terça-feira, 8 de março de 2016

A Globo merece um "Spotlight". Não vamos ganhar Oscar, mas a verdade surgirá ( com vídeo)

atosp

Infelizmente, só agora consegui a gravação da minha rápida participação no ato de ontem, no Sindicato dos Jornalistas, contra a censura e as intimidações aos blogs.

O que disse, essencialmente, que o trabalho de esclarecimento que fizemos em relação à propriedade da mansão em Parati - que a Globo já admitiu, indiretamente, pertencer ao ex-genro da filha de João Roberto Marinho, como se depreende da nota enviada a este blog por eles próprios - não teve nada de mais em matéria de apuração.

Foi jornalismo e bem documentado, num processo de apuração coletiva do Diário do Centro do Mundo, O Cafezinho, Viomundo, a discretíssima Helena Sthephanowitz e (perdoem se esqueci alguém) este modesto blogueiro aqui. Com a preciosa ajuda, a começar pela do Paulo Henrique Amorim, de todos os que nos ajudaram a divulgar o que descobríamos.

Disse que o que mais me comoveu  nas reações dos leitores foi a de um comentarista que disse que, em poucos dias, levantamos toda a história, sem quebra de sigilos bancários, telefônicos e fiscais, sem dedo-duros, sem colocar ninguém em cana para arrancar delações, sem busca e apreensão, sem atropelar o direito de quem quer que fosse.

Dentro dos limites da responsabilidade e da democracia, no caso deste blog, inclusive, dando o direito de responder, na íntegra, sem comentários desabonadores e edição do que era dito.

Temos jornalistas no Brasil, muitos e muito bons, inclusive nas redações dos grandes jornais que desfecham esta campanha de propaganda.

Melhores do que eu, sou capaz de apontar às dúzias.

O que não temos é uma imprensa independente, embora os grandes jornais vivam reclamando que independentes  devam ser a Polícia Federal, o Ministério Público, o Judiciário ou o Banco Central, que decide o quanto de dinheiro a turma da bufunfa vai ganhar.  Isso seria "republicano"

Mas não os seus repórteres. Estes não podem ser independentes.

Creio que falo em nome de todos os que se dedicam a este trabalho insano e perigoso: gostaríamos de estar fazendo isso em redações de jornal e de rádios e televisões.

Infelizmente, não podemos.

Mas vamos fazer. E hoje ainda mostrarei aqui que o domínio dos Marinho sobre aquela região vai muito além de ser ou não ser um ex-integrante de sua família  o dono da mansão de Parati.

Por enquanto, apenas peço sua paciência para assistir o que disse ontem.

Haverá um improvável "Spotlight" tupiniquim.

Agora ou mais tarde.

E amanhã continuo a publicar  o início, apenas o começo, da história da apropriação, pela Globo daquilo que pertence ao povo brasileiro, em particular aos mais humildes.

Acesse o video no ponto de minha fala e, podendo, em todas as intervenções, com destaque para as de Paulo Pimenta, Jandira Feghalli e Roberto Requião. Peço apenas que, por um problema técnico que ainda não resolvi, clique nos links com o botão da direita e abra em nova janela, sem o que o link não está funcionando. Fazendo assim, abrirá normalmente. Logo resolverei, espero.

PS. Vou colocar acesso ao trecho e ao vídeo completo diretamente, logo abaixo:



 


 

25 comentários:

Carlos Souza disse...

Não é apenas um escritor, é um orador.

Dinio disse...

Bueno, é isto. Não tem outro jeito a não ser pelear. Tamo junto.

Marcos antonio guerino resende disse...

Caro fernando britto faco minhas as palavras comoventes do internalta adrede mencionado por isso me interesso em cursar jornalismo e torco para que requiao dra jandira feghali e paulo pimenta reunam forca para consiguir democratizar os meios de comunicacao, é inconsebivel que jornalistas valentes como voce nao tenham voz aberta no spectro eletromagnetico e que possam disseminar essas denuncias como a expropriacao de um patrimonio nosso pela oligarquia marinho que nos aliena diunturnamente.

A disse...

A

Re disse...

Não consegui abrir os vídeos linkados, Brito, erro de identificação DNS do servidor, algo assim, é um problema aqui meu?

Lenita disse...

Tb nao consigo abrir os videos. FB, parabens pelo excelente trabalho que vc, outros blogs sujos e midia alternativa fazem hoje. Voces estao salvando o Brasil das maos do que ha de pior: a rede esgoto. E esse e so o comeco. Vida longa aos jornalistas independentes !

Maria Taciana disse...

Também n consegui pelo mesmo motivo!

marco disse...

Sr.Fernando Britto.Quero discordar do senhor,quando afirma que existem JORNALISTAS SÉRIOS,trabalhando nos PIGs de todo o mundo.Acato contudo,sua posição,pois reconheço o direito que o senhor tem,aos respeito de qualquer coisa com a qual não concordo.Acato,mas não respeito,posto ser discordante da minha opinião.Acatar e concordar,o senhor sabe,são coisas diferentes.Para justificar para o senhor,que me merece admiração pelo lindo e democrático trabalho que faz,devo alegar que a atividade JORNALÍSTICA,com suas prerrogativas de poder publicizar qualquer coisa e alegar FONTES,e esconde-las,faz com que atividade possa EDITAR O QUE QUISER,sob às sombras da lei.Esse privilégio,somente os JORNALISTAS TEM e por isso redundam em barbaridades que assistimos ao longo da vida toda.Senhor Britto,a atividade POLICIAL,tem também,seus privilégios,pois basta que se coloque nas mãos de um qualquer,ARMAS E AUTORIDADE,para que se transforme incontinente, num MEGANHA.Os CARCEREIROS,pelo hábito de lidarem diuturnamente com a falta de liberdade alheia,também se transformam no que são,pessoas sem sensibilidade social.Os médicos,que após concluídos seus estudos,e abrem UMA LOJINHA,são também o que são,mas o JORNALISMO,dota o indivíduo de tais prerrogativas excepcionais,que o transforma numa ARMA SEM CONTROLE e o que assistimos são essas demonstrações cotidianas,que consistem em DAR PITACOS AOS FATOS e NÃO DESCREVE-LOS,como seria de se esperar.EDITAR FATOS senhor Fernando,é um habito que somente aos jornalistas é permitido E ISSO leva-nos ao que assistimos todos,quando A IMPRENSA NUTRE OS CÉREBROS DAS PESSOAS,COM MENTIRAS,E ELAS REPETEM NÃO,SUAS OPINIÕES,SENÃO O QUE A " imprensa e o jornalismo querem.A GLOBO É UM EXEMPLO DISSO.Outras também,mas com menos alcance.O JORNALISMO SE TRANSFORMOU NUMA DAS ARMAS MAIS AFIADAS,CONTRA O INTERESSE DA SOCIEDADE COMO UM TODO.Sintetizando,senhor Fernando, EDITAR E ESCONDER FONTES,são armas mortais para as liberdades de expressão.E o JORNALISMO SABE DISSO.O CONTRADITÓRIO,fica restrito aos BLOGs ditos sujos,pelo JORNALISMO e o CONTRADITÓRIO EM SUA ESTEIRA.

Luiza disse...

Ai...ai..ai E ainda tem muito mais sobre o domínio dos Marinho naquela região de Parati ?? Afff
Brito, como pode essa família ser tão mafiosa e cara de pau?
É por aí que a gente vê como nós brasileiro somos cornos...
Estou no plantão mas vou acessar o blog sempre que der só para saber mais dessa história cabeluda..
Obrigado por todas as informações que você disponibiliza aqui.

Heitor disse...

Quanto à mansão já arrumaram a quem culpar, o genro da filha.

Mas e o helicóptero que os irmãos Marinho utilizam?

Ramiro Conceicão disse...

Parabéns, Brito...
Seu trabalho desvendando o assalto em Paraty já entrou para a história do jornalismo brasileiro.

Fernando Brito disse...

mas eu disse exatamente isso. temos jornalistas bons, capazes, éticos. Infelizmente temos poucos veículos que os deixem ser assim, na plenitude.

Colombo disse...

Assisti ao vivo.
Baixou um Brizola.
Parabéns. Sua luta e sua coragem são importantes para o Brasil.

Mário disse...

Resolvido o enigma e agora que o ex virou ex pode-se aplicar a legislação ambiental e demolir o imóvel ou convertê-lo em bem da União para atenda da melhor forma o interesse público.

Mario disse...

E aquele terrorismo todo de processar os blogs, com direito até a nota do 'listeiro' Fernando Rodrigues....
Era só dizer: o imóvel é do meu ex-genro.

Anelise disse...

Não consegui ver os vídeos. Dá erro.

Messias Franca de Macedo disse...

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM

Vamos, LEGALMENTE, impedir que os pândegos nazifasciterroristas utilizem equipamentos públicos (árvores, postes de iluminação pública, fachadas de prédios públicos..) para afixar material subversivo, panfletos apócrifos pregando a ruptura do Estado Democrático e de Direito...
Ontem eu estava saindo do meu local de trabalho e me dirigindo pacificamente para o meu TRIPLEX [Risos], quando, ainda no centro da cidade, deparei-me com cartazes afixados em postes de iluminação pública e árvores com o seguinte anúncio:
DIA 13, FORA DILMA!
Inapelavelmente, arranquei-os um a um na presença de muitos transeuntes!
Hoje pela manhã conversei com o secretário do Meio Ambiente do município de Feira de Santana, Bahia.
Fiz o relato da situação.
Inclusive, o secretário ponderou que, realmente, trata-se de um crime visual, ambiental.
A essa ponderação, eu acrescentei: 'Tendo a agravante de que, sobretudo, é um manifesto apócrifo e acintoso contra a Segurança Nacional, a pregação de golpe de estado.'
De forma bastante solícita o secretário chamou uma assessora dele, indicando o nome de três servidores que ficarão encarregados de coibirem, pacificamente, a colagem dos cartazes, e retirarei os panfletos golpistas quando já fixados em equipamentos públicos.
O procedimento deverá transcorrer da data de hoje até a noite do próximo domingo.

NOTA: aqui, em Feira de Santana, o prefeito é do DEM.
E o nome do secretário do Meio Ambiente é Roberto Tourinho, a quem agradeci pela atenção, presteza e demonstração de espírito democrático.

RESCALDO:
Rogo a todos e todas munícipes deste ‘Brasil do Bem’ que denunciem esta avalancha terrorista em cada cidade do nosso país!
Muito obrigado.

Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antinazifasciterroristas e antigolpistas,

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
Brasil – em homenagem ao sapiente, leal, generoso, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro.

Luis disse...

Como diria Raul Seixas, eu não pago pau. Paguei para ti, parabéns as pessoas que estão lutando pelo nosso povo, que parece passar ao largo de tudo isso. Essa situação me aflige e penso em meus filhos, gostaria que eles pudessem viver em um país mais justo, sem disparate social, sem exacerbada concentração de renda na mão de uns poucos e uma imensa miséria na mão de todos. O Lula ajudou um pouco o pais melhorar, mas precisamos mais dele próprio e ainda mais visceral e popular, precisamos na próxima eleição ter um congresso que representa o povo e não as empresas. Precisamos de Ciros Gomes, de Lindberghs, Jandiras, Requões, de gente que se comprometa com o Brasil, esse país é nosso e NÃO PODEMOS DEIXAR que políticos oportunistas desconstruam o pouco que melhoramos. Não precisamos de Cunhas, Serras, Marinas, Aéticos, Renans, Oloysios, Carlos Sampaios e tantos outros que sequer sabem que existe um povo sofrido e que merece melhores dias. Essa gentalha não nos propiciará melhores dias, eles querem o farto leite das tetas do governo para continuarem ricos e aumentar suas fortunas as custas da miserização do nosso trabalho. Proteger o atual governo para forçá-lo a guinar a esquerda e melhorar o BRASIL.

Onda Vermelha disse...

Parabéns Fernando Brito! Arrebentou a boca do balão!

Sebastião disse...

Parabéns, Fernando. Vocês dos Blogs Sujos, são verdadeiros heróis brasileiros, neste grave momento político que vive o Brasil e, serão reconhecidos por isso.
Que Deus, que sempre protege os humildes, pobres e injustiçados, lhes transmitirá a força e sabedoria para resistirem e vencerem ao golpe e aos golpistas, que se amparam na injustiça, na soberba e na insinuação para confundirem e enganarem as pessoas sem vontade próprias e sem senso crítico.
Que o povo brasileiro de boa fé, acordem a tempo, para descobrirem o perigo que o Brasil está correndo, por causa desses espíritos inferiores que representam o Plano de Babilônia, na terra.
Pela democracia e pelo o estado de direito, pela união dos cidadãos conscientes e capazes de compreenderem que, todo o poder e justiça que deles emanam para o bem e felicidades de todos, pertencem a Deus. E, como Deus é brasileiro e o Brasil, é a Pátria do Cruzeiro (o sinal é visto à noite, no céu), não há dúvidas, de que, no final, a verdade e o bem, vencerão as hostes do império do mal.

Áurea Celeste Gouvêa disse...

Parabéns, Fernando Brito|

Carlos Fischborn disse...

Tu ora muito bem, Fernando. Devia fazer mais vídeos, tipo o PHAmorim. Pelo menos pensa a respeito. Parabéns!

BTib disse...

Fernando, voce arrasou, voce é o Brizola falando, literalmente, que saudade! Me lembro do meu pai com o boné vermelho - "brizola na cabeça". Foi o meu primeiro contato com política da minha vida. Quando ele me levou no colo (eu sou mais novo que voce) na cinelândia num comício do briza, (aquela briza...). Não estava entendendo muito bem quase nada (mas depois entendi tudo), mas ia com o meu pai, português emigrado (português brizolista, já viu?). Ver toda aquela gente ali numa atmosfera inigualável foi uma descoberta incrível, mesmo aos meus olhos ainda ingênuos, e talvez por isso mesmo tão receptivos, do que tudo aquilo significava.

A história errou, o tempo errou, o Brasil errou, não devia ter sido o Lula, devia ter sido o Brizola em 90.

Abraço.

Benjamin Eurico Malucelli disse...

Grande Brito! Beleza.

margareth disse...

Bravo Brito! Teu texto além de informar, reflete e problematiza com maestria a temática q vem tomando fôlego no centro da política brasileira.