terça-feira, 8 de março de 2016

As vivandeiras de quartel

vivandeiras

O Valor publica hoje declarações do General Otávio do Rêgo Barros, do Centro de Comunicação Social do Exército nega que haja qualquer determinação nas Forças Armadas para interferir nas manifestações - sejam as de apoio ou de protesto - contra as as ações do juiz Sérgio Moro.

"Quando empregamos tropas em eventos de pacificação ou de garantia da lei e da ordem, a determinação nos é dada por meio da Presidência da República", afirma. "Se algum governador desejar a participação das tropas para qualquer coisa, tem que pedir à Presidência, esse é o fluxo".


A encrenca foi provocada por duas incitações de colunistas globais - Ricardo Noblat (A crise ganhou um novo componente. E ele veste farda e pilota tanques) e Merval Pereira, que colocou os chefes militares na canhestra situação de estarem indo atrás de lideranças políticas.

Ao contrário do que ocorreu em 1964, porém, hoje não parece tão fácil, para usar a expressão do marechal Castello Branco, que as "vivandeiras alvoroçadas", que "vêm aos bivaques bulir com os granadeiros" consigam " provocar extravagâncias ao Poder Militar".

Mais uma vez, sirvo-me do traço e da sacada sempre genial do Aroeira, lá em cima, para mostrar quem é que pensa em provocar e dirigir os militares, cuja grande maioria não cai nessa.

Aliás,  militares mais conscientes sabem que, há 52 anos, as Forças Armadas acabaram sendo levadas a amarrar a vaquinha para que outras bocas nela mamassem.

E compreendem perfeitamente que a turma que os insufla é a mesma que, durante mais de uma década, levou-as a uma situação de penúria e desvantagem tecnológica que a duras penas vinha sendo revertida. No fundo, desejam reduzir nossas forças de defesa ao papel de polícia, e polícia política.

Também não há nenhum conforto na direção das nossas instituições militares com a formação de grupos, como os "bolsonaristas", que querem conduzir o país para essa deformação do poder militar.

Agitação e força armada é uma mistura que nunca dá certo e, pior, é uma reação química que tende a ficar descontrolada.

49 comentários:

Vicente disse...

O Merval e o Noblat precisam é de psiquiatra urgentemente.
Estão tão fanatizados pelo golpe que já perderam conexão com a realidade.
E tem mais gente surtando: Aécio Neves, por exemplo. O que ele espera? Que derrubará o governo, assumirá e governará tranquilamente?
Está na hora dessa gente por a mão na consciência. A oposição vai destruir o país para tomar o poder. Poder de quê? Sem golpe militar, na próxima eleição eles já caem de novo.
Falta razão.

Maria Rita disse...

Não sabia que a PF tem uniforme de gala para prender ex-presidentes. A roupa parece de fuzileiro da marinha norte-americana. Até o pessoal da Aeronáutica estranhou. Tudo muito esquisito. Não é mais o Haiti que é aqui. É a Somália, a Síria, as terras devastadas por aventureiros nativos a serviço do poder financeiro global. Não sei como vamos nos unir num contexto onde aqueles que deveriam zelar pelo equilíbrio dos poderes só incentivam a divisão e o caos. Lembrei do filme Babel. Tenho seguramente um lado dentro desse caos. O problema vai ser encontrar as pessoas com segurança caso a ameaça se concretize. Não estou com medo, mas definitivamente não sei o que esperar disso tudo. Não sei se volto a ler os jornais para ver até onde vai a bravata da oposição inimiga do Brasil. Meu estômago não anda forte e nessas horas só a racionalidade para enxergar as brechas que os açodados nos deixam.

Sérgio Rodrigues disse...

Exatamente o que penso.

Se preciso for, creio, que hoje, a "vaca de divinas tetas" será protegida pelas Forças Armadas contra as bocas exclusivistas, que, em seus delírios anti-petistas, ultrajam a Pátria.

Desse modo, o anseio dos Merval e Noblat desse País não passa de um piedoso desejo!...

Alex disse...

Impressionante. Se isso não for prova da partidarização da lava-jato pra milhões de coxinhas, podem fechar o Brasil e vender por desconto amanhã mesmo:

https://twitter.com/Ka_Ra_K/status/707262044005908481

(Sobre Aécio na Lava Jato) "Não foi isso que perguntei, Eu quero saber do ZéDirceu na Petrobras." IMPRESSIONANTE.

Marcos disse...

Fernando Brito, por favor pesquise as corretoras que mais compraram "opção de compra - Petrobras" antes da notícia da delação do Delcídio. Elas tiveram aumento de cerca de 4.000%.

Jorge disse...

Não. Acho que falta neles liberar sua energia da libido, que como Freud diz, é e sempre será sexual. Em outras palavras: está faltando sexo nisso!!!!

Helenita disse...

Pobres aprisionados, ainda acreditam que falando a verdade serão aceitos e beneficiados na pena... Imagina quanta coisa já não foi dita acerca dos golpistas corruptos, informações que foram suprimidas, ocultadas e distorcidas; alguém sabe de quem é essa voz que retruca ao delator??? Será do "suave" juiz moro ou será de alguma "procuradora" de intrigas contra o José Dirceu??? Essa voz... Essa voz...

hccoelho disse...

Porque não chamam a marinha? Ela poderia cobrar da globo a razão do ataque ao projeto do submarino nuclear.

Messias Franca de Macedo disse...

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

Eu estava saindo do meu local de trabalho e me dirigindo pacificamente para o meu TRIPLEX [Risos], quando, ainda no centro da cidade, deparei-me com cartazes afixados em postes de iluminação pública e árvores com o seguinte anúncio:
DIA 13, FORA DILMA!
Inapelavelmente, arranquei-os um a um na presença de muitos transeuntes!
Amanhã, logo cedo, comparecerei à Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura, e solicitarei providências dos órgão municipais no sentido de impedir o uso de equipamentos públicos para a difusão de propaganda nazifascista, provocação que se configura fragoroso e inaceitável atendado à segurança nacional!
E rogo a todos e todas munícipes deste 'Brasil do Bem' que denunciem esta avalancha terrorista em cada cidade do nosso país!
Muito obrigado.

Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antinazifasciterroristas e antigolpistas,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Brasil - em homenagem ao sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro.

Carlos disse...

Esta gente que tanto mal causou ao Brasil não poderá ficar impune. Ficaram impunes pelo apoio ao golpe de 64 e pela participação na ditadura, repetiram a dose. A impunidade estimula a reincidência no crime.

Vargas disse...

Fernando, o objetivo foi já sair na frente para causar intriga e divisões na tropa.
Foi causar rumor e tentar despertar núcleos não leais ao comando.
Tem uma palavrinha que resume isto: terrorismo.
Ou é medo mesmo.
Sentiram o bafo na nuca no final de semana, pois a Fase 1 do golpe falhou.

Sidnei Brito disse...

Noblat e Merval, por algum motivo, acharam que Moro - não digo que perdeu a serventia - mas ao menos que não dá para apostar todas as fichas nele. Só isso.

anac disse...

Alguém das Forças Armadas sabe qual o motivo do Almirante Othon, pai do projeto nuclear brasileiro, continuar preso em Guantánamo depois de troca de informações entre agentes da Cia e a PF.
Sabe dizer por que estão - moro, procuradores - tentando sabotar e o projeto nuclear brasileiro, o submarino nuclear, essenciais a segurança nacional e que permite que o Brasil seja defendido por um leão e não por um poodle?

Messias Franca de Macedo disse...

MAIS UM ESCANDALOSO ESCÂNDALO NO [MEGA]ESCÂNDALO NAZIFASCISTA &$ GOLPISTA

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Vídeo matador: MPF livra Aecím

Só interessa a cabeça do Dirceu

publicado 08/03/2016

Do perfil no twitter LavaJatoDeAparência:

https://twitter.com/Ka_Ra_K/status/707262044005908481

anac disse...

O militares não deveriam estranhar NADA. O Almirante Othon, PAI DO PROJETO NUCLEAR BRASILEIRO, foi preso e se encontra ainda hoje encarcerado sem culpa formada, tendo sido humilhado na prisão com porta derrubada pelos puliças da pf a ponta pés. Preso depois da troca de informações entre a PF e a CIA. O alvo é, não só o pré-sal, mas também o submarino nuclear brasileiro, essencial para segurança nacional, impedir que se torne realidade.

Jose carlos disse...

Show de bola! Excelente!

As vivandeiras de quartel – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

anac disse...

É umd esejo de que as forças armadas aja como um cão de guarda e ataque na defesa do projeto deles. Ao mesmo tempo eles não desejam nem os USA que os militares assumam nada. no máximo façam o jogo sujo, enquadre o povo, agindo como força de segurança e se recolham aos quarteis depois das mãos sujas de sangue. Em 1964 era para ser assim. Entregariam depois aos civis entreguistas aliados dos interesses dos USA e mentores do golpe. Os militares resolveram assumir o poder. Para os USA inicialmente engajado na guerra fria com a falecida URSS pouco importava quem iria vencer o comunismo. Mas depois os militares passaram a ser tmb um obstaculo aos interesses dos USA no Brasil quando Geisel resolveu adotar uma postura independente e soberana adquirindo USINAS NUCLEARES da Alemanha. isso desgostou os USA que não querem outro galo cantando em seu terreiro. Então não interessa aos USA que militares patriotas assumam o poder. Temem que um militar no poder adote a mesma postura de Geisel e fortaleça as Forças Armadas brasileiras. Os USA não estão nada satisfeitos com o submarino nuclear brasileiro, a compra dos caças suecos, etc. E a tendencia seria no poder os militares darem continuidade a essa politica de fortalecimento. É o que eles mais temem. Eles não querem as forças armadas no poder, eles querem que ela limpe a sujeira que eles estão prestes a fazer e depois se recolham para os quarteis.

ernesto disse...

Notícia de hoje, trecho.
"Cada unidade importante tem um grupo de militares de sobreaviso. Eles estão com celulares permanentemente ligados e também não devem viajar. Precisam estar à disposição, caso tenham de manter a ordem nas ruas. Faz parte da nossa missão constitucional — explica a Zero Hora um oficial do Estado-Maior do Comando Militar do Sul (CMS, que coordena todas unidades do Exército nos três Estados do Sul)".

Carlos Roberto disse...

Ministro Marc o Aurélio teme conflitos e cadáveres no dia 13, ministro (s) no dia 13 vou para a guerra mesmo na minha idade tudo para defender a democracia e meu voto , sim vou lutar se medo de ser feliz!

mz disse...

Além do pré-sal, dos caças, do submarino, do cabo transatlântico, tem o projeto de controle do campo magnético da Amazônia legal, todos itens da soberania nacional em risco se o projeto entreguista conseguir perpetrar o golpe.

MANREL disse...

Mais que novidade, isso faz parte das atribuições do exército, ou seria diferente, exercito tem que ficar de prontidão até quando desfilam no 7 de setembro, mané.

Sérgio disse...

Fernando e a reação que não vem, a gente espera, espera e o Governo nunca reage a altura?

O que está faltando acontecer após o "Sequestro do LULA", para o Governo exonerar o chefe da PF e os delegados envolvidos no Golpe, no mínimo pois, afastar o juiz farsante deve ser mais difícil. Por isto reproduzo abaixo comentário precíso sobre a situação que está nos adoecendo:

De forma bem objetiva, e penso ser a última vez que falarei sobre isto, porque já está me fazendo mal a inércia de Dilma:

1. Estamos com um golpe em processo. Acho que Dilma não entende assim e, se for isso mesmo, acredito não have chance de vitória, pela cegueira de quem detém o poder que pode se contrapor ao golpe.

2. Golpe se enfrenta não só institucionalmente, mas também com lógica militar. Se não se entende o item anterior, também não se adota a atitude adequada quanto ao tipo de enfrentamento. Novo ponto perdido devido a Dilma

3. É medida para ontem: destituir imediatamente o atual diretor geral da Polícia Federal e remover os policiais delegados que atuam em Curitiba para bem longe dali. É medida drástica mesmo, derivada do entendimento do item anterior.

4. Atuar intensamente no meio jurídico estatal, inclusive e principalmente no sentido de deixar claro que o próximo PGR será escolhido DISCRICIONARIAMENTE pela presidente da República; adeus indicação da ANPR. Este passo só poderá ser dado se se entender que o Ministério Público está para a situação de hoje, como os generais estavam para a situação pré 1964. Não adianta querer que as instituições sejam republicanas, como fala Dilma; elas simplesmente não o são. Não é o desejo que irá gerar isso agora.

5. O atual PGR, Janot, está para os procuradores de Curitiba, assim como Temer está para Cunha. É o mesmo tipo de aliança, na qual uns operam a lógica pesada e são os tratores, enquanto o outro desempenha o papel de lustre e cobertura. Nassif ainda se engana com Janot, mas todos os indícios apontam para o fato de que ele está intensamente no golpe. Tudo indica que foi ele que lançou Lula às mãos dos procuradores de Curitiba, enquanto tentou se passar por republicano em relação à Dilma no TSE.

6. Lula caindo, Dilma não aguentará nem um mês, e aí o plano Janot-procuradores-Moro-Globo terá sido vitorioso.

Escrevi tudo isso aqui, porque isso me parece claro demais, mas o governo parece optar deliberamente pela cegueira e escuridão. Somente as ruas, sem combate massivo ao poder judiciário (aos agentes e coniventes), não irá segurar o golpe. Não adianta dourar a pílula.

Ruim
Bom
Muito bom
Ótimo
Excelente

Sidnei Brito disse...

Dureza, né, Manrel?
O problema não é o Ernesto vir postar isso aqui. O problema é um grande jornal publicar isso como se fosse grande novidade.

Vargas disse...

Quando servi ficava de prontidão à cada suspiro da Argentina. E daih ?

Paulo disse...

Beleza, então explica por que o General Cid falou à band hoje que na hora da conducão do lula 600 homens da PE, polícia do exército, estavam de prontidão pra garantir a Ordem caso alguém quisesse impedir o cumprimento da ordem judicial... Vão acreditando no stedille, que eu fico com o exército de Caxias.....

Messias Franca de Macedo disse...

PRESIDENTE LULA PEDE A MORO RELAÇÃO DE CASOS EM QUE É CITADO

08 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:17

"Em nome do Princípio da Ampla Defesa", advogados do ex-presidente Lula protocolaram nesta terça-feira 8 na Justiça do Paraná o pedido de uma certidão com a relação de todos os processos que envolvam o nome de Lula ao juiz Sérgio Moro, da Lava Jato; defesa menciona "todos os processos, procedimentos ou incidentes vinculados ao presente feito ou não, em regime de sigilo ou não", que envolvam o nome do ex-presidente.
(...)
Também nesta terça, os advogados de Lula recorreram no STF contra a decisão da ministra Rosa Weber, que negou a suspensão das investigações da Lava Jato e do MP-SP até que seja definido qual órgão será responsável pelos casos
(...)
Ao negar a liminar, a Ministra Rosa Weber afirmou que o Ministério Público do Estado de São Paulo e o MPF estão investigando a "mesma realidade sob perspectivas diferentes".
(...)

http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/220252/Lula-pede-a-Moro-rela%C3%A7%C3%A3o-de-casos-em-que-%C3%A9-citado.htm

Messias Franca de Macedo disse...

EM TEMPO:
dizer mais o quê?
Apenas que Demóstenes Torres, Pedro Taques e outros senadores estavam cobertos de razão...

Pedro Taques vota contra aprovação da ministra Rosa Weber
https://www.youtube.com/watch?v=rde_i7v8GGA

Messias Franca de Macedo disse...

Demóstenes Torres vota contra indicação de Rosa Weber para o STF
https://www.youtube.com/watch?v=w46hmFl4eUc

Vargas disse...

Sidnei, não sei qual é o "grande jornal".
Se for o que eu estou pensando, não é e nem nunca foi um grande jornal.
É apenas o jornal que vende mais, por que só o caderno de classificados dá para fazer um baita fogo no inverno.
Mas, estamos vendo uma campanha de desinformação só comparável à campanha para eleição do Collor ou para possibilitar a privataria tucana.
Dia desses eles publificavam que "Lula pediu para suspender as investigações", sem mencionar que ele estava pedindo, na verdade, DEFINIÇÃO do fórum para investigação".
Assim como disseram que "Lula diz que não existe ninguém mais honesto do que ele"., quando na verdade ele terminou a frase com "pode ter igual, mais honesto não". O que é uma afirmação razoável, já que depois de 40 anos sendo investigado, nada há de provado contra o ex-presidente.
Enfim, temos que conviver com os midiotas que, ou são enganados por que querem, ou são, além de analfabetos políticos, analfabetos funcionais.

Tomás disse...

Toda a transcendental autoridade, segurança e empáfia de Moro e sua equipe deriva de uma delegação que lhe foi passada por uma cúpula de golpistas que congrega empresários locais, sobretudo de comunicação social, e também contatos poderosos no exterior. Isso é um atentado à soberania nacional. Um dos objetivos políticos deste grupo é a entrega de riquezas nacionais à exploração estrangeira, e para isso já nem têm paciência de esperar a tomada do poder e estão dando início no Congresso, bem como a destruição de empresas estratégicas nacionais. Tudo conduzido por um histerismo espetaculoso cimentado sobre o papo completamente furado de "combate à corrupção". O que todos nós devemos esperar, é que as Forças Armadas BRASILEIRAS estejam bem atentas a tudo isso.

Tomás disse...

Isso não é verdade.

Lenita disse...

Sergio para Presidente do Brasil Ja !

Antonio Cezar Perin disse...

Blog Contexto Livre.
O que teria, de fato, atrapalhado os planos de levarem o ex-presidente Lula para Curitiba é umas das questões mais levantadas após a última tentativa da equipe de Moro.

Aeroporto de Congonhas, sexta-feira, 04 de março, cedo da manhã.

Soldados da Polícia da Aeronáutica estranham a movimentação de outros policiais armados.

Bloqueiam a entrada e não deixam eles entrarem no aeroporto. Não teriam reconhecido a farda que foi usada pela Polícia Federal, que estava fortemente armada.

Um dos soldados avisa ao coronel o que está ocorrendo.

O coronel fica furioso.

O reforço é chamado. Em poucos minutos a Polícia da Aeronáutica está preparada com centenas de homens para, se preciso for, confrontar os policias da PF.

A confusão é enorme, então descobre-se que o ex-presidente estava sendo conduzido. Neste momento, o coronel assume o comando do aeroporto e dá ordens para que cem homens da Polícia da Aeronáutica cerquem o jatinho que, segundo lhe informaram, levaria o ex-presidente Lula para Curitiba.

Mais tensão.

Sabe-se então que Lula está na sala da PF para interrogatório. Neste instante é aventada a decisão de invadir a sala para resgatar o ex-presidente. Há uma negociação, mas o coronel, que segundo consta é legalista, teria perguntado: “O que vocês pensam que estão fazendo com um ex-presidente?”.

Em meio a isso, o ex-deputado, professor Luisinho já estaria protestando contra a detenção de Lula e há uma baderna enorme defronte a sala da PF. Manifestantes contra Lula entram em êxtase.

Desmentidos surgem, mas o coronel do aeroporto não dá sinais de recuar. A PA permanece a postos, pronta para qualquer tentativa de condução de Lula.

A equipe da lava-jato desiste do plano A, que seria levar Lula à Curitiba — onde deputados de oposição já estariam comemorando.

Além disso, decidem reduzir o tempo do interrogatório, que era pra ser bem mais longo e, consequentemente, mais cansativo ao ex-presidente.

A Polícia da Aeronáutica, sob o comando do coronel, não arreda pé.

Diante do impasse, o juiz Sergio Moro teria dado ordens para abortar a operação.

O ex-presidente Lula é libertado.

A operação fracassou.

Quem forneceu essas informações, relatou tudo isso, exatamente desta forma.

Provavelmente quem esteve no local, naquela fatídica manhã de sexta-feira, possa ter visto parte desse impasse.

Sobre a veracidade desta versão, cabem duas questões:

De fato aconteceu desta maneira, a partir da ótica do narrador.

Ou, como disse a personagem do filme “Cortina de Fumaça”, Paul Benjamin, interpretado por William Hurt, após ouvir a história de natal de Auggie Wren (Harvey Keitel):

“Para se contar uma boa história tem-se que saber apertar as teclas certas. E nisso, você é mestre”.

Quando o narrador dessa história terminou de contar, me disse: “Podia ter acontecido uma tragédia. Foi muito tenso”.

A mim coube apenas a fidelidade do relato sem o uso de qualquer recurso literário.

Messias Franca de Macedo disse...

... Doutor Marcelo Odebrecht e família, o "juiz" fascista 'mor(T)o' fez estágio com a "suprema tibieza" 'Maria Rosa Weber Candiota da Roça', segundo o ex-senador Demóstenes Torres...

Da Série "Toda a fragilidade, tibieza e inconsistência jurídica da 'suprema' [suprema!] Rosa Weber"!
Ah, especificamente a partir dos 10:00 do vídeo abaixo o interpelante senador Demóstenes Torres saúda a "futura suprema" 'Rosa Maria Weber Candiota da Roça'!
Só faltou nominá-la de Rosa Maria Weber 'Idiota da Roça'!:
Corte suprema ou Corte ÍNFIMA?!...

Messias Franca de Macedo disse...

O VÍDEO EM QUE O EX-SENADOR DEMÓSTENES TORRES ESPINAFRA A "FUTURA SUPREMA" [Suprema!] ROSA WEBER

https://www.youtube.com/watch?v=LRYJXeaVuDo

Messias Franca de Macedo disse...

[MAIS VERGONHA ALHEIA DESTE INDIGNO E INFAME "'miniSTÉRIO' PRIVADO DOS GOLPISTAS"!

Ah ESTA IMUNDA 'PORCA-tarefa' da Operação 'Lava [DEMoTucano a] Jato'!]

(Sobre Aécio na Lava Jato) Não foi isso que perguntei, Eu quero saber do Zé Dirceu na Petrobras. IMPRESSIONANTE.

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

https://twitter.com/Ka_Ra_K/status/707262044005908481

Carlos Roberto disse...

https://youtu.be/ErD6taj1Kd4

Messias Franca de Macedo disse...

MAIS UMA DESCARAÇÃO/VAGABUNDAGEM SURREAL DENTRO DO GOLPE SALAFRÁRIO PERPETRADO POR MOLEQUES!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

MP ARQUIVA CASO AÉCIO SEM OUVIR TESTEMUNHA CHAVE

Por conspícua e impávida jornalista Helena Sthephanowitz

O Ministério Público pediu o arquivamento da investigação envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB) na Lava Jato, sem ouvir a testemunha principal; os fatos: Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como "Ceará", transportador de dinheiro do doleiro Alberto Youssef, fez acordo de delação premiada com a PGR e, delatou Aécio Neves. Disse que, por volta de setembro ou outubro de 2013, Youssef o mandou entregar R$ 300 mil no escritório da empreiteira UTC no Rio de Janeiro para um diretor de nome Miranda. Este se mostrou tenso, ansioso, e disse que Aécio era "o mais chato para cobrar" e que estava em cima dele atrás desse dinheiro; porém, do pedido de arquivamento feito pelo MP consta que Miranda não foi ouvido; a decisão do ministro do STF Teori Zavascki, acatando o pedido de arquivamento, descreve apenas duas outras oitivas tomadas nesta investigação: a do doleiro Alberto Youssef e a de Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC; não ouviram Miranda; confira reportagem de Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual

08 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:54

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/03/delacao-contra-aecio-o-mais-chato-foi-arquivada-sem-ouvir-principal-testemunha-4223.html

paulo raimundo da silva ramos disse...

os caras apareceram no aeroporto de congonhas fantasiados de exercito americano.quando o coronel soube que estavam com lula ameaçou meter bala,tiveram que arregar.

Messias Franca de Macedo disse...

Ceará confirma pagamento de R$ 300 mil a Aécio Neves, o mesmo ‘Aécio 1/3 El Chato Furnas Forever’

https://www.youtube.com/watch?v=qqTlEJRV-NI

luiz mattos disse...

De Luiz Orlandi.
SOB DOIS MARÇOS
Era uma vez março de 1964. Agora é um março de 2016.
Acontecimentos ditos históricos são dificilmente comparáveis, seja com o intuito de tratar empiricamente suas semelhanças e diferenças, seja o de submetê-las a um esquema racional abrangente. Sempre surgem detalhes perturbadores da percepção ou do raciocínio. Se isso acontece aos que se dedicam à história dita maior, à história envolvente, o que dizer então do ponto de vista de quem vive, olha, ouve… e apenas balbucia do ponto de vista de um lance qualquer de histórias contidas? Pode-se dizer, pelo menos, que há infindáveis séries de dificuldades para exprimir algo nesses dois níveis, o das histórias envolventes e o das histórias contidas.
Do ponto de vista da história envolvente, é fácil encontrar o registro de que março de 1964 foi um dos períodos cronológicos decisivos no processo antidemocrático, que culmina com o golpe militar de 1º de abril daquele ano. E hoje? O que a história envolvente já pode registrar é que uma poderosa midia jornalística e televisiva, cúmplice e potencializadora do exercício exorbitante de um setor da magistratura e de forças policiais, milita, espetaculosamente, em prol de um processo antidemocrático de redução do prestígio de representantes políticos de forças socialmente inovadoras.
Pois bem, o que aqui pretendo exprimir é apenas algo ligado a um pedaço de história contida, historinha que, neste preciso momento, pinguepongueia entre dois marços, o de 1964 e o de hoje, março de 2016. Que algo seria esse? É possível que não seja mais do que um sentimento. Ou talvez ele seja um pulsar que minha consciência toma como sentimento, mas que, nas cavernas que me constituem, ele opera como intensidades capazes de qualquer coisa.
De qualquer coisa que promova a defesa de nossa débil democracia, débil, sim, mas sem a qual seremos vítimas do que há de pior hoje, março de 2016, no congresso, nas forças policiais, na magistratura, no campo jornalístico e televisivo, nos predadores do meio ambiente, nos maus patrões e senhoras fascistóides, nos promotores da imbecilidade, nos ressentidos contrários a conquistas populares, nos assaltantes de merendas escolares, nos que ofendem nossos artistas, nos que corroem a escola pública, universal e gratuita, nos machistas, nos racistas, nos homofóbicos, nos exploradores e entristecedores da vida alheia, nos que buscam criar alegria através do vilipêndio e maltrato de uma pessoa, de uma família como o que está acontecendo hoje, 4 de março de 2016, em Congonhas.
Esse sentimento seria o mesmo que vivi em 1964? Há uma quebra na linha. O ardor que me levava a lutar pela democracia naquele passado era o de quem sentia como equivocados o inimigo militar golpista e as mulheres marchadeiras que o apoiavam nas ruas de Araraquara. Liderei uma greve estudantil contra o golpe. Alguns poucos colegas foram contrários à greve, mas não gritavam em apoio ao golpe. Eu sentia, com certa alegria, que não propiciaríamos ao golpe uma juventude com estampa autoritária. De um tempo para cá, apesar de constatar que dificilmente encontro um jovem autoritário na universidade pública na qual ensino aqui em Campinas, fui perdendo aquele sentimento de quase certeza de que não teremos jovens dispostos a seguir a canalhice que vem se armando contra a democracia brasileira. Como idoso, sei o quanto precisamos de jovens democráticos. Preciso acreditar que eles não vão se imbecilizar, preciso acreditar que eles saberão cultivar boas relações e não promover o ódio entre brasileiros, entre brasileiros e outros povos. Preciso acreditar que eles não personifiquem o pior dos futuros. Não por mim, vejam bem, mas por eles mesmos e por meus netos e netinhas, pela imensidão de netos e netinhas, entes de um futuro que se decide agora, a cada dia, a cada manifestação libertária.
Ainda sem bengala que me ampare, mas tomado por um libertário sentimento democrático anti golpista, irei às cinco horas da tarde a uma manifestação aqui em Campinas.
Abraços do Orlandi

Danilo Stinghen disse...

Isso já está cristalino desde há muito tempo. O golpe sempre teve três frentes: cassar a chapa Dilma no TSE, com Gigi e seu jagunço Toffoli; impixar a Dilma no Congresso, e garantir o fisiológico Temer no governo central cumprindo a agenda dos vendilhões; e prender o Lula primeiro na Lava-Rato, depois com a desvirtuação da Zelotes e a investigação porra louca do MP paulista. No último ano e meio, sempre que o Moro ser desmoralizava, o Cunha surgia com um trunfo. Quando esse perdia a força momentaneamente, vinha o Gilmar com mais esculhambação...

Danilo Stinghen disse...

Desejos das viúvas. Não se preocupem: as viúvas gritam pra turminha do pijama, aqueles oficiais que estão fora da ativa faz tempo. Tipo o Ustra

Messias Franca de Macedo disse...

Ricardo Pessoa da UTC:
"Eu pagava um MENSALÃO de R$ 50.000,00 ao doutor Tiago Cedraz, filho de Aroldo Cedraz, presidente do TCU, objetivando ter acesso a informações privilegiadas daquele Tribunal. (...) Eu também paguei uma propina no valor de R$ 01 MILHÃO ao colegiado do, via Tiago Cedraz, no sentido de a UTC poder continuar atundo na obra da Usina de Angra III"

https://www.youtube.com/watch?v=b6UBw35omSQ

Messias Franca de Macedo disse...

ajuste desprezível:

... Eu também paguei uma propina no valor de R$ 01 MILHÃO ao colegiado do TCU, via Tiago Cedraz,...

Hildermes José Medeiros disse...

Ótimo, muito bom bom que assim continue. Só um reparo: não é fluxo a seguir , mas linha de comando, visto que a Presidente Dilma Rousseff é a comandante das Forças Armadas.

Paulo disse...

Tem o áudio do Cid na band. E agora com os manés do MST barbarizando, pode contar como certa a presença militar. A esquerda está clamando por uma ação militar....

José Carlos Vieira Filho disse...

Vivandeiras de quartel ou Marias Batalhão?