terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A PF de vila, o MP da Candinha e a lei do ódio merecem indignação dos dignos

 

indig2

Fazem os jornais escândalo, e muita gente dita "serena" acha exagerado o advogado Nilo Batista ter ridicularizado o "triplex de luxo" que não é do ex-presidente Lula mas, entretanto, "é do Lula".

Não é, não.

Primeiro, porque é ridículo e se não for tratado como ridículo aí sim fica sendo sério.

Aliás, pior do que ridículo, é criminoso.

Lula ou qualquer pessoa tem o direito de comprar algo dentro de suas posses, seja um apartamento ou um barco, ainda que de lata.

Ninguém tem nada a ver com isso, ainda mais quando ele não exerce cargo público de qualquer natureza.

Quando os que exercem ou exerceram, por outros partidos e com outras ideias ou práticas, possuem ou usufruem muitíssimo mais sem que haja nenhum questionamento de autoridades por o fazerem.

As instituições da República, que funcionam com pessoas muito bem pagas pelo povo brasileiro não o são para fazer perseguições ou para produzir situações que se prestem a explorações de natureza político-eleitoral, como estão fazendo.

Porque não há um crime sequer no que apontam como motivo das investigações sobre Lula. Não há nada que possa indicar que ele pudesse ter desviado dinheiro público deste ou daquele lugar para comprar tal ou qual coisa.

O que há é uma Polícia Federal desvirtuada, dedicada a persegui-lo.

O que há é integrantes do Ministério Público que não respeitam suas próprias funções e a instituição a que pertencem para avançar sobre qualquer assunto que possa atingir, em tese, a respeitabilidade do ex-presidente, sem que o Judiciário ou a sua própria corporação lhe ponham cobro.

Não praticam a fiscalização da lei, se ela não é violada, mas ao sugerir que tenha sido, entregam-se à maledicência.

Tem razão Nilo ao descrever os sentimentos de Lula como os de quem "se dá conta de que é uma luta antes de mais nada política e sente ser injustiçado e achincalhado sem ter feito nada".

E um homem que se sente assim tem dois caminhos: encolhe-se ou reage.

Lula, como homem público - e isso não é ter cargo público, difere - deve dar e deu todas as explicações, inclusive abrindo mão de parte de seu direito à privacidade.

Mas isso não quer dizer que, dadas as explicações ao público, não deva indignar-se.

É, aliás, o que precisa fazer, para que a população se esclareça.

Não será miando que sairá das cordas em que o colocaram os que se reuniram para cometer crimes contra a sua honra.

E quem completou essa associação e deu-lhe efetividade foi a mídia, que passou, além de ser o partido de oposição que sempre foi, a praticar a mesma irresponsável "lei do ódio" que estimulou e desenvolveu em seus leitores.

O Brasil é um país quase que totalmente constituído de pessoas honradas. O que a mídia faz é, porém, tirar-lhes a lucidez e fazê-las supor que todos são ladrões, porque seria esta a natureza dos homens públicos.

Não é.

Mas para não ser, o homem público tem que ser digno e é condição de homens dignos, como o nome indica, a de indignar-se diante disso.

Só os canalhas são mudos, cínicos e combatem apenas com manobras jurídicas.

As pessoas de bem não têm o direito de dar um "passa-fora" nas molecagens com a sua honra.

Têm o dever de fazê-lo.

Para os que esqueceram disso, posto a cena em que Leonel Brizola calou um deles, no programa Roda Viva.

31 comentários:

marcos augusto disse...

O título acima me lembra, uma vez mais, a PF. Enquanto o Zé da Justiça for ministro, as arbitrariedades vão continuar. Dilma está a dever, e muito. Assim, fica difícil apoiá-la.

Lais disse...

Isso que dá qdo se coloca a LATRINA na SALA ( Globo , Folha SP, Estadão, Veja). Assinem a NetFlix chega de globo e coxinhas.

Bruno Real disse...

Boa tarde Fernando...
Tuas últimas 15 postagens foram ou para defender o Lula de ataques, ou para atacar a oposição (Cunha, Moro... e até Macri).
Apenas no dia 27/01 tem uma postagem fora do tema "ataque". (falando do lucro exagerado dos bancos e das viagens de Dona Regina).
Está perdendo o foco.
Se está tudo lindo no nosso governo, porque não mostrar isso para a gente em reportagens que não nos desanimem?
Só um pitaco. Abraço.

LAERTE MOREIRA DOS SANTOS disse...

Gostei da resposta do Brizola a este jornalista que já na década de 70 era conhecido como reacionário, conservador. Às vezes precisamos ter essa verve não tendo medo de enfrentar com vigor os reacionários de todo tipo. O PT, Dilma e mesmo Lula estão ainda muito longe disto. Em todo caso entrar com processo no judiciário contra mentiras e calúnias já é alguma coisa apesar de terem demorado muito para fazer isto.

Vieira disse...

Ainda acho que a culpa de tudo o que está acontecendo é do próprio Lula, seus assessores e ministros, do PT, apesar que os apóio e voto neles. Um ótimo governo, mas sem estratégia nenhuma na Comunicação e na condução das Instituições. Tivesse pelo menos colocado em prática o Direito de Resposta no início de seu governo, Lula e o PT estariam menos desgastados hoje. Com esse vácuo de comando nas Instituições, a Direita as cooptou e agora elas estão a serviço desta. Apesar que estão cooptadas pela Direita desde que o Brasil foi descoberto.

renato arthur disse...

Nassif tem total razão em sua argumentação quando escreve : Os abuso que ocorrem no Brasil se deve a omissão do Ministro da Justiça, José Cardoso e do Procurador da República, Janot. A suas atuações como autoridade beira a irresponsabilidade e conivência. Creio que o PT deveria atribuir a responsabilidade do que está ocorrendo a incompetência dessas mediocridades. Aliás qual foi a resposta que as autoridades deram ao ataque com explosivos ao Instituto Lula? Imagine nos USA um ataque a residencia de um ex-presidente da república.

Nelson disse...

Boa, gostei da sua sugestão. Poderia falar do desempenho da industria; da inflação galopante; da queda na renda do trabalhado; do mercado de trabalho; da industria automobilística; ou quem sabe do número assombroso de pessoas que têm feito o chamado destrato na compra de imóveis. Seria esse um site defensor do governo se mostrasse o Brasil real?

Victor Macedo disse...

Fernando faz o contrapeso da narrativa da mídia fantasiosa. Se os últimos dez (mil) editoriais dos Frias, Mesquitas, Civitas e Marinhos foram para atacar Lula o que aparece aqui é o exato inverso.

Márcio Martins disse...

Certamente que quem cala consente. Pena que a reação deveria ter se dado lá atrás quando começaram certas estorinhas de Lula dono disto, filho do Lula dono daquilo; acabaram se transformando de boatos em fatos, verdadeiros ou não...se vai reverter é outra história. A verdade é que por mais que as pessoas de esquerda, militantes ou não, blogueiros ou não, queiram defender um governante, se ele não der a cara a tapa fica difícil e o apoio se esvai...

Vargas disse...

Não. Não deveria mostrar isto que vc relaciona aqui não.
Vc quer ler isto ?
Continue lendo o seu PIG diário e semanal. Lá tem tudo isto que vc fala e muito mais. Sempre amplificado, sempre com má-fé, escondendo o que é bom e aumentando o que é ruim. Bem como vcs adoram! Depois vc cata algumas destas "pepitas" chafurdadas e publica aqui como se fosse algum comentário crível.
Faça isto, Ernestinho.

Lauri Guerra disse...

Brilhante como sempre Fernando.
Apenas quero fazer um adendo quando dizes:
"Não será miando que sairá das cordas em que o colocaram os que se reuniram para cometer crimes contra a sua honra.
E quem completou essa associação e deu-lhe efetividade foi a mídia, que passou, além de ser o partido de oposição que sempre foi, passou a praticar a mesma irresponsável “lei do ódio” que estimulou e desenvolveu em seus leitores".
Tudo isto é verdade, mas faltou dizer que por trás de todos eles, a comandá-los, está a CIA, como sempre esteve por trás de todas as conspirações no Brasil, desde que aquela foi criada - chegaram a enviar ao Brasil o seu criador (Vernon Walters) para tramar o golpe de 64.
Muitos destes furibundos na imprensa são agentes da CIA e ocupam as posições de comando exatamente por isso, e é onde exercem o papel de coordenadores da oposição. Não esquecer que o sistema globo é criação da CIA - a partir de um jornaleco criaram um monopólio midiático (os documentos da própria CIA tornados públicos mostram o papel fundamental de Roberto Marinho na execução do golpe, inclusive na escolha dos ditadores de plantão assim como é pública a inje;cão financeira providenciada pela CIA através do Times).
Entre os políticos que comandam a tentativa golpista, muitos tem relação estreita com a CIA (numa relação de vassalagem/proveito próprio - ou seja a CIA corrompe, o que nunca foi novidade mas mostra a hi[pocrisis quando dizem combater a corrupção) e outros são seus agentes há décadas (alguns já tendo ocupado os mais altos cargos da república).
A articulação entre os diferentes agentes públicos, imprensa e políticos é comandada pela CIA, que para isso vale-se de de um lado de sua incrustração em segmentos do aparato jurídico-policial do estado brasileiro e de outro de sua extensiva rede de espionagem no país (no caso de Lula, por exemplo, seus passos e toda a sua vida pessoal são monitorados, como descaradamente ilustra a informação de que teria estado no sítio 112 vezes - esse é o tipo de informação que só pode ser obtido seguindo a pessoa passo a passo, e ninguem na polícia ou no judiciário brasileiro tem razão legal para fazer isto e mjuito menos para tornar público). Em toda e qualquer conspirata comandada pela CIA uma característica é infalível: acirrar a polarização e o ódio, com a demonização de quem atacam, e para isto a imprensa é indispensável (por isso o papel estratégico fundamental da CIA em controlar ghrandes meio midiáticos - o que é facilitado pela assolciação de inetersses pessoaios dos proprietários com aqueles da aliança política ofertada).

Fabio A. disse...

pelo seu comentário se percebe que vc não absorveu nada dos textos publicados aqui... certamente não há nenhuma ligação entre a crise mundial, a crise do país e a operação lava jato e afins...

Gerson disse...

Fora ministro Zé da (in)Justiça!!!

Gerson disse...

Nesta última condenação de um réu na Lava-Jato, Zelada, independente se ele roubou ou não, ocorreu ali uma prática jurídica que não foi exercida nem nos tempos da ditadura, mas que na República do Paraná (ou na Guantanamo do Moro) isso é corriqueiro. O mesmo juiz que avalizou a prisão, que manteve o réu preso por meses, que tomou seu depoimento, foi o mesmo que o julgou e condenou. Se isso não é Ditadura Jurídica eu não sei mais o que é. Se o Moro, um simples juiz de 1ª instância, mantém alguém preso por meses a fio, é claro que ele vai condená-lo, porque ele não é bobo de inocentá-lo e a pessoa entrar com um processo contra ele. Assim, todos que estão presos já estão condenados pela Guantanamo do Paraná, só esperam o tamanho da pena. Não importam o que digam, que mostrem provas de inocência, não vai adiantar, já estão condenados. E nem os tribunais superiores, ministro da Justiça (pausa para rir) ou a OAB se pronunciam sobre esse absurdo jurídico com medo da mídia.

Nelson disse...

Infelizmente para vocês, os fatos não podem ser negados. Podemos fazer o seguinte: proponha para o Brito uma pauta positiva para ser publicada. Poderíamos discutir......ou quem sabe....talvez....eu não consigo; pode ser que você consiga. Aceita o desafio?

renato arthur disse...

do 247- Essa lavajato é uma vergonha
Justiça do país europeu considerou irregular o envio de provas pelo Ministério Público suíço ao Brasil que incriminam Marcelo Odebrecht e outros executivos da empreiteira, presos desde junho de 2015 no âmbito da Operação Lava Jato; o tribunal, no entanto, não determinou que o Brasil devolva os documentos, o que inviabilizaria imediatamente seu uso na investigação; decisão pode ser considerada uma vitória parcial para a Odebrecht, que tenta anular provas no exterior e impedir seu uso na Lava Jato; para a advogada Dora Cavalcanti, que representa um dos ex-executivos da Odebrecht, a decisão suíça deve mudar os rumos do processo contra seu cliente e, consequentemente, dos demais investigados ligados à empresa; com base nisso, ela já apresentou petição pedindo a anulação de todas as provas vindas da Suíça

Carlos Roberto disse...

Uma aula de comportamento e resposta ao nefasto pig , Brizola eterno maravilhoso , agora será que mercadante aprendeu como se responde de forma cabal a um nefasto e impertinente ataque.

Salgueiro disse...

Deva Marchioli, procura tua turma imbecil.

Oscar Müller disse...

Poderia, né?
Melhor ainda se o fizesse comparando estes índices com a era pré-Lula, quando a corrupção corria solta e acobertada por estes que hoje, você crê te mostram um brasil "real".
O Fernando Brito também poderia informar acerca do ranking internacional dos enxadristas, mas este não é o foco da atenção dele, pode não ser de seu agrado, mas é justamente por se ater à verdade, que aos seus olhos maniqueístas este espaço parece "defender o governo".
O que te incomoda é bom serviço que o Fernando presta como competente jornalista, isto, tenho certo, não vai se alterar, logo te resta deixar de ler estas páginas, e se restringir ao site da veja, onde suas convicções não serão abaladas, mas atento, que ao acreditar na tal "realidade" do PIG, não há saída, e em 2018 você pode vir a ter ganas suicidas.

Carlos Lima disse...

Caro Fernando, O que assusta é a passividade da DILMA e do seu Ministro da Justiça, Isso além de guerra declarado do meios e até de OAB, que desqualificou mais de 53 milhões de votos, como sedo uma escolha errada, o que acontece é que o poder judiciário se apoderou dos demais invertendo posições, colocou a mídia como primeiro poder, se subjugou a ela e colocou o povo como vassalos arrecadador. O que houve é que estão fazendo a sociedade aceita a mentira como verdade e nado pode ser feito, não existe mais ESTADO DE DIREITO no Brasil, até pessoas da própria direita estão assustados. Fernando não é que não devamos lutar, mas é melhor os Blogs Progs. preparar os progressistas para algo muito pior, o presidente da OAB já prega o afastamento da DILMA e até sugere uma GUERRA CIVIL estilo EUA, a coisa endureceu e não devemos brincar com essa turma porque não sabemos o que acontece nas reuniões secretas, algo muito ruim se aproxima...ACORDA DILMA, ACORDA você não pula carnaval. O GOLPE está se consumando só falta o povo...estão brincando com fogo.

CaRLos disse...

A Dilma e o Zé acham que se acontecer algo com Lula, os petistas e simpatizantes não os culparão. Irão se afastar de seu governo. Aí eu quero vê.

renato arthur disse...

O Fernando Brito com seus textos é um holofote de luz no amplo prostíbulo midia-justiça-oposição. Cujos cafetões tentam dar lição de moral ao coxinhas.

Bruno Real disse...

Mas fazer isso seria se igualar, não acha?
Esse FLA x FLU não leva a nada. Não agrega.
Ok.. se não tem nada de bom para mostrar, apresente ideias... sei lá.
Sou apenas leitor. Está ficando desinteressante. Parecido com O Cafezinho ou o Conversa Afiada.
Aqui é diferente - pelo menos era.

C.Paoliello disse...

A indignação maior é quando se compara com o post ao lado desse que revela quanto de dinheiro público vai ser desperdiçado com serventuários do MP e do judiciário com a ridícula justificativa de "auxílio-moradia". É tudo um cala-boca para nenhum deles se insurgir contra a perseguição política ao presidente Lula.

marco disse...

Pra não continuarmos DESQUALIFICANDO A POLÍTICA,coisa que somente interessa,àqueles que querem o POVO fora do LITÍGIO POLÍTICO, cabe sempre ressaltar,que se trata de COMPORTAMENTOS PARTIDÁRIOS.Partidarizados em favor da DIREITA.Partidarização,tem algo a ver,com POLÍTICA,mas tem somente,ALGO QUE VER.

Ninguém disse...

Também gostaria de entender o que leva a Dilma a manter o Quinta-Coluna como ministrasto da justiça. Gostaria de saber em que pé anda o processo que a Dilma ia mover contra o esgoto da marginal. Gostaria de saber por onde anda o porta-voz da PR. Gostaria de saber quando a PF vai prender os terroristas que praticaram o atendado contra o Instituto Lula.

Antonio disse...

Brito, eu leio e vou continuar lendo todos os dias as suas matérias.

Porém, me nego a ler os comentários que são publicados sobre as mesmas. Virou briga de torcida, agressões, palavrões, uma esculhambação. Como você não tem tempo de fazer uma triagem, os comentários estão se tornando insuportáveis. Desisto de lê-los.

Dilter Folha disse...

Não me preocupo.

Lula vão sair dessa dizendo que não conhece nenhuma D Marisa. Aí fica tudo certo.

Dilter

Rui disse...

Estranho! Como pode ter acontecido algum esquema com a Construtora se a cota foi adquirida em 2006 e o desfecho de tudo ocorreu em 2016. Há dez anos atrás então Lula já sabia que o empreendimento seria passado para esta construtora em 2009 e que somente 2016 iria receber uma reforma e adquirir o apartamento. Quer dizer que esse ilícito, demorou dez anos pra ocorrer? Quer dizer que as dificuldades da cooperativa estavam programadas. Quem tem o tico e teco funcionante sabe que isso é impossível. Desviaram bilhões da Petrobras, os corruptos receberam religiosamente em dia, inclusive o Chato era rigoroso com isso e o Lula aguarda 10 anos????

Marcos disse...

Gostei do texto Fernando.Ótima análise que resume bem o que está acontecendo no Brasil presente.
Imaginei que uma estratégia para sair do cerco midiático e para poder dar voz aos indignados ,seria recorrer a jornalistas e observadores de outros países e publicizar estes posts.
É muito comum ver replicado em jornais as mesmas matérias dos nossos jornaiszinhos do PIG .Ninguém está entendendo bem o que está ocorrendo por aqui lá fora.
Sugiro até um texto mostrando as diferenças entre a original "Operação Mani Pulite" (que ia de encontro as mazelas de Berlusconi-máfia ) e naquilo que virou a lava - jato.

Marcos disse...

Dilter: Coxinhas como vc . querem tranformar o Brasil em uma Porno Chanchada fora de moda. Acorda ,o Brasil mudou,não vai ter golpe.Essa ironia mostra o seu preconceito e machismo.Acorda rapaz !