quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O governo escolheu ser um molambo?

diferente

O resumo da ópera do acordo - o nome correto é capitulação - entre Dilma Rousseff , a oposição e o chantagista Renan Calheiros, que é quem detém o poder de brecar o impeachment empurrado por Eduardo Cunha: no meu governo, o pré-sal não será entregue; depois, seja o que Deus quiser.

Não se pode deixar de considerar que, se estivesse havendo um combate, poderia ser explicado que estamos dando um passo atrás para dar outros à frente.

Só que não há um combate, há uma deserção ao combate, com a esperança de que, em algum momento, a máquina irá se apiedar e parar seu processo de esmagamento de qualquer projeto, político e econômico, de afirmação soberana do Brasil.

Não vai, é claro.

Embora, por milagres, até os incréus como eu torçam.

O resultado prático é que o Governo (e o PT, malgrado a reação de muitos de seus integrantes) vai se desmilinguindo, se derretendo ainda mais.

E paralisando a reação do povo brasileiro à entrega de sua Petrobras que, admitem, estava mesmo cheia de irregularidades. Veja se algum governo fez isso com a Exxon ou a Shell, ou a BP, que distribuíram dinheiro e fizeram guerras?

Desde quando - isso nas raríssimas vezes que o fizeram - deixaram que a punição pessoal transbordasse para a empresa, que era o braço de seus interesses?

Ainda não é, infelizmente, o corolário de um processo que desprezou, desde há muito tempo e progressivamente, a ideia de que sem o povo como agente político, a história não caminha adiante.

Desde o início do Governo Dilma - não é justo dizer que tenha se inciado com ela, tem raízes muito anteriores - resolveu-se assumir como verdade o discurso do inimigo.

A faxina, desculpem, não foi ideia de Moro.

Mas isso é lá atrás.

Fiquemos nos últimos dois anos: "não vai sobrar pedra sobre pedra".

Também não é frase do Moro.

Há dois anos este sujeito avança sobre a República. Hoje, tem a República a seus pés.

E o povo brasileiro, depois de passar meses, anos, tentando descobrir onde estão seus líderes, Lula e aquela a quem ele delegou sua continuidade. Não o culpem pelo fato de que se seduza por guizos falsos.

Aprendi, das profundezas gaúchas do Brizola, a expressão "boi sinuelo", isto mesmo, aquele que tem um sino ao pescoço e sinaliza ao rebanho os perigos, os riscos e  as trilhas. Ou, se domesticadíssimo, ao matadouro.

Sinais, não há coletivo animal ou humano que os dispense. Perguntem aos militares antigos o que é "tocar reunir"

O Governo, o PT, Dilma, Lula parecem ter inventado o toque de  "dispersar", que aliás não existe no conjunto de toques militares, porque às suas forças nunca se dispersa.

É que o povo brasileiro, como naquelas profundezas, sente o cheiro de raposas e lobos e muitos, ainda, empacam e procuram o sinuelo.

E não encontram o que o compositor gaúcho Leopoldo Raissier, descreveu: E ao contemplar o agora dos seus campos/O lugar onde seu porte ainda fulgura/O velho taura dá de rédeas no seu eu/E esporeia o futuro com bravura...

 

108 comentários:

Maria Rita disse...

Mesmo sem impeachment, a oposição imitou Lula, invertendo as intenções originais, e está fazendo seu governo paralelo. Ela ganhou, o mal ganhou. Quebraram as pernas do gigante Brasil. Não gosto da sensação do ódio, nem de carregar mágoas ad aeternum, mas como expressar o profundo sentimento de injustiça que carregaremos não se sabe por quanto tempo?Se antes irritava--me profundamente com o imperialismo, o neo colonialismo e essa globalização regida pelo mais perverso capitalismo, agora tecnológico e sem face, como aguentar seus representantes maiores indo e vindo como se nossos donos fossem? Acho que a maior manifestação contra a traição da Casa que deveria representar o povo que a elegeu, seria um cortejo fúnebre diante do Congresso em silêncio profundo. Se esses merdas vendilhões não entenderem, não nos preocupemos. Tudo passa, na vida tudo passa. E é com raiva profunda que digo isso.

Lenita disse...

A impressao era essa mesmo, Dilma nao teve opcao, era isso ou a vida/o pescoco. Alem do artigo no Brasil 247 nao deu pra entender muito; o que seria possivel fazer para reverter esse processo? O arranjo nao foi integral, foi uma negociacao que mantem a soberania do Brasil sobre a Petrobras. Gostaria de entender melhor como isso funciona? O Brasil inteiro tem que reagir e cobrar da Dilma mais explicacoes; a longo prazo o que vai acontecer? Qual e a do Renan? Como fica agora? O que seria possivel reverter, ou a proposta do Lula em relacao a nao abrir mao da partilha do pre sal pode ainda ser negociada no futuro? O que dizem os petroleiros?
Tb vi que o Planalto declarou reconhecer que Moro trabalha para a oposicao com objetivo claro de promover o golpe da Dilma. Ela pode entao ir pra cima do Mouro e pedir mudancas na Lava Jato? Pode o Planalto declarar guerra e impedir, exigir que a Lava Jato seja investigada? Ja que e inconstitucional?Bom, mais do que nunca e preciso ir para a rua. Ah, e o que Lula diz disso tudo?

Paulo Santana disse...

O Governo Dilma acabou nesta semana! É um morto-vivo. Não sei o que sobrará das forças progressistas até 2018. Portanto, indago-me se não seria melhor ela cair logo.

Marcos Aiam disse...

Depois do triste resultado da aprovação, uma senadora do PMDB, que votou contra a mudança, disse e descreveu a síntese perfeita do governo Dilma : "Este governo não tinha a minha simpatia, agora perdeu o meu respeito"

Palhaço Goiabada disse...

Roberto Requião, ao discursar no Senado

Os primeiros parágrafos do discurso de Requião.

Matéria Completa: http://www.viomundo.com.br/denuncias/roberto-requiao-a-extincao-de-um-projeto-nacional.html

Por Roberto Requião

Eu confesso que somatizei a nossa derrota no Plenário de ontem. Eu amanheci exausto, adoecido, frustrado.

De repente, eu tomo consciência de que o sentimento de nacionalidade do Brasil está fragilizado, porque algumas lideranças nas quais o povo depositava a confiança e a esperança foram engolidas em um processo de corrupção, e isso abre um espaço terrível para que interesses que não são propriamente do Brasil caminhem, de forma firme e forte, em um processo de fragilização e mesmo de extinção de um projeto nacional. Isso é muito triste.

No mundo, qualquer pessoa sabe das implicações geopolíticas da questão do petróleo.

Sabemos que os Estados Unidos gastaram bilhões de dólares para tomar conta do Iraque, muito pouco preocupado com Saddam, que foi seu aliado e mantido pela própria CIA durante muito tempo para combater os iranianos.

A guerra e manutenção de tropas no Iraque preocupa basicamente em manter em suas mãos as reservas de petróleo.

Estamos diante de uma guerra geopolítica. Os Estados Unidos arriscam a própria sustentabilidade do seu território com as venenosas operações de shale gas, baixa os preços internacionais, traz a Arábia Saudita para esse jogo, para enfraquecer Venezuela, Rússia e outros países importantes que vivem do petróleo. Os baixos preços do petróleo são uma estratégia geopolítica.

Eu diria mais, repetindo o que já disse mil vezes desta tribuna, depois da derrota do nazismo, na última guerra, cresceu na Europa, o Estado social, o Estado com as garantias trabalhistas, o Estado preocupado com a educação do povo, o Estado preocupado com os direitos humanos, o Estado que se volveu para as necessidades da sociedade e, de certa forma, acabou com o predomínio absoluto do capital.

E este Estado, hoje, sofre um ataque brutal, a partir da ação de Mamon – Mamon em hebraico, significa dinheiro, não é nem deus, nem diabo, é o dinheiro, assim descrito na Bíblia. Mamom tenta recuperar os seus espaços perdidos com o avanço do Estado de Bem Estar Social.

Matéria Completa: http://www.viomundo.com.br/denuncias/roberto-requiao-a-extincao-de-um-projeto-nacional.html

A capitulação (mais uma) do governo Dilma diante dos chantagistas do Congresso « Tempus fugit disse...

[…] FERNANDO BRITO · 25/02/2016 no TIJOLAÇO – Título original: “O governo escolheu ser um molambo?”// O resumo da ópera […]

O governo escolheu ser um molambo? – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Maria Rita disse...

Do Renam não sei qual foi o acordo com o tucanato. Mas é extremamente constrangedor saber que o processo de Jacques Wagner na lava jato foi arquivado ontem. E li que um político afirmou que a Casa Civil estava de acordo. Se isso não é uma nova moeda de troca, não sei o que é. Ou sei, o golpe não precisa mais apear ninguém da função, mas destitui o ocupante de qualquer poder. Moro chegou junto com janotinhas e Zawaskys para criar o golpe paranaense (recuso-me a achar que essa gente é brasileira, no máximo podem fazer parte da Ucrânia tupiniquim). O Janot já deve ser cidadão curitibano de coração.

Mauricio Gomes disse...

Que sirva de lição ao PT e ao governo, que acreditaram que Renan Calheiros e o PMDB eram seus aliados. Rena é um picareta, que já foi da tropa de choque do Collor e ministro do FHC, e o PMDB sempre esteve em TODOS os governos, ávido por boquinhas e ministérios para garantir a tal de "governabilidade" (eufemismo para toma lá da cá). Ou o PT retoma suas origens e faz alianças com partidos com identidade nacional de centro esquerda, abandonando PMDB e afins (mesmo que ao custo de perder eleições) ou muita gente irá virar as costas ao partido e escolher outra opção, não dá mais para aguentar esse repuplicanismo covarde e pusilânime de doar os dedos e os anéis para manter-se no cargo. Chega!

Tomás disse...

Quem não teve opção foi o Renan. Ou era isso ou era a o cadafalso.

Ramiro Conceicão disse...

O resultado de ontem, no senado, de fato foi uma notícia triste...

Mas ao lado da tristeza pode haver uma alegria: em 02/12/2015, elaborei um comentário sobre a OIA que está aqui ://http://tijolaco.com.br/blog/as-cadeiras-de-suas-excelencias/tijolaco.com.br/blog/as-cadeiras-de-suas-excelencias/
Para a felicidade de nação, a OIA acaba de abrir o bico, e o pit bul acaba de levar um pé na, digamos, bunda...

Ou seja, de certa maneira Nois é foda, pois Nóis mói, frita e come...

beto disse...

Coração Valente?

Gerson disse...

Com esse projeto, a decisão de entrar ou não em novas áreas a serem leiloadas saiu das mãos da Petrobras, e passou para o Presidente da República. Se um Aécio ou Serra vierem a ser Presidentes adivinhem qual vai ser a resposta: um nãoooooooo bem grande. Além disso, o conteúdo nacional não vai ser cumprido, pois a Lava-Jato quebrou a indústria nacional, assim todos os empregos que o Serra diz que vão ser criados, vão ser criados mesmo, mas no exterior.

Jorge disse...

Caro amigo, vamos ser justos. O governo Dilma e não o PT tem capitulado. O Presidente Lula defendeu a Petrobrás sem titubear, disse, inclusive, que não venderia nem mesmo os ativos. O governo nem Lula defende. Companheiros e companheiras petistas, vamos salvar nosso partido e o presidente Lula, pois o governo que elegemos não nos pertence mais e nos persegue. Viva o PT! Viva Lula!

Valdeci Elias disse...

No primeiro momento pode se achar que houve um meio termo , ou acordo, pra evitar um conflito.
Na verdade, esta se armando o cenário de mais conflitos. Se a atual campanha de anti-corrupção funcionar, pode haver uma mudança de governo, e controle do pré-sal. A tendencia é haver mais incentivos pra operações tipo Lava-jato, e campanhas pra induzir o povo a achar a situação ruim.

Sertanejo/PE disse...

Fazer acordo com o PMDB e José Serra, é melhor fazer acordo com satanás.

Carlos disse...

Este comentário deveria ser destacado porque explica de forma simples, clara e direta a realidade.

Carlos disse...

Ficou muito difícil defender o governo agora. Entendo um pouco o que devem ter sentido os senadores do PT. O governo Dilma rompeu com o PT e a base à esquerda. É começar a trabalhar para virar a situação quando der e tratar de aniquilar o quanto for possível a direita quando houver chance.

Messias Franca de Macedo disse...

“Eu nunca imaginaria que este governo exporia a bancada do PT a tamanho vexame!”
Dileto(a) (e)leitor(a), pasme, a declaração foi proferida por uma senadora do…
Errou quem pensou [senadora] do PT ou do PC do B!
No plenário do Senado Federal, a frase dilacerante foi da autoria de uma senadora do… PMDB!
Juro!
Coitado do Lindberg Farias!
Idem para o Humberto Costa!
Idem para o Roberto Requião!
(…)
E a traição do governo ocorrendo justamente na hora em que até o Cristovam Buarque já reconhecia necessitar de muito mais tempo para analisar o projeto [do entreguista safado José (S)erra – adendo nosso]
E a militância de esquerda?
Infartada numa UTI do SUS!

Messias Franca de Macedo disse...

… O pragmatismo irresponsável do governo Dilma Rousseff e seus asseclas não permitiu a seguinte leitura:
ainda que perdesse no voto, a vitória política estaria assegurada!
Ademais, como seria doce o gostinho de ver a presidente Dilma Rousseff vetando o projeto infame do entreguista/antinacionalista safado DEMoTucano José (S)erra!
Como disse uma senadora:
“é preferível perder do lado certo, a ganhar do lado errado!”
Ao que parece o governo Dilma Rousseff está do lado dos seus impiedosos algozes!

renato arthur disse...

Lenita pelo que ocorreu ontem, o Lula será o candidato do PT 2018 (tinha impessão que ele não queria que apoiaria outro candidato) mas partir de agora tenho certeza que sua candidatura será lançada pois conforme o que declarou se ele percebesse que o projeto do PT estivesse ameaçado seria candidato em 2018. A Oposição já sabia e daí a perseguição, porque se ele se candidatar ele ganha.

Dilberto disse...

Bom dia.
Pode ser apenas chute, mas acredito que os maiores apoiadores do golpe conseguiram o que queriam.
Estou falando dos grandes grupos econômicos mundiais e, por tabela, países interessados no petróleo brasileiro.
A partir disso não tem mais interesse em tirar ou manter a Dilma.
Se for isso, veremos o Never, o Puro e outros representantes do golpe esbravejando sem o eco que possuem hoje.
Valeu a pena? Ceder um dedo para manter a mão? Não sei e entendo que só saberemos no futuro.
Saudações vermelhas.

Gerson disse...

Infelizmente Carlos, te digo, estamos voltando a passos rápidos para a década de 90. Os próximos passos do grupo Serra-Aécio-Renan e com o apoio, infelizmente, desse governo, será derrubar as leis do conteúdo nacional e da partilha. Aí a festa estará completa. Na década de 90, a Petrobras ficou paralisada porque o governo FHC não investia em exploração, só produzia, e não investindo em exploração (novos poços) a Petrobras não descobria nada novo importante. E naquela época, com a indústria nacional quebrada, até um parafuso para uma plataforma, além da própria plataforma, vinha do exterior. Quem viver, verá!

Messias Franca de Macedo disse...

... Em paralelo, e se somente "agora" o governo identifica o DEMoTucano fascista "juiz" sérgio 'mor(T)o' em sendo um agente da conspiração contra mais de 54 milhões de votos, a atitude Constitucional da presidente Dilma Rousseff deveria ser o de ocupar, sistematicamente, cadeia nacional de rádio e televisão denunciando a tentativa do golpe de estado em curso...
Nada mais democrático, verdadeiramente republicano, civilizatório e... Constitucional.
Ou a presidente Dilma Roussef ainda mantem a tese de que o povão deve ser informado via controle remoto do *PIMG?!
*PIMG: Partido da Imprensa Mafiosa e Golpista

E a militância de esquerda?
Infartada numa UTI do SUS!

Fabio disse...

A sra Dilma não está nem aí para o Brasil, nem para a esquerda e nem para nada.
O que ela quer é tentar empurrar esse governo mediocre dela com a "barriga"
Com isso ela acaba com o Brasil, destrói o PT e enterra a herança do pres Lula.
Isso é a face da sra Dilma.

Ninguém disse...

Foram-se os anéis, perderam-se os dedos. O governo Dilma acabou por covardia. Não conte mais com o meu apoio.

titus disse...

Agora sabemos os nomes e endereco dos traidores que votaram contra a nacao...
Sim tem de haver protestos contra o que fizeram...
Se a dilma acredita que vao deixar ela em paz que esqueca...pois vao pra cima dela de qualquer forma...O que agora so me importo por quem vai substitui-la...foi provado que o poder esta no congresso..quer dizer elegir um congresso nacionalista e prioritario...tomar a petrobras de volta e prioritario..Levantar as mangas e ir pra cima deles(as)Parece que as escutas(espionagem) do planalto em 2013 surtiram efeitos (sederam a chantagem)..
cabeca erguida peito pra fora...A carga....

Nunes disse...

Tudo bem que a Dilma tem culpa, mas quem levou a frente este projeto de entrega foi o senador de São Paulo e Renan Calheiros, para mim os traidores do Brasil são os inteligentes e bem informado eleitores de São Paulo que o elegeram e Renan Calheiros.

marco disse...

Pois Senhor Britto,vou colocar um comentário à matéria,mas sem quase nenhum entusiasmo,já que nunca li aqui,nenhum indício de que o Blog os lê.Ainda que advogue ser o exercício do CONTRADITÓRIO,uma prática que poderia colaborar com os internautas,não se percebe na pratica até onde cheguei,a expressão de que leve em conta,tal método.Contudo,tais atos governamentais,focados pela matéria,dão conta de antigas constatações,mais visíveis nos dias atuais.O projeto PT de governo,mistura GOVERNO COM PODER,o que é um equívoco dos mais primários que existem e no decorrer desse tempo,somente demonstra que o PT,de ORIGEM PEQUENO BURGUESA,que veio ao mundo para puxar sacos de ricos e sentir pena dos pobres,reduz a isto que estamos assistindo. SENTIR MEDO! Alusões feitas ao Sr.Leonel,este nunca se enganou ao respeito,pois mesmo sendo um homem comedido,demonstrou ao longo da vida,uma identidade teórica mais ao lado do OPERARIADO,do que seus pares em sua maioria.Sem dúvidas,faltou-lhe,PODER,senão teria ido bem mais longe.Não da para comparar.Além do mais,com as ações do JUDICIÁRIO,auto intitulado PODER,que faz o que quer e nem " OUTORGA " tem para sê-lo,pouco se tem que fazer,a não ser que os outros poderes,mudem isso,mas mesmo Câmara e Senado e o Executivo,nem discutem isso.E o que se assiste,é a prevalência dos interesses dessa elite,altamente remunerada e INÚTIL,pois somente mandam pobres para as prisões e JUNTAM TONELADAS DE PAPEIS INÚTEIS,com linguágem em sua quasse totalidade,em ÇLATIM,

Tomás disse...

Ao renunciarmos sobre a posse de parte do nosso petróleo, vamos atrair para nosso litoral as desgraças que acompanham o petróleo com suas guerras.

Gomes disse...

Poxa Jorge, é muita cara de pau não é não.
Se fizeram campanha pela Dilma e a elegeram que tenham ao menos a dignidade de defender o governo que empossaram no que merece ser defendido.
Ser sempre oposição é fácil, defendem um candidato, ele ganha e ai passam a fazer campanha contra ele também. A oposição não precisa mostrar trabalho, basta criticar e falar mal. O PT fez isto por longos anos, atualmente quem faz é o PSDB............dá muito mais trabalho criar do que destruir.
A Dilma tá feita com estes eleitores pelegos dela.

Deurival Castro disse...

O Lula, o PT, todos foram muito mal, ao deixar por conta da Dilma a escolha das alianças com essa ala do PMDB, quando Lula foi candidato escolheu José Alencar (pra vice), pra Dilma deixou que jogassem Temer. Deputados do PT votaram com Cerra em projetos vergonhosos, Requião já reclamava desses petistas à época. Se mudarem o rumo da orquestra, vai todos nós pra Merda, porque nunca vai só os que fizeram.

marco disse...

Continuando e corrigindo.Quase totalidade em " LATIM ",para enganar mesmo,e cujo ÚNICO PRINCÍPIO VISÍVEL,é o PATRIMONIALISMO.O Judiciário,composto em sua quase totalidade por membros da PEQUENA BURGUESIA,serve aqui e alhures,às ordens da BURGUESIA,que quando se juntam,é para cornearem-se uns aos outros.E não fui eu que cheguei a esta conclusão.E a grande maioria dos ESPÍRITOS DE MANADA,ainda assim são crédulos,pois acham que vão para O CÉU.Quanto ao boi em geral,o SINUELO TAMBÉM,VEM lamber a canga,e torna-se AMIGO DELA!

Eliane disse...

O que nos resta ? O milagre do arrependimento e a justiça Divina. Juro que até os fins dos meus dias amaldiçoo cada um "deu " o pre-sal...

renato andretti disse...

Quando dei de cara com um caminhão Perkins AMARELO..
Ao abrir os olhos, fiz o sinal da cruz..era o que me restava
Não poderia deixa-lo naquele momento, ou melhor..
ELE não poderia me deixar naquele momento..
Duas pernas fraturadas, ossos expostos, mandíbula fraturada,
perda dos dentes, preso a ferragens, tres horas para ser retirado,
entre delirios, só lembrava DELE, fazia o sinal da cruz...
Mas diabos...ele deixou aquilo acontecer..
Dois meses mais, na cama, no gesso, faleceu meu pai, um ano mais
faleceu minha amada, ,,,
minha perna???
Mais cinco fraturas do nada em frente...não colava
Erro médico...???.
Ataque de panico, depressão e BIPOLARIDADE, 14 anos de
INFERNO..
NA carne, na alma e no espirito..
Por isto eu votei em LULA, e DILMA...
Confiei e confio NELE, pois bem sei que pouco sei
.há mais em jogo do que eu sei...MAS CONFIO.
Acreditem...se não fosse passar por isto, jamais teria sentido
o ÊXTASE da alegria, a profundidade da dor humana..
Passaria minha vida sem sentir..
Hoje estou aqui, e fiel ao PT, ao LULA a DILMA e a LUTA..
Não vai ser isto que vai baixar minha cabeça, já fui batizado.
Nunca perdi a fé NELE, ou ele nunca perdeu a fé em MIM.

Rogério Ramirez disse...

Presidenta Dilma.

Votei na senhora, para que isto não ocorresse.
O congresso é o que é ! Todos sabemos !
Os políticos são o que são ! Todos sabemos !
VOSSA EXCELÊNCIA NÃO FALA !
NÃO SE COMUNICA !
NÃO MARCA POSIÇÃO !
NÃO USA REDE NACIONAL !
NÃO ATRAVESSOU A RUA PARA IR LÁ E DIZER SOU CONTRA !
Eduardo Cunha ao invés de usar o impeachment deveria dizer ...
DECLARO VAGA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA !

Juliano disse...

Caro Brito, você sempre enxergando o óbvio, muitas vezes não conseguimos ver o que está em nossa cara, a um palmo dos olhos, isso vem ocorrendo com todos do governo - PT e Dilma. Chego a pensar se seria uma estratégia, toda essa reação de permissividade com seus órgãos de segurança e inteligência, seus ministros, em fim, já se sabe, e não é nenhuma novidade que o PT se lambuzou, eles mesmo tem feito essa autocritica, então, como a Dilma no inicio do primeiro mandato veio com aquelas coisas de acabar com os maus feitos, nos perguntamos? Será tudo isso parte ou continuidade daquela operação? Mas mesmo assim deveriam ser e estarem muito fortes para se exporem a tamanho risco. Pois bem, não se encontra lógica nas atitudes e reações do Governo e do Partido, em boa parte do Staf, o STF o Procurador Geral idem na mesma lerdice em parceria, Curitiba comandado o Brasil com os seus Capas Pretas de ocasião. A onde vamos parar com tudo isso? Será mais um anos de paralisia, e retrocessos, permitindo que o fascismo cresça e tome conta de parte da população desinformada. A única trincheira que nos resta são os Blogs, chamados de sujo, meia dúzia de jornalistas, alguns juristas, um bom número de advogados, a esquerda espremida, a juventude cabeça, e talvez 40% de uma população de 230 milhões, população esta que toca a vida, pois precisa sobreviver, não vivem em Globo News, não compram nenhum destes jornalões, aí está a salvação, mas mesmo esses poderão entrar na onda do contra, basta começar a passar fome. Chegaremos a isso? O que estão esperando? O Governo parece está Drogado. Sem reação, nas mãos dos intermediários, que o estão sugando. Uma grande frustração para toda uma geração, que lutou e precisava ver os avanços.

Vitor disse...

Não sei pq tanto espanto! Vcs realmente achavam que Dilma tinha alguma competência?
Não é possível que o João "Shellbill" Santana de fato enganou todo mundo!

titus disse...

Eliane, tudo tem concerto, ate esse acougue que e o congresso....

Edson J disse...

Que fique bem claro, sou totalmente contra o golpe do impeachment. Mas o governo Dilma é indefensável, em quase tudo. Dilma e sua turma de traidores não merecem mais minha confiança. Aliás, desde um bocado de tempo.

titus disse...

O Janot já deve ser cidadão curitibano de coração
Com cidadania norte americana tambem, ja que responde a constituicao Gringa...
provavelmente ja comprou seu AP em miami ou NY...

Edmar A. Goldshimidt disse...

Parece que você tem inteira razão, Maria Rita. Não consigo enxergar Dilma como traidora. Mas é muito perceptível que ela não está bem de saúde (nas mulheres o câncer tem consequências mais devastadoras que nos homens). Será que o emagrecimento dela tem a ver com dieta ou é decorrência da fragilização da sua saúde?
É lastimável ver pessoas que não assumem seur erros e entregam o país para o pescoço. Vamos ver qual será o próximo lance deste jogo de xadrez. Tudo passa, tudo muda e esperemos que num breve futuro seja para melhor. Avante, bravos e lúcidos irmãos da verdadeira esquerda brasileira e que nos brindam com seus comentários inteligentes nesse blog.

Alisson Souza disse...

Vejo os "vermelhos" esbravejarem nos blogs estatizados palavras de ordem como "precisamos reunir a tropa", "vamos pro pau", "só com sangue recuperaremos a soberania nacional", etc. Fico me perguntando o que passa na cabeça de uma pessoa dessas. Será que acha que alguém tomou do PT o Poder? Acham que foi Moro quem quebrou a Petrobras e não a roubalheira do PT? Acham que Lula é a personificação da democracia? Bom, acho importante responder aqui a esses questionamentos.
O PT perdeu o Poder porque traiu o povo. É só assistirem os videos da campanha de Dilma Roussef para perceberem que as mentiras foram demasiadas para a perpetuação do PT no Poder, mas que nenhuma das promessas pôde ser concretizada ao povo. Onde está a inflação sob controle? Onde está o "eu não deixarei desempregar ninguém"? Onde está a economia pujante do país. De um ano para cá, o Brasil foi rebaixado pela Standard & Poor's, pela Fitch e pela Moody's. Logicamente os petistas dirão: isso não quer dizer nada, mas basta olharmos um video de Lula comemorando o selo de bom pagador do Brasil no seu Governo para percebermos que isso quer dizer tudo. O mundo é capitalista, senhores, e continuará sendo pela eternidade, até que um dia exploda, como Krypton (hehe), mas os senhores vermelhos não querem admitir isso. Ficam criando ilhas de comunismo/socialismo, com a pretensão de consertarem os males do capitalismo. Só digo uma coisa que mostra que o socialismo é tão divisor de classe quanto o capitalismo: pesquisem a "nomenklatura" e sua evolução na história dos governos socialistas desde Stalin até hoje. Pois é, meus irmãozinhos, o Brasil passou a enxergar quem é o PT e porque o povo nada na merda enquanto a "nomenklatura" petista nada no luxo, como na piscina de dinheiro de Tio Patinhas. Além disso, a oligofrênica perdeu completamente a governabilidade e o Congresso está pautando o país. Então, mesmo que ainda não tenha havido impeachment de direito, o mesmo ocorreu de fato.
Quanto à Petrobras, Moro fez o que foi certo, mas para os blogueiros estatizados o certo seria o PT e o Governo continuarem saqueando as estatais até o fim dos tempos. Por mais que vocês esbravejem, a Lava Jato trouxe um bem enorme ao país. Agora mesmo, o Brahma não tem como voltar aos seus queridos imóveis de luxo, e o Brasil de gente de bem comemora esse fato.
Lula não pode ser tido como a personificação da democracia porque tentou a todo custo destruí-la quando presidente: é só observarem o teor do PNDH-3 para verificarem isso.
A vocês, meus irmãozinhos, vermelhos não somente pelos ideais, mas pelo rubor também, unam-se a Dilma nessa luta contra a "mosquita". Peguem suas raquetinhas de choque e tentem mudar a verdade de que a nação acordou.

Batista disse...

Fernando Brito, lapidar.
Diz exatamente o que vai na alma da maioria que sabe "não dispersar", mas que agoniada tenta encontrar, o líder, os sinais, o toque de reunir, o resistir e o lutar.
Que sino Dilma leva?
Basta de esperar do palácio o que jamais virá de lá.
Resta tomar-se as rédeas, substituir informalmente o Falcão pela Águia e ter o PT novamente aceso, como farol emitindo sinais à direção.
Fernando Haddad deve assumir informalmente o posto (Falcão fica como rainha, soltando notinhas ao PIG), para radicalizar na defesa, com orgulho, do partido, como líder máximo, agregando o mote e reforçando o espaço de exposição à campanha emblemática e dura, a ser travada para conservar a prefeitura de São Paulo.
Sem essa de desgaste, pelo contrário, deve-se antecipar assumindo de corpo e alma o partido, o que farão de qualquer jeito, deixemos a ingenuidade de lado, ao contrário dos que dirigem o PT atualmente.
Haddad antecipa, assume o partido e faz da defesa o ataque e o espaço a mais à campanha.
Estamos ás vésperas do golpe paraguaio e a sete meses das eleições, a hora é essa, dar um cavalo de pau, surpreender o inimigo e termos finalmente alguém na liderança de fato do PT, sinalizando o rumo, agindo, defendendo o partido e mostrando aos 18% que resistiram na preferência nacional pelo PT, apesar de tudo que se sofreu e aguentou-se calado, nesses últimos onze anos, que continua-se vivo e lutando pelo que se acredita e pelo que já foi feito.

Ricardo JC disse...

Caro Gerson, perfeita sua síntese. Eu adicionaria mais...
Nestas novas condições, a Petrobrás estará disposta a continuar pesquisando e encontrando novas áreas de produção na província do pré-sal? Para entregar às petroleiras estrangeiras? Acredito que não. O projeto, além de entregar o que já foi descoberto (a custos muito elevados), vai frear todo o processo de descoberta e exploração de novas jazidas. Ou alguém em sã consciência imagina que as petroleiras estrangeiras estarão dispostas a "investir" nestas descobertas, que demanda recursos e tecnologia que elas não possuem? O futuro de nosso país está indo realmente pelo ralo...

Lidia fernandes disse...

Eu to pasma porem , nao desanimada.Gente toda anoitecer, traz um amanhecer.A estrategia e essa,eles querem o povo desencorajado e abatido. Essa luta nao acabou.Coragem, confianca e persistencia esse deve ser o lema.

Messias Franca de Macedo disse...

UMA DAS MUITAS PERGUNTAS QUE O BRASIL DO BEM TEM QUE FAZER AOS (IR)RESPONSÁVEIS PELO NEFASTO ACORDÃO

Como ficará a indústria naval brasileira?

À luz da reflexão, estive há poucos dias em Maragogipe.
Por muito tempo nesta cidade do recôncavo baiano a economia foi movida pela indústria de charutos [Fábrica Suerdieck] - e um pouco menos pela pesca.
Com a decadência da Fábrica a cidade vivenciou décadas de dificuldades econômico-sociais...
A alvorada dos tempos renasceria com a retomada da indústria naval.
Um estaleiro começara a funcionar, e um 'boom' de progressou iluminou a cidade:
geração de empregos e renda, reativação do comércio local, o sorriso da esperança nos lábios dos munícipes...
Pois bem, nesta mais recente viagem à Maragogipe [terra natal da minha mãe], encontramos a desolação, a tristeza campeando pelas águas, bosques e residências...

Portanto, presidente Dilma Rousseff, neste mísero acordão o que foi definido em relação a esse quadro de iníquo descalabro?
Ou a senhora pensa que "o controle remoto da Chevron, da Shell et caterva irá se apiedar e olhar para o povo maragogipano"?

Messias Franca de Macedo disse...

... E a respeito da política de conteúdo nacional?!

E a preservação do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido pela Petrobras?!
Será também entregue de bandeja aos estrangeiros predadores?!

(...)

Carlos disse...

Também acho que entramos no túnel do tempo e voltamos aos anos 90 ou coisa parecida. A esquerda deve se organizar e concentrar esforços em abater a mais perigosa arma do arsenal do inimigo: a mídia. Se isto aqui fosse cinema, eu diria que a mídia é a Estrela da Morte do império e o império... bom o império a gente nem precisa dizer quem é ou onde fica.

Kimaro disse...

PSDB/DEM são golpistas
PMDB chantagista.

Dilma é guerreira e vai vetar.

Jorge Leite disse...

Poucos agora se lembram, mas por volta de abril de 2013 Dilma tinha uma aprovação popular do nível do Lula. Naquela época, os juros bateram 7,25%, e o banco dos BRICS acabava sendo criado. A partir daí, e com a chegada no mesmo ano da Liliane-Ayalde-Golpe-Paraguaio, começou a ofensiva do pessoal lá do norte...
Não soubemos, ou não tivemos competência para prever os fatos e combater esta realidade. Culpar Dilma por tudo que vem acontecendo é covardia, pois com esse congresso (eleito num clima de guerra depois do "acidente" que botou a Osmarina para desviar a atenção das eleições da Câmara) ninguém governa, creio que nem Lula conseguisse...
Neste momento, TUDO QUE NÃO PODE acontecer é nos deixarmos abater e começarmos a brigar entre nós, com acusações intempestivas e improdutivas, pois isto só interessa à direita, eternamente unida.

Quardado disse...

Reclamar do PT e da Dilma é injusto.
Novamente os blogs estão defendendo os criminosos e culpando as vítimas.

Fabio disse...

Desculpa, sem condição alguma de defender a Dilma.
Se nada faz para que isso aconteça, pelo contrario, está se lixando para a esquerda, para os eleitores dela, pela herança do pres.Lula e pelos movimentos sociais.
São cinco anos que o Brasil regrediu uns vinte.
Dilma é indefensável.

Messias Franca de Macedo disse...

... Sem querer defender a presidente Dilma Rousseff:
tenho certeza absoluta: covarde ela não é!
Contrariamente!
Entreguista, nem pensar!
Rescaldo:
tenho absoluta certeza de que, aí sim, a presidente Dilma Rousseff está pessimamente mal assessorada!
Um "rebanho" de pragmáticos e arrivistas a cerca!
E por todos os lados!
Uns 'cagões', a maioria barbuda!
Perdão pela má palavra!

Respeitosas saudações democráticas,

Messias Franca de Macedo disse...

LEMBREMO-NOS, À GUISA DE EXEMPLO, DO 'ZE TUCANO' [da Justiça da Casa Grande]!

... "Intonci", a presidente Dilma Rousseff "ainda não foi avisada de que ela foi eleita pelo PT"!
Mais uma vez, culpa dos tais assessores!
Núcleo duro ou núcleo mole?!

O certo é que - para além da presidente Dilma Rousseff -, em todos os níveis, o PT está infestado de muita gente que nunca [nunca!] foi PT!...

Faça-me uma garapa, por favor!
E sem açúcar, 'please'!

Risos

Messias Franca de Macedo disse...

... No entanto, pelo que vem demonstrando há tempo, a presidente Dilma Rousseff quebraria(rá) mil e um acordos com a sua base de apoio popular - e sequer um estabelecido com os golpistas!
A presidente Dilma Rousseff deve sentir um prazer fenomenal ao pretender ser tratada como "republicana, cordial e conciliadora" pelos furibundos algozes da nação brasileira!

Realmente, 'nois' estamos dentro d'água!
E da água fora das profundezas que encastelam o pré-sal!

SERGIO SANTANA disse...

Só tenho uma coisa a dizer sobre o que aconteceu ontem: FORA DILMAAAAAA!!!!! NOVAS ELEIÇÕES JÁ!!!!!!. Perdi a paciência com ela e o PT!!!!

Messias Franca de Macedo disse...

... Mais um prova cabal de que a presidente Dilma Rousseff está criminosamente muitíssimo mal assessorada!
Até um jornalista não alinhado com o governo exorta a presidente:

***

'DILMA NÃO PODE SE AFASTAR DO PT', DIZ KENNEDY

Se a presidente Dilma Rousseff decidir retaliar o PT, que tem criticado a reforma da Previdência e a política econômica do governo, não comparecendo à reunião do Diretório Nacional do partido no sábado, 27, estará cometendo mais um erro político; avaliação é do colunista Kennedy Alencar; "Para uma presidente da República que precisa do apoio do seu partido para viabilizar a reforma da Previdência, a pior estratégia é se afastar da legenda", afirma; "Sem o apoio do PT, não haverá reforma da Previdência", avisa Kennedy

25 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 09:56

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/218496/'Dilma-n%C3%A3o-pode-se-afastar-do-PT'-diz-Kennedy.htm

Messias Franca de Macedo disse...

[Da Série 'Os ineditismos do Brasil'!]

AINDA SOBRE O ACORDÃO ENTREGUISTA DA NOVA PETROBRAX!

... É o primeiro projeto de Lei "aprovado por um governo que ainda não tomou posse"!
Ah esta TUcanalha golpista!
Ah esta Casa Grande infame e imunda!
Ah este 'Império do Norte' predador!
(...)

E 'nois' enterrados nas sombras profundas do pré-sal!

A sina [Kármica?!] de ser brasileiro!...

Macra Jr. disse...

A culpa é do PSDB/DEM golpistas , PMDB chantagistas.

Bernardo Maciel disse...

Concordo com o comentário de Jorge Leite, não podemos nos abater quando as notícias são preocupantes! Os golpistas tem sua estratégia definida e o poder sobre quase todos os setores da sociedade, mas percebo que eles têm colecionado muito mais derrotas do que vitórias. A oposição e a mídia expuseram-se tanto que até mesmo o ilibado FHC e os inimputáveis marinho estão desmoralizados! Os americanos que são os patrões do golpe estão à beira da bancarrota e ainda se dizem "ricos" apesar da dívida trilionária! Estamos caminhando para profundas mudanças e virtual ruptura do sistema, é urgente que vislumbremos dias melhores! Depois de tanta noite com certeza não tarda o amanhecer!

Lenita disse...

E isso mesmo Batista, vamos procurar um Churchill em algum lugar, um estrategista de guerra de primeira qualidade. Pergunto à todos, por favor: a Dilma tem ainda que dar a canetada para sancionar essa vergonha, certo ? Porque o Brasil inteiro não começa Ja uma campanha de informação vertical, horizontal, transversal, lunar, planetaria, etc., para explicar todos os detalhes dessa tramoia para o povo? Eu mesmo desconheço os detalhes técnicos, e da a maior frustração pois não consigo julgar aonde a Dona Dilma, que não tenho duvidas pensa muito no povo (seu governo é prova disso com os varios projetos que ela encabeça) foi amarrar o seu burro, e, WHY Santo Deus?! Não considero aqui a mafia financeira nacional e internacional que parece lhe obrigar a estar sempre ajoelhada/sabemos que a Europa e os USA vivem o mesmo. O que quero dizer é o seguinte: não da pra obriga-la a não sancionar essa aberraçao na hora da caneta, vetar simplesmente? E assim trair os novos aliados dela, o Serra e o Renan? Se eles negociaram o pescoço dela a gente não poderia lhe garantir que ela não esta sozinha? Sera que ela não tramou com o Lula algum plano B, C ou D? O Lula foi claro na reunião com os blogs, nem os ativos ele venderia; nem pensar vender o pré sal... No sentido do que o Batista sugere ai, poderiamos olhar para esse momento do Brasil de duas formas: 1) joga-se a toalha e passa-se o tempo todo a identificar os trairas, os interesses e as facas no pescoço; consequentemente odiando e amaldiçoando todos! Ou 2) resolvemos que não vamos perder muito tempo com fato consumado para nos focalizar nas soluções e alternativas de ataque para reverter estes fatos.Pois, então é assim, hein ??? Os malandros la do Senado e do Congresso fazem reunioes aqui e ali enquanto o povo fica distraido com a novela do momento: "Quem vai pegar o Lula primeiro?", e depois a gente tem que engolir e ficar em estado catatônico? O que estão fazendo os movimentos sociais, o que esta planejando a Jandira Feghali, os outros senadores, o Requião, ou o Lula? Sera que o Lula vai convidar os blogueiros de novo para um bate papo? Não poderia ele convidar a Dilma também (existe ai algum protocolo?); porque não podemos lhe impor (à Dilma) uma saia justa de maneira bem clara! Vamos invadir/bombar o blog da Presidenta com perguntas; sabe aquele blog que ninguem frequenta?... O que eu sei é que eles não são donos do Brasil e não podem continuar a resolver sobre o patrimonio e a riqueza do Brasil sem consultar o povo, e, no caso, os petroleiros em primeiro lugar, para sentar ao lado deles nas reuniões ! Algum Churchill ai que possa investir numa causa justa? Vamos invadir o Net, todas as redes socias, todos os espaços publicos possiveis. Não tem um grupo tipo Femem, sabe aquelas garotas ucrânianas que fazem atos de protestos rapidos para desestabilizar o sistema, de peito aberto? Sei que no Brasil seriam exterminadas no primeiro ato pela policia do Chuchu; enfim, deve ter outras maneiras ludicas/politicas/sérias de elevar as vozes que DEVEM SER OUVIDAS! Realmente temos que ir para as ruas!! Saia justa na Dilma! Pls madame pode nos explicar como chegastes a essa conclusão e o porquê ?! Aguardamos respostas e estamos prontos a ajuda-la; a negociar com a senhora a soberania do Brasil, porque assim não da não é mesmo ?... Esse é meu plano A. O plano B: que Lula volte para o poder logo ! Precisamos esperar até 2018 ? não da pra encontrar um caminho mais curto? Ja que estão jogando todas as regras constitucionais para debaixo do tapete, seria bom sacudir esse tapete !!

Irion disse...

Dilma parece não ter compromisso com as bandeiras do PT. Logo, o PT não pode ter compromisso com a Dilma, não com relação às medidas que contrariarem suas próprias bandeiras. Um exemplo é esta inoportuna "reforma da Previdência". O PT tem que se colocar frontalmente contra, porque não vai ser a Dilma que vai arranjar votos para o PT quando mais precisarem.

Messias Franca de Macedo disse...

Agora, falando em coisas positivas!

Ainda "não nunca será desta vez", [mequetrefe] "juiz" DEMoTucano Sérgio 'mor(T)o'!
Entenda

***

Mulher de João Santana admite ter recebido da Odebrecht - por serviços prestados às campanhas políticas realizadas... Na África, na Venezuela e no Panamá

25/02/2016 02h00

(...)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1743107-mulher-de-joao-santana-admite-ter-recebido-da-odebrecht.shtml

***

Ô golpistas da 'PORCA-tarefa', é preciso desenhar?!...

Francisco Silva disse...

Vergonha! Em alguns países se fez guerras para se apoderar do petróleo (Líbia, Iraque, Síria e etc.).Seus povos, patrióticos, lutaram e morreram, mesmo sabendo ser impossível vencer, para defender suas riquezas e suas soberanias. No Brasil, parece que não se julgou necessário, se gastar tanto dinheiro e arriscar vidas, para se fazer uma guerra. Bastou se comprar os "políticos" certos. Agora sim, concordo que acabou o governo Dilma. Não precisamos de uma marionete como presidente. Ela deveria ter lutado contra isso, mesmo se soubesse ser impossível vencer. Denunciar à nação os vendilhões. Não me sinto mais em condições de defender essa presidente. Nenhuma outra palavra exprime melhor meu sentimento. Vergonha!

JOAO BATISTA disse...

Lenita,
creio que hoje você entende o meu comentário de ontem.
Dilma é uma decepção atrás da outra.
Dilma não aceita ser rejeitada pelo andar de cima, de onde ela vem. É caso para longo tratamento com especialistas.
Dilma jamais terá apoio do povão nas ruas porque não se comunica com o povão.
Dilma apenas mantém as políticas públicas que Lula implantou e talvez reduza ou elimine algumas.
Dilma e seus ministros vira-latas têm capacidade inesgotável de dispersar seus eleitores.
Dilma se afastou de Lula e não conquistou os tucanos.
Dilma e seu republicanismo caminham para o isolamento.
Dilma deixará sua herança maldita para a direita justificar todo o arsenal que aplicará, caso chegue ao poder.

Grande Carioca disse...

Game over. Acabou esse governo de sangue de baratas. Apesar de não me arrepender, briguei com a metade da minha família de coxinhas, cortei relações com 04 (quatro) falsos amiogos, arrumei inimizade no trabalho, bati boca com minha ex-mulher (nunca é bom brigar com ex-mulher...rs...), mandei um pastor tomar naquele lugar e não por menos briguei com um padre de direita que quis me passar um sermão coxinha, etc, etc, tudo por defender o governo dilma (em minúsculo mesmo). Para que tudo isso? Para ver a vergonha que aconteceu ontem no senado (minúsculo também) com a entrega do pré-sal e a privatização ou falência anunciada da Petrobras depois do que foi aprovado com a covardia de dilma (mantenho em minúsculo mesmo). Chega! Não tenho mais argumento para defender esse governo. Vou ali no posto 6 tomar uma água de coco e depois dar um pulo no Belmonte pra dar umas beliscadas com um chope gelado. Fui................!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vinicius disse...

O Chile acordou depois da cagada que fizeram ao eleger Sebastian Piñera. Reconduziram Bachelet a Presidência.

A Argentina agora paga o preço amargo de ter elegido Macri. Será questão de tempo pra Cristina retornar a Casa Rosada.

A Bolívia vai sentir os efeitos nefastos de escolher um herdeiro de Sanchez de Lozada.

Pronto,seus argumentos de que a ``Nação Acordou´´ foram devidamente aniquilados. Agora,recolha-se a sua absoluta insignificância.

Messias Franca de Macedo disse...

... E SÓ FOR UMA SENHA CONTRA A SANHA?!

Em meio a este turbilhão golpista, a presidente Dilma Rousseff poderia ter emitido uma senha à nação:
dar voz e vez ao honesto, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro!
Neste momento, não tendo, circunstancialmente, condições de barrar a sanha entreguista dos infames safados DEMoTucanos &$ PMDBostas, caberia ao povo arregimentar forças no sentido de escorraçar a turba antinacionalista, entreguista e [mega]corrupta!
Ou seja, ninguém duvide da resiliência da nossa presidente Dilma Vana Rousseff!
Mesmo porque para quem resistiu - durante longevos três anos- a todo infausto de violência de marginais fardados durante o regime militar, "dar um drible da vaca nestes safados" seria algo comezinho!

Gol de placa da presidente Dilma Rousseff?!
E/ou cheque-mate nos pilantras abestados?!
A conferir!

Vinicius disse...

Ela poderia dar a tal canetada e vetar esse assalto ao passaporte do futuro para a Nação Brasileira,mas duvido muito que ela o fará.

Só mesmo povo na rua pra evitar o assalto dos entreguistas ao Pré-sal.

Vinicius disse...

Tudo sendo entregue de mão beijada,sem a menor resistência. Absolutamente frustrante.

Vinicius disse...

Adoraria que fosse,Messias. Mas não tenho mais nenhuma fé nisso.

Dilma tem sido um desastre político imenso.

Carlos Hums disse...

Acompanhei a votação ontem, me pareceu acertado o que a Dilma fez, isto porque o projeto do Serra iria passar por inteiro, o que seria ainda pior. Vi que o governo de última hora tentou salvar de alguma forma o projeto original. Vejam, sequer foi permitido a entrada de manifestantes no Senado, só havia lobistas acompanhando; foi armado um clima muito favorável para que o projeto do Serra vingasse por inteiro, e não vingou. O problema que eu vejo, mais uma vez, é a imensa falta de capacidade da Dilma de não saber se comunicar. Ela não explicou isso para a bancada e muito menos para a população, embora eu acredito que a emenda tenha sido o melhor que ela pôde fazer.

Vinicius disse...

Peguei um ódio mortal desse tal ``republicanismo´´ que você não faz ideia.

Republicanismo nada mais é do que sinônimo de covardia em seu mais alto grau.

Vinicius disse...

Dilma é um desastre em comunicação,como a maior parte do PT também é desastrosa em comunicação.

A Comunicação de Dilma e do PT é um tremendo desastre ambulante e ferroviário.

Nelson disse...

A origem do problema com o PT foi sempre essa fascinação pueril que o partido tem por um liberalismo que, de fato, nunca existiu e, tão cedo, não dá sinais de que possa vir a se materializar.
-
Então, desde seu início o governo Lula demonstrou que não tinha muito interesse em recuperar, também de fato, o aparato público/estatal do país. A história das nações que são tidas como mais bem sucedidas mostra que não há como um país dar um salto na direção do desenvolvimento sem ter um Estado forte a conduzir a nação. E sem um aparato público/estatal bem constituído o Estado não tem vai a lugar algum, não tem como implementar seu projeto para a nação.
-
A fascinação infantil pelo liberalismo levou o PT a embarcar no neoliberalismo. É preciso que se diga que privatizações também foram feitas aos borbotões pelos governos do PT além da adesão faceira às nocivas PPPs, OSCIPs e outras barbaridades neoliberais.
-
Tenho certeza que o grande Leonel Brizola, citado por Brito, não embarcaria nessa roubada.
-
Lembro do que o grande Jânio de Freitas escreveu em sua coluna, anos atrás: "A iniciativa privada não faz um país. Para isso, é preciso um serviço público bem constituído". Não lembro exatamente de todas as palavras que Jânio utilizou, mas o que ele queria dizer era isso.

Jorge Leite Pinto disse...

Por favor, Carlos, conte-me mais sobre o que não vingou no projeto do vampiro, pois não pude acompanhar...

Lauri Guerra disse...

Excelente artigo Fernando, como sempre uma mente lúcida.
Desde o princípio a leva-jato foi um desdobramento do golpe comandado pela CIA e em curso da espionagem, principalmente da NSA,

Maria Rita disse...

Não, Renato, eu não perdi a fé. Só não sei ainda como juntar os pedaços, porque isso é uma coisa específica da política. São pedaços do Brasil, dos que tem paixão pelo seu país. E não é uma tarefa solitária. E tem que ser feita agora, antes que os habituais aventureiros lancem mão. No mínimo, temos que resistir.

Guardiao disse...

Isso petezada Crasse media do senado vamos continuar financiando a burguesia para gerar psedos trabalhos para
as crasses inferiores.

Maria Rita disse...

A Bolívia foi mais esperta. Antecipou o referendo e ainda tem três anos inteiros para continuar sua tarefa e reeleger um bom candidato. Isso é política.

Alisson Souza disse...

Realy????

Lauri Guerra disse...

Excelente artigo Fernando, como sempre uma mente lúcida.
Desde o princípio a leva-jato foi um desdobramento do golpe comandado pela CIA e em curso há muito tempo, que teve na espionagem, principalmente da NSA, sua alavanca propulsora dentro da Petrobrás, e que municia o golpismo com as informações manipuladas no conluio jurídico-midiático controlado pela CIA e seus agentes, para o processo de tomada do poder do estado pelos derrotados das últimas 4 eleições, e aos interesses do imperialismo a que servem.
A inspiração (quá, quá, quá) de moro na operação "mani pulite" é cortina de fumaça para a operação "mani puttane" que desenvolve. Mani puttane - mãos prostituídas, que vendem o corpo da pátria na sargeta do entreguismo (no caso do pré-sal, vendem o sangue negro da nação).
Esse juizeco mequetrefe, que nem expressar-se corretamente sabe, é o servil que o imperialismo encontrou à disposição para levar a diante seu golpe. E não
é de hoje, foi ele o redator do voto da ministra Rosa Webber em que alega que a literatura permite condenar sem provas, e a literatura que invoca é a do "domínio do fato" que o próprio formulador da teoria (Claus Roxin) desqualificou seu uso pelo STF no caso.
O juiz das "mani puttane" como uma prostituta que garante a seus clientes o silêncio como parte do negócio, sepultou a investigação sobre o Banestado. Ele e o procurador Carlos Fernando Lima são parceiros à serviço do entreguismo e da plutocracia nacional que entrega o país para ferrar-se à privilégios, desde então.
Muito boa lembrança de Leopoldo Rassier, meu grande amigo e companheiro de lutas. E como diz outra de suas músicas "Não podêmo se entregá pros hôme, de jeito nenhum, amigo e companheiro".

Nina disse...

Alisson, você é risível. Coxinha!

Mauro Silva 3 disse...

Ao pt só resta entregar todos os cargos e deixar o governo.
Só que ... e os oportunistas que infestam o partido?
Vão fazer o quê?

henrique de oliveira disse...

Relutei muito para escrever isso , mas se for para ser assim que venha o impitim.

Nina disse...

Mauro e Henrique, vocês enganam quem?

mauro silva disse...

minha cara nina.
a questão não é "enganam alguém" mas concluir que houve um estelionato eleitoral, sim.
Dilma capitulou miseravelmente ao entreguismo mais rasteiro da maior província petroleira descoberta nos últimos 50 anos.
para que? garantir-se no poder?
certos valores, dentre o quais a honra, transcendem; são maiores que a própria vida.
vargas é exemplo eloquente.
na verdade, quem tem que romper com esse governo é o Lula, porque Dilma destrói sua obra, enquanto seu ministro da justiça opera para encarcera-lo ao arrepio das leis, em conluio com uma súcia de bandidos a aparelhar o judiciário, procuradoria da república e polícia federal.

lia vinhas disse...

Confesso que ainda não sei exatamente quais as verdadeiras cláusulas do tal acordo, mas já constatei uma coisa: não será o Lula o candidato em 2018, temos aqui entre os internautas "arrependidos" e "indignados", dezenas de pré-candidatos preparadíssimos para enfrentar essa máquina política maquiavélica que corrói nossa política há quase seis séculos e que ,aos olhos de muitos, deveria ter sido totalmente esmagada neste parcos doze anos de PT (como se ele estivesse governando sozinho, sem coligação com sacos de gatos), e substituída integralmente por pessoas íntegras, preparadas para seus cargos e absolutamente patriotas, respeitadoras das leis, no caso do judiciário, do seu papel na política, no caso de congressistas e governadores e prefeitos e de seu dever de manter as pessoas bem informadas, no caso da imprensa.
Quem se candidata a cargo tão facinho de ser exercido?

Francisco disse...

Ok, de volta à realidade…

Toda a solidariedade ao PT e seus integrantes…
Mas… se o PT acaba, Lula se dana ou Dilma se explode, isso é lá problema deles. Eu fiz o meu. Você também.
Luis Carlos Prestes pagou preço bem mais alto e nunca fez cara de coitado.

É tempo de voltar a defender não o PT, mas… a gente! A classe trabalhadora e a nação brasileira!!
Dilma deixa de ser um problema, ao trair a classe trabalhadora. ISSO É ÓTIMO!!!!

Agora podemos fazer passeatas sem o PT atrapalhar! Podemos cair de pau no PMDB (como nunca deveríamos ter deixado de cair!!).

Podemos lutar por bandeiras nacionalistas sem medo de pisar em calos de aliados (aliados “da onça”)!!

Podemos juntar muito mais gente, ao lutarmos pelo Brasil, pela Petrobras e pela soberania da industria bélica nacional!!!

Podemos até fazer passeata contra os EEUU!!! Uau, isso é ótimo e estávamos CENSURADOS pela politica de resultados!!

Podemos ser esquerda de novo galera!!!! Podemos nos declarar comunistas sem medo de deixar Obama zangado ou a Merryl Lynch zangada! Vão se f%$#@, empresas de medição de risco!!!

Nos libertamos! Estamos livres para fazer quantas passeatas quisermos!! Passeatas pelas coisas que amamos!!!

Passeatas pró diversidade sexual, pró religiões afro-brasileiras, passeatas contra a violência contra a mulher e a favor das demarcações indígenas!!! Tá liberado, galera!!!! Dilma MORREU, O socialismo de RESULTADOS MORRREU!!!

Podemos falar de Bolssonaro, Feliciano e outros dementes tudo o que pensamos REALMENTE deles, sem medo de perder “apoio parlamentar”… “parlamentar”, para lamentar!! Isso não adianta mais, então… LIVRES!!!

O que é que você pensa de Renan Calheiros? Vamos fazer passeata exigindo a saída dele!!! Mega passeata exigindo a prisão de Lula por ter dado dinheiro do BNDES para a Globo!!! E exigindo que a Globo devolva a grana, HOJE!!!!

Livres!!! Livres para brigar!!! Nacionalismo! Petrobras!! Armas para a Marinha defender o petróleo!!!

Edgar Rocha disse...

"O chantagista Renan Calheiro". Chantagista, Brito? Isto que ele faz é chantagem??? Eu pensei que era negociação. E a postura da Dilma, do Governo e do PT? Não seria a chamada "política de coalisão" ou "conciliação"? Não vejo exagero em nada do que fez o Renan, o Cunha e até a oposição. A cartilha governamental é clara desde o Governo Lula: não há sapos a engolir. São peixes, com muitos muitos espinhos. Tudo pra se manter a governabilidade e esticar a era de "inclusão" inaugurada pelo governo. Uma inclusão que depende exclusivamente da boa vontade dos chantagistas, digo, dos aliados, pra se manter. Cabe aos movimentos, cuidar do incenso sobre as imagens impolutas de suas lideranças e jamais querer saber como e a que custo suas santidades costuraram as chamadas conquistas. Não é certo virar do avesso a vestimenta de um santo (mesmo que de pau oco). Todo mundo vai ver que a "costura" foi mal feita, já que não se espera que alguém terá tal curiosidade de observar.
Metáforas capengas à parte, muita gente se afastou da vida política do país por perceber que tal conciliação era na verdade, reflexo de uma avidez incontrolada por poder. Falar, criticar, questionar, tudo isto foi feito a cada passo para trás em nome da governabilidade. Uma legião de cassandras avisou que ia dar merda. Infelizmente, a arrogância burguesa de muitos (do próprio Lula) permitiu fazer com que as organizações sociais confiassem demais na conjuntura política favorável de uma país recém saído de um governo FHC catastrófico, repleto de esperança de se mudar a trajetória histórica e encantado com as covinhas do operário falante e boa praça. Muitos já afirmavam que a médio prazo, tal política poderia ser um desastre. Sobretudo, aqueles que ainda se encontravam comprometidos com os projetos mais diletos da esquerda. Estes aguardaram até o limite, foram leais e desgraçadamente submissos ao discurso protelador e desarticulador. Ainda houve político de esquerda com a cara de pau de afirmar que as derrotas sociais se davam devido à luta política, legitimando assim, os mais indizíveis anseios da base aliada. Se esquecem que, a pedido do próprio governo, tal luta nunca ocorrera de fato. Aquilo que se justificava como arma para avançar politicamente - a necessidade de se ocupar cargos, usando toda a energia dos movimentos para este fim - se mostrou uma verdadeira represa para as lutas. O poder de organização dos movimentos serviu apenas como moeda de troca nas conversas de bastidor, sendo as conquistas, adiadas no decorrer da gestão. Agora que a criação se volta contra o criador, ninguém em sã consciência consegue acreditar que a manutenção destas lideranças no poder pode ser garantia de avanços. Não há motivos pra isto.

carlois costa disse...

uma tristeza o que aconteceu ontem; mas credulo que sou ainda me apego a penultima esperança que é a camara dos deputados (acreditar nessa camara ta mais pra delirio que credulidade)e como o delirio é permitido aqui podemos até sonhar com o veto

Vitor disse...

Dificilmente a Cristina volta ao poder. Vocês precisam entender que um governo não é automaticamente bom porque ele é de esquerda. Tem exemplos claros. A Bachelet, por exemplo, é uma ótima presidente. A Cristina, assim como Maduro são horríveis. Lula foi muito bem, Dilma é péssima! Todos tem a mesma ideologia, mas isso não é sinônimo de competência e muito menos de honestidade. O Evo é muito decente, mas peca ao querer se eternizar no poder.
Vamos pensar mais e sair dessa idiotice de "direita ruim", esquerda "bom".

Alex Herren disse...

Matou a charada, pois esse elemento está enrolado em um processo no stf. Com essa entrega, seu processo desaparecerá como por milagre.

Alex Herren disse...

Para se apoderar do petróleo no Iraque, os americanos assassinaram muita gente por lá, além de ter destruído o pais, instalaram a discórdia entre seus habitantes. Devemos até "agradecer", pois aqui eles conseguiram se apossar de nosso petróleo usando só um moro e um serra. A destruição, ocorrerá no futuro próximo, e não será produzida pelos gringos e sim por seus paus mandados.

Gabriel Braga disse...

A verdade é que Dilma é valente apenas contra os fracos.

É uma capitulação atrás da outra.Perder é do jogo,o problema é que o governo Dilma nem sequer entra no jogo e cede antes dele começar.

Pereira disse...

CÁLICE. A música de nosso GRANDE POETA, Chico Buarque, expressa a dor que sentimos nesse momento.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiav6GfnpTLAhXJGJAKHS2YB-0QtwIIMDAD&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Dxly306XjocM&usg=AFQjCNGjIfmoSu3FnRHP5_ushe56B2nWMA

Pereira disse...

CÁLICE. A música de nosso GRANDE POETA, Chico Buarque, expressa a dor que sentimos nesse momento.

https://www.youtube.com/watch?v=RzlniinsBeY

Vinicius disse...

Não acho a Cristina uma má presidente,teve seus erros é verdade,mas foi muito mais benéfica ao povo Argentino do que está sendo o Macri.

Quanto ao Evo querer se ``perpetuar´´ no poder,não vi ninguém reclamando quando a direita ficou por mais de 100 anos no poder no México,ou a própria direita boliviana que ficou anos a fio no poder,até a chegada de Evo,ou a direita colombiana que segue até hoje no poder ou os 24 anos de tucanato em SP.

Euler disse...

Dilma está cercada de inimigos, inclusive entre aqueles que supostamente lhe dão sustentação, como Renan Calheiros. Ela poderia enfrentar Renan, prometer verbas para alguns senadores e com isso virar o jogo. Mas, ganharia um inimigo de peso no senado, capaz de derrotá-la em outras votações, inclusive naquela que paira sobre sua cabeça, a do impeachment.

Na verdade, a presidenta Dilma, não por desejo dela, claro, é já um não-governo, tal a sua fraqueza. Tamanha foi a articulação golpista, em várias frentes, e coordenada pela mídia, que o governo não consegue esboçar qualquer reação, mas apenas consegue pequenas brechas ilusórias, como o acordo fechado sobre o pré-sal. Uma espécie de tempo para respirar, até que um novo ataque midiático ao PT e ao governo, na dobradinha lava-jato-globo, seja disparado.

A realidade brasileira, inclusive pela crise mundial com suas consequências internas e agravadas pelas escolhas neoliberais do não-governo Dilma, produziu este quadro de incertezas e de perplexidade. O Brasil tem hoje um poder paralelo real, que não foi eleito por ninguém - juiz Moro com sua tropa de delegados e procuradores, Gilmar Dantas, a Globo e demais barões da mídia e seus lacaios comentaristas a soldo da casa-grande -, e que manda mais do que o governo eleito diretamente pelo povo, por milhões de cidadãos. O resultado dessa inversão é a manutenção de uma propaganda de terror que justifique a retirada de direitos, o confisco das conquistas e mantenha a população sob um clima misto de medo e de ódio. Além da desesperança.

Enquanto isso, ganham os de sempre: banqueiros, grupos de rapina internacionais e seus associados locais, além das migalhas, aplausos e medalhas que são distribuídas aos capitães do mato da realidade atual.

Luiz Gomes Moreira disse...

Pessoal! Despeço-me para todo o sempre. Sinto-me como um militante da COMUNA DE PARIS, nos últimos dias de batalha. Eu não acredito em DEUS, em CÉU ou INFERNO, mas acreditava em ideais. Mas, deixe os crápulas nomeando ruas e praças com nomes de traidores do povo brasileiro. Mas, não obriguem, voces que acreditam naquelas coisas que citei no início, a fazer TIRADENTES, Felipe Camarão, e tantos outros, e mesmo os pracinhas mortos na segunda guerra, Castro Alves e outros grandes brasileiros, serem colocados em placas em ruas e outros espaços públicos, junto de canalhas como Golbery, Castelo Branco e outros canalhas anti-povo. Conheci o Lamarca (antes dele ter assumido a causa), o Hass, ainda na medicina da URGS (na época) e outros , que morreram na luta e não gostariam de ter seus nomes junto aos entreguistas canalhas. Reconheço aqui, que esta parada a DIREITA, que cultua TIRADENTES rindo, venceu! Culpa muito nossa, pois aceitamos ALIADOS, gente sem escrúpulos e tão ou mais canalhas como aqueles que foram nominados.Melhor não entrar em BLOGS onde sujeitos que se dizem brasileiros, elegem como heróis da PATRIA e do POVO (que eles chamam de imbecil e manipulável, talvez com razão em muitas vezes), figuras de torturadores como aqueles que torturaram e mataram até padres conscientes da luta por um futuro melhor para este mesmo povo. Falo do FREI TITO, seus vermes direitistas . Despeço-me, lamentando não ter mais estomago para aguentar ler este tipo de coisa aqui. Estou muito velho para aguentar COLIFORMES FECAIS.

Holdo disse...

Gosto mto de ti, mas teu problema eh que viveu mto com brizola. Eu amava o brizola, mas todo o embate dele deu em que? Terminou que caiu de presidenciavel a menos votado do que o eneas ( um senhor que tinha 10 segundos de programa).
As vezes a estrategia eh essa mesmo: deixar virem e virem, ate o jogo virar. O que adianta se reagrupar e brigar com o renan, ser cassada, ver aecio assumir e entregar o pre sal e tudo mais de vez?

Alias, se a tatica petista eh tao ruim, pq a dilma teve um aumento de popularidade no auge de nossa crise economica? Pq lula diminuiu a grande diferença para um possivel embate com aecio na disputa a presidencia?

O PT se equivocou na lava-jato ao deixar exporem lula, mas todo sabemos que o lula peitou esse rolo pela dilma, pois ele nao precisava ter se autodeclarado candidato em 2018, ajnda em 2014, sabendo que iriam pra cima dele. Lula fez isso conscientemente. Alias, o medo da midia eh q lula nao seja atingido pela lava jato, e por isso o queimam como pode, pois se ele sair da lava jato sem nda contra ele, ele saira mais forte, mas eh essa força que tentam diminuir, pq eh impossivel aniquilar.

E digo mais: pq os blogs de esquerda nao se compoe e fazem uma CAMPANHA CONJUNTA CONTRA A ENTREGA DO PRE SAL. Convoque seus leitores, entrem em contato com sindicatos. Peça para que atolemos a caixa de entrada dos deputados de emails!
Nao prestem esse desserviço ao país que é criticar dilma como se ela estivesse arruinando propositalmente o que lula construiu.

Dilma está imobilizada e nao tem sequer o apoio popular que a possibilite brigar como lula brigou contra o mensalao. Eh isso mesmo, diferente do que alguns esquizofrenicos que mais parecem torcedores de futebol que acabam comentando aqui pensam, Dilma nao tem apoio popular. Se ela convocar alguem em televisao nao ira ninguem.
Ela está sitiada! Nós temos que entender isso e nos juntar, fazer campanha e chamar pessoas pra lutar contra isso. Tenho amigos que sao eleitores do bolsonaro que sao totalmente contra a entrega do pre sal.
Vamos nos mobilizar e nao nos dividir como a direita esta conseguindo fazer.

Dilma nao poderá fazer nda ate arrumar a economia, SIMPLES ASSIM

Lenita disse...

Grande Holdo ! Faço minhas tuas palavras. Tb não entendo esse prazer insano de ficar criticando cachorro morto. Dilma so tera força para VETAR essa VERGONHA que o Senado ladrão armou junto com Serra e Renan, se e somente puder sentir que o povo quer que ela VETE ! O Brasil inteiro tem que ir para as ruas. Os blogs sujos tem sim que aproveitar o poder deles para se unir ao povo, aos seus leitores, aos militantes que somos todos de formas diferentes e segundo nossas possibilidades. Ja não aguento mais ler sobre a proxima força tarefa da Lava Jato; estes são bandidos, nada além disso! Vamos defender o Lula, vamos defender o PT, vamos priorizar a LUTA CONTRA A GANANCIA DO MUNDO FINANCEIRO. Afinal somos brasileiros do bem e corajosos ou simplesmente ratos que aceitam tudo como verdadeiros babacas ? Você bem disse, Dilma esta totalmente paralizada ! Temos que ajuda-la nessa travessia !

Hell Back disse...

Não precisa entender de nada, só basta saber se o psdb e o dem - oposição como um todo - saiu satisfeita, é sinal de que o projeto não é bom para o povo brasileiro, porque a oposição trabalha contra os interesses nacionais.

Hell Back disse...

Não precisa entender de nada, só basta saber se o psdb e o dem - oposição como um todo - saiu satisfeita, é sinal de que o projeto não é bom para o Brasil, porque a oposição trabalha contra os interesses nacionais.

Hell Back disse...

Ganha? Depois que aceitou em silêncio a todo esse massacre da mídia e agora esse acordo, mais que nebuloso, tenho minhas dúvidas.

waldemar palmeira filho disse...

cada dia aumenta minha certeza que a Dilma quer ser cassada para depois dizer que foi heroi da patria; porque o que ela esta fazendo nao da para acreditar que ela esta agindo com lucides.

Macunaíma disse...

Caro Fernando, não discordo de vc mas a coisa não é tão feia como a primeira vista pode nos parecer. Se não, vejamos: com o acordo feito e se aprovado o PL Renan/Serra, caberá a Petrobrás optar em participar da exploração com 30% e de outras regalias que a lei atual lhe concede. Ou seja, quem na realidade vai decidir se o petróleo deve permanecer sob controle da Petrobrás ou entregue às empresas multinacionais estrangeiras será o povo brasileiro quando das eleições de 2018, aliás um dos assuntos mais palpitante nas eleições anteriores Dessa forma vai se montando a agenda para a eleições de 2018. Sobre Petrobrás já sabemos o que o povo pensa e deseja, tendo em vista as últimas campanhas. Sacou?
Assim serão, outros embates entre a esquerda e a direita e a cada dia ficando mais claro que o que estará em jogo em 2018: retroceder aos anos 90 (FHC/Collor) com privatização, arrocho salarial, desemprego,juros altíssimos, crises econômicas e etc....) ou seguir em frente com LULA E SUAS POLITICAS SOCIAIS E DE CRESCIMENTO.