quarta-feira, 23 de março de 2016

Juiz nega direito de resposta a Lula. Ética não está na lei, justifica ele. É opcional

ferra

A verdade é dura, a Rede Globo tem direito legal de ser uma ditadura.

A sentença do Juiz Fernando Domingues Ladeira, da 7ª Vara Cível de São Bernardo do Campo, ao recusar o pedido de direito de resposta na Rede Globo pedido pelo  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diz que a emissora não tem a obrigação de dar a versão do acusado sobre aquilo de que é acusado:

Muito embora o contraditório possa ser salutar para a melhor compreensão dos fatos e evidenciar a imparcialidade do jornalista e veículos de comunicação, isto no sistema e linguagem da imprensa é um preceito ético, não jurídico, de modo que não pode ser imposto pelo Estado-juiz, nem mesmo o direito de resposta apresenta semelhante objetivo, sob pena de intromissão odiosa no exercício da liberdade de expressão(...)


Ou seja, não há a obrigação legal de permitir que alguém se defenda.

É apenas uma questão ética:

O contraditório prévio em veículos de imprensa não é ditame jurídico, é preceito ético, confere credibilidade à matéria, melhor assegura a compreensão dos fatos, mas sua não observância não gera automática viabilidade de intromissão do Estado na imprensa, sob pena de odiosa prática indireta de censura.


Portanto, se você não quiser ser ético e pretender mostrar só um lado da questão, sem permitir que o outro, nem mesmo pelo direito de resposta, possa mostrar a sua, está protegido pela Justiça.

Pior ainda, pode fazer isso num espaço que é de concessão pública, como um canal de televisão, que não lhes pertence, mas a todo o povo brasileiro.

Aqui neste blog, quando a Globo se queixou do noticiário da mansão de Parati, publicou-se todo o seu texto. Sem cortes, sem edições ou comentários capciosos. E ao que disseram, respondeu-se com fatos e documentos a provar as conexões da família Marinho à empresa que é formalmente a proprietária da casa irregular.

Simples assim, sem firulas.

Mas o senhor juiz acha, então, que não preciso fazê-lo, estou apenas praticando uma liberalidade ética.

O argumento do juiz é o de que:

"O jornalista José Roberto Burnier não faz qualquer apontamento desairoso de cunho pessoal ao autor, apenas relata e apresenta excertos da denúncia que foi apresentada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo ao Poder Judiciário."


Quer dizer: se Lula quiser se defender, que o vá fazer lá com os promotores e a Globo divulga se quiser e o que quiser, mesmo que eu só queira divulgar um lado.

O pior na sentença é ver Rui Barbosa e a glória do jornalismo, Barbosa Lima Sobrinho, sendo citados para sustentar este absurdo.

O cidadão, definitivamente, está se tornando indefeso diante de uma mídia e  e de Judiciário que acham "normal" você ser moralmente linchado perante a opinião pública.

A ditadura midiático judicial faz o que quer. A lei do direito de resposta, quando se lhe tirou a aplicação automática, virou um pedaço de papel destinado ao lixo.

46 comentários:

alexandre hermany disse...

e so olhar e ver se este juiz é de nariz grande, se for é tucano com certeza

Marcio Oliveira disse...

Making of the mudurer e Demolidor do netflix refletem a mídia e o judiciário brasileiros.

Elisa disse...

Desse jeito, cada um faz o que lhe é conveniente... Onde está a Justiça?

Apolônio disse...

Se o presidente Lula, não foi contemplado com o direito de resposta, cabe a Ele, então entrar com um recurso. Se perder de novo, recorra até que chegue as instâncias dos tribunais superiores. Esse é o caminho.

Profeta disse...

Pagando caro não ter feito o dever de casa no primeiro governo Lula .
Reforma midiática, tributária , política e eleitoral.
Vergonha, ter global pig dizer que não pode divulgar os nomes dos meliantes de todos os partidos .
É brincadeira.
Golpe nunca mais.

Leonardo Mendonça Mendonça Brito disse...

Infelizmente, quem vetou a aplicação imediatado direito de resposta foi a presidente Dilma, que contemporizou com a grande imprensa. O resultado está aí.
Será que Lula e ela aprenderam com quem estão lidando?

Carlos disse...

A que pode recorrer o homem de bem quando percebe que a justiça não é "justa"? Vai vendo onde isto vai dar...

Elí Mariott disse...

Acabo de ver no JN da Globosta a reportagem sobre a lista dos 200. Citaram apenas os nomes dos partidos envolvidos; não os nomes porque, segundo Bonner era muito extensa e, alem do mais, não se sabe quais são doações legais e quais as ilícitas. Quá...quá...quá. Que piada. Será porque lá aparecem os tucanos de alta plumagem como aecin, alkimin, cerra, c´nha e outros de alta plumagem? Se por infelicidade o Nome de Lula lá estivesse alguém duvida que todo esse cuidado teria sido tomado. Isso que sirva de lição para os coxinhas que vem a este blog cagar suas idéias nazifacistas.Chuuuupa coxinhada, chuuupa

Nito disse...

Infelizmente o Lula e o governo Dilma estão pagando pela omissão em não promover, quando podiam, a regulamentação da mídia. Espero, sinceramente, que a vida lhes dê uma segunda oportunidade. Talvez em 2018. Até lá vamos lamentando e sobrevivendo com o que podemos. Pena!

Vargas disse...

Pois é, Carlos.

A máquina pró-golpe parece viver em uma ilha da fantasia. Na Globoland!

A sensação de injustiça com Lula e de indignação com o golpe paraguaio contra a presidente Dilma parece não ser percebida pelo pessoal que acha que através do JN é possível controlar o país.

Ah, a internet...

Maria disse...

2018. Mas aproveita e faz campanha na NET, facebook, wsts AP e todo lugar para que o povo pense muito antes de votar nos legislativos.

Por que temos golpistas hoje? Por que o povo encheu os legislativos de ladrões, de farsantes , de chantagistas, de golpistas, de extremistas.

Maria disse...

Povo. Vote melhor e tenha um congresso melhor.

Perca um voto mas não vote no que esta .....subindo, mas não seja honesto. Pesquise.
E cuidado com o Novo.

Vicente disse...

Que despacho esdrúxulo. Para que serve a lei de direito de resposta então?
Tem que recorrer da decisão.

Jorge Câmara disse...

Pode ter certeza que o Sr. Juiz está esperando dar entrevista na Globo. Desse jeito, pode-se dizer que o mesmo é um grande fdp e, claro, não pode choramingar.
Eita, a que ponto chegou nosso país.

elaine disse...

Os marinhos são a familia mais rica do pais.eles são mais ricos que os banqueiros.sera licita essa fortuna?

iSKRA disse...

Se o Lula não consegue direito de resposta o que dizer de um cidadão comum...com esse judiciário que temos vamos sofrer ainda um bocado.

Messias Franca de Macedo disse...

ODEBRECHT NÃO TEM DELAÇÃO PREMIADA EM ANDAMENTO, DIZ MINISTÉRIO PÚBLICO

Segundo procuradores, não há “sequer negociação iniciada” para acordos de colaboração

(…)

23/03/2016

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/marcelo-odebrecht-e-executivos-nao-tem-acordo-de-delacao-premiada-diz-mpf/

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

… Claro!
‘Que nem’ a calva do DEMoTucano conspirador, fascigolpista &$ infame antinacionalista-entreguista DEMoTucano José (S)erra!
O que era a delação mais esperada e desejada pela ‘PORCA-tarefa’ transformou-se agora na, digamos, ‘compulsória vedação premiada de delação’ em favor dos golpistas!…

***

É por essas e outras que os golpistas estão cada vez mais chafurdados na lama comum do “Caranguejo Eduardo ‘CU(nha)’ do ‘Aécio 1/3 El Chato Liechtenstein Furnas Forever'”!

PQP!

CPMI JÁ passou da hora!
A CPMI acompanhada pela CSI (Comissão Social de Inquérito) – o verdadeiro, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro, a Comissão especial!
A CPMI acompanhada pela CSI (Comissão Social de Inquérito) cujo escopo é investigar a fundo a transformação do ‘miniSTÉRIO’ Público “mais criminosamente seletivamente ‘vazador’ da história universal em um Leviatã que responde – definitiva e cabalmente – por ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos [mega]corruptos DEMoTucanos fascigolpistas!

Mãos à obra!

errata desprezível:

Ou estas plagas tornar-se-á, definitivamente, o ‘CU(nha)’ do mundo!

José Ponte disse...

Concordo, mas vergonha mesmo é esse Judiciário cheio desses indivíduos despreparados e muitas vezes de má fé. Uma verdadeira aberração!

mz disse...

Mas a Lei do direito de resposta foi sancionada pela presidenta, não é para ser seguida? Um magistrado, que deveria ser um guardião da lei, não é obrigado a seguir o que manda a lei? Usa de um proselitismo jurídico para subjetivamente inverter o que manda a lei. Ainda por cima ter um posicionamento antiética nos dias atuais, belo exemplo doutô! Um país do vale tudo não vai fazer bem pro nossos filhos.

Kaká disse...

Depois que deram aos Juízes a "interpretação" da lei, virou essa esculhambação. Deve ser outro coxinha do "carvalho". É igual pastor de Igreja que acha até legalização de prostituição na Bíblia. Cabe o que nessas situações? O negócio é ir recorrendo ... recorrendo ... recorrendo ... até o STJ/STF.

Carlos disse...

Em vez da ilha da fantasia (o aviããããõ!), eu imagino o Palácio de Versalhes, a Cidade Proibida, o Baile da Ilha Fiscal... Os nobres achando que a realidade era do jeito que eles imaginavam, e não do jeito que era mesmo. E a história tem seus vários exemplos de que houve um momento em que a paciência do povo acabou e o pau comeu!

João Ferreira Bastos disse...

FB, daqui a uns meses, pesquise e com certeza, um filho, filha deste juiz estará trabalhando na Globo ou em alguma empresa associada.
Juiz corrupto.

Ninguém disse...

Se um dia publicarem em algum lugar um monte de acusações contra esse juiz, tenho certeza de que ele abrirá mão de solicitar direito de resposta, uma vez que já deu a entender que isso seria uma questão de ética (ou falta desta) do veículo e não matéria de direito. Tenho plena certeza de que esse juiz não haverá de ser mais um reles hipócrita e, sem dúvida, se conformará em ser acusado sucessivamente sem se defender...

Que juizeco calhorda. Mais um. O judiciário consegue se diminuir cada vez mais.

Buby6666@hotmail.com disse...

Direito de resposta? Que piada! Vocês são muito inocentes. O barbudo é bandido. Esperem mais 90 dias. Quanta ignorância.

C.Paoliello disse...

A Lei do Direito de Resposta não vale para a globo?

Messias Franca de Macedo disse...

VERGONHA MUNDIAL!

Mais um escândalo [pseudo]jornalístico dentro VAGABUNDO &$ fascista 'golpe midiático-jurídico' ainda ora em curso

Depois de ensebar e requentar assuntos acessórios, o Projac dos 'Jornal das 10' da *'RouboNews' apresentou uma reportagem pré-condenando o casal Santana porque ligado ao PT!
*do nome de fantasia oficial GloboNews
Aproveitou-se a matéria sobre o indiciamento do João Santana e da esposa dele para, digamos, enxertar o assunto mais importante e substancial do dia, ou seja, o Listão da Odebrecht!
E, aí, a 'Renata Não Presta' "já iniciou arrebentando", mais ou menos assim:
"Oh seus 'Manés &$ Marias vão com nós assinantes', 'não vem que não tem! Nós não vamos informar os nomes dos políticos que aparecem no Listão da Odebrecht! Mesmo porque seria muito cansativo para nós, e demandaria muito do nosso precioso tempo. Ademais, o nosso tempo precioso tempo é para voltar a falar dos pedalinhos dos netos da dona Marisa Letícia e das garrafas de cachaça do Lula, pedalinhos e garrafas de cachaça frutos do Petrolão! A direção do jornalismo da Globo aproveita para esclarecer aos seus babacas telespectadores que o Listão da Odebrecht por conter muitos nomes de políticos implica num estudo mais detalhado e apurado: temos que analisar quais dos recursos de doação foram, efetivamente, atrelados a propina, e aqueles financiamentos de campanha amparados na legislação eleitoral à época vigente..."
Logo em seguida o providencial Gerson 'Cama(ar)otti' reforçou os vômitos cretinos do Ali Kamel(o)'vazados' pela 'Renata Não Presta':
"Realmente, Renatinha, o que tinha de ser 'vazado as outras empreiteiras já vazaram', portanto, a delação da Odebrecht perdeu o 'time', e vamos pra frente que atrás do Aécio, do CUnha, do Temer... &$ dos nossos patrões Marín(ho) vêm gente da 'puliça' - e o jeito é apressar o golpe em toque de caixa! Renatinha, eu me refiro ao toque de caixa da ligeireza do presidente da Câmara dos dePUTAdos, e não o toque da caixa registradora dos nossos $oldos IMUNDOS!"

E os interlocutores maquiados de cadáveres alegres sorriram lividamente!

Sim, o *PIMG atua enquanto organizada máfia hedionda!
*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

NOTA FÚNEBRE:
a dupla (sic) 'Renatinha Não Presta' &$ Gerson 'Cama(ar)rotti' ['O Arrotador dos Marín(ho)'] poderia, ao menos, informar aos assinantes que "o 'Mineirinho' do Listão da Odebrecht é o folclórico 'Nerson da Capitinga'!

Lá isso é jornalismo, siô?

Irion disse...

Cada juiz... Se a democracia brasileira depender desse judiciário de 2ª linha estamos perdidos!

Luís CPPrudente disse...

Esse juiz de primeira instância ficou com medo dos coxinhas irem atacar a casa dele? Esse juiz está ajudando a fortalecer o golpe e o fascismo.
Agora a famiglia Marinho pode mentir a vontade, xingar a presidenta de todos os nomes, pois o que vale é defender a libertinagem dessa organização criminosa chamada famiglia Marinho.

Rogério Ferraz Alencar disse...

Como pode, um negócio desses? Uma juíza diz que capa da Veja, com Lula de presidiário e com termos depreciativos não extrapolou os limites do nosso ordenamento jurídico, que ela, evidentemente, não diz quais são, e que a montagem com Lula, na verdade, era uma representação de todos os políticos. E agora, este, que acabou com a lei recém sancionada de direito de resposta. E o sobrenome dele é Ladeira. Ou seja: a justiça está indo ladeira abaixo.

Constante disse...

O grande Lulão deve recorrer. Não deixe barato, pois afinal na primeira instancia tá cheio de Sergio Moro e de Cata Preta, militantes disfarçados de juízes.

Juiz nega direito de resposta a Lula. Ética não está na lei, justifica ele. É opcional – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Mark disse...

Há muito tempo já dizia a amigos e parentes que, para acabar com a corrupção no Brasil, é preciso primeiro acabar com um judiciário corrupto.

Mark disse...

Elí, faz mais de ano que não assisto noticiário da Globo, porque simplesmente não vale a pena se envenenar com tanta mentira e manipulação. Mas li um artigo interessantíssimo no independente de como fazer o boicote perfeito à rede Globo: http://independente.jor.br/2016/03/20/como-fazer-o-boicote-perfeito-contra-a-rede-globo-2/. Copiei, de uma página no facebook, a seguinte lista de anunciantes, caso lhe interesse:

BOICOTE AOS ANUNCIANTES DA GLOBO

Lista em 22/03/2016 - 20:30/23:45 -

Copiem e compartilhem, esta é a melhor forma de se afetar os negócios da emissora do golpe!

HAVAIANAS - FIAT - CACAU SHOW - CREFISA
NATURA - ITAÚ - ARIEL - EXTRA - NET
KOPENHAGEN - McDONALDS - GUARANÁ BLACK
VIVO - SKOL ULTRA - CASA BAHIA - WALMART
CLOSE UP - ITAIPAVA - JEEP RENEGADE - DOVE
VISA - NEXTEL - L´OREAL - SNICKERS
GOL VOLKSWAGEN - TIM - BUSCOPAN

Tomás disse...

O que se tem de fazer em caso como este, é não desistir. Entrar com recurso sobre recurso, insistir, entrar com novos pedidos, não parar nunca de insistir. Esta deve ser a estratégia.

bento disse...

Dilma até que merece o que está passando. Ela cedeu em tudo, até que perdeu o apoio da população. Fez tudo errado.

Mark disse...

Excelente artigo, analisa, com precisão cirúrgica, o que está acontecendo no Brasil.

Gengiva disse...

Certissima

anac disse...

O DIREITO DE RESPOSTA É LEI. E O JUIZ É ESCRAVO DA LEI. É SIMPLES ASSIM.
Vivemos me um país SURREAL em que tem leis que não valem, não pegam para os juízes.

anac disse...

Resta a Lula através dos seus advogados recorrer desse absurdo: um juiz se negar a cumprir a lei. Rui Barbosa, deve ser sempre lembrado, certa vez afirmou que 'a Advocacia não é profissão para os covardes'. E nem a magistratura deveria ser profissão de covardes. Mas ultimamente vemos que não apenas os covardes pululam no judiciário mas outras espécimes indignas.

NÃO VAI TER GOLPE, VAI TER LUTA.

henrique de oliveira disse...

O diabo não veste Prada , veste Toga.

Marcelo Gaúcho disse...

O que esse juiz não pondera é que a globo faz uma intromissão odiosa à Democracia todo o santo dia.

Rodolfo disse...

A Lei do direito de resposta não existe, juiz? Que estaparfurdice é essa?

Maria Inez Caixeta disse...

Por favor,Antonio, tentei entrar no blog "Ciudad Nativa"para compartilhar no FB e por e-mails a matéria acima publicada mas não foi possível. Como é um post público, eu ficaria grata se você me enviasse. Mais uma vez, o meu muito obrigada. Maria Inez Caixeta

vald disse...

".....para a melhor compreensão dos fatos e evidenciar a imparcialidade do jornalista e veículos de comunicação, isto no sistema e linguagem da imprensa é um preceito ético, não jurídico..." preceito ético? de quem cara pálida? DA Globo? vocês só podem estar de brincadeira. E saibam, nem todos os brasileiros tem a cabeça só para separar as orelhas...

Gersier disse...

Foi seu grande erro, porque acreditou na honestidade desses crápulas.
O “que faz a diferença” (OPS) entre LULA e esses crápulas,incluso os que desonram a toga que lhe cobre os ombros:
No funeral de João Paulo 2º,convidou e levou QUATRO ex presidentes,entre eles o sociólogo invejoso.
Nas inaugurações das obras em seu governo dizia sempre “que foi eleito para trabalhar para os brasileiros e que as obras Brasil afora NÃO TINHAM COLORAÇÃO PARTIDÁRIA. Não importava de que partido era o prefeito e o governador."
Uma vez quando visitava até então uma das regiões mais pobres do Brasil, entrou numa casa simples, pediu um copo, dirigiu-se a um pote e se serviu. O jornalista salafrário da globo em sua matéria disse que “passado um ano das eleições o Lula ainda não tinha descido do palanque”.
É esse o homem que esses fdp perseguem.

Luís CPPrudente disse...

Famiglia Marinho faz propaganda opressiva e intima juízes. É a covardia do judiciário diante do monstro fascista chamado famiglia Marinho.