sábado, 5 de março de 2016

Como se fabrica um Moro, por Nilson Lage

dedod

O segredo do bom professor é a paixão e em lugar algum isso fica mais evidente do que nas escolas de Direito.

Acomodados a viver em um mundo torto, os mestres - juízes e desembargadores - projetam sobre as turmas seus sonhos de refazimento das sociedades por via da lei. Transmitem aos jovens a imagem do que gostariam de ter sido e de ter feito.

(Como se sabe, Direito é ideologia estratificada, codificada e criticada: a lei se curva à realidade, mas não é assim que parece a quem por longo tempo veste a toga e se chama “meritíssimo”).

Os alunos acreditam. Fazem fé. Alguns dos melhores prestam concursos; diploma fresquinho, tornam-se eles mesmos juízes e se dispõem a pôr em prática o discurso dos mais velhos. Conjugando no passado o chavão, “magister dicet” (o Mestre disse) ou “dicebat” (dizia).

Junte-se a isso um tanto de provincianismo, o sal da vaidade, talvez o resíduo familiar do ideal fascista de uma “revolução corporativa”: fabrica-se um Moro.

Como projeta os sonhos de alguns no topo da hierarquia judiciária, o rapaz de mente brilhante acumula poder. Como serve a interesses poderosos, torna-se deles um bom instrumento.

Alavanca de golpe de Estado, talvez não tenha, ou não tenha tido, consciência disso. O jovem galgo, escreveu um comentarista chinês, não mede a distância de seu pulo. Nem mesmo sabe o que o leva ao impulso de pular.

No entanto, seu gesto agita o povo, que é manso e se move em ondas previsíveis, como os oceanos.

No entanto, tal como nos maremotos, às vezes levanta-se por quase nada.

Nos mares e nas massas humanas, os fenômenos são caóticos, do tipo daquele em que as asas de uma borboleta no Brasil causam tornados no Texas.

Daí, pode ser que o povo se desespere no luto pelo cadáver de um homem de que, na véspera, se diziam horrores.

Ou pela humilhação de outro, que com o povo tanto se parece.

20 comentários:

Como se fabrica um Moro, por Nilson Lage – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Arthemísia disse...

Você acaba de descrever os conceitos de habitus e de campo, da lavra do sociólogo Pierre Bourdieu. Por isso, apesar de seu afã televisivo, que o destaca e define, o juiz Moro pode ser substituído por qualquer outro, que terá outros trejeitos e pode até ter uma fala mais progressista. Os agentes mudam, mas a estrutura do campo permanece.

Pedro disse...

Nilson, que coisa boa ler o seu artigo. De fato, além da ideologia das classes dominantes, pouco pode se esperar dos ensinamentos de uma escola de direito. É assim, mesmo, que funciona essa fábrica. Mas não esqueçamos que o que a fábrica fabrica tem como base o material que se usa para obter um resultado final. Os Moros são esse material. Sem querer introduzir aqui questões de herança moral, talvez fosse bom não esquecer que o progenitor do referido amava as verdades do ditador Medici, que esta mídia que aí está divulgava como verdades eternas.

Messias Franca de Macedo disse...

O futuro do Brasil é agora! Por *Emir Sader

04 de Março de 2016

"O futuro do Brasil depende do que aconteça com o ex-presidente Lula. Ou a direita o exclui da vida política, pela repressão física e jurídica e faz o que bem entende do país, de novo. Ou o Lula supera tudo isso e se elege de novo presidente do Brasil e retoma o caminho do melhor governo que o país já teve"; análise é do colunista do 247 Emir Sader, que classifica a investiga contra Lula como "golpe branco"; "O pretexto de combate à corrupção é uma farsa, dado que os tucanos são totalmente preservados. Trata-se de uma operação política contra o Lula", afirma; Sader faz um alerta às forças progressistas no ápice da caçada ao ex-presidente; "É a hora decisiva do Brasil. Seu futuro se decide agora. No destino do Lula se decide o futuro do país"

(...)

*Emir Sader é um dos principais sociólogos e cientistas políticos brasileiros

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/blog/emirsader/219635/O-futuro-do-Brasil-%C3%A9-agora!.htm

Messias Franca de Macedo disse...

A CONVERGÊNCIA DO 'AMANHÃ' DO 'mor(T)' &$ DO PRESENTE DO TRUCULENTO DESRESPEITADOR DAS LEIS barbosinha

... Alguém se lembra do congênere rábula psicopata *joaquim barbosa do Mentirão?
O ostracismo merecido retirou-lhe até mesmo o ofício de twitteiro incidental!
'O amanhã' inexorável do "juiz" DEMoTucano *sérgio 'mor(T)o'!

Quem (sobre)viver, verá!
E não se trata de nenhuma imprecação!
É a Lei da Natureza, estúpido!

*NOTA: joaquim barbosa do Mentirão &$ sérgio 'mor(T)o grafados com iniciais submicroscópicas, redator, por favor!
Risos

Carlos disse...

O que eu sei é o seguinte: aqueles que apoiaram e participaram do golpe de estado de 1964, os membros e os colaboradores da ditadura militar (inclusive a mídia) nunca foram punidos também e está dando nisso que estamos vendo. A história vai se repetir?

Messias Franca de Macedo disse...

errata desprezível:

A CONVERGÊNCIA DO ‘AMANHÃ’ DO ‘mor(T)’ &$ O PRESENTE DO TRUCULENTO DESRESPEITADOR DAS LEIS barbosinha

Messias Franca de Macedo disse...

A errata da errata (sic)

Perdão!

A CONVERGÊNCIA DO ‘AMANHÃ’ DO ‘mor(T)o’ &$ O PRESENTE DO ASSEMELHADO TRUCULENTO DESRESPEITADOR DAS LEIS barbosinha

Como se fabrica um Moro, por Nilson Lage – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | O LADO ESCURO DA LUA disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Pedro disse...

Talvez não fosse demasiado caracterizar o momento histórico que estamos vivendo. Muitos dos comportamentos das chamadas autoridades, que, não esqueçamos, em boa parte são indicadas por outras autoridades, sem se submeter ao voto popular. Já este aspecto nos daria matéria para, por exemplo, entender que, na nossa sociedade, elas muito, muito raramente podem vir das classes cujo único poder é não ter qualquer poder. Esta realidade nos remete de imediato para uma análise da sociedade como uma organização composta de classes. Sabemos que quando mencionamos esse termo, classes sociais, logo se pensa em rejeitá-lo por se tratar de marxismo. Não costumo levar a sério o obscurantismo.
Para o povo, o termo autoridade significa o detentor da infalibilidade. É assim que o povo aprende o que deve aprender e como deve aprender. É isto que diariamente todos os meios de comunicação, que um blogueiro americano chama de PRESSTITUTE, ensina ao povo. Por isto é que o povo tem que ter acesso aos meios de comunicação, rádio, jornal, televisão, cinema, celular. Aí se destila o que o povo deve pensar. O nazismo, neste particular, foi uma escola que a PRESSTITUTE não esquece nunca. Os Moros se alimentam desse poder.

Messias Franca de Macedo disse...

... É de estremecer até "musculatura de defunto"!...

[DA SÉRIE "A DUPLA (sic) Rosa Weber/sérgio 'mor(T)o' DESDE O ANTANHO DO MENTIRÃO"!]

MORO, O JUIZ QUE PODE DECIDIR O MENSALÃO

Recrutado como assistente, por Rosa Weber, a mais recente ministra do Supremo, Sérgio Moro tem fama de implacável; seu relatório provavelmente irá sugerir dura condenação aos mensaleiros; reportagem de Claudio Tognolli

5 DE MARÇO DE 2012 ÀS 10:41

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/45550/Moro-o-juiz-que-pode-decidir-o-Mensal%C3%A3o.htm

Alberto Leal disse...

E como se fabrica uma Lava Jato :

Eles possuem provas ilegais e não podem mostrar. Por isso, prendem e pressionam para obter provas legais.

???
? Todos esses eventos na Petrobrás foram precedidos de escutas telefônicas por agência norte-americana na empresa e no Planalto.

? Seguiram contatos formais entre os promotores federais brasileiros, na condição de vassalos, e autoridades norte-americanas.

? Nossos promotores, junto com Moro, devem ter recebido de bandeja da Justiça norte-americana a base das investigações que viriam a chamar-se Lava Jato.

? Foi a investigação-espetáculo, não a investigação em si, que está levando próximo da quebra as principais empresas de Engenharia Nacional.

? São as empresas essenciais à nossa estratégia nacional de defesa, já que estão construindo, entre outros equipamentos de última geração, o submarino nuclear para a Marinha e mísseis para o Exército.

? Não é por outra razão que o almirante Othon, maior autoridade nuclear do país, encontra-se ainda hoje prisioneiro da Lava Jato.

? A estratégia nacional de defesa, criada no Governo Lula, exige que, nas compras de material bélico externo, seja obrigatória a transferência de tecnologia.

? Os americanos não aceitam isso, pois o Congresso dos Estados Unidos veda a transferência de tecnologia de Defesa. Lembram-se que a Embraer não pode vender aviões para a Venezuela? Vedação americana!

? Eles querem derrubar nossa exigência de tecnologia para poder participar ativamente de nossas concorrências sem condicionamentos.

? Os americanos também jogam para liquidar a Petrobrás como instrumento do Estado a fim de meteram as patas no pré-sal.

? Liquidando a Petrobrás e enfraquecendo toda a economia brasileira, o governo dos EUA se esforça por nos impedir de fazer uma articulação estratégica mais profunda com o BRICS, com isso enfraquecendo também seu inimigo estratégico principal, a Rússia.

? É mais do que um jogo em Curitiba. É um jogo mundial no qual o boneco de Curitiba joga um papel de vassalo.

¤
(J. Carlos de Assis - Coppe/UFRJ)

MARCIO WILK disse...

Ainda que mal lhes pergunte...... Rosa Weber (ministra declaradamente anti-petista, que afirma não ter provas, mas condena assim mesmo petistas) tem algum parentesco com Letícia Weber (ex-futura-primeira dama do país)???

Messias Franca de Macedo disse...

BOMBA?
NÃO!
MÍSSIL PARA CIMA DOS NAZIFASCIGOLPISTAS de meia tigela imunda!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

O PASSADO OBSCURO DO PROCURADOR CARLOS FERNANDO DOS SANTOS LIMA. POR CARLOS FERNANDES

‘Raposa no galinheiro’: Carlos Fernando dos Santos Lima

05/03/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!] http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-passado-obscuro-do-procurador-carlos-fernando-dos-santos-lima-por-carlos-fernandes/

titus disse...

Nenhuma duvida Alberto Leal, justamente quem sabe alguns blogueiros vao abrir os olhos e publicar essas verdades todo dia ate que a populacao se intere, pois ai esta toda a armacao....mais claro nao canta um galo!

marinello disse...

Junta-se à análise o fato de que o nascedouro desse juiz é Maringá. A formação, foi na UEM, ela própria, durante muitos anos, palco de conflitos ideológicos que, nos atuais, foram substituídos em grande parte por aquela conciliação horrorosa que selou o fim da Comuna de Paris e manteve a burguesia no poder. A cidade é campo fértil, também desde seu nascimento, para a proliferação de um pensamento de apoio total ao conservadorismo, à mania de grandeza sem ser, ao reconhecimento de que a elite sabe governar e merece, por questão divina e natural, exerce-lo e que os demais, não bem nascidos e sem vocação para chegar à classe alta, devem obedecer. E Maringá obedece, convicta de que esta é ordem natural das coisas, que o obedecer garantirá um minimo de benefícios a quem se abaixa. Esta é a sementeira, nem UEM é culpada nem seus professores, são todos vitimas ou cúmplices da ideia vicejante e frondosa de quem é rico tudo pode e quem é pobre e incomoda deve ser amordaçado.

Luiza disse...

Moro vai ter o mesmo destino de Sergio Paranhos fleury[ o todo poderoso do deops]: depois dos abusos e passar dos limites, um dia a ficha cai e ninguém vai querer ficar perto dele ou ter seu nome ligado ao dele porque queima o filme. Moro vai ser abandonado pelos que lhe usaram e deram capa de revista e premio; vai terminar esquecido e sozinho em algum forum isolado em alguma cidade pequena do país.
Ele mexeu com um homem honrado, o Lula, Hoje, depois do seu desrespeito, o Brasil inteiro acordou Lula-lá !!!
Malditos golpistas, voces não passarão !!!

Messias Franca de Macedo disse...

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Procurador Carlos Fernando Santos Lima, casado com ex-funcionária do Banestado, tentou barrar quebra de sigilo de contas suspeitas

Por jornalistas *Amaury Ribeiro Jr. e Osmar de Freitas Jr. Nova York
*o mesmo conspícuo e impávido jornalista e escritor autor do best seller ‘A Privataria Tucana’

[FONTE, pasme: http://www.istoe.com.br/reportagens/13328_RAPOSA+NO+GALINHEIRO ]

A proverbial raposa volta a tentar tomar conta do galinheiro. Desta vez aconteceu nos EUA. No sábado 23 de agosto, uma comissão de autoridades brasileiras embarcou para um périplo por cidades americanas. A missão era verificar in loco investigações feitas pelos procuradores daquele país, que poderiam ser ampliadas nos casos de remessas monetárias ilegais e lavagem de dinheiro feitas por brasileiros. Estavam na turma…
A viagem seria um sucesso, mas o trem quase descarrilou por causa de uma disputa insólita, cujos motivos até então ocultos se revelaram, no mínimo, de má-fé. É que entre os procuradores estava Carlos Fernando dos Santos Lima. Santos Lima, quando servia em Curitiba, foi quem recebeu e manteve engavetado, desde 1998, o dossiê detalhadíssimo sobre o caso Banestado e uma lista de 107 pessoas que figuram na queixa-crime sobre remessa de dólares via agência em Nova York. No episódio houve aquilo que em termos jurídicos se chama de “instituto da suspeição”, já que o procurador é parte interessada no caso. Sua esposa, Vera Lúcia dos Santos Lima, trabalhava no Departamento de Abertura de Contas da filial do Banestado, em Foz do Iguaçu. Agora, na Big Apple, Santos Lima fez um tour de force para que a documentação da quebra de sigilo de várias contas, realizada pelo escritório da Procuradoria Distrital de Manhattan, também não viesse à luz, enveredando por um labirinto burocrático que, como sempre, tem seu final em pizza.

Messias Franca de Macedo disse...

MUITO OBRIGADO, GLORIOSO DEUS!

Até que enfim...
Mesmo porque é guerra!
E não fomos 'nois' que propusemos o repto nestes termos!

***

DEFESA DE LULA IRÁ DENUNCIAR MORO AO CNJ

Advogado Roberto Teixeira acusa o juiz Sergio Moro de tentar intimidá-lo, ao criminalizar sua conduta profissional como advogado; "A situação demonstra a clara tentativa das autoridades de intimidar um dos advogados do ex-Presidente Lula, violando suas prerrogativas profissionais e, por isso mesmo, será levada ao conhecimento da OAB e do Conselho Nacional de Justiça"

5 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:01

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/219850/Defesa-de-Lula-ir%C3%A1-denunciar-Moro-ao-CNJ.htm

Assim Falou Golbery disse...

quem sabe agora o povo se levante e exija Lula de novo, pois quando podia colocaram gente menos competente do que ele para concorrer. obra da turma que ama FHC e vive dentro do petismo, para que o mundo visse a vergonha do maior presidente mundial do mundo em casa sem fazer outra coisa que não fosse coçando o saco. E como mente vazia é casa do capeta....