domingo, 7 de fevereiro de 2016

O cinismo do dinheiro

cinico1

Do Facebook de Cláudio Tavares,o vídeo abaixo, com o roteiro que ele próprio escreveu para que possa ser compreendido.

Se é que isso pode ser compreendido.

Faces do Capitalismo: Martin Shkreli no Congresso (4/2/16)


Eis o que você precisa saber, antes de assistir o vídeo:


O sujeito sendo interrogado pelos congressistas americanos, chama-se Martin Shkreli, 32 anos, empresário da indústria farmacêutica.


Em setembro do ano passado, ele foi responsável por aumentar um medicamento usado no tratamento de AIDS, toxoplasmose, malária e alguns tipos de câncer, em mais de 5.000%, sem nenhuma justificativa. Isso mesmo. O comprimido do Daraprim, que custava U$ 13,5, passou para 750 dólares.


O descaso, o cinismo e o desrespeito demonstrado pelo empresário no Congresso Americano, deve-se ao fato de que, diante das leis do livre mercado, ele não está cometendo crime algum.


De modo que não restou outra alternativa ao congressista Elijah Cummings, a não ser tentar apelar constrangedora e inutilmente, ao senso de humanidade de Shkreli, que se manifestou da seguinte forma em seu Twitter, após a audiência: "Difícil aceitar que estes imbecis representam o povo no nosso governo".


PS: No Brasil, a caixa com 100 comprimidos do Daraprim, custa R$ 8,00.







Publicado por Claudio Tavares em Sexta, 5 de fevereiro de 2016

46 comentários:

renato arthur disse...

A Índia tem uma poderosa indústria farmacêutica, outros países como a China e a Rússia também os tem é só quebrar o monopólio nos USA. A questão é política, e de proteção de mercado.

Leo F. disse...

Renato, tanto nós quanto os indianos invocamos a urgência nos casos da saúde pública, e quebramos as patentes de produção. E no nosso caso em específico, ainda subsidiamos como finalidade de garantia universal ao tratamento

Fatalmente, beneficios que o Tratado Trans Pacífico ou Trans Atlântico que em algum momento serão empurrados em nossas goelas, irão retirar e conceder privilégios às indústrias farmacêuticas americanas e europeias

Svibra disse...

Seria muito impactante comparar este depoimento com tantos outros feitos por pacientes dos Mais Médicos, principalmente os inúmeros já feitos com médicos cubanos que revela uma visão humanística da medicina. Como são diferentes as visões quando se para para ouvir o lado socialista dos governos.

Antonio Vieira disse...

Então, é isso que os nazicoxas, querem para nós.

Mauricio Gomes disse...

É ruim desejar o mal a outro ser humano, embora tenha dúvidas que possa ser possível qualificar esse monstro como tal. Espero de verdade que esse verme padeça de uma dessas doenças terríveis às quais está negando remédios para os mais pobres por pura ganância. O sorriso e o cinismo em seu rosto são de causar repulsa.

Luiza disse...

Os cães que ladram lá, ladram aqui também... É uma praga maldita!
Esse jovem é a traduçao mais completa dos nossos golpistas brasileiros que esão pouco se importando em entregar o país para ser desmontado...e o povo que se dane !!!
Nao há decência nem dignidade nessa gente. Eles perderam a humanidade..
O que fazer quando uma pessoa perde o sentimento mais nobre que é a humanidade?? Há pouco a se fazer...
Os idiotas-úteis como os que eu vejo pelas ruas, internet, a exemplo dos ernestos, alissons, bronco capiau, Bonna, e tantos outros nomes que eles adquirem e assumem, eu até entendo porque sao pobres acometidos de uma grande ignorância, despolitizaçao e sem noçao nenhuma de cidadania....., mas os que os estao manipulando, seja pela mídia ou outro meio, , não, porque quem desinforma e manipula nao merece compaixao nem justificativa.É um ato consciente. Sao pessoas desprovidas de dignidade e nenhuma decência.. Será que os pais destes que manipulam lhe ensinaram, algum dia, o que significa honradez, humanidade e lealdade?? Acredito que sim, mas o caminho que a pessoa escolhe e os valores que ela vai ter é produto da opção pessoal de cada um..
Triste ver esse tipo de gente no meio da sociedade. Por onde eles passam nao nasce nehuma vida..Muita dor e indignaçao ao assistir ao vídeo....esse rapaz fez a escolha de ficar ao lado dos seres que representam a escória do mundo..
Triste demaiss....

Messias Franca de Macedo disse...

Ainda sobre 'o cinismo do dinheiro'!

A BOMBA que as manchetes espalhafatosas e criminosas do PIG escondem sobre "a crise"!

Acabei de assisti há poucos minutos, na BandNews!

Venda de viagens marítimas em cruzeiros triplica em 2015!
Sim, no Brasil!

E considerável parte dos(as) viajantes festivos(as) "devem bater panela quando estão em terra firme"!

Jaboatão disse...

Todo esse escândalo hipócrita em torno do jovem de origem albano-croata, que nada mais fez que seguir as regras perversas do jogo capitalista, visa encobrir o escândalo real da empresa israelense Gilead Sciences, que vende por mil dólares (US$1.000) *por pílula* o medicamento Sofosbuvir para Hepatite C, essencial para veteranos de guerra norte-americanos.

É que há muito mais sujeira por trás disso: o hebreu-egípcio Bernard Schinazi, como pesquisador do Departamento de Veteranos dos EUA recebeu 7,7 milhões de dólares de dinheiro público para desenvolver o referido medicamento, mas o patenteou em nome de sua empresa privada Pharmasset, logo vendida por 11 bilhões de dólares à referida empresa israelense Gilead Sciences, que passou a cobrar os referidos 1000 dólares por pílula. E, para quem reclamou, Schinazi disse: “Vocês estão tomando isso de modo pessoal”.

Esse caso, muito pior por envolver dinheiro público e fraude, obviamente não aparece na imprensa de propaganda do establishment, nem interessa ao Congresso norte-americano; pelo contrário, ambos se concentram no jovem albano-croata Martin Shkreli, que não recebeu nenhum dinheiro público e não cometeu nenhuma fraude e, portanto, com toda razão, diz ser “difícil aceitar que estes imbecis representam o povo no nosso governo”.

Fica aí uma lição para os ingênuos que se deixam impressionar por manchetes da imprensa prostituta.

Márcio Martins disse...

Que constrangedor, o Congresso do dito país mais poderoso do mundo, apelar para um sujeito deste nível para ser caridoso...piada! Mudem a lei de patentes, que resolvem isto rapidinho. Mas diriam: e o direito adquirido? Mas, respondo: monopólio pode? Em patentes farmacêuticas, por enquanto, na terra do Tio Sam pode...mas mudará.

Guna disse...

Um dos focos do TTP é a "proteção" de patentes , direitos autorais, etc. Acordo inclusive colocado goela abaixo pelo gov. de lá.
Por isso que sempre digo, os sistemas de patente são um péssimo negócio. Na indústria de medicamentos e em qualquer outra.
Patente é instrumento de proteção maléfica dos imperialistas.

Ana Maria disse...

Enquanto no Brasil há a falácia de que o Congresso (com ênfase na Câmara dos Deputados) representa o cidadão, nos EUA não há nenhum incômodo em deixar claro que, na verdade, representam os interesses de empresas, marcas e patentes. Tanto é que a figura do lobista é algo completamente aceita, legalmente.
Bem, esperar que o país do Livre Mercado pense primeiro no cidadão e depois na "livre concorrência"... sentemos, deitemos... enfim... esperemos as próximas gerações...

Lenita disse...

Sem duvida essa figura e um verdadeiro psicopata. Apesar de tudo, bem no final do video, seu sorriso cinico foi traido pela expressao grave de seu olhar diante da bofetada com luva de pelica que ele levou. Estarrecedor !!

Luiz Gomes Moreira disse...

Pessoal! Voces estão malhando em ferro frio! Estas pessoas (e regimes capitalistas) nunca se importam exceto com eles e a familia deles. Entrem no YOUTUBE e vejam o VIDEO Historia do racismo e do escravismo (BBC). Aí vão começar a ver o que é nossa CIVILIZAÇÃO. Quem fez aquelas coisas, vai se importar com uns aideticos? Só se for ele ou muito próximo. Daí ele da o remedio Olhem o video. São umas 3 horas de filme com especialistas.

ernesto disse...

Como disseram por aí, no Brasil se quebra a patente em casos assim. E em que governo essa medida foi tomada? Pois é.
Já ultimamente, a Saúde é tocada, como quase tudo o mais, com objetivos políticos, para ganhar x votos ou arrumar a vida de y companheiros. E cada vez a coisa fica pior. Nem é preciso falar da dengue e do zika, mas esses dias me disseram que o problema está por afetar a vacinação da criançada. Também conheço quem está esperando medicação para hepatite C, doença mortal se não tratada, e o governo enrola a coisa sem fim, inclusive não distribuindo remédios já comprados há meses. Qualquer dia vai morrer gente de graça. Se o cinismo é ruim, misturado com incompetência fica ainda pior.

Maria disse...

Por isso temos de votar em quem quer estado maximo e muito bom para o povo. Se possível fabricando remédio. As farmácias brasileiras mantem só uma caixinha de um genérico na prateleira. Só pra dizer .....só temos esta CX de 10,00 mas o mesmo em outra marca custa 36,00 e temos quanto quiser, e na cara dura ja trazem as duas caixas. Ao invés de lojas de bolsas no metro devia é ter farmácia popular com genérico.

titus disse...

Qualquer semelhanca e pura coincidencia...
https://www.youtube.com/watch?v=npmx1CXVXqw
E assim vai se destruindo um pais!

Messias Franca de Macedo disse...

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM!
EXTRA!

################################

Promotor da Veja prepara armadilha para Lula durante depoimento

06/02/2016

(...)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.blogdacidadania.com.br/2016/02/promotor-da-veja-prepara-armadilha-para-lula-durante-depoimento/#comment-1859030

##################

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA


... E se os(as) bandidos(as) 'penas amestradas' a $oldo do PIGolpista caírem na porrada?...

NOTA ACAUTELATÓRIA:
se a Justiça da IMUNDA &$ nazifasciterrorista &$ golpista &$ [mega]CORRUPTA Casa Grande não desejasse uma conflagração de consequências imprevisíveis, enquadraria esse abestado irresponsável que responde pela famigerada alcunha de DEMoTucano Cássio Conserino.
Mas, não!
"Intonci", vamos para a guerra!
E não fomos nós que propusemos o repto!

EM TEMPO:
para os golpistas, não tem volta, não tem retorno: 'o golpe jurídico-midiático que se arrasta desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão'!
É questão de sobrevivência!
'Elles' estão preocupados porra nenhuma com o combate à corrupção!
'Elles' querem voltar ao poder para roubar ainda mais - e sossegados

"Se queres a paz, prepare-te para a guerra" Provérbio latino

REAGE, BRASIL DO BEM!

Zapper disse...

O Marcelo Della Guardia, em seu comentário acima, diz que o remédio custa R$ 8,00 graças ao José Serra. Posso estar enganado, mas se não me falha a memória, quem introduziu o programa dos genéricos foi o seu antecessor no Ministério da Saúde, o Dr. Jamil Haddad. Serra ficou com a fama por ter ampliado o programa.

C.Paoliello disse...

Não adianta apelar para o humanismo e a ética quando se trata de um gângster.

Almeida disse...

Espero que a justiça se fala e que Martin Shkreli ou algum parente muito próximo adoeça gravemente e parta para o além.

Alexandre José Monnerat disse...

Não esqueçamos que tem o "homem" que faz da merenda das crianças o seu ganho-pão. Oh esqueci que se tem PSDB envolvido não vem ao caso.

Octavio disse...

Corretamente. Coxinha nunca diz a verdade. Acho que nem a filha do Serra é dele mesmo. Para que vc tenha uma ideia de como TODO tucano é mentiroso ou enganado, vou contar a respeito de um programa que vi. Vi um debate entre um político do PT e outro do PSDB. Se não me engano foi na TV Câmara. Falaram sobre vários temas e um deles foi sobre o investimento em satélites. Teve uma hora que o deputado tucano disse para o apresentador do programa que não entendia como o Brasil não tinha nenhum satélite próprio ainda. Aí, nem o entrevistador aguentou. Disse para ele na mesma hora que o governo do seu partido (FHC) tinha vendido todos. O deputado tucano se calou, virou o rosto e ficou quietinho. Ele tentou colar esta para o telespectador. E deste tipo de mentiroso que se alimentam os coxinhas. A ÚNICA COISA QUE O SERRA É PAI É DAS PRIVATIZAÇÕES.

Heitor disse...

O Lula quebrou patentes e ameaçou quebrar outras para poder manter o programa de tratamento da Aids.
E hoje o Brasil tem um bom programa de distribuição de remédios no SUS, sei porque já usei. Falta muitos remédios mas os de tratamento permanente como pressão alta, diabetes e outras doenças cronicas, normalmente tem remédio no SUS. É claro que o SUS varia de cidade para cidade mas existe evolução a olhos vistos.
E para quem gosta de falar mal do SUS, é bom rever conceitos, hoje o SUS na maioria dos casos é melhor que os planos de saúde.
O SUS tem que melhorar na marcação das consultas, é muito demorado. Só para lembrar que nos planos de saúde também é demorado para marcar consulta com especialista de sua preferência, só no particular é que se tem rapidez.
Agora para o pessoal que indica como um dos problemas crônico do SUS é a má gestão, é importante verificar o valor per capita do SUS e dos planos de saúde, para se ter uma ideia sobre aonde está a má gestão.
Um dos principais gargalos do SUS foi atacado, mas não vencido, pelo programa mais médicos. Porque o SUS precisa de mais e melhores (comprometidos) profissionais de saúde. Chega de Médico que faz corpo mole no SUS e também no plano de saúde.

Octavio disse...

Vc está sendo pouco razoável com o deputado-promotor-tucano. Ele não pegou a merenda das crianças. Ele apenas quis dividir a merenda com os coleguinhas. Assim como ele fazia quando era criança. Tem outras crianças que só pedem um terço ... Quem me contou foi o professor Ceará.

Octavio disse...

Eu acho que o MR SHKRELI tem talento mesmo. Poderia sem sombra de dúvidas arranjar uma vaguinha de senador no PSDB. Poderia roubar os remédios das criancinhas. A merenda já tão levando a tempo.

Heitor disse...

O genérico foi uma ótima coisa que foi feita. Porém nem sempre o genérico é mais barato. Depende da farmácia, depende da distribuidora que vende para a farmácia. E as farmácias tentam empurrar o remédio que mais dá lucro, nem sempre o mais caro. Porque existem poucos medicamentos em que as farmácias tem pouco lucro, são os remédios que realmente tem concorrência, os outros a margem de lucro das farmácias é um absurdo, quase igual a desse americano.
Agora uma coisa que o governo deveria regulamentar é a questão da quantidade de medicamento. No caso de vários remédios que tem tratamento por exemplo uma semana, nunca você encontra a quantidade suficiente, sempre tem que comprar um frasco a mais que vai sobrar quase inteiro e não vai servir para mais nada. O governo, os médicos e os laboratórios tem que chegar a um denominador comum. Incluo os médicos porque eles tem que saber que tal remédio que ele receitou vai durar 5 dias e não os 7 que ele receitou. E será que são necessário realmente os 7 dias ou 5 dias seriam suficiente, tudo tem que ser analisado. E os laboratórios tem que compreender se o remédio tem que durar 7 dias tem que ser para 7 dias e não para 5 dias. E o governo tem que ser o regulamentador, já que é esse o seu papel.

Vera Lucia lucato disse...

Com relação aos genéricos, para quem falou no Serra, devo informar que o projeto foi escrito pelo então petista Eduardo Jorge, no governo Itamar e não foi votado no Congresso por questões políticas. Foi, então votado no governo do sortudo, cujo ministro da Saúde era o sortudo mor José Serra.

Pafúncio Brasileiro disse...

O vídeo mostra uma síntese do que é ser um garotão celebridade. Coloquem aí, cinismo, ganância, desejo de celebridade, frieza, inexperiência de vida e falta completa de empatia. Não é isso o que vemos hoje, nos "nossos" garotões procuradores, promotores, policiais federais e outros do judiciário ?
Agora, se o preço lá chegou aos valores absurdos, então usa a "ferramenta" do capitalismo: importação urgente de outros países, a preços dezenas de vezes menor. Aí o garotão, pelo menos deixará de ser cínico, ele poderá não receber o bônus dele. Com os "nossos" garotões: mudança radical nos concursos de admissão aos cargos públicos, onde a experiência profissional e de vida sejam o preponderantes nestes exames de admissão ao serviço público. Conhecimentos de história também deveriam barrar as ignorâncias mostradas por todos eles, e assim não teríamos garotões no serviço público. O País agradeceria.

Francisco disse...

Digo o que digo abaixo porque o episódio não se passa no Brasil (caso em que poderia ser interpretado como "incitação a violência").

O sujeito tem AIDS, sabe que vai morrer, não tem mais nada a perder, na cadeia vai ter de receber o remédio pago pelo Estado, então...

Dá uma pilula de chumbo pra esse debochado! É quase de graça e pela cara do debochado ele está pedindo, pedindo com vontade!!

Ajuda a raça humana ai, meu!!!

PS. Ser EEUU e´o sonho de todo burguês, de todo empresário oligarca, enfim, de todo filho da...

Ruy disse...

O Brasil deveria quebrar patentes nao apenas em medicamentos, mas em tudo. A Asia em geral, apesar de estar aberta para os importados hoje, quebrou tudo quanto e’ patente nas decadas de 60, 70, 80.. carros, eletro-eletronicos, brinquedos, etc... Quem e’ besta de deixar a renda criada diariamente, com o proprio suor, ser entregue, de mao beijada, as outras sociedades? O brasileiro.

ernesto disse...

Há políticas anteriores que o PT seguiu, quebrar as patentes foi uma delas. E eu não ataquei o SUS em si, só lembrei que escolher ministro tendo como critério os votos que ele trará no Congresso é no mínimo irresponsável, mas é o que acontece agora. Quanto às vacinas é uma questão, ao que parece, de economizar com a saúde das crianças. Eu ouvi isso de um médico e não sei detalhes. Mas sei do caso da hepatite C, que ameaça ficar sério. O governo está retendo medicamentos há meses, após enrolar outro tanto para aprová-los e comprá-los. São medicamentos novos, mais caros mas no fim mais baratos porque mais eficientes e usados por menos tempo. É claro que encher o ministério de gente que não tem ideia do que seja a saúde não ajuda muito.

bronco capiau disse...

Quando teremos novo post sobre o Sitio Santa Barbara??

Ademir disse...

Um vagabundo arrogante como este cara não merece viver...!

Breno disse...

Não acho que devemos nos sensibilizar com esse tipo de comportamento, pois, certas pessoas querem mesmo é que o outro morra. Sabendo disso, precisamos pensar com toda racionalidade uma forma de "neutralizar", de nos livrar de pessoas que pensem assim e sejam capazes de provocar uma hecatombe com o seu comportamento egoísta ao extremo

Vinicius disse...

Genéricos que foi ideia brilhante de Jamil Haddad.

Vinicius disse...

Exatamente.

Carlos Adonias disse...

Naturalmente José Serra é um abnegado que agiu pensando no bem-estar da população, ele não tem objetivo político, é um santo. E na verdade não é só ele, é um fenômeno que atinge todo o tucanato. O tesoureiro tucano, por exemplo, recebeu doação da Petrobrás, o mesmo dinheiro que recebeu o tesoureiro do PT, mas enquanto o Vaccari é execrado, demonizado, criminalizado e condenado, o tesoureiro do PSDB segue sua vida tranquilo sem ser incomodado pelo juiz da república do paraná. É santo, como São José Serra.

ernesto disse...

Não só os genéricos, mas também o SUS, eram anteriores ao Serra mas ficaram realmente operacionais na era dele. Mas o que o Marcelo disse não foi isso, e sim que o Serra quebrou as patentes ou, em outros casos, ameaçou quebrar para forçar negociações. O que é verdade.

Carlos Adonias disse...

Por falar nisso, o que o Natalini entende de educação? Creio que não entende nada, foi escolhido para a secretaria para facilitar a judicialização da 'reforma' do ensino do Alckmin que já sentiu que pelas vias da política não vai dar.

André disse...

olha, eu fui ver esse vídeo. depois fui ler o que estavam falando sobre esse cara.

Acho que o mais legal que eu li foi esse artigo da New Yorker. resumindo: o buraco é mais embaixo.

http://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/everyone-hates-martin-shkreli-everyone-is-missing-the-point

tempos sinistros :-/

Vinicius disse...

A única coisa que Serra fez foi roubar a paternidade das ideias dos outros.
E o SUS só começou a ficar realmente operacional a partir de 2005.

ernesto disse...

É, parece que o Serra disse para os americanos que foi ele quem fez o PROER, inventou que foi ele quem controlou a inflação e reorganizou o país, trocou o nome da Bolsa Escola para poder mentir que foi ele que a criou, passou a chamar o Luz no Campo de Luz Para Todos, etc. Esse cara só tenta se apropriar do que os outros fazem. Ainda bem que hoje ele está quieto, descansando em sítios de amigos que são reformados de graça por empreiteiras.

O cinismo do dinheiro. | O Palheiro disse...

[…] por Claudio Tavares em Sexta, 5 de fevereiro de […]

Dinio disse...

São só negócios, Mauricio...só negócios amigo. É assim que funciona a sociedade Americana que está se auto-destruindo, achando que estão progredindo. Chegará o momento em que suas armas não servirão para muita coisa, a menos que as usem para se matarem, não resolveram mais seus traumas. É uma sociedade doente. O que nós temos que fazer de prático é lutar para que nossa sociedade não se contamine tanto com o "virus anti-social" deles, já temos parte dos brasileiros bem contaminados...diabetes, obesidade mórbida, ódio de classes, racismo, arrogância, soberba etc...mas ainda somos bem mais saudáveis que eles...continuemos lutando, abraço.

Eduardo Costa disse...

Caros,

Talvez seja falta de conhecimento de minha parte, mas alguém com conhecimento jurídico já avaliou a possibilidade de aplicar a este senhor adepto ao livre mercado (Mr. Martin Shkreli) as regras do próprio livre mercado?

Segue uma possível dica para quem procura oportunidade de negócio: Verificar os limites da patente adquirida pela empresa que fabrica o medicamento em solo americano e, caso seja juridicamente viável, exportar o medicamento fabricado no Brasil (ou outro país) para os EUA.

A viabilidade econômica é certa, pois a empresa americana, com a elevação absurda do preço de seu medicamento, já se encarregou de tornar a ideia da exportação viável do ponto de vista econômico.

Ats.

O cinismo do dinheiro | bloglimpinhoecheiroso disse...

[…] Brito, via Tijolaço em […]