quarta-feira, 16 de março de 2016

Como a política virou guerra, é bom saber o que é fogo de saturação

barragemaroeira

Ao amigo e a amiga, diante da guerra que se transformou a disputa política no Brasil, bem ajudaria  compreender algumas expressões militares, sobre ações que antecedem o assalto a um alvo.

Neste caso, o alvo, claro, é o poder.

Na II Guerra Mundial, alemães e soviéticos desenvolveram o que ganhou o nome de "fogo de saturação".

Um bombardeio concentrado, incessante, sem descanso, da área a ser capturada, eficaz, sobretudo, se o adversário não possui artilharia de igual calibre e alcance.

Ele desorganiza, tonteia, impede de reagrupar, transtorna os oficiais, cria um ambiente de confusão que desprepara a resistência à ofensiva que se inicia.

Antes, o avanço era acompanhado de outro método de mesmo fim, o chamado de "fogo de barragem", que consiste na ação sincronizada entre a artilharia e a infantaria. Aquela vai disparando uma linha à frente de suas próprias tropas, produzindo a mesma desorganização e neutralização das defesas, das trincheiras onde a resistência se abriga.

O que vemos na política e na mídia que é desavergonhadamente parte dela, está claro, é uma combinação de ambas.

Parei um pouco de escrever para assistir o "Comício das Dez", da Globonews.

É a descrição perfeita do fogo de barragem, depois de mais de um ano de fogo de saturação.

Artilharia leve, de baixo calibre, mas incessante e ensurdecedora.

Que prepara o escândalo do dia seguinte, o fogo de barragem, sob o qual a ruptura golpista da ordem avança.

Contra isso, qualquer que seja o tamanho das forças de defesa, o primeiro passo é sempre a afirmação do comando, única referência que se tem contra o medo e a desordem.

Não é preciso muito para que se entenda o que nos falta contra os que buscam assaltar o poder.

35 comentários:

Como a política virou guerra, é bom saber o que é fogo de saturação – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Kelly disse...

Brito, seria a nossa caríssima Dilma afirmar o seu comando? Legítimo, alcançado em eleições regulares? Tentar organizar as forças e lutar...
Sei que teorizar longe do exercício do poder, é fácil; mais ainda quando não temos a dimensão exata das pressões e da promiscuidade que se vê diante dos olhos, velada ou mesmo descarada.
Mas persisto que se deve lutar, sem pensar em outra coisa que não seja lutar.
O lado adversário não dá a menor indicação de desistência. Mesmo soterrados naquilo que apontam no outro, não importa! Fez-se de tal modo a mente do povo, trabalhou-se com tanta veemência meias verdades e falsidades criminosas, que o igual que lhes atinge é colocado na conta da alienação e ódio criados...Mas será que os tempos estão propícios para isso? Para o triunfo desse movimento, tal qual eles desejam? Vejo certas reações nas manifestações do dia 13, fora dos cálculos dos estrategistas e ordenadores, que me fazem pensar.
O Governo não afirma seu Comando. As esquerdas, que manifestam ojeriza pela volta da direita ao poder, nada faz de efetivo. Parte do povo está manipulado ao nível da insanidade mental, outra parte reflexiva demais para a urgência do momento e outra, apenas, tenta lutar de forma heróica pela democracia, não exatamente por PT, Lula ou Dilma...
E, desse caldo conturbado, surgem os monstros da extrema direita, os mesmos que destronaram os príncipes da festa de domingo. Vamos deixar que permaneçam e se criem, como se diz aqui no Nordeste?

Messias Franca de Macedo disse...

Parabéns prezado e consciente *NeoTupi! I

Todo dia tem político da oposição indo no STF para conversar com ministros e sobre processos e julgamentos do interesse da oposição. Se a conversa for sobre aspectos constitucionais, violação de direitos constitucionais, aspectos administrativos como datas de julgamento, não tem nada de mais.

Parabéns prezado e consciente NeoTupi! II

A gravação, se ouvida sem manipular a versão dos fatos, isenta o próprio Mercadante, como pessoa e como membro do governo, pois prova honestidade de conduta. Na gravação dá para ouvir gente passando pela sala, despedindo, ou seja, nem era encontro sigiloso ao que parece, podendo ser ouvido por terceiros.

*em
NeoTupi 15/03/2016 às 20:17

http://tijolaco.com.br/blog/dilma-aponta-porta-da-rua-mercadante-que-ate-agora-finge-que-nao-entendeu/comment-page-1/#comment-263409

ernesto disse...

Ex-President ‘Lula’ Could Avoid Prison by Joining Brazilian Cabinet (New York Times).
Lula sempre fez sucesso entre os ignorantes por falta de educação, que não perceberam que ele teve sorte de pegar condições favoráveis e na verdade as jogou fora, deixando um país destruído e uma dívida quase impagável. E também entre os ignorantes pela distância, os estrangeiros que, olhando o Brasil por alto, acreditaram que, por exemplo, ele criou o Bolsa Família e não apenas rebatizou o programa do FHC. Uma vantagem da sua decisão de escapar da polícia assumindo o ministério é que a sua máscara começa a cair também a nível internacional. A outra é que confirma que o PT considera o STF como seu.
Quanto às artilharias a que o post se refere, faltou dizer qual é a sua munição. É a VERDADE. Não há nada mais letal que ela para os falsos democratas que idolatram ditadores assassinos e para os populistas que aniquilam o futuro para conseguir no presente algum aplauso (e algum sitiozinho, com pedalinho, que ninguém é de ferro). Quer desorientar o PT? Jogue a verdade constantemente neles que tudo em que eles vão pensar é em como fugir da polícia de imediato. Nessas horas, um ministério pode vir a calhar.

Messias Franca de Macedo disse...

... AINDA SOBRE O EPISÓDIO MERCADANTE

CUIDADO, EXISTE ANDOR E ANDOR!

Respeitosamente, eu creio que ‘nois’ não devemos entrar nessa zoeira alucinada!
No momento do diálogo, o Delcídio do Amaral já havia sido condenado em processo transitado em julgado?
Ao menos, já tinha sido ouvido?
Ao menos, já havia alguma conclusão, ainda que parcial, acerca das circunstâncias e motivações que cercaram a gravação do filho do senador Delcídio?
O Mercadante teria, então, que solicitar à(ao) chefe de gabinete convocar os seguranças do Ministério da Educação para expulsar o assessor do senador Delcídio a socos e pontapés – e em seguida mandar higienizar o prédio e a Esplanada dos Ministérios num procedimento preventivo contra o novo vetor da corrupção nacional, ‘o delcidius vírus’?!…

“Vamos devagar que o andar do Nosso Padroeiro é de barro!”
O da [eterna] oPÓsição ao Brasil é de cocô!

Messias Franca de Macedo disse...

RESCALDO TRÁGICO ANUNCIADO

… Pelo odor “cheiroso” que há muito está a exalar, a *(des)delação do Delcídio do Amaral servirá – apenas e tão somente – para propiciar o álibi perfeito para o DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’!
*lembrando que (des)delação e delação são coisas de bandido!
E de bandido covarde!

NOTA FÚNEBRE:
se ainda eu não fui capaz de ser entendido, posso até fazer um esforço para desenhar, lógico, “se vier ao caso”!…

Messias Franca de Macedo disse...

E MAIS:

Na edição de hoje o portal uol/folha estampa a seguinte *manchetona:

Delcídio afirma que é 'profeta do caos' e Mercadante, 'amigo da onça'

*no site da Folha dos Frias da puta a manchetona é acompanhada por uma fotografia medonha, o sorriso largo, tétrico e escrotíssimo do Delcídio do 'AMORAL' [fazendo o jogo sórdido dos fascigolpistas]!

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750423-delcidio-afirma-que-e-profeta-do-caos-e-mercadante-amigo-da-onca.shtml

EM TEMPO:
sim, 'nois' estamos em guerra contra uma máfia hedionda!

RESCALDO:
se o chefe Delcídio do 'AMORAL' revela esta índole, imagine o caráter do assessor!

Ademais, o tal assessor do Delcídio do 'AMORAL' cometeu um crime!
Ou 'nois pode' sair por aí à toa grampeando e 'vazando' Deus e o mundo sem prévia autorização judicial?

antonimo disse...

CPI para investigar Atividades Anti-brasileiras. Moro, PSDB, DEM, REDE Marina, REDE GOLPE, MPF e PF, FIESP, maçonaria, rotary clube embaixada americana /cia.

Messias Franca de Macedo disse...

UM MÍSERO TELEFONEMA PODERIA TER SIDO A CAUSA DO 'IMPÍTIM' DA HONRADA PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF

Entenda um pouco do que poderia estar sendo a nossa desgraça de agora!

Desde o dia do episódio da prisão do senador Delcídio do Amaral, o PIMG noticia fartamente que a esposa do Delcídio do Amaral teria recebido telefonemas de solidariedade prestada pelo Renan Calheiros e José Sarney, entre outras personagens carimbadas da escória nacional!
Segundo relatos, a esposa do Delcídio teria demonstrado ódio descomunal em relação ao comportamento burocrático e, portanto, gélido e equidistante da presidente Dilma Rousseff, que não teria entrado em contato com a família dela. O impropério "mais tênue" teria sido o de 'filha da puta'!

Dileto(a) leitor(a), agora, imaginemos a desgraça que teria sido "a presidente Dilma Rousseff sendo 'grampeada' pela dona Maika"... A presidente Dilma Vana Rousseff "flagrada" num momento de solidariedade humana!
Os fascigolpistas, obviamente, não iriam considerar o gesto, ainda que o senador [do PT] Delcídio do Amaral era o então líder do governo no Senado Federal. E um quadro do PT. Os mesmos naziterroristas de sempre nem tampouco iriam ponderar acerca da lídima preocupação presidencial concernente ao atropelo e ao arrepio constitucionais que caracterizaram a prisão brutal e, quiçá, Ilegal do senador Delcídio do Amaral. Prisão brutal, extemporânea do ponto de vista processual e, sobretudo, guardados o seu ineditismo histórico...

Cian disse...

É o petróleo, estupido!
O cunha não caiu ainda?
O Zé chevron já apareceu?

Erismar disse...

Brito,
Obrigado por teorizar uma coisa que já tinha percebido a tempo...
O Objetivo deste bombardeio até aqui foi minar o Moral das Tropas de Esquerda. Andávamos extremamente cabisbaixos até o sequestro relâmpago do Lula, no entanto, a reação indignada e assertiva deste nos resgatar este moral. Veja que mesmo com as significativas manifestações fascistas deste final de semana, não arredamos os pés das redes sociais e ocupamos lugares nos espaço de manifestação dos sites de noticias, inclusive nas noticias vinculadas pelo PIG.
Para me preservar deste bombardeio e não entrar em desespero desenvolvi uma estratégia pessoa que consiste no seguinte:
1. Eliminar todo e qualquer noticiário televisivo do PIG, a voz, o jogo de cena e as armas televisivas atacam imediatamente nosso figado e causa o efeito de dispersão desejado;
2. Leio primeiramente as noticias de fontes progressistas e à esquerda, na ordem: Tijolaço, Conversa Afiada, Diário do Centro do Mundo e por fim Brasil 247;
3. Já fortalecido, fecho o nariz e mecho na bosta: futuco ali e acolá as noticias do PIG (G1 e Uol), somente o bastante para saber as armas que a direita vai lutar e no limite para não me contaminar com as suas armações;
4. Volto a sites e blog progressistas para promover a assepsia mental, ai olho um pouco do GGN de Nascif e Vi o Mundo do Azenha.
Esta é a vacina que tenho tomado para não ficar desinformado e nem cair em desespero.
Ah: Quanto ao comando das nossas tropas que falou no final do post, parece que o Lula está consciente que cabe a ele este comando. Esta possibilidade só se tornou possível porque Dilma melhorou nos últimos tempos o nível dos seus conselheiros palacianos. A capacidade de Jaques Wagner de enxergar a política é gigantescamente maior que a do nosso neófito Mercadante.

Batista disse...

Lula já!
Taí o ernesto, das "verdades" do Josias (só rindo!), obrando nas calças de medo com as perspectivas de finalmente o governo adquirir o comando necessário para defender-se e avançar, tentando fogo de barragem com anedota de medo da justiça, quando medo da justiça seria o inverso, como fez aquele mensalista tucano, Eduardo Azeredo que fugiu da ultima instância para a primeira, renunciando ao mandato de deputado federal.
Lula já e os vendilhões que cercam o templo escafederão-se, em meses, para suas vidinhas medíocres e a Globo vai ter que começar tudo de novo.

Roberto Monteiro disse...

Sítio com pedalinho, desernesto? O teu ídolo confesso aecio fez até aeroporto nas terras do titio e para ti, não vem ao caso? Isso já é patológico. E o sítio não é e nunca foi do Lula. Usar ele usou e espero que continue usando. Vou te lembrar: tem o Friboi do Lulinha, também. Não esquece do tríplex milionário da foch de Guarujá. Eu ia esquecendo: Vai te catar!

Guila disse...

Os golpistas não aceitam o resultado das eleições.
Simples assim.
Muitos dos moralistas sem moral da oposição que ai estão já dever fora da política a muito tempo - todos protegidos pela midia golpista.

Milagres disse...

O Bom Dia Brasil, da Globo foi cauteloso, não usou o mesmo tom de todas as manhãs, nem o fascista Alexandre Garcia se manifestou. Será que vai se propor o papel de unidade nacional? kkkkkkk

Luiza disse...

Pois é, Brito.. Chefe de Estado com foco em administração mas que não se familiariza ou compreende o que vem a ser o "poder" na sua plenitude fragiliza-se quando o inimigo decide roubar-lhe a coroa e tornar privado todos os espaços que são públicos, porque o exercício do poder implica em estratégia, ousadia e, sobretudo, autoridade com vistas a defender um "território" e a sua "soberania", e isso vai além do talento administrativo que o cargo presidencial exige. Dilma enquadra-se nesse perfil, e não atoa a sua figura sempre esteve ligada à de uma "gerentona".
Presidência da República não é atividade profissional para exímios e honestos executivos e gerentes, é mais do que isso..
Lula é a síntese, apesar da Carta aos Brasileiros, do que vem a ser o Chefe de Estado na melhor tradução, aquele ser dotado de perfil político que reúne os dotes da administração aliado ao exercício do poder, qualidade essencial ao 1° mandatário de uma nação e, exatamente por isso, não atoa tornou-se uma referência internacional de estadista bem sucedido. Nos dias atuais essa qualidade é de Pútin.
Nem vou me alongar sobre a encalacrada que esta falta de visão política, concessões e omissões do governo estão causando ao país e podem ter de consequências, porque os que acompanham o cenário atual já devem estar mais do que familiarizados com elas.
O meu receio é que hoje a contaminação seja maior do que o antídoto para neutralizar os danos, ou seja, que o governo pela omissão e cegueira tenha agido tardiamente para conter o avanço do inimigo. Por que eu digo isto? Porque, pessoalmente, hoje é um dia crucial para o desfecho, o deslinde final, porque o stf julgará o recurso para o impeachment e, também, um recurso no qual se decidirá se uma proposta de emenda à Constituição (PEC) pode tramitar no Congresso para mudar o sistema de governo para o parlamentarismo, que nada mais é do que o ato preparatório para transição de governo e seu regime.
Se o stf aprovar essas medidas - alteração do rito do impeachment e autorizas emenda à constituição para alterar o regime de governo - significa que o atual governo e sistema político sucumbiu ao golpe, simples assim, ou se preferir - xeque-mate! É disso que se trata sem tirar nem por.
Hoje é o nosso "Dia D". É com base nisso que os brasileiros[espertos] vão matar a charada e ter ou não esperanças e expectativas para o dia 18 próximo..
Espero que nada passe no stf, que eles sejam forte e resistam ao golpe confirmando o rito já estabelecido para o impeachment e que não autorizem a discussão da PEC sobre mudança do regime de presidencialismo para o parlamentarismo..
Vamos aguardar esses instantes finais..

Messias Franca de Macedo disse...

ajuste:

guardado o seu ineditismo histórico…

Mário Alex disse...

Trocar o Diretor da PF e colocar a verdadeira polícia republicana pra apurar e se investigar osalfeitos da oposição. E Jereissati, agripino, serra, fhc, Aécio, alckimin, e trensalao, SABESP matando gente, e Furnas. Privataria Tucana cheia de provas. E o DD condenado a dez anos de prisão se duvidar já prescreveu a pena. Uma vergonha na essa seletividade. A podridao e geral. TCU, TCEs. A limpa também tem que ser geral governo e oposição, PF, MPFe Judiciário. LIMPEZA GERAL.

FabioT disse...

alem de tudo, dilma se cercou de assessores covardes e incompetentes, oras, quem foi seu nucleo duro ? cardozo, mercadante, berzoini, delcidio não foi lider no senado ? agora chamam o bombeiro quando o predio ja está ruindo ? o boi republicano só se deu conta dentro do matadouro ?

Vargas disse...

Ernestin, o Lula pegou os vales que o FHC dava ara os pobres, reformoulou, remodelou, aperfeiçou, ampliou e fez assim o maior programa de distribuição de renda do mundo ( que alguns dizem que o Real, criado pelo governo do presidente Itamar Franco).
FHC nunca se importou com os pobres.
Em seu governo gerava por dia, 2 aviões comerciais de grande porte de crianças mortas por fome e doença no agreste do Brasil.
Ele preferiu dar dinheiro para o sistema bancário e aos megaespeculadores.
Retirou o dinheiro do sistema produtivo para deixá-lo nos bancos.
Deixou o Brasil quebrado e em franca decadência (o que vc chama, de "organizado").
Pura especulação enquanto o povo não tinha emprego e nem futuro.

Ernestin, como pode alguém pegar o país sendo a oitava economia do mundo e en entregá-lo, oito anos depois, como décima-quatorze para o Lula.

Em 2013, voltamos a sétima economia do mundo graças ao FHC ??? hahahaha.

Competência do PT, ernestin.

Só para vc saber do que vc fala... Veja que as datas dos "vales para pobres" que o FHC criou foram quase todos no final do seu governo. Ou seja, saiu de "criador" mas deixou a tarefa para o Lula... Este FHC...

Art. 3o O Programa Bolsa Família tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto no 3.877, de 24 de julho de 2001.

§ 1o Os programas de transferência de renda cujos procedimentos de gestão e execução foram unificados pelo Programa Bolsa Família, doravante intitulados Programas Remanescentes, nos termos da Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004, são:

I - Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação – "Bolsa Escola", instituído pela Lei no 10.219, de 11 de abril de 2001;

II - Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA – "Cartão Alimentação", criado pela Lei no 10.689, de 13 de junho de 2003;

III - Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à saúde – "Bolsa Alimentação", instituído pela Medida Provisória no 2.206-1, de 6 de setembro de 2001; e

IV - Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto no 4.102, de 24 de janeiro de 2002. (Revogado pelo Decreto nº 6.392, de 2008)

§ 2o Aplicam-se aos Programas Remanescentes as atribuições referidas no art. 2o deste Decreto, cabendo ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disciplinar os procedimentos necessários à gestão unificada

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5209.htm

Lenita disse...

Como sempre ridicula, autoritaria e rasa Dona. Luisa. Vai morar na Russia com teu idolo Putin pra sentir o gostinho da "democracia" de mao de ferro de seu idolo adorado. Vc precisa ler alguns livros antes de vomitar abobrinhas; por sinal a unica "gerentona" nesse blog e vc mesma. Ficou engasgada com a ultima tacada de mandioca da Dilma? Se prepare que vai ter mais, proteja sua cabecinha de minhoca. Ah, ia esquecendo: saudacoes ao clube dos Deprimidos Unidos de Sampa.

Lenita disse...

Afff... essas vozes de "massa de manobra invertida" sao cansativas. A leitura de alguns livros e o exercicio da reflexao poderia ajudar a uma compreensao melhor, evitando assim conclusoes rasas.

FabioT disse...

sobre comando, o que seria a tentativa de prisão do lula ? voce viu a analise do nassif sobre a lava jato e seus "cabeças" ?
Ps. brito não alimente trolls, já encheu o saco !

José Magno disse...

"EUA é auto-suficiente em petróleo mane, pra que vai querer petróleo dos outros?" é interessante uma direitista,coxinha e lavadora de dinheiro afirmar que os Estados Unidos são suficientes em produzir petroleo. Talvez não tenha lido sobre a ocupação da Arábia Saudita,Ctar,Iraque,Venezuela,Nigéria e outros tantos paises possuidores de magnificas jazidas de petróleo. Na sua imensa inocencia ela acha que eles só querem proteger o nosso pré-sal para garantir segurança e bem estar aos brasileiros.Pobre criança...É uma pena que tenha retirado do curriculo escolar a matéria "Educação Cívica".

Paulo Avelino disse...

Vejo em blogs simpáticos ao PT como é pouco disseminada a noção de Estado. Estado como organização de pessoas que monopoliza a força física em uma sociedade, para o benefício desta sociedade. E cujos agentes agem não em nome próprio, mas em nome do Estado, para as finalidades deste, podendo ser substituídos por outros que cumprem a mesma função.

Quando um ex-presidente é julgado pelo Estado, não se o vê como julgado pelo Estado, mas por uma pessoa, por acaso um juiz. Muitos veem isso como algo pessoal. Quando é investigado por procuradores, mesma coisa – procuram-se motivações pessoais.

É preciso ensinar mais às pessoas, para que aprendam o que é um Estado, como funciona, as prerrogativas que possui e as garantias do cidadão diante de seu Poder. Só assim veriam que juízes, procuradores, delegados, são meras peças de uma máquina. A pessoa Moro não está processando ninguém. É o juiz de uma certa vara federal que está investigando e posteriormente julgando certas pessoas. Só. Ele é uma peça. Não cabe ter raiva dele.

ernesto disse...

Tudo que o Brahma fez de bom foi calcado no que recebeu. Tanto que ele assinou a Carta aos Brasileiros, reconhecendo que a receita do FHC devia ser seguida (e enquanto ele seguiu a coisa foi bem). Ele também chamava de "esmola" o Bolsa Escola e os outros, que atendiam milhões de famílias, e queria substitui-los pelo Fome Zero. Mas, depois de 10 meses batendo cabeça com uma ideia idiota atrás da outra (eu conheci uma em detalhes, como possível partícipe da "solução"), admitiu sua incompetência e mudou o nome do programa do FHC.
De resto, você gosta de pegar um dado isolado aqui e outro acolá sem ver a sequência e o contexto em que eles se inserem. Em termos de estruturação do país temos o Real, a LRF, o Proer, etc. Foi sobre essa base que as empresas brasileiras se beneficiaram do boom internacional, beneficiando o mercado interno e o governo por tabela. Mas, em apenas 10 anos, o PT conseguiu transformar a melhor situação da história do país na sua maior recessão. E deixando um estado inchado que deve hoje quase dez vezes os 300 bilhões que devia no final da era FHC. Só de juros o PT vai fazer o Brasil jogar fora quase 500 bi por ano. Deve ser isso que você chama de cuidar dos pobres e combater os banqueiros.

José Magno disse...

Cara Luiza, a questão central não é se pode haver recepção de emenda à constituição federal quanto à mudança de regime. O que está em discussão é aceitabilidade dessa emnda sem ouvir o povo brasileiro, através de "plebiscito ou refendum popular". Isto consubstanciaria retirar o poder popular que é uma clausula pétrea. Caso o STF venha pedir esse casualismo na Constituição, aí sim o povo deve ir para às ruas defender-se desse golpe judiciário e proclamar-se como único guardião da constituiçao brasileira.

Lenita disse...

Fabio o unico troll aqui e vc e os ernestos. Nao pensa nao ?

José Magno disse...

Sr. Ernesto!!! Você como historiador seria de uma maestria incrível. Modelo de governo deixado pelo FHC? Porque êle não praticou isso? Você acha que a vitória do LULA foi por que o modelo do FHC era bom para o país/povo? Vá contar essa historia em outro lugar...Aquí já temos encantador de serpentes, demais.

Vargas disse...

Ernestin,
Adotar a receita do Consenso de Washington, não é prova de competência.
A receita do FHC foi do "estado mínimo".
A receitinha criada em Washington em 1989 tinha 10 regrinhas básicas para os serviçais seguirem:


Disciplina fiscal
Redução dos gastos públicos
Reforma tributária
Juros de mercado
Câmbio de mercado
Abertura comercial
Investimento estrangeiro direto, com eliminação de restrições
Privatização das estatais
Desregulamentação (afrouxamento das leis econômicas e trabalhistas)
Direito à propriedade intelectual

O "sucesso" de FHC foi manter estas regrinhas para beneficiar o 1% e manter o 99% no status-quo da pobreza.
Com possibilidades reduzidas de mobilidade ou ascenção social.
Assim ele manteve à mingua os trabalhadores e os pobres por 8 anos "organizando o Brasil", e para isso derrubou o país 6 posições na economia mundial.
Ernestin, algumas pessoas preferem o Manifesto de Porto Alegre, que tinha 12 principios:

Medidas Econômicas

1. Cancelamento da dívida para os países do sul global (focando em América Latina e África).
2. Implementação de uma taxa internacional para grandes transações financeiras, visando evitar a especulação financeira internacional.
3. Fim dos paraísos fiscais.
4. Direito universal ao emprego, proteção social e aposentadoria.
5. Promover a economia solidária e rejeitar a economia livre, enfatizando a importância de educação pública, saúde, serviços sociais, direitos culturais acima dos direitos comerciais.
6. Garantir a soberania alimentar para todos países, promovendo uma agricultura do campesinato.
7. Abolir patentes sobre conhecimento e bens essenciais, como a água.

Paz e Justiça

8. Utilizar-se de políticas públicas para lutar contra o racismo, a discriminação, o sexismo, a xenofobia, o anti-semitismo, a intolerância religiosa e reconhecer plenamente os direitos políticos, culturais e econômicos dos indígenas.
9. Tomar fortes medidas para parar a destruição ambiental e o efeito estufa, utilizando modelos alternativos de desenvolvimento econômico.
10. Desmantelar todas as tropas estrangeiras de todos os países, exceto as que estão sob explícita ordem da ONU.

Democracia

11. Garantir o direito à informação e de informar, desconcentrando o poder dos detentores da grande mídia. Garantir autonomia para os jornalistas e da mídia alternativa.
12. Reformar instituições internacionais baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e incorporar o Banco Mundial, o FMI e o WTO à ONU.

Esta é a diferença ernestin.

Não adianta nada ser "organizado" não fazendo absolutamente nada para desenvolver o País e melhorar a vida do povo.
Assim é muito fácil. É muito mediocre. É, inclusive, um crime contra o País.
Menen e Fujimori estão pagando a conta. E o FHC ?

Luiza disse...

Concordo com voce, Jose, e o meu comentário é exatamente esse. Só pelo fato do stf ser chamado a decidir a sobre a discussão significa que estão tentando nos excluir do debate. Pedir os parlamentares podem, mas se o stf acatar será a pá de cal na constituição, porque mudança de regime de governo só poderia ser discutido com o povo sendo convocado a opinar, e não do jeito que estão tentando fazer.
Por isso que eu disse que se o stf autorizar esse pedido significa que a suprema corte rasgou de vez a constituição e sucumbiu ao golpe, entendeu? É como ato preparatório admitindo a possibilidade de uma nova forma de governo em substituição ao governo vigente, nada mais do que isso..
Espero que o stf seja forte e nada disso passe..

Roberto Monteiro disse...

Eu nomino um naziterrorista que faria igualzinho ao relatado por ti: desernesto.

Octavio disse...

Observem, pela resposta do perfil falso "Laura Bergamo · Engenheira Quimica at Prestiamoci", verificamos que não é uma engenheira.
"EUA é auto-suficiente em petróleo mane, pra que vai querer petróleo dos outros?"

Fernando Brito disse...

Paulo, eu também gostaria de habitar o mundo dos sonhos. Infelizmente, as coisas não são bem exatamente como diz você e gostaríamos todos nós que fossem.

Moro age como um bandido e monta operação política em afronta ao Supremo - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” disse...

[…] PS. Alguém ainda tem dúvidas sobre o que escrevi hoje cedo sobre a artilharia golpista? […]