quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Macri: tarifaço de 700% na luz e, agora, "apagão programado"

factura

Daqui a pouco, às 13 horas, 400 mil argentinos vão ficar sem energia elétrica.

E iso vai se repetir, na mesma hora e com a mesma quantidade de consumidores, todos os dias, sem data para acabar.

Começou o calendário de "apagões programados" do Governo Macri para enfrentar a crise de energia no país, depois que anunciou, há um mês, aumentos de até 700% nas tarifas de eletricidade.

Parece que a praga de urubu da Míriam Leitão errou de endereço e data para vingar.

Aqui, desde o início de janeiro, felizmente, o nível dos reservatórios não para de subir.

No Sudeste/Centro-Oeste, que responde por dois terços da geração, o volume acumulado passou de 29,9 para 48,6%; o Nordeste, segundo polo gerador, subiu de dramáticos 5,1% para 29,2%; o Norte, de 15,4% para 41%. No Sul, onde o nível já estava perto do máximo, 98,1%, permaneceu praticamente igual: 96,3%.

É possível que, na próxima semana, a capacidade total acumulada nos reservatórios, em escala nacional, atinja 50%, a metade, o que não ocorre há mais de três anos.

56 comentários:

Vitor disse...

Esse Macri é uma fera mesmo. Pegou um país em perfeitas condições, com o setor elétrico redondinho e em apenas 2 MESES conseguiu quebrar tudo... Impressionante!

Gustavo disse...

Cuidado Vitor, sua ironia pode não ser entendida por muitos...

Carlos Roberto disse...

Meu amigo já passei por tal situação no Brasil e perdos milhões de empregos coxinhas Fhc

titus disse...

Elegeram o PSDB na argentina?

Carlos Roberto disse...

Sugestão deste humilde cidadão: chama a Miriam leitão , essa tem a nefasta solução para crise energética da argentina e de seus trabalhadores.

Carlos Roberto disse...

O povo agertino acreditou no pig e agora paha o preço.

titus disse...

Clarin associados dos PIGs
Frias: internet abalou 'pilares de sustentação do jornalismo' qua, qua, qua Veja o que esse verme excreta....fofoqueiros profissionais isso sim!

Carlos Roberto disse...

Aliás são os argentinos que nos chamos de macaquitos , neste ato eu entendo que os argentino serão chamados de neo-idiota.
Lembram da tola frase: eu era feliz e não sabia.
Foram manipulados tal qual marionetes e caíram na armadilha.

Joselito disse...

Sugiro comentar, também, esta notícia, eis que nenhum governante adota SOMENTE medidas ruins. (aqui nos 14 anos de governo PT não houver essa atualização dos IR´s)

http://www.otempo.com.br/capa/mundo/argentina-aumenta-faixa-de-isen%C3%A7%C3%A3o-do-imposto-de-renda-1.1237841

Joselito disse...

Vale destacar que o motivo desta medida anunciado é conter a inflação, contendo os pedidos de reajustes das organizações trabalhistas (sindicatos). Aqui, ano passado, IPCA 10,7%, esse ano não dá sinais de que será reduzido....

Fabio disse...

Macri é o demo tucano dos pampas argentinos.

Tomás disse...

Sugiro comentarem também esta, eis que é inaugurada oficialmente na Argentina a temporada de caça aos esquerdistas: http://www.otempo.com.br/capa/mundo/papa-envia-ros%C3%A1rio-a-l%C3%ADder-social-detida-na-argentina-1.1235351

Tomás disse...

Reinaugurada, seria melhor dizer.

Cadrdrlos Roberto disse...

Pois é povo argentino eleitor do Macri vulgo neo-idiotas vocês jamais viram as consequências de serem manipulados e votarem no candidato do PIG, então observem o que aconteceu no Brasil e tenham a coagem de admitir somos coxinhas e afundamos a Argentina, notem o vídeo 1:14 e 1:23

http://www.dailymotion.com/video/x2jm482_o-video-que-o-psdb-quer-esconder_people

Carlos Roberto disse...

Os eleitores no Macri são responsáveis por esta nefasta situação, erram em seus votos acreditaram no manipulador PIG e por isso todo o povo Argentino vai pagar o altíssimo preço, em 2000 com total apoio da rede manipuladora globo FHC jogou o povo brasileiro na miséria, veja o vídeo : 1:13 e 1: 28
http://www.dailymotion.com/video/x2jm482_o-video-que-o-psdb-quer-esconder_people

Argentinos vocês desprezara a história e vão sentir na pele ,no bolso, no prato , no trabalho o peso de serem neo-idiotas.

Jonas Ruiz de Oliveira disse...

Não sei se é o mesmo caso, mas tanto aqui no Estado de São Paulo como em vários estados nos EUA, houve uma estratégia de apregoar um possível caos aquífero energético (no caso dos EUA, até criando dissimuladamente apagões e em SP com reservatórios cheios,mas só mostravam o vazio) para justificar os aumentos abusivos das tarifas de energia, haja visto que o aumento da tarifa aqui de são paulo, também recaiu sobre o governo federal, enquanto algumas cidades dentro deste mesmo estado em que há outras companhias operando que não a AES Eletropaulo, as tarifas são menores... O que o povo tem que ter claro, que há governos que aceitam sem nenhum esforço, ficar refém do setor privado.

Nelson disse...

Deixa ver se eu entendi direitinho. O governo anterior que praticava tarifas subsidiadas, levando as pessoas a não ter o mínimo de responsabilidade quanto ao consumo consciente da energia; o nível dos reservatórios mostram exatamente isso, e agora, o Macri, ao retirar o subsidio e adotando uma política na qual as pessoas realmente tem que pagar pelo que consome é o responsável por essa situação? É isso mesmo?

Luiza disse...

JÁ devem estar sentindo saudades da Cristna....mas agora é tarde...
700% de aumento? Isso será só o começo do que vem pela frente com o Macri - Um FHC argentino. Ambos servem aos interesses norte americanos e sistema financeiro mundial.
O nosso Macri é o aécio-porto que, por sorte, perdeu as eleições..
O BR também vai se ferrar, mesmo com Dilma, mas demorará um pouquinho mais de tempo...porque o moro e a sua lava jato e o poder judiciário/tse decidiram entregar o país para voltar a ser colonia de exploração...
Tenho tristeza de ver o meu país cercado e sendo destruido para ser vendido na bacia das almas, bem baratinho..
Aqui no Br o povo ainda terá saudades do Lula e da Dilma...Será tarde também...

M. Kreling disse...

Fernando,
Obrigado pela notícia. Creio que esse tipo de informação do governo Macri será cada vez mais interessante a nós, brasileiros.
O Tijolaço tem nos informado muito acerca da situação dos "hermanos", nos ajudando a entender o que lá ocorre.
Que continue assim!
Gracias.

Iskra disse...

Exatamente Vítor.....cadê os midiotas que infestavam este nosso espaço e latiam que a Argentina tinha entrado no mundo "moderno" e deixado para trás o bolivarianismo ?
Cadê babacas como alissus......? Livre inciativa né ?

Antonio - SC disse...

Por que a direita adora apagão?

Danilo Stinghen disse...

Eles tão esperando o momento de aparecer e falar que é tudo culpa dos bolchevokirchneristas.

Danilo Stinghen disse...

Se a culpa é dos Kirchner, como que o apagão só apareceu agora? Hmmmm? Agora os argentinos estão pagando 700% a mais para não ter energia.

Vinicius disse...

Bela pergunta. Vai ver que eles tem uma paixão platônica por apagões.

Nelson disse...

Faça um exercício de consciência e responda você mesmo. A culpa é do Macri? O problema é que, para os esquerdistas, tudo que vem da chamada "direita", é ruim. Será que é isso mesmo? O Brasil é um ótimo exemplo em se tratando de política econômica, onde, o chamado governo de esquerda, só obteve sucesso quando praticou a política da oposição.

RicardãoCarioca disse...

E de colocar informações públicas sob sigilo.

Helbert Fagundes disse...

Boa tarde,

dois fatores nesse texto: 1º) Deus é brasileiro, mesmo o papa sendo argentino
2º) Quando se escolhe merda dá nisso, agora é cinco anos assim. E por sinal sem investimento em energia por lá, pelo governo atual, pois gosta e de cortes para a população. Infelizmente só eu chorar pela argentina. E por a barba de molho aqui, pois o A-É-(S)CIM presidente, vai ter o mesma coisa aqui no nosso Brasil.

Carlos Roberto disse...

Você não entendeu nada tampouco conhece a história de racionamento no Brasil e pior se recusa a consultar muito menos saber que a matriz energética brasileira é vasta e passa por hidrelétricas a termoelétricas , o povo Argentino vai pagar o altíssimo preço, em 2000 com total apoio da rede manipuladora globo FHC jogou o povo brasileiro na miséria, veja o vídeo : 1:13 e 1: 28
http://www.dailymotion.com/video/x2jm482_o-video-que-o-psdb-quer-esconder_people

Pedro Pereira disse...

Enquanto isso no Brasil: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-02/belo-monte-aciona-primeira-turbina-em-fase-de-teste

roberto disse...

Aqui o apagão do FHC durou quase 1 ano, em 2001.
Tem alguém com saudade dele?.....leva para você,...só não esqueça de fechar bem o cofre.

renato arthur disse...

Após 20 anos Obama está chegando a Argentina p/ ajudar a implementar reformas e auxiliar no campo econômico. Ou seja afastar a Argentina da influência dos Brics e do Merco Sul e trazê-la p/ se unir ao México, Colômbia. Os gringos não pregam prego sem estopa, vamos ver a repetição do que ocorreu no Brasil no tempo do FHC. O povo argentino por quem tenho o maior apreço, vai comer o pão que o diabo amassou.

Rogério Ramirez disse...

Não é apagão ! É rodízio de luz !

Danilo Stinghen disse...

O governo Lula obteve grande sucesso ao praticar a politica contraria à da oposição. Política de incentivo ao consumo, ao emprego e à renda. E quando se rendeu às formulas mágicas dos neoliberais, no ano passado, é que se aprofundou a crise que, no início do ano de 2015, ainda não tinha chego.

Mas pensei que aqui falássemos do Macri. E do fato de que ele subiu criminosamente o preço da tarifa depois anunciou apagões. Caso você não saiba, existe correlação direta entre o preço da eletricidade e a inflação. Que na Argentina, sim, é enorme e vai piorar, e muito.

renato arthur disse...

Será que o Macri tem amantes no exterior? Se tiver o povão argentino que se prepare p/ auxiliar com seus impostos "President lover", pois faz parte do receituário neo liberal, devidamente apoiado pelo Clarin.

Márcio Martins disse...

Torço para que o Brasil tenha folga de energia suficiente para ajudar os Hermanos para minimizar esta penúria! Pena que a integração energética ainda esteja pouco avançada, mas já vale algo...e o contrário também valeria.

Carlos disse...

Deixa o aécio argentino pra lá. Los hermanos fizeram a burrada, eles que se virem pra consertar. Tá na hora de pedir a cassação do registro do psdb. Esta aqui que apareceu agora é que é do arco da velha: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/irma-de-mirian-dutra-e-funcionaria-fantasma-no-gabinete-de-serra/

Jeca Tattoo disse...

Fernando, gosto muito do seu blogue. mas atribuir a Macri essa crise energética n tem sentido.

essa crise energética tem mais cara de herança maldita ou falta de chuvas q por culpa do Mauricito q tem menos de 3m no poder.

ademais, há q se falar da alteração na isenção do imposto de renda dos argentinos, coisa q o pt não teve coragem de fz dps de tanto tempo.

www.lanacion.com.ar/1872176-tributaristas-elogian-el-anuncio-pero-piden-cambios-en-las-escalas-y-un-ajuste-permanente-acorde-a-la-inflacion

serralheiro velho disse...

Macri deve responder pelo estúpido aumento da energia para os argentinos , entretanto ainda não teve como reverter esta carência de energia que é fruto da estagnação desta nação irmã que vem se prolongando desde tempos de Menen. Não se chegou até aqui por acaso, sim pelos sonhos de liberalismo radical com US$ = Peso Argentino. Não deixa de ser bom recado para nós que agora vivemos esta campanha destrutiva de nossa economia, vide moro, sonhos de coxinhas para entregar de vez nosso mercado e nossas riquezas naturais. Já existe uma 4ª frota assanhada. Lembranças de 64 ?

renato arthur disse...

O Siqueira conversa com FHC ao telefone sobre o que esse blog tem discutido.

https://www.youtube.com/watch?v=4-uMQ1poNY4

paul moura disse...

Ao ignorante ai de cima chamado Marco Souza.
A Venezuela tem a gasolina mais barata do mundo. Ridículos U$ 0,01 por litro.

Ramiro Conceicão disse...

Brito, avisa pra Leitoa da Globo que isso é que é um apagão... O resto é historiazinha pra coxinha dormir no escuro...

Revoltado disse...

Se matem todos, quem sabe o Brasil melhora. Fdp idiotas cada um com seu lado , nao sou direira nem esquerda e acho que todo político e ladrao mesmo, é quem defende e cúmplice não porta o lado, isso por conta da impunidade , fazem o que querem e fica por.isso, tiro na cabe a de todos e o que eles merecem !

Ramiro Conceicão disse...

Cadê o Macaco Almeida com suas momices?

Ramiro Conceicão disse...

Deve estar num trololó rasgado com o FHC, Vampir?o e o A?tico...
" Macaco Almeida, agora ? a sua vez de levar no fiofó..."

renato disse...

Tá, agora fala do aumento da gasolina na Venezuela.

renato disse...

Vou te ajudar.
Onde esta a energia que a Argentina produz neste peiodo de apagão?
Estão vendendo para o arqui inimigo Uruguai..para ele produzir celulose
do outro lado do rio.
A Argentina é estupida de produzir energia e jogar para o alto..
Ou ela não tem combustivel ou agua ou usinas..
Onde esta tudo isto..
Eu quero saber para aprender?????
Vai que eu tenha que defender mais tarde a DILMA..
Eu vivi numa época ( inicio adulto), que a TV só começava as
18 horas e ia até 00 horas..e era a GLOBO..( eu etava F..)..

Beto disse...

Isso, elejam um neoliberal capacho dos EUA e do FMI que tudo irá melhorar!

renato disse...

este não sou eu....
eu sou petista..
Continua a amais barata do mundo...


Venezuela eleva preço da gasolina em 6.000% e desvaloriza bolívar em 37% - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/4626215/venezuela-eleva-preco-gasolina-000-desvaloriza-bolivar

renato andretti disse...

Para os desavisados a gasolina da Venezuela continua a mais barata do mundo..
Venezuela eleva preço da gasolina em 6.000% e desvaloriza bolívar em 37% - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/4626215/venezuela-eleva-preco-gasolina-000-desvaloriza-bolivar

Apolônio disse...

Quando a Cristina era presidente da Argentina, a grande mídia vivia dando notícias desse país. Mas agora, nada se fala. Liberdade de imprensa e liberdade de informação, só quando interessa. Por isso que os blogs progressistas são importantes, no chamado contraponto e na verdadeira informação. Só uma coisa Eu lamento, os blogueiros progressistas ainda, não terem um jornal escrito de variedades com viés progressistas para melhor informar o povão.

Assim Falou Golbery disse...

de fato, o tarifaço na Argentina foi coisa que detesta o povo, mas o da Venezuela foi para o bem do povo. Assim como , a CPFM nos tempos de FHC foi por pura imundice, mas nos tempos petista sempre foi e será por amor ao povo

Nelson disse...

Chamaria isso de desonestidade intelectual. Distorcer os fatos em favor de uma causa!!!! Qual outro nome poderíamos dar?

Carlos SANTOS disse...

Eram felizes e não sabiam!
Agora aguentem o cacete!

Carlos SANTOS disse...

Kkkkkk!
E aí?! Como é que sai dessa, coxinha?;
Defende o neoliberal, aí!
Pra quem reclama d Dilma, era isso que o Aecin guardava pra gente!

Carlos Roberto disse...

O povo Argentino vai pagar o altíssimo preço, por sua péssima escolha e não foi diferente em 2000 com total apoio da rede manipuladora globo FHC jogou o povo brasileiro na miséria, veja o vídeo : 1:13 e 1: 28

http://www.dailymotion.com/video/x2jm482_o-video-que-o-psdb-quer-esconder_people

Ana disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/01/1734501-macri-retira-subsidios-de-cristina-e-conta-de-luz-subira-350-na-argentina.shtml