sábado, 12 de março de 2016

A hora de defender a Petrobras, por Pedro Celestino, do Clube de Engenharia (I)

getlul

A partir da correta decisão do Governo federal em 2010, de mudar o regime de exploração do Pré- Sal, quando se atribuiu à Petrobrás a condição de operadora única, com percentual mínimo de 30% de participação nos blocos, a empresa passou a ser alvo de sistemática campanha para desqualificá-la e desvalorizá-la. Artigos como o publicado no jornal Valor em 22 de janeiro último, sob o título “A hora da verdade – reinventar a Petrobras" têm esse propósito, para que o Pré-Sal possa ser capturado pelas petrolíferas privadas mundiais. Basta observar a euforia do CEO da Shell diante da notícia que o Governo estaria disposto a flexibilizar as regras de exploração do Pré-Sal.

Os articulistas, dois ex-membros do Conselho de Administração da Petrobras, ambos representando acionistas minoritários predominantemente estrangeiros, qualificam a situação da empresa como dramática. Seus problemas teriam começado há mais de dez anos, mas a "insustentabilidade" só ficou evidente aos primeiros sinais de queda dos preços do petróleo.Apontam quatro problemas: 1) política de preços suicida; 2) plano de investimentos
"megalomaníaco"; 3) estrutura ideológica de protecionismo (conteúdo nacional); 4) aparelhamento
de parcelas da companhia.

Os articulistas não levam em conta a importância estratégica da Petrobras para o desenvolvimento do Brasil, desde a sua criação em 1953. Esquecem que, ao longo do tempo, contrariando os críticos, a empresa descobriu óleo e gás em escala crescente e capacitou-se a refinar todo o petróleo consumido no país. E que, em seu entorno, constituiu-se um expressivo contingente de fornecedores, projetistas, empreiteiros e montadores, gerando centenas de
milhares de empregos.

Por isso, criticam a política de preços. Almejam, sem dizê-lo, que eles estejam sempre alinhados aos preços internacionais para maximizar lucros, e não aos custos de produção, como deve ser em uma empresa estatal, para que os derivados, indispensáveis às atividades econômicas, tenham preços módicos. Não obstante, têm razão em criticar o congelamento de preços imposto pelo Governo federal à empresa, apesar de por ela alertado das indesejáveis conseqüências, pois a importação de combustíveis a preços maiores que os praticados no mercado interno causou-lhe grande prejuízo, além de desorganizar a produção de etanol no país.

A "megalomania" a que se referem possibilitou à empresa reverter a trajetória declinante iniciada após a quebra do monopólio em 1997. Os vultosos investimentos realizados após janeiro de 2003 criaram centenas de milhares de postos de trabalho em toda a ampla cadeia produtiva do setor deóleo e gás, possibilitaram o desenvolvimento de conhecimentos científicos, geraram novastecnologias, criaram mais oportunidades para as empresas de engenharia nacionais e estrangeiras aqui instaladas. Devolveram à Petrobrás seu papel histórico, o de ser um dos principais esteios do desenvolvimento econômico, social e tecnológico autônomo de nosso País.Produziram extraordinários resultados entre 2003 e 2013, atestados por rigorosas auditorias, atendendo às normas da SEC norte-americana (não nos esqueçamos que as ações da empresa são, desde a abertura do monopólio, negociadas em New York).

Quando investem contra a "estrutura ideológica de protecionismo", os articulistas deixam clara sua posição contrária à exigência de percentuais crescentes de conteúdo nacional nas encomendas feitas pela Petrobrás. O argumento é simplório: produzir no Brasil é mais caro que no exterior. Não consideram a grande oportunidade trazida pelo Pré-Sal. Construir essas unidades no Brasil trará significativo aumento em nossa capacitação naval no setor petrolífero mundial, que se voltará inescapavelmente para aquelas lâminas d' água, que são a última fronteira geológica prospectiva para hidrocarbonetos no planeta.

Amanhã: Por que a Petrobras deve? Porque tem petróleo para tirar.
(*) Pedro Celestino é Presidente do Clube de Engenharia.

 

22 comentários:

titus disse...

So um exemplo, na segunda guerra a alemanha comprava de portugal terra(uranio) de uma especifica area, o mineiros portugueses pensaram para que carregar essa terra desse lugar quando podemos carregar a terra de um lugar bem mais facil e mais perto entao e ai decidiram partir do mais facil, no fim dessa empreitada os alemaes pagaram com dinheiro falso!
porque os brasileiros imaginam que os extrangeiros querem o subsolo brasileiro exemplo as mineradoras e as petroleiras, no minerio de ferro estao o niobio em diferentes quantidades,
quando e maior e separado para ser vendido como niobio em menor quantidade e vendido como minerio de ferro no entanto vai somente para especificos paises e ninguem acha isso interessante?

Messias Franca de Macedo disse...

A ECONOMIA OU O GOLPE!

… Agora há pouco retornando para o meu triplex [Risos], parei para arrancar – com regozijo – alguns cartazes fascistas anunciando a patacoada golpista programada para o próximo dia 13.
Próximo a um poste de iluminação pública havia um rapaz numa bicicleta.
Ele falou:
“O senhor é contra este movimento?”
Um tanto apoquentado, eu respondi afirmativamente.
Ele retrucou:
“Mas, eu estou desempregado. Tenho família, e aluguel para pagar! Durante o governo Lula a vida da minha família estava boa, agora não…”
Eu tentei explicar para o jovem que a presidente Dilma Rousseff ainda não teve sequer um dia de sossego, os golpistas, diuturnamente, boicotam o governo dela, de forma impiedosa, irresponsável e criminosa.
Concluí dizendo:
“vamos torcer para que o governo da presidente Dilma Rousseff possa se recuperar, e termos a retomada do desenvolvimento com geração de emprego e renda.”
Ao me despedir, desejando-lhe felicidades, imediatamente pensei no que disse o Roberto Requião em entrevista recente concedida ao jornalista Paulo Henrique Amorim.
Em síntese, o senador resumiu: “A solução está na resolução da equação ‘É a Economia , estúpido’!
Ao chegar em casa leio um texto deveras elucidativo.
Dileto(a) leitor(a), confira o texto lapidar e histórico

Messias Franca de Macedo disse...

Dilma rumo ao suicídio político: ou a presidente reage ou golpe a derruba

Mário Magalhães 11/03/2016 12:51

(...)

titus disse...

A hora e do Brizola
https://www.youtube.com/watch?v=2CTz0Jq24mg

Messias Franca de Macedo disse...

ENSAIO SOBRE A DEPRESSÃO

Inacreditável:
a profundidade da sordidez abjeta e a covardia deste títere (ir)responsável pela festiva (sic) ‘Guantánamo do Paraná’!
Criminalizar os presentes que o [eterno] presidente Lula recebeu durante os oito anos de mandato.
Mandato conferido democraticamente pelo verdadeiro, sapiente, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!
Mais uma molecagem surreal!
Psicopatia militante!
E a patacoada criminosa perpetrada em seguida ao momento em que “o juiz do ‘braZ$&l'” [somente rindo!] se avistou com o almofadinha “cheiroso” DEMoTucano [mega]corrupto João Dória Jr. “do ‘Picolé de Chuchu’ do MERENDÃO" em evento realizado no antro da LIDE…

RESCALDO:
aprofunda-nos um sentimento repulsivo de depressão crônica!
Quiçá, um atalho para a corja fascista, definitivamente, assaltar o poder tão cobiçado!…

Vade retro Satanás!

Perdão ao Satanás!

titus disse...

Ao bravo povo brasileiro
https://www.youtube.com/watch?v=rOvK3yaHZhA

Messias Franca de Macedo disse...

FONTE: portal uol/folha

Lenita disse...

Palavra de Ordem numero Um para a manifestacao do dia 18 : O PRE SAL E NOSSO !!! A soberania do Brasil, a educacao e a saude dos brasileiros nao estao a venda ! FORA TIO SAM !!! VETA, DILMA !!

titus disse...

O artigo 136 do Título V, "Da defesa do estado e das instituições democráticas" faculta ao presidente da República, sem, nas primeiras 24 horas necessitar de autorização do Congresso Nacional decretar o "estado de defesa", durante a vigência do qual, dentre outras medidas que garantam a continuidade do governo eleito, podem até ser presos os que conspiram contra as instituições democráticas.

titus disse...

Exemplo Governador de sao paulo nas manifestacoes de domingo, e outros patifes!

Luiza disse...

Tutus, os yankees conseguiram transformar o páis num puteiro...
Defesa do estado e das instituições democráticas é artigo de pouco valor nos dias atuais...Olha só quem caiu prá dentro no golpe e sem nenhuma vergonha e cerimônia: A OAB de São Paulo encaminhou uma nota à imprensa apoiando as manifestações que ocorrerão amanhã (domingo, 13). A entidade pediu que as manifestações respeitem as diferenças e mantenham o “ânimo democrático e o comportamento pacífico”.
Na carta, a Ordem falou sobre o “direito do cidadão externar sua indignação com o atual momento da vida institucional do país, com as sucessivas denúncias de corrupção, desmandos no trato da coisa pública e na prevalência contínua de interesses privados em debates, na tomada de decisões e nas ocupações dos espaços públicos, além do gravíssimo quadro recessivo de nossa economia com aumento de desemprego, inflação elevada, queda da atividade empresarial e do PIB do país”.
O Conselho Secional da OAB paulista decidiu levar a posição favorável à abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff ao Colégio de Presidentes do Conselho Federal da OAB.
nota completa em http://jornalggn/noticia/oab-sp-apoia-manifestacoes-pro-impeachment

A hora de defender a Petrobras, por Pedro Celestino, do Clube de Engenharia (I) – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

titus disse...

Eles podem se manifestar mas estao incluidos na conspiracao contra as instituições democráticas. visto que a responsabilidade da OAB e a preservacao da constituicao o que eles estao rasgando.....

titus disse...

sempre leio ele, cabeca boa...

Valdeci Elias disse...

Será Dilma , uma lutadora de Jiu Jitsu ?

Sou praticante de Karate Shotokan , e fico tentando analisar que tipo de lutadora é Dilma.
Quem pratica arte marcial, sabe a importância da distancia entre os lutadores. Se você não quer apanhar é só manter distancia , más em compensação não conseguirá aplicar nenhum golpe. A verdade é que quando você diminui a distância pra atacar , se torna vulnerável ao adversário . Esse tipo de lutador, que só fica fugindo e mantendo distância , é punido no Karate.
Outro tipo é o que luta com emoção, vai pra cima do adversário , sempre encurtando a distância , pra poder aplicar os golpes. Salientando que , que quando faz isso se expõe ao adversário. Por isso geralmente a luta é rápida. Ou ganha ou perde rápido. É a luta mais bonita de se ver. Por isso, ao assistir um campeonato de karate, veja a categoria preta 20/30 anos. Vai ter muito desses lutadores.
Tem outro tipo, que eu acho o mais perigoso. ele não toma a iniciativa, más também não foge. Ele espera o adversário atacar, pra atacar antes. Não é contra-ataque . No karate chamamos Deai, o adversário se aproxima diminuindo a distância, e antes que ele de o golpe, você da primeiro. Enquanto o adversário gasta energia pra se aproximar, você gasta só no golpe. Esse tipo de lutador é encontrado com mais frequência, nas categorias mais velhas. As lutas são chatas, paradas e decididas em um golpe fulminante.
Dilma não consegue manter distância pra não apanhar. Não vai pra cima pra finalizar. Nem usa Deai ,pra atacar quando é atacada. Por isso cheguei a conclusão que ela não é karateca.
Más ela pode ser boxeadora. Existe um tipo de boxeador, que apanha pra cansar o adversário. em uma luta de 8 rounds, ele passa 7 só apanhando. No ultimo o adversário está tão cansado, que não consegue se defender de um cruzado fulminante e é nocauteado.
Meu medo é que ela seja lutadora de Jiu Jitsu. Pois pode ser que ela vença por submission. Será que ela vai vencer sem fechar a Globo, sem punir os funcionário públicos que usam o Estado pra fins pessoais e políticos, sem expor os políticos de outros partidos envolvidos em corrupção ? O boxeador que apanha a luta toda, nocauteia o adversário no fim, deixando o olho roxo,quebrando queixo etc.O lutador de jiu jitsu fica na posição de chave de braço, perna ou pescoço , más não finaliza porque o adversário entrega a tolha antes.
Cansei de ver lutas onde o lutador de jiu jitsu vence todo quebrado, e o adversário perde intacto . Imagina Lula vencer a eleição em 2018, enquanto seus familiares foram perseguidos, Petistas foram presos, militantes de camisa vermelha apanharam na rua. Os Marinhos e a FIESP vão curtir a derrota na mansão em Paraty, Moro e o pessoal da Lava-jato vão fazer palestras e escrever livros enquanto recebem prêmios da mídia. Alguém de fora não vai acreditar que o PT ganhou, e a oposição perdeu .

PS. Pra mim Fidel Castro seria um lutar que iria pra cima do adversário. Já Hugo Chaves seria um lutador de Deai, que aproveitaria as falhas do adversário( Moro nunca sairia impune se tenta-se prender Lula na Venezuela).

Luiza disse...

Sei não, Titus...
A coisa está feia e ainda acho que a Dilma está muito devagar no quesito segurança e reação.
Se Dilma não der um cavalo-de-pau na sua estratégia...
Dei uma passada no caf e lá tem um post de título "Dilma, muda para não cair - Demonstrar à sociedade, ao Congresso e ao STF que pode governar até 2018!" em que o PHA desenvolve uma tese de reação. Achei muito interessante, mas...conhecendo o poder de reação da Dilma e seu republicanismo, sei não... prá não dizer o pior - que ela vai deixar tudo do jeito que está, sem tirar nem por.
Dê uma olhada lá. É uma tese ousada pacas mas acho que ele tem bastante razão em muitas coisas que expõem..
Se a coisa é ir pro tudo ou nada, então por que não dar uma radicalizada geral e apostar prá ver? É truco, titus !!
Eu já começo a pensar aqui como seria isso..

Lenita disse...

Gostei dessas analogias, muito interessantes. Vendo a fala da Dilma ontem senti como sempre sua fibra e determinacao. Tb fico tentando advinhar, junto com meu companheiro faixa preta, qual seria a tatica/estrategia da Dilma nessa hora fatidica?Saberemos logo; a partida avanca para os golpes finais.

Messias Franca de Macedo disse...

LÍDER DE ATO ANTI-DILMA É FUNCIONÁRIO FANTASMA

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/goias247/220779/L%C3%ADder-de-ato-anti-Dilma-%C3%A9-funcion%C3%A1rio-fantasma.htm

Messias Franca de Macedo disse...

http://www.brasil247.com/images/cache/1000x357/crop/images%7Ccms-image-000486183.jpg

Messias Franca de Macedo disse...

[Da série "Mais um amigão do Alckmin, do FHC, do (S)erra do 'Aécio Furnas' et caterva blindado para o 'vazamento do esquecimento' da (mega)corrupção"!]

ENTENDA MAIS UM EXEMPLO DE ESTRATÉGIA DO 'MODUS OPERANDI' MAFIOSO DO *PIMG

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

Desde sempre o segmento superior da página principal do portal uol/folha costuma trazer manchetes espalhafatosas atacando o governo da presidente Dilma Rousseff, o [eterno] presidente Lula e o PT.
No meio da mesma página os assuntos reservados dizem respeito a esporte, entretenimento [notas relacionadas às novelas chinfrins e ao BBB ambos do Projac, 'barracos' e frivolidades envolvendo celebridades, gastronomia, turismo e etcétera do gênero]...
Dileto(a) (e)leitor(a), agora, pasme:
ninguém de sã consciência imaginaria que na atual quadra de denúncias acerca do tema corrupção fosse encontrada a seguinte notícia cuja manchete foi 'vazada' quase que para o rodapé da referida página principal do nebuloso portal uol/folha - e postado de madrugada [provavelmente, a manchete não irá resistir a 24 horas até ser "incinerada no Inferno do Esquecimento"]...

***

Ex-ministro de FHC vira réu por lavagem de dinheiro em processo desmembrado do mensalão

Carlos Eduardo Cherem
Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte 12/03/201600h10

O ex-ministro das Comunicações no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e candidato derrotado ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2014, Pimenta da Veiga, virou réu em processo pelo crime de lavagem de dinheiro em processo desmembrado da Ação Penal 470, o mensalão do PT. Se condenado, Pimenta da Veiga estará sujeito a uma pena que pode ir de 3 até 10 anos de prisão.
Um dos fundadores do PSDB em 1988...
(...)

FONTE: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/03/12/ex-ministro-de-fhc-vira-reu-por-lavagem-de-dinheiro-em-processo-desmembrado-do-mensalao.htm

Assim Falou Golbery disse...

concordo. Sem grandes estatais que permitam roubar-se bilhões acho também que ninguém vai querer mais querer assumir qualquer cargo público e até será o fim dos partidos políticos

A Petrobras deve? Deve porque tem petróleo para tirar. Por Pedro Celestino, do Clube de Engenharia (2) - TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” disse...

[…] Leia aqui a primeira parte deste artigo: A hora de defender a Petrobras. […]