sexta-feira, 4 de março de 2016

Instituto Lula: nada justifica a violência que se comete agora

ss


A nota que o Instituto Lula acaba de divulgar:


A violência praticada hoje (4/3) contra o ex-presidente Lula e sua família, contra o Instituto Lula, a ex-deputada Clara Ant e outros cidadãos ligados ao ex-presidente, é uma agressão ao estado de direito que atinge toda sociedade brasileira. A ação da chamada Força Tarefa da Lava Jato é arbitrária, ilegal, e injustificável, além de constituir grave afronta ao Supremo Tribunal Federal.

 

1)   Nada justifica um mandato de condução coercitiva contra um ex-presidente que colabora com a Justiça, espontaneamente ou sempre que convidado. Nos últimos meses, Lula prestou informações e depoimentos em quatro inquéritos, inclusive no âmbito da Operação Lava Jato. Dezenas de testemunhas foram ouvidas sobre estes fatos alegados pela Força tarefa,  em depoimentos previamente marcados. Por que o ex-presidente Lula foi submetido ao constrangimento da condução coercitiva?


2)   Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do Instituto Lula e da empresa LILS Palestras. A Lava Jato já recebeu da Receita Federal, oficialmente, todas as informações referentes a estas contas, que foram objeto de minuciosa autuação fiscal no ano passado.


3)   Nada justifica a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Lula, pois este sigilo já foi quebrado, compartilhado com o Ministério Público Federal e vazado ilegalmente para a imprensa, este sim um crime que não mereceu a devida atenção do Ministério Público.


4)   Nada justifica a invasão do Instituto Lula e da empresa LILS, a pretexto de obter informações sobre palestras do ex-presidente Lula, contratadas por 40 empresas do Brasil e de outros países, entre as quais a INFOGLOBO, que edita as publicações da Família Marinho. Todas as informações referentes a estas palestras foram prestadas à Procuradoria da República do Distrito Federal e compartilhadas com a Lava Jato. Também neste caso, o Ministério Público nada fez em relação ao vazamento ilegal de informações sigilosas para a imprensa.


5)   Nada justifica levar o ex-presidente Lula a depor sobre um apartamento no Guarujá que não é nunca foi dele e sobre um sítio de amigos em Atibaia, onde ele passa seus dias de descanso. Além de esclarecer a situação do apartamento em nota pública – na qual chegou a expor sua declaração de bens – e em informações prestadas por escrito ao Ministério Público de São Paulo, o ex-presidente prestou esclarecimentos sobre o sítio de Atibaia em ação perante o Supremo Tribunal Federal, que também é de conhecimento público.


6)   A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas.


7)   O único resultado da violência desencadeada hoje pela Força Tarefa é submeter o ex-presidente a um constrangimento público. Não é a credibilidade de Lula, mas da Operação Lava Jato que fica comprometida, quando seus dirigentes voltam-se para um alvo político sob os mais frágeis pretextos.


O Instituto Lula reafirma que Lula jamais ocultou patrimônio ou recebeu vantagem indevida, antes, durante ou depois de governar o País. Jamais se envolveu direta ou indiretamente em qualquer ilegalidade, sejam as investigadas no âmbito da Lava Jato, sejam quaisquer outras.


A violência praticada nesta manhã – injusta, injustificável, arbitrária e ilegal – será repudiada por todos os democratas, por todos os que têm fé nas instituições e do estado de direito, no Brasil e ao redor do mundo, pois Lula é uma personalidade internacional que dignifica o País, símbolo da paz, do combate à fome e da inclusão social.


É uma violência contra a cidadania e contra o povo brasileiro, que reconhece em Lula o líder que uniu o Brasil e promoveu a maior ascensão social de nossa história.

21 comentários:

Elza disse...

Caro Brito, José Eduardo Cardoso inscreve seu nome como o maior JUDAS da história do povo brasileiro, resta saber se estava sozinho ou acompanhado por Dilma, é só esta a dúvida que tenho, pois sinceramente não acredito que ela seja tão burra e tão tapada como quer fazer crer. Sera que estes dois seres abjetos pensaram em como vão viver daqui para diante?

Instituto Lula: nada justifica a violência que se comete agora – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Douglas disse...

A pátria prostada diante de um juizeco de primeira instância. É de perder a esperança neste país...

JURIDICO disse...

Sergio Moro testa a reação. Os moleques de Harvard testam a reação do povo brasileiro

Joe disse...

Judas é o janot

Gersier disse...

Ouvi de uma amiga hoje, professora aposentada: " a culpa do Lula está passando por esse constragimento desneçessário é da Dilma em quem votei e a pela qual nutria uma enorme simpatia,mas que está decepcionando com a sua inércia e a sua teimosia em não tomar atitude nenhuma contra sabotadores e subalternos."

Irion disse...

É óbvio que o juizeco tem costas quentes, lá na embaixada ianque. E se não houver reação, vão fazer com Lula o que estão fazendo com o Zé Dirceu.

Retada disse...

Eu espero que essa moro vá direto para o inferno.

Fabio disse...

Moro é um pilantra a serviço da direita, canalha...

Pafúncio Brasileiro disse...

Este juizeco e os seus garotões do mp e pf, ainda conhecerão o bafo do Povão no cangote.

renato arthur disse...

A tentativa GOLPISTA da JUSTIÇA-MIDIATICA, levará o país a convulsão, não toleraremos a volta de 64. Abaixo os fascistas.

Mauricio Gomes disse...

!964 de novo não! Morte aos golpistas fascistas que querem estuprar a democracia e o estado de direito instalando uma ditadura judicial-policial para preservar os interesses da elite mafiosa que desgraça esse país desde 1500. Canalhas safados!

Rogério Ramirez disse...

- Dep. Wladih Damus se manisfestou.
- Dep. Jandira Fegali se manifestou.
- CUT se manifestou.
- A PRESIDENTA AINDA NÃO FALOU NADA !!!!!

nilo walter disse...

Um procurador de Curitiba disse que Lula foi preso por proteção e que o motivo são os pedalinhos .

Disse inda que Lula não será preso.

Pedalinho, onde chegou esse judiciário .

Anderson disse...

É o chamado "evento teste" e inda não é o ápice, aguardem e percebam. O inimigo é gigantesco e está muito óbvio. Aliás, está atacando no mundo todo.

A direita quer o poder, ponto final.

Vejam este vídeo, indico que assistam tudo:

Análise Política da Semana - 27 de fevereiro de 2016:
https://www.youtube.com/watch?v=6bKbYUJc5MU

Por falta de aviso não foi...

Antonio Lobo disse...

Quando a anta da presidenta vai falar? Covardia? Cumplicidade?

Dinio disse...

Tem reação sim, caro Irion e forte. Cada um reagindo como pode! Já liguei para os gabinetes do Dep. Henrique Fontana, Dep. Wadith Damous e do Senador Lindbergh Farias e alertei às suas respectivas secretárias, para que todos fiquem vigilantes e não permitam JAMAIS que LULA fique SOZINHO NUM CARRO COM A PF DO MORO! O Dep. Wadih Damous já está se dirigindo de Brasília para SP/Congonhas! A luta continua!

Bernardo disse...

Essas instituições (????) empobrecem o país agindo desta forma singularmente arbitrária e parcial. Que vergonha aos olhos do mundo.
Lula sairá maior desta situação e a tática deles vai fazer água.
Coincidentemente essas coisas acontecem no momento em que a lava jato está sem força, empresas do PIG estão devendo informações à sociedade sobre seus patrimônios, saem publicações de delações cujo delator afirma que são inverídicas, a caminhada dos coxinhas tende a mais um fracasso,...Que zona!!! Estão tentando criar situações para retomar o golpe!!!
Também coincidentemente, na economia alguns indicadores mostram o início do caminho da recuperação e, ao que parece, eles não se cansam de lutar contra o país com medo de 2018 e, para isso, se utilizam de todos os meios inclusive aqueles para prejudicar o país e seu povo; quanto pior melhor ou então , como disse o articulista, vão tentar ganhar por WO. A inveja é a arma dos derrotados.

Naof disse...

Mais uma operação para tentar tirar a Globo da lama. Realmente o Brasil não merece uma Globo. Espero que em 2016 seja decreto o fim da Rede Globo.

José Magno disse...

Sra. Elza esta está parecendo mais uma brigar entre duas mulheres disputando o mesmo homem... A presidente deveria esquecer da sua femininidade e retribuir ao LULA de outro modo a sua ida para a Presidencia da Republica do Brasil.

José Magno disse...

ALEXANDRE porque vocês aí de São Paulo/Rio de Janeiro não desencadeiam esse movimento social de destruir esse imperio midiático da Globo considerado como o único inimigo no campo de batalha...