quinta-feira, 24 de março de 2016

Agressão a D. Odilo é loucura, mas pode não ser apenas a loucura

odilo

Por mais que o caso tenha sido minimizado e abafado, a agressão de uma fanática a D. Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, por uma transtornada mental, é gravíssimo.

Os presentes ao ato asseguram, registra o Nassif, que a moça gritava que o arcebispo e a CNBB não iriam servir, com a Igreja, aos "comunistas".

O Cardeal Scherer é da corrente conservadora da Igreja e não merece menos respeito por isso. Inclusive de mim, um ateu que teve a experiência de trabalhar, respeitando e sendo respeitado, para outro cardeal conservador, Eugênio Salles e tendo ótimas relações com dois de seus bispos auxiliares, D. Celso José Pinto da Silva e D. Afonso Felipe Gregory.

É visível, no vídeo divulgado pela Jovem Pan, que D. Odilo tenta, repetidamente, acalmar a moça, inclusive abraçando-a e acariciando sua cabeça por perceber-lhe o transtorno. Mas é também perceptível que tem um sentido premeditado ela esperar que ele chegue próximo aos padres, que renovavam seus votos, como fazem todo ano, e - depois de acenas para alguém - ostensivamente arranque-lhe a mitra, aquele paramento de cabeça que bispos e arcebispos - e não padres - usam nas cerimônias.

A mitra tem o sentido da respeitabilidade do hierarca da Igreja, como fosse um capacete de proteção e imposição de autoridade católica.

Com loucura ou sem loucura, o que quis se atingir foi a autoridade do arcebispo.

Pode ter sido pela mão de uma pobre coitada, em desequilíbrio mental, mas há indícios de que possa haver mais alguém nesta loucura.

39 comentários:

C.Paoliello disse...

Neste momento em que, capitaneadas pela globo, as forças mais reacionárias do país pregam e disseminam o ódio, a intolerância e o preconceito, não se pode considerar fortuito uma agressão deste tipo. É provável que a agressora esteve agindo por ordem e a soldo de alguma organização de extrema-direita.

Carlos Roberto disse...

Senhores eu sou velho e ateu e penso que os neo idiotas é neo nazistas passaram dos limites jamais ahredi ou desrespeitei qualquer religião em todos os meus 60 anos , não concordo entretanto respeito, agora agrefir jamais, pois amanhã hipoteticamente alguém ahredi padtes, logo em seguida nordestinos, filhos de Nordestinos, netos de Nordestinos, judes, testemunhas de Jeová é voltamos ao período nazista, daí vamos lançar o povo em uma câmara de gás.
Togos juntos contra o golpe e urgente!

iSKRA disse...

Como católico considero a agressão abjeta, mas assim a consideraria também se cometida contra um daqueles "pastores" da direita financeira que enriquecem, alguns até mesmo montam redes de TV.
Mas todo mundo sabe do conservadorismo de D. Odilo, logo, fica patente a intenção midiática da suposta "louca".
Sinceramente, chegamos ao limite do descaso, pois quando as pessoas ficam com medo de expressar o que pensam, medo de vestir qualquer roupa, quando loucos começam a queimar sedes de organizações e partidos, fica patente a doença social.
Lembremos que isso começou na mesma São Paulo de hoje, com a bomba jogada no Instituto LULA, ademais resta patente quem promoveu e promove, incitou e incita este estado de coisas surreais....a rede GLOBO, ela , pelo alcance e penetração é a grande responsável pela GUERRA que se avizinha, que entre outras situações transformará o Brasil, sexta maior potencia economica global em uma Nação em frangalhos, talvez até seccionada.
Tenho certeza absoluta que neste momento, longos punhais estão sendo amolados, infelizmente, de ambos os lados, todos capitaneados pelo estrela da MORTE.

Nito disse...

O comentarista Earving Camps é um pandego. Em 97 ou 98 o Paulo Francis, no programa Manhattan Connection, disse com todas as letras que a Petrobras era a maior fonte de roubalheira do país. Disse que seus diretores tinham contas milionárias na Suiça. Seus diretores na época eram o Delcídio, então no PSDB, o Cerveró, o Barusco, o Paulo Roberto, enfim, os mesmos de hoje. Se o presidente da época, o FHC, tivesse investigado não teríamos chegado ao que vemos hoje. Mas na época o procurador geral, também conhecido como engavetador geral, o Geraldo Brindeiro, como nada investigava, ficou por isso mesmo. Como FHC não tinha interesse em investigar pra não chegar aos seus, mandou processar o Paulo Francis. Essa é a indignação seletiva a que assistimos. Earving, deixe de ser hipócrita ou informe-se melhor, se for o caso.

Daniel Carajelescov disse...

Fernando Brito

Não vejo sentido em dar publicidade a esse imbecil do vila (minúscula mesmo) em seu blogue. Afinal, trata-se de um pseudo historiador que tem orgasmos em aparecer na globo.Ele, como todo pigmeu, se dá uma importância que não tem pois não passa de um puxa-saco dos seus patrões globais. Desconhece que o que caracteriza um intelectual é precisamente a independência na manifestação de ideias e a coragem de não se submeter os poderosos. Enfim, esse senhor não passa de um medíocre bajulador. Sinto perder meu tempo com um defunto tão insignificante. Com homens dessa estatura onde os golpistas pensam que vão chegar? Nem com a cadeira da Presidência vazia eles conseguiriam tomar o poder, quanto mais com a resistência do povo brasileiro esclarecido. É preciso dizer a esse estúpido apalermado - pavão exuberante e intelectualmente analfabeto - QUE NÃO VAI TER GOLPE!

thila disse...

Nito não perca tempo respondendo a esses descerebrados.Nós devíamos ignora-los sempre. A lavagem cerebral já foi feita e eles coitados tem que vir aos blogs decentes porque estão desnorteados desde que no dia 13/3 escorraçaram os patronos deles na Av. Paulista! Não notou a invasão? Eles já desconfiam que pegaram o bonde errado estão tentando achar uma luz logo onde? Nos blogs sujos. Quanto ao Arcebispo a culpa é daquele lá de Aparecida que mandou estripar a cabeça da cobra incitando a violência! O Papa agiu tarde demais transferindo o tal padreco. Que deve estar pregando o ódio onde estiver.Agora cuidem-se porque de loucos e burros o Brasil está cheio. PHA foi obrigado a fechar nossos comentários.Se ignorarmos eles vão embora. Chorem coxinhas!

Dalto Domingos Rodrigues disse...

Ou o Brasil acaba com a globo, ou a globo acaba com o Brasil.

Messias Franca de Macedo disse...

EU JURO!
E DE PÉS JUNTOS!

Há cerca de uma hora, eu fui acometido de uma crise paroxística de gargalhadas!
"Foi tanto" que quase eu não estaria mais aqui: pensei que iria morrer!
Traduzindo:
coloquei uma máscara e um óculos antissépticos, passei repelente no corpo inteiro, vedei as narinas, e lá fui zapear a porra do 'Jornal das Dez' somente para ver aquela turma falar do caranguejos do Listão das propinas da Odebrecht...
Mas, que nada!
No entanto, valeu:
o estúdio do Projac [pseudo]jornalístico estava mais tétrico do que nunca!
Parecia um cemitério!
No protagonismo da esculhambação a 'Maria Leilane Leubarth Louca' mais aloprada e em polvorosa do que nunca - mal conseguia achar a câmera, totalmente desnorteada...
O MERDAL Pereira &$ o Gerson 'Cama(ar)rotti' 'O Arrotador-mor dos Marín(ho) completavam a lástima televisiva!
Merdal chamou um diplomata do Itamaraty de sujeito aloprado e outros covardes impropérios!
O 'Cama(ar)rotti concordando com o MERDAL na tese esdrúxula e canalha de que "o impeachment não é golpe porque o STF já definiu o rito do processo"!
Será que esse pessoal não se toca em relação ao ridículo que protagonizam?!
Lá pra não sei das quantas a Leilane - a âncora na edição de hoje do "telejornal" - tirou não sabemos de qual tumba um ranking onde aparecem celebridades mundiais incluindo bilionários a artistas passando, pasme, pelo sérgio 'mor(T)o', não sabendo a Leilane que o "juiz" psicopata está com passagem destino Antártida ou Sibéria...
Enfim, uma coisa horrenda!...

***

Mas havia um caranguejo no neio da redação do Projac:
A âncora 'Maria Louca' [A Leilane Neubarth] notícicia com pesar do rosto lívido e olhar catatônico:
"Líder do DEM, Pauderney Avelino é condenado a devolver R$ 4,6 milhões
De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, Pauderney Avelino teria superfaturado contratos quando era secretário da Educação de Manaus"

- Boa noite!
- Boa viagem, disse eu!

Messias Franca de Macedo disse...

... Até 'ontem' o caranguejo abaixo apontava os dedos IMUNDOS para a honrada presidente Dilma Rousseff e o honesto [eterno] presidente Lula

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/files/2016/01/pauderney.jpg

Francisco disse...

O comunismo cristão está claramente descrito em Atos dos Apóstolos. A questão central da teologia medieval era saber se Cristo tinha bolso na túnica ou não. Quem achava que não era tratado como herege. Como "comunista"... Cristãos não costumam ler a Biblia porque ser cristão para falar mal e desejar o inferno para os outros é mais divertido do que viver na comunhão de bens...

A Biblia é o livro menos lido da face da terra. Nesse exato minuto tem uma banda evangélica berrando na praça (e no meu ouvido). A canção fala dos "mártires perseguidos". E eu tenho que ouvir essa esganiçada feito um martirizado - calado. Tô ferrado...

Edgar disse...

Se ela estivesse com uma arma de fogo ou.uma faca poderia ter matado o.arcebispo
Parabens Globo por espalhar o veneno.
Parabens golpistas

Morvan disse...

Boa noite.
Postei no FB:
'Boa noite. D. Odilo é conservador de carteirinha. Tanto que era o "ungido" da direita brasileira para o Papado. Daí, convenhamos, não parece ser um caso de ataque a "comunista" (os reaças do Brasil precisam superar a Guerra Fria). Esta senhora, como sugere o Tijolaço, pode não ser uma louca, e sim um "zangão" deste momento de cólera do Brasil, cevado pelo PIG, eterno inimigo do país. Parece mais um "aviso", uma admoestação aos próprios conservadores: "Não transijam. Estamos de olho!"'.

luis castro disse...

Que louca que nada, o gesto desta perua foi programado por aqueles que pregam a violência. O clima nazista está sendo criado de propósito pela Globo e comparsas que se sustentam pelo ódio e querem disseminar em todos os segmentos da sociedade brasileira. Tanto que não é louca que usou a pregação contra o comunismo tão cara aos golpistas.

Messias Franca de Macedo disse...

Líder do DEM, Pauderney Avelino é condenado a devolver R$ 4,6 milhões

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado, Pauderney Avelino teria superfaturado contratos quando era secretário da Educação de Manaus

postado em 23/03/2016 10:07
Conteúdo Estadão

Brasília - O líder do DEM na Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino (DEM-AM), foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a devolver R$ 4,6 milhões aos cofres públicos do Amazonas e multado em R$ 23 mil. A acusação é de que Pauderney, no período em que era secretário da Educação de Manaus, teria superfaturado contratos de imóveis alugados pela prefeitura para a instalação de escolas. A decisão foi divulgada na última quarta-feira, dia 16, e está suspensa até hoje devido a apresentação de embargos pela defesa do parlamentar.
(...)
Pauderney Avelino atuou como secretário municipal de Educação, na gestão do ex-prefeito Artur Neto (PSDB) no período de janeiro a dezembro de 2013. Já o ex-secretário Mauro Lippi foi titular da pasta na gestão do ex-prefeito Amazonino Mendes, na época do PTB e hoje do PDT, em 2012.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/03/23/interna_politica,746477/lider-do-dem-pauderney-avelino-e-condenado-a-devolver-r-4-6-milhoes.shtml

Messias Franca de Macedo disse...

... O CRIMINOSO verme moleque 'estoriador' é muito mais psicopata do que a louca desvairada que atacou insana e covardemente o arcebispo Dom Odilo Scherer!...

PQP

Cláudio disse...

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando: Lula 2018 neles ! ! ! !
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * *

helio disse...

Porquê Alckmin alugaria um jatinho de Minas Gerais??? Essa Banjet Lava a Jato é do PSDB?? Do Aécio?? “Descontinho” no aluguel de jato-Nesse dia, Alckmin voou para São Paulo num jatinho particular alugado pela empresa BanJet ao Diretório Nacional do PSDB. Embora não tenha pagado as despesas, o partido assinou promissórias assumindo gasto de R$ 79.800 para deslocamento de Alckmin e dois assessores. A empresa cogitou a possibilidade de não cobrar o valor, mas sim doá-lo ao partido. O gerente da BanJet, José Américo Leão, disse que desistiu da doação por causa da burocracia."

— Preferimos cobrar, mas demos um descontinho — disse Leão, informando que o deslocamento nesse trajeto não sairia por menos de R$ 105 mil.

O tesoureiro da Executiva Nacional do PSDB, José Lucena Dantas, disse que o pagamento à empresa será feito em 30 dias e que os recursos sairão do fundo partidário:

Maria disse...

E os atentados seguem sem ser investigados.

Marina disse...

Todo fascista é turbinado pelo ódio , logo são desiquilibrados. Talvez a palavra que melhor defina seja mesmo transloucados. Essa mulher ao agredir o Cardeal estava transloucada de ódio pelo posicionamento da CNBB contra o golpe, que aliás demorou demais. A igreja assistiu impassível a escalada da intolerância, do ódio e da perda da civilidade entre as pessoas. A Igreja se omitiu em condenar as agressões verbais que pipocavam de todos lados. Idosos, chefes de família, jovens e até criancinhas. Inclusive de seu próprio rebanho. Todas as vezes que eu ia à missa esperava que no sermão o padre condenasse a violência e ódio que, alí mesmo, na missa, separavam irmãos na fé. Esse silêncio cúmplice da Igreja também contribuiu que o ódio se disseminasse. Assim, as carolas adestradas criminosamente pela mídia passaram a fazer apologia à violência usando frases soltas do evangelho, como fez o bispo auxiliar de Aparecida.

Maria disse...

Chico Alencar mandou bem. Disse que o Congresso atual não tem legitimidade para um impitim. Não mesmo.

A Comissão deveria é ser afastada pra se defender em seus processos de corrupção.

Marina disse...

Esse vídeo do fascista tucano Vila está também no blog Vermelho, talvez estejam em outros também, ainda não conferi. Muito estranho.

Agressão a D. Odilo é loucura, mas pode não ser apenas a loucura – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Zé Ruela disse...

Criaram o monstro. Agora é a noite do punhais. Quem os colocarão nas suas jaulas?

Antonio disse...

Esse filho da puta do Villa chama petistas de fascistas.
É ou não é um filho da puta?

Nito disse...

Vc tem razão. É isso aí.

luis disse...

Moro, Globo, sai desse corpo que não te pertence.

Alberto Nasiasene disse...

E provavel que ela pertenca a TFP que se reune semanalmente na Se. Nao e questao de problemas mentais nao...

revenger disse...

Imagine se ela estivesse com um objeto perfurante!

Djijo disse...

"A mitra tem o sentido da respeitabilidade do hierarca da Igreja", alguém sabe a origem disso, da mitra? Eu sei, mas vou deixar que cada um faça suas pesquisas no Google mesmo.

antonio carlos martins disse...

COMO CATOLICO PRATICANTE ABOMINO O ATAQUE A DOM ODILO!embora conservador o arcebispo de sp esta plenamente em comunhao com a CNBB e as diretrizes do Pontificado do papa Francisco: comunhao,fe,justiça,caridade-faço um desagravo a Dom Odilo e oraçoes a moça reacionaria!

tiao disse...

Fazer uma manifestação em frente a este Lixo,e cobrir a fachada de Merda.Urgente.

tiao disse...

" em relação a capa da Veja desta semana "

Manoel disse...

Villa estrume do cavalo do Aécio...

Sonia Barbosa disse...

Caro Fernando Brito, agradeço a você e os "blogueiros sujos" a fonte valiosa de informações que não temos na grande imprensa golpista! Venho compartilhando dia a dia com amigos todas essas informações!
O que aconteceu que você hoje não postou texto? Se for o cansaço como disse, espero que se cuide! Porém estou preocupada com sua ausencia!!! Abraço forte da pernambucana.

roberto disse...

Essa é daquelas que nem precisa de lavagem cerebral, a babaca acredita até em Bicho Papão.
Mesmo uma TV totalmente imbecil como a globo, influencia ela com apenas duas palavras de beócios como Merdal ou Waaca.

Tomás disse...

Concordo. Eles estão com um mapa de guerra aberto sobre uma mesa, e pretendem atacar em todas as frentes. A agressão diz respeito ao setor "Igreja católica". Este atentado tem propósito bem claro: derrubar a fidelidade à hierarquia da Igreja e minimizar o apoio da CNBB à legalidade democrática. Em vez de se intimidar com isso, a Igreja deveria reforçar seu apoio democrático legalidade, reforçar sua condenação ao golpe que pretende levar o país às trevas iluminadas da Globo e ficar mais vigilante.

Tomás disse...

Perfeitamente. Cada dia que passa, eles caem, um a um em descoberta de falcatruas. Muito em breve não mais caberão mais embaixo das asas da Globo/Veja.

Tomás disse...

Creio que o caso caberia a promoção de uma urgente caminhada pela praça em redor da Sé, em desagravo ao arcebispo.

Maria Rita disse...

Hoje, dia 26, já circula no Brasil 247 a notícia de uma incitação à agressão a D. Odílio feita por Olavo Carvalho, no mesmo estilo de Lobão e seus miquinhos amestrados.