quarta-feira, 23 de março de 2016

Há gente que diz não. A resposta de Filipe Boechat à Veja sobre conformismo

filipe

Do Doutor em Psicologia Filipe Boechat, da Universidade Federal de Goiás, no Facebook , em resposta a a um pedido de entrevista da Veja sobe "conformismo" e polarização política.

Como é bom ver que tem gente que troca a tolice da vaidade pela dignidade de seus pensamentos. Leia só:

Vejam só o que é a vida. A direita feito um touro nas ruas, correndo atrás de quem veste vermelho, o governo caçando nossos direitos e enfiando goela abaixo arrocho em cima de arrocho, e a revista Veja vem me pedir pra falar sobre a polarização política e... Solomon Asch! Francamente...

Pra quem não sabe, Asch foi um psicólogo social que ficou conhecido por supostamente ter demonstrado a natureza psicológica do conformismo.

Daí eu pergunto: é isso mesmo que vocês querem escrever? Que os indivíduos, no fim das contas, são psicologicamente constrangidos a seguir o comportamento da maioria? Que é natural o conformismo?

Não, Veja... As coisas não são tão simples. Que você tenha se conformado à ordem não implica que o conformismo seja natural.

Como tenho certeza que esse panfletóide da direita raivosa não estará interessado em minhas considerações sobre o que efetivamente se passa, haja vista sua linha editorial, decidi seguir o exemplo do Nasser e de outros e não contribuir.

Pra quem também não sabe, o Grupo Abril é um dos financiadores do Instituto Millenium, grupelho que defende as privatizações como sendo uma grande "usina de soluções" para o Brasil (segundo as palavras de um de seus afiliados).

Não. Não irei me prestar a esse papel ridículo de rebaixar o debate num momento tão delicado para a classe trabalhadora, em que ela é chamada a pagar o pato no lugar dos empresários e dos grandes grupos monopolistas. Não serei mais uma voz a legitimar o coro da direita.

Disse à Veja e repito com prazer: a saída é pela luta; a saída é pela esquerda!

25 comentários:

marta disse...

Grande professor Filipe Boechat. Seu nome ficará gravado na história desse momento terrível em que o Brasil consciente luta contra a opressão da direita e o horror de uma mídia corrupta e fascistóide.

Pedro disse...

Para mim perfeita a atitude de Paulo Henrique Amorim.

Cláudio Silva disse...

Parabéns pela coragem de não compactuar com uma m8dia golpista

mz disse...

Muito bom! Temos que dar as costas para esta mídia golpista. Sempre quando alguém vem falar-me da situação difícil, sugiro que desliguem a globo que o Brasil melhora, a vida melhora. A concordância tem sido imediata.
Esta geração do ilariê terceirizou o pensamento à vênus platinada.
Fernando quero aproveitar e parabenizá-lo pelo post do Gilmar, é uma peça a ser juntada na defesa.

mz disse...

O Professor de ciência política da UERJ também recusou dar entrevista para ao Globonews, é o terceiro por enquanto. O golpe não passará.

mz disse...

Professor João Feres Junior, mitou!

alberto disse...

Parabéns professor! Mais um exemplo. Devemos ter esperanças, pois apesar de tantos fascistas, o Brasil tem muita gente boa e preparada!

Há gente que diz não. A resposta de Filipe Boechat à Veja sobre conformismo – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

pedro dias disse...

Parabéns professor por não dar audiência a essa mídia nazista.

Parabéns Paulo Henrique Amorim por fechar as portas aos nazistas com seu ódio nos comentários.

pedro dias disse...

Parabéns Professor.

Batista disse...

Chamem o Villa, istoriador emérito da massa cheirosa.

OSMAR BARBOZA disse...

Muito bem! que outros também o sigam e façam o mesmo! veremos se o Brasil não melhora, desliga a Globo, se puderem que tirem-na do ar por algum tempo.

iSKRA disse...

Que bom que estes exemplos multipliquem, entretanto estes defensores de uma sociedade solidária e fraterna precisavam de um semanário para reverberar suas opiniões.
Cartacapital está com o pé na tumba, Caros Amigos já é quase um mulambo ( embora excelente )!
Faz tempo que venho afirmando sobre a necessidade de um novo semanário capaz de romper não apenas o pensamento único da BANCA, mas capaz de romper a mediocridade de Veja/Epoca/Istoé.

P.S. PHA teve que retirar do ar os coments....GUERRA TOTAL AOS FASCISTAS !

Helena de Brito disse...

Bravo! Aplaudo em pé!

Julio Silveira disse...

Disse tudo, a saída é pela esquerda. Mas não essa que faz do paz e amor um convite a convivência harmoniosa com oligarcas e reacionários inescrupulosos.

anac disse...

Fez bem PHA. Ele já tem a mdia para mentir, difamar, ofender, caluniar e ainda querem o pequeno espaço que a esquerda dispõe para vomitar suas as mentiras . O diabo é que eles vão migrar para outros blogs. Tem um lá em cima que diz que Teori não cassou a liminar do gilmar. Não entende que o que fez Teori avocando a ação é a mesma coisa que cassar. Retirou Lula da jurisdição de moro. gilmoro fugiu e foi passear em Portugal.
O coxinha, já que não quer abordar o assunto deste post, poderia comentar a lista da Odebrecht com 200 nomes de políticos que receberam favore$ da empresa onde não consta nem o nome de Lula muito menos Dilma, mas consta o de serra, aecio, cunha e de TODOS os 65 parlamentares que compõem a comissão do GOLPE.

E o coxinha quer retirar Dilma para colocar Temer e Cunha. Na realidade, o Coxinha é a favor da CORRUPÇÃO.

anac disse...

Errata: os coxinhas já tem a mídia para mentir

Mark disse...

BOICOTE AOS ANUNCIANTES DA GLOBO

Lista em 22/03/2016 - 20:30/23:45 -

Copiem e compartilhem, esta é a melhor forma de se afetar os negócios da emissora do golpe!

HAVAIANAS - FIAT - CACAU SHOW - CREFISA
NATURA - ITAÚ - ARIEL - EXTRA - NET
KOPENHAGEN - McDONALDS - GUARANÁ BLACK
VIVO - SKOL ULTRA - CASA BAHIA - WALLMART
CLOSE UP - ITAIPAVA - JEEP RENEGADE - DOVE
VISA - NEXTEL - L´OREAL - SNICKERS
GOL VOLKSWAGEN - TIM - BUSCOPAN

henrique de oliveira disse...

Chorei.

Marina Castro disse...

Defende o trabalhador, mais tira seus direitos elaborados por um "ditador"? controverso isso... se não existe conformismo pq as pessoas preferem apoiar os abusos , a lutar por uma mudança? só o que esta morte não muda!

Nito disse...

O nazismo não caiu das nuvens, ele foi sendo criado. Ele tomou forma e prosperou devido ao efeito manada quando muitos se calaram em seu início, ao invés de fazer valer as suas convicções. As sementes do mal só prosperam em terras férteis e o silêncio dos justos as irrigam. A luta da esquerda deve ser permanente, incessante, palmo a palmo, centímetro a centímetro, em todos os campos. Sem trégua.

Victor disse...

Comentário perfeito Nito.

Victor disse...

Apoiado, Nito!

Beto São Pedro disse...

Hoje pela manhã recebi telefonema de uma repórter do Diário de Santa Maria - jornal da RBS-Zelotes, filiada à Globo - que queria me entrevistar sobre as perspectivas do PT, face ao, alguma coisa como o grave momento que enfrenta. Sou militante do partido, seu ex-vereador e ex-presidente, na década de 80, e jornalista aposentado. Por conta da minha profissão não quis ser deselegante com a menina, mas declinei do convite e me neguei a indicar outra pessoa que ela pudesse entrevistar. Eu não quis dizer à colega que não falo para um jornal de uma empresa golpista, manipuladora e sonegadora.

Rafael disse...

Parabéns Filipe!!!