

Simplesmente irretoável, democrático e forte.
Pelo menos aos q ainda teem sede de justiça (verdadeira) e não.estejam atrás de justicialismo.

deblu disse...

Essa carta não tem mais sentido depois das gravações transmitidas pelo jn. Faltou um pouquinho de inteligência para perceber que poderia estar com o celular grampeado, né? ficou complicado agora.

Carlos Roberto disse...

Por isso no você Lula , manda todis sim para a ... No momento de explosão, sabe recuar e pedir desculpar, conhece como ninguém o povo fala a língua do povo dos bares e restaurantes vive intensamente e ama o Brasil , aliás o ministro Marco Aurélio já se ligou nisto , amanhã vamos a batalha srmmefo de ser feliz.
Lula sua resposta é cabal.

Gerson disse...

Vai tomar no cu fascista de merda

Sérgio Rodrigues disse...

Grande líder!...Às ruas!...

Carlos Roberto disse...

Não não vá tomar no .... Apenas aguarde amanhã na paulista a zl chegar e observem e tome mito cuidado pois haverá sim brancos filhos de Alagoanos e outros Nordestinos, tenha medo, pavor, respeito, pois arrego mep quem vai pedir não é você coxinha mas é o império do mal: rede manipuladora globo.

Luís CPPrudente disse...

Vamos às ruas para defender a Democracia contra os fascistas, contra o golpista Moro e a famiglia Marinho.

Carlos Roberto disse...

Notou jovem neo idiota amanhã é o dia de mostrar o peso e a força de nordestino.

Luis disse...

Brito, dá uma olhada aqui: http://www.viomundo.com.br/denuncias/desembargador-de-alagoas-denuncia-juiz-federal-de-brasilia-deu-liminar-4-minutos-e-19-segundos-antes-de-receber-o-processo.html

Sandra Mara disse...

Às ruas de vermelho e bandeira do Brasil porque ela TAMBÉM é nossa! Não abrimos mão da democracia

RICMUNHOZ disse...

Foi a tua mãe...

Carlos Roberto disse...

Lula amo você!
Não tenho medo de ser feliz!
Sou filho de Nordestinos
Dou filho de alagoanos e amanhã
O "sangue" deste filho de Nordestinos que ama SP e ama o lindo nordeste vai a paulista sem medo é pronto!

Gerarde disse...

Lula do Brasil estamos com você.

Miguel Silva disse...

Às ruas contra os fascistas. É isso aí Lula. Não tenha vergonha de não ter nível superior. Vergonha deve ter quem tem diploma, mas age como jumento a exemplo de Aécio, Caiado, Bolsonaro, Moro e seu bando. Desculpe o jumento pela comparação.

Holdo disse...

Brito, foi vvc q ajudou a transcrever o discurso do lula nessa carta, nao? Se foi, parabens, ficou excepcional.
Quanto ao que Lula falou em uma conversa pessoal, muitos podem ficar bravos, mas simplesmente pq nao querem reconhecer que estao sim ACOVARDADOS. Fosse diferente, esse processo, hj, teria saido da maos do moro... Kd o pronunciamento sobre as escutas nos advogados? Moro sempre faz isso e sempre passam a mao na cabeça. Agora o judiciario fica a mercê da opiniao publica, graças ao monstro que ajudou a criar

Nilza disse...

Prezado Fernando
Quando será que o Lula vai aceitar a sua sugestão de fazer vídeos com declarações? Essa carta aberta merecia tb um vídeo. Seria muito mais divulgada.

Messias Franca de Macedo disse...

Desembargador de Alagoas denuncia: Juiz federal de Brasília deu liminar 4 minutos e 19 segundos antes de receber o processo!

Mais um claro indício de que o crime é organizado

publicado em 17 de março de 2016 às 21:50

É MUITO PIOR DO QUE SE IMAGINAVA

Desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/desembargador-de-alagoas-denuncia-juiz-federal-de-brasilia-deu-liminar-4-minutos-e-19-segundos-antes-de-receber-o-processo.html

Vixe disse...

O STF morreu junto com a democracia, graças aos seus ministros COVARDES.
Triste saber que nada fizeram para frear o GOLPE DE ESTADO.
Daqui pra frente, todo o sangue derramado será cobrado do judiciário, desde o mais alto magistrado até o mais reles servidor desse poder vil e ditador em que se tornou.

Pedro disse...

A questão decisiva e urgente é mobilizar as classes populares não militantes!!! Se metade da Rocinha descer para a rua, já tem mais gente que no domingo em Copacabana. Se 1/10 da periferia de SP for às ruas, já terá mais gente do que no domingo na Paulista.

Por isso, é preciso chegar às comunidades e procurar convencê-los a aderir ao movimento contra o golpe. Pelas rádios locais, pela internet, com panfletos, e pessoalmente.

Para mobilizar as comunidades, é preciso fazer propaganda simples e apelativa. Mostrar que é o golpe dos ricos contra os pobres, dos patrões contra os trabalhadores. Perguntar se eles querem deixar isso acontecer. É preciso re-despertar a vontade política das pessoas. Dizer claramente que é o golpe contra os programas sociais, contra o Bolsa-Família e o Minha Casa, Minha Vida. Dizer que os golpistas querem a volta da fome no Brasil.

Não tem mais margem para esperar que as instituições ou a articulação política evitem o golpe! Desde ontem, não há mais instituições, nós já estamos num regime de ilegalidade. Agora é mobilizar as classes populares, procurar todos os núcleos de organização popular existentes e convidá-los para a luta amanhã.

Messias Franca de Macedo disse...

ATENÇÃO BRASIL DO BEM – Carta aberta ao ministro Celso de Mello

‘Nois’ precisamos conversar um pouco com o ministro Celso de Mello – decano do STF.
Além do que, muito respeitosamente, devemos exortá-lo de que o * PIMG também tentou ludibriar a boa fé dele no julgamento da Ação Penal 470.
*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

O QUE PODERIA SER UM RASCUNHO DE UMA CARTA ABERTA AO DECANO CELSO DE MELLO

Excelentíssimo ministro do STF, doutor Celso de Mello, honestamente, nós brasileiros e brasileiras estamos muito preocupados pelo fato de o senhor manifestar-se absolutamente magoado por uma declaração do atual ministro da Casa Civil, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Declaração esta publicada mediante um vazamento criminoso perpetrado por, também estamos pasmados, um indivíduo que se apresenta sob a condição funcional de juiz…
Permita-me fazer um breve recorte: diante de tantas turbulências e incertezas que afligem os nossos tenebrosos dias, o senhor já parou para pensar acerca da gravidade monstruosa perpetrada solenemente (sic) pelo, digamos, ‘Operador do Direito’ que responde por Sérgio Moro?
Ademais, o mesmo magistrado não fazendo-se de rogado, ainda hoje, teve o desplante de emitir uma nota oficial [oficial!] reafirmando abre aspas que não vê nada de errado em grampear ILEGALMENTE a Presidência da República.
Fecha aspas monstruosas!
Voltemos.
E ainda: a bem da verdade, impropérios, calúnias, imprecações abjetas, ameaças, ofensas indecorosas contra a Suprema Corte brasileira foram inúmeras e sucessivas vezes desferidos por reles jornalistas a exemplo dos senhores Merval Pereira, Ricardo Noblat, Alexandre Garcia, Reinaldo Azevedo, entre outros achacadores vulgares e asquerosos.
Contrariamente, o [eterno] presidente Lula, em momento de compreensível desabafo, mencionou – apenas e tão somente – que “em face da conjuntura caótica impingida, sobretudo, pelos meios hegemônicos de comunicações de massa, até os doutos e honrados ministros do STF se veem pressionados pela tal ‘opinião publicada'”!
E foi só!
Doutor Celso de Mello, creia, essa compreensão é notória, revela-se senso comum no seio da, agora, conflituada sociedade brasileira.
Por favor, ministro Celso de Mello não incorpore de forma passional e corporativista a lídima e democrática manifestação exarada pela liberdade de expressão/opinião proferida pelo ex-presidente Lula.
Penso até que esta reflexão poderia permear o colegiado do qual o senhor faz parte.
O senhor há de convir que – ainda que supremos – os senhores não são, felizmente, infalíveis!
Os senhores supremos e as senhoras supremas, data venia, não são dotados do condão da onisciência e da ubiquidade!
Se os são, por obséquio, corrija-me!
Portanto, doutor Celso de Mello, invocando e valorizando o seu saber elevado, o seu respeito absoluto à salvaguarda da nossa Constituição Federal, aos relatos magistrais dos muitos dos seus brilhantes votos e pareceres… Por todo o legado da sua obra, rogamos, convença a sua excelsa consciência e a de seus pares no sentido de que o julgamento do presidente Lula deverá ser feito respeitando RIGOROSAMENTE os autos do processo.
Mesmo porque o honesto, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro não merece o desrespeito por um novo [e seletivo!] ‘domínio do fato’!
Muito obrigado.

Saudações democráticas, civilizatórias e nacionalistas,

Verdadeiro povo brasileiro

Messias Franca de Macedo disse...

AINDA SOBRE A CARTA ABERTA AO MINISTRO CELSO DE MELLO

NOTA:
adianto que as palavras seguintes não são nossas!

***

(…)
Se confiasse na legalidade de seu ponto de vista – e sinceramente confiasse no STF – o juiz simplesmente enviaria os autos ao Supremo, pois no STF seriam tomadas as medidas repressivas que reputassem necessárias.
Ao preferir preceder o envio de publicidade midiática, tornando públicas gravações ilegais, o juiz revelou sua desconfiança na possibilidade dos Ministros do STF endossarem a prova ilícita e os apequenou, ao colocar em teste a capacidade deles de julgarem contra a opinião pública.
Ficou evidente que para Sergio Moro os fins – que fins? – justificam os meios.
Ao explodir o caldeirão, o juiz criminal desafiou os Ministros:
— vocês, alguns citados nas conversas telefônicas, terão coragem de honrar seu juramento de defesa da Constituição, mesmo contra a opinião pública e eventual sentimento pessoal de decepção, e declararão a ilicitude de minha conduta?
— ou cederão e concederão à prova ilícita o valor jurídico que ela não tem, assumindo o risco de redirecionar para o STF os protestos e a frustração de grande parte da opinião pública? “Se o fizerem, terei vencido na tese de que os fins justificam os meios.”
Concluo que a única explicação que faz sentido, relativamente ao ato praticado por Sergio Moro, é a de que sabia que mesmo o mais tolerante Ministro do STF não concordaria em aproveitar em processo algum uma interceptação telefônica ilícita.
Conta o magistrado, interessado evidentemente no desfecho de um caso criminal que sequer começou – não havia denúncia contra o ex-presidente, mas apenas uma investigação que tramitava no Paraná – que a revolta de grande parte da opinião pública constranja o STF a lavar uma prova de origem ilícita.
Ao longo de todo o processo Lava-Jato o magistrado buscou apequenar as garantias constitucionais. Fez pouco caso da imparcialidade nas investigações (violando indiretamente o decidido pelo STF na ADI 1.570), decretou prisões em inquéritos porque convencido da culpa de investigados, e assim ignorou a presunção de inocência, sustentou que a prova para condenar não haveria de necessariamente excluir a credibilidade de versões defensivas, e, por fim e pelo conjunto da obra, deu crédito à tese processual penal do período pré-1988, talvez fiel ao que defendem alguns Procuradores da República: de que é necessário relativizar a proibição de uso de prova ilícita (male captum bene retentum).
Em suma, na Lava-Jato o magistrado construiu sua própria constituição, à revelia daquela que dirige os atos dos juízes no estado de direito.
(…)
Se pensas, jurista, que é o teu sentimento cívico, patriótico, que te faz ignorar os deveres da Constituição, saibas que por trás de todo gesto violador há o prazer. Te encontras com este teu prazer, essa “súbita impressão de incesto”, mas não invoque o Direito e a Justiça. Eles não estão contigo.

IMPORTANTE:
Excelentíssimo Senhor ministro do STF doutor Celso de Mello,
as palavras acima não não são nossas!
As sábias, iluminadas e pedagógicas palavras acima são do jurista *Geraldo Prado
*Professor Titular de Direito Processual Penal na UFRJ

Carlos Roberto disse...

Amanhã os coxinhas vão conhecer o inferno a irá da ZL de SP aguardem!

Lula faz carta aberta ao STF. E o Supremo, permitirá o massacre? | bloglimpinhoecheiroso disse...

[…] Brito, via Tijolaço em […]

Michael disse...

Brasil virou um caos!! Fernando, eu não acredito no que estou vendo. Qual a razão de Sérgio Moro não estar preso ainda, como um lesa-pátria!! Esse cidadão é tão despreparado quanto os três patetas de SP. Comparou seu ato heroico com o caso Nixon, o individuo desconhece que Nixon teve que renunciar justamente por compactuar com escutas ilegais. Ou estou enganado?

antonimo disse...

Prezado senhor seu blog se tornou insuportavel. Tem mais psicopatas de direita que pessoas normais. Conheci um individuo da tua turma que se referia a Brizola como "meu caudilho". Nunca vi isso no PT. Depois então do sapo barbudo decidi votar sempre no PT. Sua tolerancia com com a canalha de direita a essa altura parece suspeita. Ou o senhor é da maçonaria e acredita na baboseira de fraternidade universal ou acredita que será um dia consagrado como grande democrata. Adios

Chacom disse...

Idiotas coxinhas, ainda tem a coragem de adjetivar alguém de alienado. Não enxergam o óbvio que está acontecendo nesse país e eles idiotamente formentando a merda toda. Pqp.

nilo walter disse...

Brito, fugindo da pauta .
O Azenha publicou denuncia do Des. Tutnes Melo/Alagoas que da para perceber que a decisão do Catta preto foi tomada antes que o mesmo tivesse acesso ao processo. Tática para que outros pedidos similares ocorram pelo país . O que está ´ocorrendo . Ministro Celso e agora, acorda .

Messias Franca de Macedo disse...

Prezado, conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito, diletos(as) companheiros(as) desta conspícua Casa Cibernética,

humilde e respeitosamente, proponho que elaboremos um documento de desagravo ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva em decorrência da violenta, descabida, covarde e disfuncional fala do senhor ministro do STF Celso de Mello, sessão colegiada do STF (17/03/2016)…

Segue uma tentativa de rascunho

Celso de Mello ‘O Desproposital’

Nós, abaixo signatários, humilde e respeitosamente, manifestamos o nosso total repúdio às palavras exorbitadas e eivadas de intolerância proferidas pelo senhor em relação ao ex-presidente e atual ministro de Estado Luiz Inácio Lula da Silva.
Ademais, o seu gesto somente fez potencializar o picadeiro supremo corriqueiramente ensaiado pelo seu colega de colegiado, o inadjetivável Gilmar Mendes.
Saiba, ministro Celso de Mello, para além de insultar e de tentar vilipendiar o ser humano Lula, o senhor atiçou impropérios também a um sem número de brasileiros e de brasileiras que veem no ex-presidente um seu legítimo e honrado representante.
Discursos verborrágicos – contundentes nas ofensas e melífluos nas supostas intenções moralizantes – não se coadunam à liturgia do cargo de um ministro de uma [suposta] Suprema Corte.
Sobretudo, e especialmente, quando se trata de um decano.
Já que descemos para o plano das platitudes – e em respeito sublime à coerência – o senhor deveria repreender as palavras chulas que comumente o seu colega supremo Gilmar Mendes se refere ao presidente Lula, à presidente Dilma Rousseff e a todos e todas integrantes orgânicos e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores.
Em apensado, caberia também ao senhor repudiar com veemência e indignação as infâmias e imprecações dirigidas aos membros do STF por parte de variegados jornalistas, exemplos vulgares, Merval Pereira, Reinaldo Azevedo, Alexandre Garcia, Ricardo Noblat, entre outros infames a $oldo IMUNDO dos patrões barões da hegemônica mídia nativa – e festiva!
Ademais, não nos parece crível o senhor – decano do STF – utilizar-se de desmedida jactância ao discorrer sobre “a absoluta isenção e radical imparcialidade por parte desta Corte para julgar a todos e a todas desta República, indistintamente”.
Não, senhor ministro, não cabe ao senhor desrespeitar a sua valorosa biografia, encenando um ato que – ao fim e ao cabo das tormentas, no frigir dos ovos quebrados -, culminará e se esgotará nos arreganhos, arroubos chinfrins e trejeitos previamente ensaiados dos(as) âncoras ‘maquiados(as) que só’ das emissoras de televisão – e em páginas rotas e sujas de jornais e revistas, embalagem para acondicionar o peixe fresco de ‘amanhã’!…

NOTA FÚNEBRE:
… E o decano [decano!] supremo [supremo!] ministro Celso de Mello nem mesmo levou em consideração o ambiente de cizânia, de convulsão institucional e de ódio artificialmente inoculado em nosso ambiente social por forças sabidamente obscurantistas e malévolas, diametralmente antagônicas aos lídimos e justos interesses da nação!

Que decepção, pelo menos da extemporaneidade do pronunciamento, senhor ministro Celso de Mello!

Respeitosamente,

Signatários

Respeitosamente,

Signatários

Danilo Stinghen disse...

O Brito toca esse blog sozinho. Ele não tem como fazer moderaçao de comentários e ainda produzir conteúdo.

Nelson disse...

Em Honduras, meu caro Motta, a justificativa para a derrubada do Zelaya foi a de que ele queria "se perpetuar no poder", como um ditador. Balela.
-
Zelaya havia proposto um plebiscito para que o povo decidisse se deveria ser formada uma Assembleia Constituinte. Uma proposta que ele levaria à AC era a possibilidade de reeleição para todos os cargos.
-
Detalhe. A reeleição só passaria a valer a partir do mandato do novo presidente, que não poderia ser ele. Assim, se quisesse "se perpetuar" no poder, Zelaya teria que convencer os hondurenhos a votarem sim no plebiscito à constituição da AC.
-
Obtendo sucesso no plebiscito, Zelaya teria que convencer os membros da AC a aprovarem a reeleição. E, para usufruir do direito à reeleição e materializar seu suposto intento de "se perpetuar no poder", ele teria que convencer o povo hondurenho a elegê-lo uma outra vez, para substituto do seu sucessor.
-
Note que, em todos os estágios, digamos assim, pelos quais a proposta de Zelaya teria que passar, não havia espaço para que ele impusesse sua vontade. O povo sempre teria a última palavra.
-
Contudo, os órgãos da mídia hegemônica não fizeram por menos; procuraram, exaustivamente, nos convencer de que Zelaya queria se transformar num ditador em Honduras. Assim trabalha a grande mídia, porta-voz do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos e boa parte do planeta. Sistema de poder que tem anseios de dominar o mundo por completo.

alvaro disse...

Bela carta. Lula um guerreiro do povo brasileiro!

Maria Rita disse...

Isso é coisa do Gilmal. Quem não lembra da venda da Vale do Rio Doce quando movimentos sociais entraram com recurso para barrar a privatização e Gil... já vinha com a derrubada. Se não me engano era ele e a tropa de choque judiciária a serviço de FHHC. Know how casuístico ele tem.

Marcele disse...

PERFEITO tudo que tu escreveu é o que deve-se ser feito,mobilizar a Gaviões da Fiel que está descontente com a Globo também afinal o Lula é Corinthiano,precisamos mobilizar e rápido para amanhã superlotar a av Paulista e as demais capitais,os movimentos populares estão realmente estagnados amanhã já deveriam estar parando até as estradas,não podemos nos intimidar e não tem mais como ficarmos só aqui no face temos que agir e rápido antes que o Golpe se instaure.

Maria Rita disse...

Agora imaginem se colocassem escutas na sala de jantar dos intocáveis, o que é que não sairia nas gravações. Sozinha na minha casa, quando escuto Moro falar, eu xxxxiiiingo muito, de tão irritada que estou com a postura nada legal (no sentido literal) desse personagem da Globo e da oposição. Na minha casa a liberdade de expressão é total. E ele não pode fazer nada, a não ser que seja louco de pedra.

Regina Braga disse...

Amei

Ronaldo disse...

Vejo pelas ruas alguns liberais que, no passado, até eram contra a ditadura. Veio a democracia. Eleições. Ganharam com Collor, depois Itamar, depois FHC. Ora, não é que a democracia é um negócio bacana?
Depois de 4 vitórias do PT e, consequentemente, 4 derrotas, pensaram diferente. Gostei não, não quero brincar mais disso de democracia. Apesar de todos os números favoráveis ao País, os "eleitores" de William Boner, viraram PTfóbicos como ele.
Não deviam ir à ruas, deviam procurar psiquiatras e psicanalistas. Eles vão aconselhá-los a estudar, se instruir, informarem-se. Eu sei, eu sei, é chato estudar, mas vocês conseguem. Têm minha solidariedade, força!

beth oliveira disse...

lula, Eu Beth Oliveira do PTN Manaus AM,vamos todos para Rua amanha as três da tarde, lutar contra os fascistas,LULA lhe sequestrarão, saiba que a justiça de deus e maior.pois rasgarão nossa constituição,mais não rasgarão o poder do nosso poderoso deus, porque? ele esta no comando de tudo e muito mais, meu querido lula do meu coração, jesus ti ama e eu também meu querido amado do povo que reconhece e acredita neste homem, guerreiro de caráter de personalidade puro, que deus ilumine a cada passo de sua vida e de sua família .um forte abraço.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Lula mostrou toda sua grandeza nessa "Carta Aberta ao STF". É assim que um Homem age. Com humildade, honestidade. Lula não é moro. Lula é decente.

simoes disse...

O juiz Moro nso psssa de um pau mandado pago pesla rede globobe pelo PSDB.
Nao passa de um traidor, covarde e golpista!
Um merda! Oportunista!

Bruno disse...

Lula sabe que pisou feio na bola ao chamar o STF/STJ de covardes, agora que poderá depender da benevolência destes em suas investigações, tenta remendar o estrago...

Holdo disse...

Eh muita cara de pau do moro falar que o cel do lula n tinha sigilo e por isso ele poderia divulgar a ligacao da dilma kkkkkkkk. Se for assim, fica facil ne... Se quiser investigar a presidente, qqr juiz de 1a instancia poderia, pois bastaria grampear celulares de pessoas proximas ao presidente e sem rperrogativa de foro...
Cara de pau

Rogério Britto disse...

Amanhã enterraremos o golpe. É um ato em favor do Estado Democrático de Direito, em favor do governo Dilma e do ex-presidente e ministro Lula. Talvez o STF, ao ver o povo na rua, saia desse estado de letargia e volte a ser uma instituição democrática.

Ozzy Gasosa disse...

Eles pilharam o povo idiotizado.
Manipulação para fazer inveja a Joseph Goebbels.

marco disse...

Acho inútil,pedir-se ao JUDICIÁRIO e ao STF,que nos de DIGNIDADE.Eles não nos podem dar!

Mario disse...

Entramos na briga.

Edilberto Pires disse...

Então quem tudo pode e acima e a margem da LEI? . O desculpismos fascistas que LULA não é a cima da lei. Puro inconveniente, logo Quem? UM SER HUMANO QUE NÃO DEMONSTRA E FEZ MALDADES, AO CONTRAIO PRATICOU O MELHOR BEM NUNCA ANTES VISTOS. o QUE NÃO POSSO ACREDITAR QUE IMAGINEMOS HAJAM INGRATIDÕES!!!!!!!!

Onda Vermelha disse...

Bruno o Lula não pisou feio na bola coisa nenhuma querido. O Lula teve as conversas e toda a sua privada tornadas públicas mesmo quando esses dialogos nada tem de interesse publico ou relevante para a elucidação de crimes. Aliás, acho que nenhum de nós que se encontrasse na mesma situação que ele estaria livre deste constrangimento. Pense nisso. Com juízes como o Moro que vêem a si mesmos como Deuses você e sua intimidade podem ser as próximas vítimas. Pense nisso!

Rakeline disse...

Lugar de ladrão é na cadeia, a casa caiu para vcs, petistas!

Mauricio Ricardo disse...

Celso de melo disse que lula é um homem arrogante.Mas ele também demonstra ser porque foi se ofender com falas de um grampo que Moro divulgou ilegalmente sem se preocupar com a ilegalidade do vazamento que por ele ser um juiz do supremo, não deveria deixar passar despercebido.Aliás, Lula não falou nenhuma mentira, eles estão na inércia sobre algumas questões mal resolvidas da justiça sobre o Moro já faz tempo. Mas Lula mandou bem, mostrou humildade fazendo a carta.

Samir Salman disse...

Caro Fernando , gostaria de saber se você analisou a íntegra da liminar / juíza / RJ / posse lula . Ela coloca sob suspeição o STF.

Régis Jr disse...

Vão para um museu,tem que olhar pra frente. Não sou PT muito menos PMDB.Prender o Lula e tirar a Dilma é um começo,também são dois ladrões,como a maioria.Tenho que pagar educação da minha filha duas vezes,porque a pública eh um lixo,pago duas vezes a saúde porque os hospitais são um caos,pago um absurdo nos impostos e se atraso ainda pago juros.E pra onde vai esse dinheiro?...

Tomás disse...

Um golpe de Estado levado a efeito por uma emissora de televisão comprovadamente traidora, com a ajuda de um juiz de primeira instância... O que me dói é que vão entregar o governo do país ao PMDB, que governará com o PSDB entreguista até à medula. Um triunfo absoluto da corrupção e do entreguismo apátrida! Mil vezes uma intervenção militar completa e um novo regime militar. Pelo menos preservaríamos nossas riquezas e teríamos progresso nacional, tanto material como social, já que as Forças Armadas, mesmo com tendências conservadoras, são inequivocamente nacionalistas.

Maria disse...

Grande Lula!

Agora o Brasil vai.

Atitudes rápidas. Cérebro funcionando, pois não está intoxicado com as comidas de Miami.

João Batista Gouveia disse...

" A injustiça que se faz a um é a ameaça que se diz a todos". Montesquie.

Retada disse...

Você acha que não vai sobrar para você, ignorantes doente, vai perder tudo que você conquistou, eu espero que a lei do retorno sejas implacável e quando você passar por qualquer dificuldade na vida lembre desse dia o ser das trevas.

Lenita disse...

Gde Lula, estamos contigo hoje nas Ruas! Venceremos !
Dilma ontem (cf. Brasil 247):
"Dilma sobre renuncia: vai esperando, vai!
Lulilma : guerreiros do povo brasileiro!

Lenita disse...

Bom, nesse caso Dilma guerreira chamara as Forcas Armadas. Lulilma estao na linha de frente dessa guerra e o povo hoje vai dar o impulso final para o vai ou racha. Ou vai pelas vias democraticas e constitucionais ou entao vamos pela ordem. O que nao pode eh entregar o pais para o mercado financeiro e os bandidos ligados ao juizinho jagunco.

ernesto disse...

Mas como gravaram se o Lula não tinha celular?
Como? Ah, entendi, essa mentira valia só para quando ele queria dizer que o sítio dele não era dele. Agora a questão é diferente e o militonto lulopetista não consegue concatenar uma coisa com outra, é capaz de até de acreditar que o Lula virou um cara modesto e respeitoso da lei, alguém distante do sujeito arrogante que acha que está acima delas que vimos nas gravações. Resta saber se o Janot e os ministros do STF seguirão a lei ou nos farão pensar que o Brahma tinha razão quando declarou que eles lhes devem favores.

Maria disse...

O Relator do desgraçado impitim não sabe o que é competência legal. Ele pediu competência a Deus. Mas não estava se referindo a capacidade que é outro sentido de competência.

É ignorante mesmo.

E na semana eu li essa confusão no texto de um juiz tbem.

Os coxinhas passam no concurso ou são votados sem saber a definição de competencia, que é uma espécie digamos, de capacidade legal ligada ao cargo. Ha definições melhores.

Djijo disse...

Bom dia brito. Gosto de números por que eles esclarecem acima das opiniões. Pela PF, o prejuízo da Petrobrás com a corrupção foi de 20 bi (acho que é o pior caso), mas se reduziu o emprego em quase 2 milhões de trabalhadores, mas tá difícil achar algum site que diga quanto foi a perda de rais do PIB e quanto a previdência deixou de arrecadar com as demissões, quanto o governo deixou de arrecadar por causa da redução da economia, quanto de dinheiro deixou de circular, quanto as pessoas deixaram de gastar com compras e etc, sem falar do prejuízo moral da própria sociedade. Tem algum economista mais inteligente que já fez essa estatística? Obrigado.

Batista Nogueira disse...

O pior e aquele cara de pau do Celso de Mello que sempre julgou a favor dos poderosos pousar de indignado.

Guillermo disse...

Manifestação fascista... pacífica? https://www.youtube.com/watch?v=5pllvS5lMso

Carlos Lima disse...

O que o Ministro Celso Melo fez ontem foi mais ou menos assim: conversa entre um agredido e um agressor: O Agredido reclama do agressor que o soco que ele levou na boca foi do lado que ele tinha um dente ruim, ai o agressor contesta, mas eu dei o soco desse lado e foi melhor para você, porque senão você ficaria com os dois lados com dentes ruins e ai vai, o soco e a agressão se torna figura secundária. A ilegalidade do grampo para o decano, desapareceu na figura da palavra mau dita por Lula "acovardada". Ha sim um GOLPE forjado dentro de esferas e braços do judiciário, isso já é notório do ponto de vistas das intrigas no ventilador para jogar pessoas umas contra as outras, com grampo ilegal, esse caso foi flagrante em se notar o que tempo jurídico também se tornou o tempo político favorecendo causas política seletivas e partidárias e sempre para o mesmo lado, não vou dizer que a justiça tenha lado, mas também não sei se seria preciso dizer.

Fabio disse...

Presidenta Dilma, convoque os comandantes das forças armadas e como soberana maxima da nação eleita democraticamente por 54 milhões de brasileioros peça ajuda as forças armadas constitucionais da nação.
Hoje temos um judiciário corrompido e golpista.
Um legislativo nacional dominado por golpistas e uma midia inflamando os massacres nas ruas.
Nobre presidenta, exerça sua soberania e convoque constitucionalmente nossas forças armadas para a defesa da democracia brasileira.

henrique de oliveira disse...

Bela carta , mas o STF se transformou numa putaria , os brasileiros em geral não acreditam mais nessa instituição pra la de corrupta e covarde que diante de uma ameaça da globo se cagam todos principalmente a tal Rosa Weber que junto com Joaquim Barbosa , Moro e Gilmar Mendes vão para o lixo da história. Reforma do judiciário é urgente e fim da PF.

Bernardo disse...

O que se espera de magistrados ( magister = mestres) é que ajam com serenidade, à luz dos autos e enxergando o contexto sem paixões, sentimentos políticos, crenças religiosas e atentos a provas conseguidas pelos meios legais. Nada de delações ( alcaguetagem no popular), nada de escutas ilegais, nada de mentiras plantadas na mídia (por quê a primazia na globo?? como explicar? o que há por trás da preferência?).
O STF tem um oportunidade impar de colocar os pingos nos is e acabar com a farra politiqueira em que se transformou a tal lava jato. Os resultados da operação até agora são pequenos ante tanto estardalhaço; desemprego, desassossego, desânimo, descrença nas instituições, risco de descrédito no Judiciario, desmanche da engenharia nacional, des..... É preciso sensatez, serenidade, recato e sobriedade para reconduzir a Justiça aos seus trilhos; quem quer ser político deve se filiar a um partido e buscar votos nas urnas. Ao que consta não existe o PJB - Partido do Judiciário Brasileiro e portanto esse palanque é falso.

Seu Zé disse...

Preciso desenhar ainda o nome de quem está por trás desse golpe? Como sempre os bons moços dizem que se deve acreditar na democracia. A famosa nota ‘eu não tenho nada com isso’. Bando de fdp!!!

http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/221684/EUA-dizem-que-Brasil-deve-acreditar-nas-institui%C3%A7%C3%B5es-durante-crise.htm

Homem-fé disse...

Caro Fabio, bom dia! Disseste, agora, da questão crucial com que aparentemente poucos de nós estão preocupados: o estado brasileiro da Economia. Alguém já dissera que a parte mais sensível do corpo humano é o bolso. E, francamente - como pai de família, trabalhador, contribinte -, entendo e estamos a testemunhar que toda a celeuma política-interesseira-partidária terminantemente tem fechado a agenda, alguma operosidade que seria possível, as discussões e possíveis decisões para o desenvolvimento de qualquer frente que, sabemos, está ao acaso, tem fechado o tempo. Fecham-se também os olhos ao que relações supranacionais [no dizer de cientistas políticos de três décadas] nos oferece, apronta. É uma cegueira em que não se permite ver além do próprio umbigo. Sinceramente, tocando o que legal impossível não proceder, não tocar, todos - especialmente os agentes e gestores da coisa pública - deveriam urgente admitir a perda de oportunidade nisso tudo e cuidarem de educação e desenvolvimento de lastro, de patrimônio econômico, do que qualquer nível de reconhecível cidadania dependerá. Grato pela oportunidade da participação.

Irion disse...

Vamos precisar de uma PEC para eleger juízes, já que parece que o ativismo político está totalmente liberado e mesmo sendo vulgarizado no âmbito do Judiciário. Ninguém votou em Moro, nem lhe autorizou a patrocinar um golpe contra o governo legitimamente eleito por 54 milhões de brasileiros! Votei na Dilma para que ela trabalhe até 2018! Tá virando uma esculhambação, principalmente pela omissão e covardia da maioria dos membros dos tribunais superiores (que, agora não há mais dúvidas, também precisariam ser eleitos pelo povo para ter legitimidade).

Homem-fé disse...

Caro Editor Moderador, cadê meu comentário e o do Fabio, que inspirou minha participação?

alex disse...

A Lei Nº 12.850, de agosto de 2013 foi assinada por Dilma Rousseff e Eduardo Cardozo. É a que permitiu a delação premiada da qual tanto alarde fazem os juízes de plantão. Daí vem um juiz camisa negra (fascista) e transforma o direito numa ferramenta de perseguição política. Viola direitos fundamentais a exemplo do que acontece nas ditaduras que esses hipócritas tanto criticam.
Quem garante que os juízes do supremo não estejam sendo grampeados?
Quem garante que os Senadores não estejam sendo grampeados?
Quem garante que os Deputados não estejam sendo grampeados?
Quem garante que os Jornalistas não estejam sendo grampeados?
Quem garante que os Líderes sindicais não estejam sendo grampeados?
Quem garante que os Blogeiros não estejam sendo grampeados?
Quem garante que nós não estejamos sendo monitorados?

Rolando Opéte disse...

Vc só conta uma parte da história. A parte da Constituição Hondurenha que proibia esse tipo de plebiscito podia ser rasgada por ele sem problema nenhum, né?

Lenita disse...

Nesse caso: POVO nas ruas para grampear de vez a cabeca dos golpistas ! Vamos grampear tudo e todos e depois bombar na internet, com traducao para a midia estrangeira que esta de olho na Jararaca e na Dilma coracao valente !

Carlos Hums disse...

O mais impressionante é o Celso de Melo ficar "bravinho" com uma opinião pessoal do Lula e não dizer nada sobre as flagrantes ilegalidades do Moro que age sempre de forma política. Não vi ninguém escrever sobre isso, ainda. Escreva Fernando.

PAULINHO LIMA disse...

O JUDICIARIO PERDEU A VERGONHA CLASSIFICO UM AFRONTO AOS DIREITOS INDIVIDUAS E UM ATAQUE A COSTITUIÇAO CLASSIFICO O SERGIO MORO COMO BANDIDO INRRESPONSAVEL

Italo disse...

Não demonstra e fez maldades? O ódio não é seu, se apertar nem a opinião.

Italo disse...

Pelo menos o STF tem que fazer Justiça igual para todos. Celso de Mello e Gilmar já surtaram pra TV desequilibrados. Já chegou naquela hora que a merda se tornou tão grande que dá vontade de largar tudo. Parece pessoal, mas com transmissões televisivas.

Messias Franca de Macedo disse...

VÍDEO DEPOIMENTO SENSACIONAL, PEDAGÓGICO E HISTÓRICO

O conspícuo e impávido jornalista Luis Nassif – mais uma vez – demonstra a centralidade do procurador geral Rodrigo Janot no golpe – e dá uma lição no pernóstico e insensato “supremo” Celso de Mello

https://www.youtube.com/watch?time_continue=930&v=T4m4wS1xpzE

Agnaldo Lima disse...

Um erro não justifica o outro.... eles não tem o Direito de grampiar nem o Ex nem a Presidente. E o incrível é que eles não utilizaram as informações para fins judiciários não expuseram para o mundo. Se o supremo JUGA legal o grampo TB julga legal a divulgação dessa conversa para a mídia..... Golpe viiu....

Messias Franca de Macedo disse...

Em alemão, inglês, francês, espanhol e português, brasileiros denunciam ao mundo o golpe no Brasil

publicado em 27 de março de 2016 às 10:35

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.youtube.com/watch?v=x0SKh2230EY