sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Os midiotas, por Jorge Furtado

vazante

Do Facebook do cineasta Jorge Furtado, responsável por meu único sonho ditatorial além de proibir o paletó e gravata nestes nossos trópicos: o de tornar obrigatória a exibição, nas escolas, de sua genial "colagem"cinematográfica Ilha das Flores:

Nunca houve uma perseguição política contra um homem público como a que a direita e sua mídia estão fazendo agora contra Lula. O objetivo é só um: tentam enfraquecê-lo para a eleição de 2018 quando pretendem, pela quinta vez, retomar o poder que perderam em 2002.


Getúlio e Jango, outros dois presidentes que desagradaram interesses da elite brasileira (aumentaram o salário mínimo, protegeram a Petrobras dos interesses americanos, etc.), sofreram perseguição semelhante em 1954 e 1964, mas na época os jornais, rádios e tevês falavam sozinho e foi mais fácil e rápido derrubar os presidentes democraticamente eleitos.


A resistência contra um golpe de estado hoje seria bem maior. O fato de Lula ser um sobrevivente do apartheid brasileiro, sem a vocação suicida de um fazendeiro rico e deprimido como Getúlio, e a memória da tragédia da ditadura militar que sucedeu Jango, sugerem que desta vez a direita terá que voltar ao poder pelo voto.


Por isso a campanha midiática contra Lula é tão importante e de intensidade inédita. A notoriedade que hoje dão às decisões de um juiz medíocre de primeira instância em Curitiba e sua turma de policiais e procuradores tucanos é parte deste espetáculo grotesco, onde a imprensa de direita é, mais uma vez, a protagonista.


Aparentemente, a campanha está funcionando. Cresce o número de midiotas - leitores sem tempo para ir além dos telejornais e das manchetes da velha imprensa, onde pouco jornalismo sobrevive - que acreditam que Lula cometeu vários crimes, embora eles não saibam citar nenhum, se perguntados.


Os midiotas também não sabem em quem pretendem votar, não tem projeto algum para o país, não são a favor de nada ou de ninguém, são apenas "contra o Lula" e "contra o PT".


Você não verá midiotas defendendo os políticos de oposição, até porque as opções são tão frágeis que eles sonham com a invenção de algum novo Collor, como Joaquim Barbosa, a tempo de enfrentar Lula ou algum candidato apoiado por ele - Ciro Gomes, por exemplo - antes de 2018.


Esta lógica, votar em "qualquer coisa menos o PT", já produziu aberrações com Ivo Sartori, o desgovernador do Rio Grande do Sul. Se a midiotice tem poder suficiente para provocar estrago semelhante no país, descobriremos em 2018.

28 comentários:

Carlos disse...

Ontem me deparei com uma menina que nem idade para voltar deve ter distribuindo panfletinhos (pagos por quem?) divulgando a micareta fascista do próximo dia 13/3. Tem gente, especialmente entre os que nem idade para votar tem, que está precisando levar uma bela sova com um bom livro de história. Mas vai ser difícil se o próprio governador Geraldo Merendinha gasta mais de 3 milhões da verba da secretaria da educação comprando assinaturas da veja, folha e estadão.
Será que a peladona do tapa sexo estará por lá?

Benjamin Eurico Malucelli disse...

O Deva Marchioli da turma do Facebook é o típico exemplo midiota. É impressionante como a descrição do Jorge Furtado coube nele.

Francisco Maurilio Gadelha de Andrade disse...

TRIPLEX X TRIPLEX - O dos marinhos é investigado desde 2002, sob segredo de justiça, o do Guarujá da OAS, o CRI comprova é investigado com a suspeita de pertencer ao Lula, pois ele deu uma olhada. Qual o crime? O dos Marinhos,agride ao meio ambiente e a mata atlantica. uma ordem judicial mandou derruba-lo e nada acontece. Eis a diferença. Onde está o crime?

Vinicius disse...

Primoroso. Nada mais a acrescentar.

Luiz disse...

É verdade. Fiquei pensando em: Quem será o candidato que o Deva vai votar pra presidente? Quais serão as propostas de seu governo? Como fará para acabar com os impostos, zerar a inflação e eliminar de vez a corrupção? Como ele espera que será a reação das pessoas conscientes a um governo fascista?

beto disse...

"Os poderosos podem matar uma, duas até três rosas, mas nunca deterão a primavera." (Che)

Mário disse...

O Jorge Furtado tem um trabalho muito interessante. Um de seus filmes recentes é O Mercado de Notícias, que trata da imprensa de modo geral. Uma das passagens interessantes é a história do falso quadro de Picasso que foi parar 3 vezes na capa da Folha. http://www.omercadodenoticias.com.br/

renato arthur disse...

Pois o melhor diretor de cinema da atualidade no Brasil escreve um texto lúcido próprio de um artista intelectual. Fora da política e da democracia não há salvação. A campanha contra o PT realizado pela RBS-Globo resultou em um governador como Ivo Sartori, que vai conduzir o RGS à catástrofe, devido a sua completa incapacidade intelectual e gerencial. É disso que o Brasil deve se preparar e somente um homem com carisma de um Lula para evitar o que a oligarquia deseja, destruir o projeto social e de soberania do nosso país.

Eliane ex-SP agora Rs disse...

A direita não tem um projeto de país para nossa nação. O que eles pretendem fazer, quando e se voltarem ao poder?
Aparentemente, é impublicável (no sentido de não se tornar público) e indiscutível. Por quê?
Talvez porque está destinado aos midiotas crêem

CaRLos disse...

Fernando, a mídia vil está "cobrando" esclarecimentos a Lula sobre o sítio de Atibaia. É muita cretinice, né? E o Instituto Lula está caindo na cilada midiática. Querem ouvir Lula para distorcerem suas palavras. Esse instituto é muito ingênuo. É só dar o seguinte recado: Que os irmãos marinho, primeiro, deem todas as explicações sobre o triplex de Paraty.

renato arthur disse...

Já que o PT quer fazer um desagravo ao Lula, proponho ao pessoal da direção do partido e do Rio, fazerem um passeio turístico de barco pelas ilhas dos Marinhos inclusive convidando a imprensa estrangeira, para fotografar, filmar e tentar se aproximar do local público mas que foi privatizado. O próximo seria conhecer o aeroporto do Tio do Aécio. O seguinte conhecer como era o helicóptero do Pó. Depois uma visita a Furnas. Esse Brasil tem tanto lugar interessante...

Helena/S.André SP disse...

Com certeza, o Deva vai votar no juiz moro.

Helena/S.André SP disse...

Por favor, leia o que diz esse link: http://www.redebrasilatual.com/blogs/helena/2016/02/mansao-de-donos-da-globo-e-alvo-da-lava-jato-no-esquema-mossack-fonseca-3618.html

Helena/S.André SP disse...

Desculpe-me, agora vai: http:// www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/02/mansao-de-donos-da-globo-e-alvo-da-lava-jato-no-esquema-mossack-fonseca-3618.html
Agora dá pra entender o porquê da Globo desviar o foco para o Lula, o triplex e o sítio de Atibaia.

José Ademar disse...

Só sei que os midiotas de junho/julho de 2013 e 2014 estão pagando bem caro agora por suas palhaçadas de lançarem modinha no Brasil só porque viram na televisão a primavera árabe de 2013 que era para nada mais nada menos que derrubar assassinos ditadores. Aqui no Brasil a desculpa era a copa do mundo e a corrupção seletiva. Foram usados pela mídia,aceitaram ser celebridades tipo bbb e os primeiros resultados do tiro no pé foi o congresso nacional mais reacionário dos últimos 50 anos e o lixo social racista e corrupto que saiu do armário e está na rua hoje.

Os nefastos,burros de 2013 cade que estão sendo apoiados pela mídia podre agora,hein?

Tudo isso em ano de véspera de eleição onde todos nós já sabiamos que as coisas no Brasil iriam ficar complicar com muita sabotagem,mídia corrupta querendo acabar com o Brasil,mercado da agiotagem querendo colocar Aécio ou Marina no Planalto,sabotagem de alguns nefastos da FIESP e claro a gloriosa A Farça Jato feita exclusivamente para o medíocre e delatado na própria operação Aécio Neves ganhar as eleições, etc,etc,etc.

Depois vem 2015,terceiro turno,onda golpista na rua encorajados pelo MPL, Eduardo Cunha(que esperamos seja preso o mais rápido possível),Lava Jato dando prejuízos ultra bilionários ao Brasil e o povo ainda aplaudindo tudo isso de pé,sem se dar conta de que está ela própria entrando pelo cano.

Espero e confio que com a prisão de Cunha em primeiro lugar, Barroso,Teori Zavarsk,Lewandovsk, Rosa Weber e mais uns dois iluminados por Deus acabe rápido com essa palhaçada e daqui para o meio do ano voltemos a normalidade na medida do possível,já que as coisas lá fora e em especial na China não vai lá essas coisas.

Agora que a palhaçada começou em 2013,começou sim!

bonobo de oliveira, severino disse...

Na falta do JB, vai de Moro, mesmo!! Desde que seja um HERÓI certificado pelos probos filhos do falecido Roberto Marinho.

renato arthur disse...

Excelente essa revelaçãio do Blog da Helena-
O Jornal Nacional e a revista Época fizeram reportagens acusatórias e improcedentes, típicas de assassinato de reputação, alimentando-se de boatos de que o ex-presidente Lula estaria ocultando patrimônio. Isso ignorando documentos que já provavam serem completamente falsas tais acusações. Agora, quem pode estar ocultando patrimônio de fato é alguém no caso da mansão. Afinal, por que montar uma complexa estrutura societária, com empresas aparentemente de fachada, passando por empresas em paraísos fiscais – que ocultam os verdadeiros donos – em vez de colocar em nome de alguma das empresas do Grupo Globo ou das pessoas físicas titulares do imóvel?
Mas se se houver investigação sera nos USA por sonegação- Aqui o Moralista Moro, seu investigadores não se atrevem.

Maria Rita disse...

Com o texto de Jorge Furtado, sinto-me mais reconfortável nessa luta insana que temos atravessada na garganta, na pele, em toda nossa sensibilidade. Só não estou pior porque não leio nada diretamente da imprensa inimiga do Brasil, nem blogs de Estadão, uol ou G1. O único jornal digital que acesso é o Jornal do Brasil. E os blogs independentes, claro, sempre.

renato arthur disse...

Então os Marinhos tem uma empresa de fachada para escamotear o imóvel- O endereço da Vaincre LLC – 520, S7TH Street, Suite C, Las Vegas, Nevada (EUA) – é exatamente o mesmo da Murray Holdings LLC. Alô Janot, e Moro a chapa vai esquentar.

henrique de oliveira disse...

Quem ganha uma eleição é a massa , o povão e o povão vai de LULA em 2018 , quer apostar?

Carlos Silva disse...

De uns tempos pra cá venho notando muitos comentários com a clara intenção de provocar leitores e simpatizantes de determinados blogs, sites e jornalistas com seus diferentes pontos de vista e opiniões.
Somos um país livre e democrático para expormos nossas ideias, de maneira que não seja necessário ofender ou provocar alguém que não seja da mesma linha de pensamento seja religioso, político, étnico, cultural, de gêneros ou que for.
Não são com agressões que se muda a opinião de alguém, pelo contrário.
Apenas com fatos e argumentos bem fundamentados que se consegue mostrar algo que não estava claro ou até mesmo "errado".
Mesmo porque o conceito de "certo" e "errado" é muito controverso em diversos campos do comportamento humano.
Existem condições básicas para coexistência humana, o respeito é uma delas.
Percebo por comentários postados em diversas reportagens seja qual for sua tendência política, uma intolerância enorme por parte de alguns leitores.
É lamentável como a falta de respeito pela opinião alheia leva a intolerância e assim espero que não evolua para a violência, se é que se pode chamar isso de evolução.
Muita luz e paz a todos.

Wagner Pinheiro Da Fonseca disse...

Falou tudo..........é só organizar.............vamos que vamos..................

Nelson disse...

O desejo que o Marchioli nutre, de que o Brasil passe a figurar como a 51ª estrela na bandeira dos Estados Unidos, é tão grande que ele se apresenta como originário da "State University of Londrina".

Nelson disse...

Os gaúchos compõem o estrato mais politizado da população brasileira. Esta é uma opinião que vige aqui no Rio Grande do Sul já há muito tempo. Porém, em pouco tempo, apenas 21 anos, conseguimos alçar ao Palácio Piratini três coisas espúrias.
-
Duas delas, Antônio Brito e Yeda Crusius, trabalharam intensamente para destruir o nosso Estado por completo. A terceira, Ivo José Sartori, agora no poder, está fazendo de tudo para terminar o trabalho de Brito e Yeda.
-
Brito e Yeda não conseguiram seu intento, porque, nestes 21 anos, tivemos dois interregnos - breves, infelizmente - com os governos de Olívio Dutra e Tarso Genro. Ambos cometeram seus erros, é verdade, mas iniciaram processos de reversão do quadro de destruição e de privatização do espaço público.
-
Olívio e Tarso começaram a tirar o Estado das mãos dos grandes capitalistas, para colocá-lo a serviço do povo gaúcho em geral. Na visão dos poderosos, um crime. Então, os poderosos colocaram seu aparato de propaganda em campanha incessante de destruição reputação dos dois, notadamente de Olívio Dutra.

Nelson disse...

Não, meu caro Arthur. Não é a "completa incapacidade intelectual e gerencial" de Sartori que vai levar o meu Estado, o Rio Grande do Sul à catástrofe. Não é o Sartori que está conduzindo o Estado. São os seus acessores neoliberais.
-
Então, o objetivo não é a recuperação, mas a destruição do Estado. Este é o projeto. Inviabilizar as instituições públicas de uma vez por todas, visando atingir dois objetivos:
-
1 - Dificultar, o máximo possível, a reconstrução verdadeira do Estado por algum futuro governo que tenha esse compromisso
2 - Abrir espaço para o lucro privado no vazio que será deixado por essas instituições públicas deliberadamente inviabilizadas, sucateadas.

Luiz Eduardo disse...

O crime do Lula foi tirar 24 milhões de brasileiros da miséria. Foi promover a ascensão de mais de 40 milhões de brasileiros à classe média. Foi ter dado esperança e dignidade a milhões e milhões de brasileiros até então abandonados pelo Estado e pela sociedade. O crime de Lula foi ter sido o melhor governante que este país já teve. O crime de Lula foi ter sido um estrondoso sucesso como governante, quando os plutocratas e seus sabujos esperavam que ele fosse um fracasso como governante. O crime de Lula é não ser um capacho, um lambe-botas da plutocracia, da Casa Grande. Tendo feito um governo infinitamente melhor do que capachos da Casa Grande como Fernando Henrique Cardoso, após oito anos presidindo o país seu governo foi considerado ótimo/bom por 83% da povo brasileiro e o seu desempenho pessoal como governante foi aprovado por 87% do povo! Um sucesso espantoso! Por isso, não me surpreendem os ataques criminosos, sórdidos e sistemáticos contra esse extraordinário ser humano, político e estadista. Somente destruindo o mito Lula, somente assassinando a sua reputação, os plutocratas conseguirão conduzir à presidência do Brasil os seus capachos. É para isso que serve a Lava Jato do Moro, o qual não passa de mais um capacho da Casa Grande. Só não vê quem não quer.

uiauia disse...

a nova geração quer saber o que é que a direita tem... valeria a pena se acabassem com a burocracia e taxação insana... mas acho bem difícil de acontecer... como vivi os 70-80 espero tempos dificeis... os novos nao viveram isso, nao enxergam o que melhorou, nem o que pode piorar... quem sabe um golpe do destino faz tudo cair em seu lugar... acho que cansei de lutar, votei Lula desde a primeira candidatura... já sinto que meu tempo é curto... sinto e compreendo a frustração dos jovens que nasceram com internet, e se verem limitados por tantas barreiras de importação e burocracia... se querem a direita de volta que seja... voto em alguem mais de centro, fica dificil votar em Aecio, mas haverá boas opções além do governo...

Pedro disse...

Jorge, me desculpe contrariar um aspecto do seu excelente artigo, sobretudo politicamente falando. É dizer que a oposição não tem projeto político. Tem sim. Seu projeto, que é o mesmo do pentágono, é destruir o país. Não é esse o projeto da lava jato?