sábado, 27 de fevereiro de 2016

O Datafolha e a profecia auto-realizável

riotiras

Nada surpreende na pesquisa  Datafolha - parcialmente divulgada à tardinha e certamente a manchete do jornal, amanhã - senão o fato de que seja muito interessante que sejam só 55% dos entrevistados que acham que Lula ofereceu "algum" benefício às empresas que teriam feito obras no sítio de amigos que usa como refúgio em finais de semana.

Porque, afinal, é isso o que todo o país está, há dois meses,  vendo, ouvindo e lendo nas televisões, rádios, jornais e revistas. Em todos os meios de comunicação, exceto no pequeno mundinho dos blogs progressistas.

E como o "acusado" não reage, a não ser timidamente, por meio de seus advogados, nem mesmo o pequeno contraditório possível nos meios de comunicação se faz.

É como se passasse um carro de som na sua rua, acusando você disto e daquilo e você permanecesse quieto, dois meses.

É coisa que deixaria com a pulga atrás da orelha o seu vizinho do lado, que dirá o lá do final da rua.

Portanto, tudo para somar, em cima de quem já tem os problemas causados pelo desgaste abissal do Governo Dilma uma crise de honorabilidade pessoal.

Em razão de quê?

Bastaria uma pergunta na pesquisa para que ela ruísse completamente:

- Acha que Lula foi beneficiado por construtoras no caso do sítio em Atibaia?


- Sim, e em troca ele beneficiou estas empresas.  


- Beneficiou, como? O que ele fez para elas?


Alguém duvida que o silêncio seria sepulcral? Aliás, é uma pergunta que bem poderia ser feita aos promotores, aos policiais e ao próprio Dr. Sérgio Moro e ficaria sem resposta ou seria respondida com uma conversa de "Rolando Lero" cheia de "em tese", "poderia", "estamos investigando", etc, etc...

É um caso inédito na história do Direito: uma investigação sobre alguém por ter recebido algo em troca de...ah, não sei.

O guardinha recebe R$ 50 para não te multar por ter parado com duas rodas na calçada. O fiscal da feira pede R$20 para deixar você montar uma banquinha de limão ensacado em meio aos feirantes, até os megaempresários da Zelotes pagam uma "baba" a conselheiros para não se consumarem as autuações milionárias que suas empresas sofreram.

Mas Lula ganhou um churrasqueira, um "puxadinho", uma reforma no telhado de um sítio que nem lhe pertence em troca de um "não sei".

Depois da grotesca deformação da tal "Teoria do Domínio do Fato", evoluímos para a "Teoria do Domínio da Hipótese", isto é: "não sei o que é, mas alguma coisa deve ter feito".

Se Lula pretendesse se servir do seu prestígio, não bastaria ter feito uma ou duas palestras que cobrissem a obra?

Se quisesse agir de forma desonesta, não seria mais simples pedir que as empreiteiras entregassem aos donos do sítio um "x" em dinheiro e estes pagassem todas as obras?

Tem pouca ou nenhuma importância no estado de histeria policial-judicial em que nos encontramos.

Os carros de som passam em sua rua, nas ruas de todos e, infelizmente, tirando uns guris (já meio encanecidos, é verdade), ninguém aparece para tomar satisfações.

Eu compreendia a ironia da frase "lutamos como nunca, perdemos como sempre".

Agora vou ter de tentar entender o "nunca lutamos, mas esperamos vencer".

36 comentários:

O Datafolha e a profecia auto-realizável – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | O LADO ESCURO DA LUA disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

titus disse...

Exatamente pensam que todos somos tontos!, mas inacreditavel e ver esse tal de kirchner do MP um messianico que bate na mulher deixa a tal pastora bater deixa a na rua ..como pode
um imbecil destes investigar ou julgar.. e de ficar com os cabelos em pe...haja incompetencia!
estas seitas esta tornando os brasileiros que ai se enquadram verdadeiros estupidos..

CaRLos disse...

Fernando, esses sórdidos conseguiram o intento deles. Emburreceram uma parcela considerável da população. Hoje você não consegue argumentar até com um pobre beneficiado nesses últimos 10 anos. Eles estão tão envenenados, que não percebem que estão sendo ludibriados por aqueles que sempre os exploraram. Reproduzem o discurso do seu explorador, dizendo que o Brasil perdeu um milhão de empregos e esquecem que nesses últimos 12 anos foram gerados 24 milhões de empregos e eles são os principais beneficiados; portanto o governo ainda tem crédito. Quando Lula entrou o Brasil tinha 30 milhões de trabalhadores com carteira assinada; quando saiu, já tinha atingido mais de 45 milhões. O governo Lula em 8 anos gerou 15.3 milhões de empregos com carteira assinada. O governo Lula gerou 20 vezes mais empregos do que o governo FHC, no mesmo período de tempo. Esquecem também que em 2003 existiam, no Brasil, 3.5 milhões de motos; hoje são cerca de 24 milhões. E os pobres hoje usam este meio de transporte para trabalhar. E vai por aí adiante.

O Datafolha e a profecia auto-realizável | Luizmuller's Blog disse...

[…] POR FERNANDO BRITO no TIJOLAÇO […]

Alisson Souza disse...

Só rindo de seu post pueril, FB!

Pedro disse...

Qual é o papel do Moro? Derrubar a Dilma para instalar um governo que faça voltar à miséria, à fome, os milhões de brasileiros que melhoraram de vida. Temos que reconhecer que a redução da miséria é o maior perigo para a Globo e para o PSDB.

Luís CPPrudente disse...

As organizações criminosas da famiglia Marinho agora manda ameaças direto para os blogs que noticiam as ações criminosas da famiglia Marinho.
Quanto ao Datafalha da famiglia Frias, já há a certeza do crime cometido por Lula, só basta nominar o crime que até o momento é inominável. E desse crime inominável que o fascista e moleque Homem de Preto da Vara de Guantánamo vai querer prende preventivamente o Lula até que ele fale que pediu uns favores: um barco de lata, uma cobertura de telhas e uma churrasqueira nova.

Messias Franca de Macedo disse...

[NITROGLICERINA PASTA PURA!]


O DCM APRESENTA SEU NOVO DOCUMENTÁRIO: A LISTA DE FURNAS

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-apresenta-seu-novo-documentario-a-lista-de-furnas/

Messias Franca de Macedo disse...

e aqui

https://www.youtube.com/watch?v=13AS0HJDmWEblogdom

Nina disse...

Só rindo do seu mísero comentário Alisson.

José Ademar disse...

Então quer dizer que é amanhã as prévias para escolher o menos medíocre/péssimo candidato pelo PSDB a Prefeitura de SP? De um lado o candidato do slogan Pobre é uma desgraça mesmo!-João Dólar e o outro e da chapa das botoaduras de ouro e meinhas branca estilo Billie jean e que não sabe onde fica o bairro de cidade Ademar sequer,por exemplo.

Marta ou Martaxa,a que insinuou que Kassab era Gay,perua na lama segunda a revista Veja do diretor Carlos Cachoeira,edição da data de 11/02/2004,vem pra avenida pelo PMDB ou PFL e provavelmente para perder nessa nova estratégia de ser de direita pior que Donald Trump e enganar os politizados de SP.

Russomano que vai tomar cassete de todo lado igual o Haddad pelo fato de ser da aliado da Universal(Haddad não é da Universal e pior ainda da Globo).

Mais o principal e que serve de lição para gente igual Walter Pinheiro,Zé Eduardo Cardozo,Luciana Genro,Cristóvam Buarque,o antigo PSB antes de se vender para o mercado financeiro e dar uma pernada em Dilma/Lula em 2014 via Eduardo Campos e etc,etc, é que Serra, Alckmin e Aécio se detestam,mas como todo cartel e toda máfia sempre fazem acordos,se fingem de amigos e no final estão,claro,com o apoio da mídia corrupta sempre conseguindo passar a impressão de unidade para os eleitores.

A direita sabe mentir,roubar e montar esquemas de autoproteção MP de Sp,por exemplo,dando uma aula de política nas esquerdas do republicanismo,guerra de ciúmes,vaidades,ou seja,burrice politica mesmo nua e crua,com direito ao PSOL achar que aqui era a Espanha e que eles seriam o podemos,tudo influenciado pela onda golpista pré Sérgio Moro,jornadas de Junho e julho de 2013/2014 que o PSONHO achava que eram jovens altamente politizados e de esquerda e saíram dessa história(PSOL) com o olho roxo.

No mais,espero a saída de Walter Pinheiro do PT,Zé Cardozo do governo e do PT e que sejam felizes no PFL,PSDB,PPS,PR,PSD ou outras casas que queiram abrigá-los,só ficando no PT realmente quem tem compromisso com o Brasil,trabalhadores e necessitados mesmo.O cidadão que vos fala não precisa que governo se preocupe com ele.

bronco capiau disse...

Ei "brog", alguma novidade sobre o cado da Magia da m

bronco capiau disse...

Ooops...

Ei "brog", alguma novidade sobre o caso do Mafia da merenda do governo tucano Alkmin, ou esta muito ocupado com seus 15 minutos de fama nessa briguinha com um suposto email da Rede Bobo????????????????????????

marco guerra disse...

As gravuras ?perfeitas pqp mil pra vc.valem mas que um tratado.

José de Arimatéia Alves disse...

Se isso acontecer, podemos esquecer o projeto de uma nação...

Leonel Inácio disse...

NESTA HORA,
Com o governo quase sendo derrubado,
Com o Lula quase sendo preso, possivelmente também sua esposa, filhos e amigos mais próximos,

OCORREU-ME UMA DÚVIDA:
Quem tem mais espírito de luta, mais fibra, mais “sangue no olho”????
1) Academia Brasileira de Letras??
2) Clube de Lordes Ingleses??
3) Instituto Lula??

Vicente disse...

se houver um depósito de 50 reais na conta do Lula feito há dez anos e ele não tiver nota fiscal, declaração de imposto de renda e registro em cartório da origem dos 50, o dr. Moro (aquele mesmo que parou de investigar a Mossack e Fonseca quando surgiu a Globo no meio, aquele mesmo do "Furnas não vem ao caso") vai mandar prender o Lula.

Messias Franca de Macedo disse...

LULA: “MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ O JOGO DA IMPRENSA”

Em um duro discurso contra os órgãos de investigação e o comportamento da mídia, o ex-presidente Lula afirmou, durante a festa de aniversário que comemorou os 36 anos do PT, no Rio de Janeiro, que "não imaginava", depois de vivermos o período da ditadura, "ver um Ministério Público fazendo o jogo da imprensa, fazendo o jogo da Veja"; "Hoje, os juízes têm medo de votar com medo da manchete do jornal", atacou Lula; o líder petista fez também um apelo à militância para que apoie o governo Dilma, "porque ela não vai conseguir resolver os problemas sozinha"; e depois de uma semana tensa entre a presidente e a legenda, Lula destacou: "A Dilma precisa ter certeza de uma coisa: o lugar dela é do nosso lado. Ela precisa de nós para poder sobreviver aos ataques que vêm sofrendo no Congresso Nacional"

27 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 21:24

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/218815/Lula-%E2%80%9CMinist%C3%A9rio-P%C3%BAblico-faz-o-jogo-da-imprensa%E2%80%9D.htm

Messias Franca de Macedo disse...

... Se na conta bancária do Lulinha aparecer depósitos de mesadas quando o jovem era adolescente, a mesada será indício robusto e insofismável de 'mensalão de pai pra filho'!...

E viva a contemporânea pré-Idade Média da [criminosa] Casa Grande festiva!...

Bacellar disse...

Ano passado durante uma manifestação da esquerda na Av paulista presenciei um entrevistador, não vi de que instituto (pude observar bem seu movimento pois estava parado esperando uma pessoa) ficar um bom tempo olhando para os manifestantes até ir entrevistar duas senhoras que estavam num ponto de busão....ficou muito nítida a má fé do cara....não dou um centavo nessas pesquisas.

titus disse...

Caro Leonel,
primeiro o governo nao cai
segundo o lula nao sera preso nem seus familiares.
quanto a sua questao..Quem tem mais espirito de luta, mais fibra tem que ser voce leonel, cabeca erguida barriga pra dentro e peito pra fora.

Re disse...

Exatamente por isso eu divulgo no fb todos os comunicados e desmentidos do Instituto Lula - porque ele não tem canais para se defender e é uma luta muito desigual versus jornalões e globo - no começo alguns "amigos" do fb me agrediam, já desistiram porque viram que eu não vou desistir.
Aliás, Brito, o discurso dele de hoje, da festa do PT, temos que divulgar, é a defesa dele - e também o ataque. Ele se expôs pra caramba, falando inclusive do Ministério Público. Eu não achei o vídeo do discurso, se alguém tiver o link, favor colocar aqui.

Cláudio disse...

:

: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo A(s) Voz(es) do Bra**S**il e postando:


* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *

O Datafolha e a profecia auto-realizável – TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.” | Q RIDÃO... disse...

[…] Sourced through Scoop.it from: tijolaco.com.br […]

Messias Franca de Macedo disse...

MAIS UM ESCÂNDALO PATROCINADO PELO IMORAL, DESAVERGONHADO E DELINQUENTE *PIMG!

*PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

***

Lula diz que recebeu sítio de presente de amigo

em declaração proferida na festa de 36 anos do PT

(...)

CACHOEIRA - perdão, ato falho -, FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1744274-acabou-o-lulinha-paz-e-amor-diz-lula-em-festa-de-aniversario-do-pt.shtml

***

Ou seja, uma ironia refinada mencionada pelo [eterno] presidente Lula transforma-se numa manchete localizada quase no topo da página principal do indecoroso portal uol/Folha.
Em plena manhã d edomingo!
Provavelmente o dia em que a 'coxinhada' nativa mais lê as machetes do PIMG!
No texto, após tentar dar ares de, digamos, autocondenação do Lula, tem-se a frase dita pelo [eterno] presidente: "A Chácara não é minha."
E em seguida nenhuma análise sobre a declaração anterior, esclarecendo o que, verdadeiramente, o Lula estava querendo afirmar!

Indubitavelmente, o PIMG atua enquanto máfia hedionda!

Messias Franca de Macedo disse...

Ah a redação da manchete criminosa dispensou até as aspas que poderiam levar os(às) (e)leitores(as) de manchetes a refletir um pouco mais!

Silvio Vidotte disse...

Excelente analise e resposta. Lamentável, que esse entendimente expostopor voce não esteja na conciencia de milhões beneficiados nessa decada.

Tomás disse...

Pessoas desonestas são desconfiadas por natureza e não por força da profissão. Elas não suportam a ideia de que existam no mundo pessoas honestas.

renato andretti disse...

Quero votar em LULA.
Quero voltar a LUTA.
Quero cantar, me ESCUTA.
Quero gritar na RUA.
Quero levantar a ESTRELA
Quero voltar as URNAS.....
Quero levar as BANDEIRAS
Quero ver todas VERMELHAS....
PAringundim, paringolé...piri.ri.rum.

Godinho disse...

Brito, os Lava Jatos, os Zelotes e muitos outros da meganhagem aplicam aquela velha teoria pre´-Maria da Penha: Eu não sei porque to batendo, mas ele sabe porque tá apanhando...

Luisa Pires disse...

Prezado Sr. Fernando.
O que esta sendo feito eh uma investigacao. E investigar algo sempre se inicia de uma suposta suspeita de algo ou alguem. A midia faz muito bem o papel dela, divulgar o que esta acontecendo, seja em que ambito for e que nivel for.
Sempre tivemos governos corruptos e ladroes. So que o PT por ser um partido grande, se destacou e exagerou nas suas falcatruas. Para mim tudo deve ser investigado. Deixe de pagar um centavo do seu imposto e voce vera o que acontece. E vc pode ate tentar explicar que foi um erro de digitacao na hora de pagar...duvido que ira convence los.
Eu gostaria de saber tambem seba maioria das pessoas que aqui escrevem levam uma vida tranquila, com seu bom emprego, seu bom plano medico, sua boa cada, seu carro preferido, se viajam. Mad viajar mesmo, nao ir para praia grande no litoral paulista. Se tem um bom plano odontoligico, se qdo vai ao supermercado compra o que quer, o que precisa e o que tem vontade. Qtas vezes saem com os amigos psra tomar umas ccervejinhas? E escols e faculdade, quantos aqui sao formados, quantos tem filhos em boa escola? Cartao de credito, quantos aqui usam o cartao sem se preocupar o quanto vai pagar no mes que vem?
Quantos de voces tem um amigo que empresta por tempo ilimitado e sem cerimonia um sitio e deixa voce fazer o que bem entende, decorar, plantar, colocar antena de celular excludiva.
Quantos de voces conseguiram de auxiliar fe escritorio virar da noite para o dia empresario de grandes empresas como Friboi, Alpargatas e outras.
Eh, o Brasileiro nao eh politico, nao acompanha sua politica, nao estuda o seu candidato, nao exige devseus politicos, nai protesta e nao vai a luta.
Temos governos e toda sua base corrompida e envolvidas em maracutai. Nos unimos sim para formar um belo bloco de carnaval, nos unimos para formar uma grande torcida de futebol e nao nos unimos para pedir os nossos direitos, saude, escola, moradia, trabalho e dignidade. Ficamos contente com um pao com mortadeka e uma camiseta, seja la que cor, mas a cor atual eh vermelha.
Que pena Brasil, voce um pais tao bonito, rico com pessoas tao pobres no saber e tao fraco e sem coragem.
Mais facil concordar que lutar.
Boa sorte a todos voces e ao Sr. Fernando que escreveu essa materia.
Acorda gente, temos que exigir que nos trate com dignidade e valor. "Temos que valer nosso suor, temos que valer essa nacao".
"Nao abaixem as calcas porque alguem pode passar a mao nela e nao ser tao agradavel como se pensa"

Luisa Pires disse...

E quem nao deve nao teme!
O Sr. Luiz Inacio esta muito nervoso e alterado.
Ele foi presidente e deve dar exemplo. O exemplo vem de cima. Se eles nao conseguem ter boa conduta, ser corretos, dar bons exemplos, serem justos, ai meu caro, toda camada acaba sendo contaminada.
No lugar do PT poderia ser outro partido que estaria sendo investigado, mas eh o PT o principal.
Temos que mudar tudo isso.
Nossa Presidente mentiu e para mim ja eh um crime. O plano de governo que ela apresentou era de mentiras.
Aquele que nao eh curioso em saber, morre dormindo.
Acorda Brasil, acorda Fernando!

Italo disse...

A pesquisa diz que em qualquer cenário Lula aparece no segundo turno em 2018. Isso dói, machuca a alma dos golpistas. O que mais se poderia esperar do maior oligopólio de mídia que age dentro e fora do Brasil?

Luisa Pires disse...

Fiz dois comentarios ontem, os mesmos nao possuem nada que desabone, nenhuma palavra ou frase ofensiva. Enfim, foi um comentsrio contra a corrupcao atual e o envolvimento de um cidadao que foi presidente. Mas, petcebi que esse site apoia o atual partido. Eh cade a Democracia!

Luisa disse...

Meus comentarios foram barrados!!!! Voces sao manipuladores, igual a qualquer midia de TV, jormais, etc...que decepcao!!!

Robertinho De Ilhéus disse...

Aqui no Brasil todos os políticos recebem dinheiro de empresários, só inocentes ecalienados políticos que acreditam que somente Lula, Dilma e o PT que recebe, a preocupação do único juiz que trabalha no Brasil, PF tucana, MPF tucana se forem realmente investigar todas as corrupção no Brasil, chegaria em 1500, agora armam um espetáculo circense, uma baita palhaçada esse espetaculo midiático, estão com medo de Lula em 2018, hoje no Brasil se instalou a maior perseguição política da história, espalhando ódio e terrorismo, estava na casa de um condomínio familiar, a Globo mostrando a boboseira contra Lula e os moradores não dava atenção, estão com medo dos bobos da corte a serviço da Globo, Folha e Veja, denunciar em ele porquê coloca nome em caminhão, baquinho de pesca e não vão nada, o Brasil para os verdadeiros ladrões do dinheiro público pode tudo, agora contra Lula o presidente que deu autonomia as instituição combater a corrupção, está sendo vítima, se investigarem eles, tem rabo sujo, porquê eles querem destruir Lula agora, para voltar a nação para aquele tempo de bandalheira.