sexta-feira, 4 de março de 2016

Fernando Morais a Moro: quer saber das palestras de Lula no exterior? Pode me perguntar, eu estava lá

palestras

Fantástica correspondência do jornalista e escritor Fernando Morais ao juiz Sérgio Moro, prontificando-se a depor sobre as palestras de Lula no exterior, objeto das !investigações da S.., digo, da Força Tarefa da Lava Jato:

 

Meritíssimo Juiz
Sérgio Fernando Moro
MD Titular da 13ª Vara Criminal Federal
Bairro Ahú
Curitiba – Paraná




Senhor Juiz:


Na manhã de hoje tive a oportunidade de assistir à entrevista coletiva concedida pelos procuradores do Ministério Público de Curitiba. Deixaram-me a clara impressão de que suspeitam que as palestras realizadas pelo ex-presidente Lula tenham sido uma fachada para encobrir o recebimento de recursos de origem escusa.


Há alguns anos venho acompanhando o ex-presidente em suas viagens pelo Brasil e exterior para levantar informações para o livro que estou escrevendo sobre um período de sua vida pública. Logo descobri que os aviões eram um ótimo local para meu trabalho: sem interrupções de telefonemas, agendas e visitas, eu podia passar horas tomando seu depoimento – lembro-me de um voo de mais de vinte horas de duração.


Acredito tê-lo acompanhado em mais de dez viagens internacionais. De memória, lembro-me de ter estado com o ex-presidente no México, Portugal, África do Sul, Moçambique, Etiópia, Índia, Alemanha, França, Espanha e Cuba.


Em todos os casos ele realizou, sim, as palestras para as quais havia sido contratado. Em alguns dos referidos países, mais de uma. Eu o seguia da hora em que acordava até quando se recolhia para dormir. Assisti a todas as palestras e testemunhei todas as audiências que ele concedeu a artistas, autoridades, sindicalistas e empresários locais. Em nenhum momento ele pediu que eu me retirasse para que pudesse conversar privadamente com alguém – o que seria absolutamente natural.


Trago o assunto à baila por uma única razão: sou testemunha da lisura e do comportamento ético que norteou as viagens do ex-presidente Lula ao exterior – e de que ele de fato proferiu as palestras agora colocadas sob suspeição. Nesse sentido, coloco-me à disposição desse Juízo Federal para oferecer meu depoimento, o qual, estou certo, contribuirá para a elucidação dos fatos sob investigação.


Atenciosamente,


Fernando Morais
jornalista e escritor



22 comentários:

paul moura disse...

É brasileiros e brasileiras vamos pra dentro dos coxinhas.

anac disse...

Tem um coxinha kkkk..gando pela boca aqui. Não permita Brito. O blog Tijolaço não é latrina. Respeitemos a memoria de Brizola.
Ademais é republicanismo demais. Chega de republicanismo otário!

Alex Herren disse...

O Lula foi conduzido coercivamente, por que o pessoal da larva-jato estão interessados em comprar uns pedalinhos para usar em suas operações, e queriam saber onde o ele comprou.

anac disse...

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), nesta sexta-feira (4), classificou como “molecagem” da TV Globo, Ministério Público e Justiça Federal a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 24ª fase da Operação Lava Jato.

Para o parlamentar, o BBB da Globo — em referência ao programa Big Brother Brasil — é uma “molecagem festejada por alienados e prejudicial ao direito”.

“Condução coercitiva desnecessária, absurdo BBB da Globo, MP e Justiça Federal.Molecagem festejada por alienados e prejudicial ao direito”, tuitou.

Requião também criticou o juiz Sérgio Moro pelo espetáculo midiático. “Foi ilegal e fere o direito”, opinou o senador que é advogado e jornalista por formação.

“Eu, Lula, e qualquer cidadão devemos responder por nossos atos. Mas o espetáculo midiático da Globo,MP e juiz, foi ilegal e fere o direito”, disse pelo microblog.

anac disse...

'Fazer Justiça não pode ser um vale-tudo', diz governador do Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que é originário da Justiça Federal e foi o primeiro governante a capitanear a chamada “Carta dos Governadores”, no ano passado, apoiando a governabilidade do país e o mandato da presidenta Dilma Rousseff, afirmou há pouco que “abusos devem ser evitados” e, a seu ver, “fazer justiça não pode ser um vale-tudo”.

Flávio Dino divulgou por meio de sua assessoria – em material depois veiculado no Twitter – que sempre declarou seu apoio a todas as investigações no âmbito das operações Lava Jato, Zelotes e outras, mas acredita que medidas coercitivas devem obedecer ao princípio da necessidade, o que não se aplica ao caso do ex-presidente Lula.

“Decisões de força, quando desnecessárias, e atos espetaculares conflagram a sociedade e não contribuem para que haja verdade e justiça. No Direito, os fins não justificam os meios. São os meios que justificam os fins. Fazer justiça não pode ser um vale-tudo. Se o Ministério Público diz já possuir tantas provas, basta oferecer denúncia para que haja o direito de defesa e julgamento”, enfatizou Dino.

Márcio Martins disse...

Quantos chefes de estado e de governo Lula pode chamar como testemunhas? Quantos empresários? Quantos trabalhadores, artistas, intelectuais? Aguardemos.

marco disse...

FB creio q os ditos blog's sujos deveriam inundar de informações tipo as de triplex paraty é a forma q acredito podemos colaborar para um país melhor pq não haverá trégua por parte da mídia e a maior parte da população se baseia pelas informações da globo temos que conseguir mudar isso.

Mauricio Gomes disse...

Atenção!!!!!! O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo "Fora Rede Globo" virou pauta mundial.

Irion disse...

Ou a Democracia brasileira liquida com essa aberração da Rede Esgoto, ou a Rede Esgoto de Televisão liquida com a democracia brasileira. Agora não há meio termo! Melhor mesmo é cassar o quanto antes a concessão "pública" (ao menos era para ser "pública"...).

Rogério Britto disse...

"Agora o bicho vai pegar!"
Vou pra rua defender o Estado Democrático de Direito. Se for preciso levo o tacape.

Marília-MG disse...

Acho que devíamos também fazer uma missiva ao sr. Moro, perguntando, singelamente, já que somos interessados diretos, se aquela cozinha gourmet, churrasqueira e sala existente na sede da PF de Curitiba foi construída com dinheiro de quem? Com dinheiro nosso (contribuinte)? Ou com o dinheiro dos próprios PFs ?

renato disse...

Qual Brizola? O que deu o apelido de "Sapo Barbudo" pro Lula?

João Vieira disse...

Desconfio que o Moro e toda a equipe da LavaJato não estão minimamente interessados nesse depoimento do Fernando Morais. Aliás, em nada que beneficie o Lula. 'Não vem ao caso'.

ernesto disse...

É o Goering se oferecendo para depor a favor do Hitler. Credibilidade zero.

Mauricio Gomes disse...

E qual a credibilidade de um rato covarde que nem você, que sequer usar o próprio nome e se enconde atrás de apelidos para falar suas asneiras?

henrique disse...

Já o estão chamando de Moreque; não consigo atinar com a razão... rs

Danilo Stinghen disse...

Isso daí é bem típico do comportamento enviesado. Analisemos.

Você defende com unhas e dentes que o Lula seja publicamente execrado por barquinhos de lata e pedalinhos, como manda a cartilha que a grobo te passou quando te contratou.

Já o FHC que, também, faz uso de uma fazenda que não está no nome dele, que pagou a pensão do filho-que-não-é-dele através de laranjas quando ainda presidente da República, que quando ainda presidente passou o chapéu por um bando de empresários (inclusive alguns notáveis presos de hoje) para fundar o iFHC... não vi uma palavra de indignação da sua parte. Repare, que esses foram alguns dos escândalos que sequer chegaram ao cumpadi dele, o EGR. De você... nenhuma palavra.

Contra os submarinhos, que estão agora irrevogavelmente ligados à mansãozinha em Paraty, e tão falando mansinho com o Brito que o provou... Nenhuma palavra de indignação. Nenhuma palavra ouvi também, nesse longo tempo em que você nos enche o saco, sobre o escândalo da sonegação do glupogrobo. Fossem outras personalidades como... digamos... o Lula, a última cartinha dos Marinho ao Brito mereceria um escárnio sarcástico no sentido de que eles mudaram a "história oficial" com o desenrolar dos fatos.

O Poécio Neves tem algumas conexões escusas que ligam familiares dele a um notório helicoca de um notório cartola mineiro. Também não ouvi comentários de indignação da sua parte... Será que você também é daqueles que acha que o PT é financiado pelas FARC? Não é bem o PT que pegaram no pulo com meia tonelada de pasta base. Ou melhor, que não pegaram no pulo, porque tucano não vem ao caso.

Também não li um "a" em contestação ao desvio de verbas executado pelo juiz Moro em favor da superintendência da PF em Curitiba, aquela que tem uma churrasqueira bem bacana onde eles podem comemorar a condução coercitiva do Lula enquanto os colegas no interior do Paraná sequer têm viaturas pra trabalhar direito...

Também não ouvi nenhuma dúvida a respeito de uma certa regrinha meio chata no MP, de que um procurador não pode emitir opinião ou informações sobre inquérito ainda não completado, como fez aquele engomadinho do MP de são paulo (com minúsculas mesmo). Assim, você nem se perguntou se seria correto o cabra ir pra imprensa antes de existir acusação consumada? Acusação que, da parte do MPE-SP jamais existirá, agora que a ministra Weber tirou das mãozinhas do Conserino pra por nas mãozinhas dos procuradores do MPF no Paraná...

Também não te causa mal-estar que os procuradores do MPF de Curitiba foram no culto dizer que a lava jato é um presente de deus pro Brasil? Tipo, alguns malucos religiosos fora da burocracia do Estado podem existir, porque liberdade de culto existe na Constituição. Mas não se deveria pautar uma investigação criminal nesses termos, você não concordaria?

henrique disse...

Ótima ideia: achei [ que a divindade me perdoe pelo deslize mas, tinha que checar!] essa página como sendo dele: https://www.facebook.com/Juiz-S%C3%A9rgio-Moro-993578233985552/?fref=nf. Vou lá perguntar.

henrique disse...

uma traulitada!Posso copiar e compartilhar? É uma pena que o dito seja de efeito assintomático nesse pessoal: não causará mudança; nem mudarão! entrou no DNA, faz muito tempo. Você já parou para cruzar as informações que repassastes com o último índice de analfabetismo funcional presente no grau superior de educação [ com o adendo de termos + de 1250 cursos de direito¹, maior que o restante dos países do planeta?]
¹- nesses momentos me pergunto se seriam de Direito ou de direita? pois, juízes, delegados, promotores e delegados têm um curso de Direit.. como prerrogativa para candidatarem-se ao cargo.

henrique disse...

complementando: https://www.facebook.com/monteiroviviane/videos/1153746224635811/?fref=nf

Vanessa Paiva disse...

Que tristeza constatar a pobreza de grande parte dos "leitores" brasileiros. Pelos comentários percebe-se que grande parte não foi capaz de entender a carta endereçada ao Juiz Moro, pelo Fernando Morais. A situação institucional do país é grave, mas isso interessa pouco, a parte da população. Parabenizo ao escritor e jornalista Fernando Morais pela coragem esperando que a repercussão de seu ato apareça logo.

Teresa disse...

Fernando Morais, você pagou suas passagens e estadias e alimentação, ou viajou tudo isso as nossas custas? Moro, pede quebra do sigilo bancário dele!